SóProvas


ID
103663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à motivação e à liderança.

A adoção de um controle rigoroso por parte de um gerente sobre seus colaboradores, por entender que estes são desmotivados e dependem de uma liderança forte, identifica-se com os pressupostos da teoria X proposta por Douglas McGregor.

Alternativas
Comentários
  • A teoria X caracteriza-se por ter um estilo autocrático que pretende que as pessoas fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam. As convicções sobre o comportamento humano são as seguintes:* O homens é indolente e preguiçoso por natureza;* Não gosta de assumir responsabilidade e prefere ser dirigido;* O homem é fundamentalmente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização;* Persiste-se a mudanças;* A sua dependência o torna incapaz de autocontrole e disciplina.A Administração segundo a teoria X, caracteriza-se pelos seguintes aspetos:* Responsabilidade pelos recursos da empresa (organização);* Processo de dirigir os esforços das pessoas (controle das ações para modificar o seu comportamento);* Políticas de persuasão, recompensas e punição (suas atividades são dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa);* Remuneração como um meio de recompensa.
  •  Pessoal olha esses conceitos da Teoria X e Y

    A teoria de Mc Gregor é na verdade um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados "X" e "Y". Por esse motivo, também é conhecida pelo nome de "Teoria X e Teoria Y".

    Para Mc Gregor, se aceitarmos a teoria "X", e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já se aceitarmos a teoria "Y", as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.

    As duas teorias conforme John R. Maher:

    TEORIA X

    • o homem médio não gosta do trabalho e o evita;

    • ele precisa ser forçado, controlado e dirigido;

    • o homem prefere ser dirigido e tem pouca ambição;

    • ele busca apenas a segurança.

     

    TEORIA Y

    • o dispêndio de esforço no trabalho é algo natural;

    • o controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho;

    • o homem exercerá autocontrole e auto-direção, se suas necessidades forem satisfeitas;

    • a pessoa média busca a responsabilidade;

    • o empregado exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem auto-direção e autocontrole

    Fonte http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Teoria%20de%20Mcgregor.htm

    Bons estudos
  • A teoria X de McGregor é aquela que acredita que os funcionários não gostam de trabalhar, e por isso a liderança deve ser exercida de maneira mais forte, controlando mais de perto o trabalho dos funcionários.

  • Teoria x e y

    X: homem preguiçoso/clássico

    Y: moderna - homem motivado. 

  • GABARITO: CERTO

     

    Teoria X

    -> Pessoas não gostam de trabalhar;
    -> Pessoas devem ser ameaçadas e forçadas a atingir os resultados;
    -> Pessoas preferem não assumir responsabilidades, tem pouca ambição e buscam segurança.

     

    Teoria Y

    -> Maioria das pessoas não desgostam do trabalho;
    -> Pessoas são capazes de se autocontrolar e dirigir quando estão comprometidas;
    -> Pessoas buscam desafios e assumir responsabilidades;
    -> Pessoas são, em sua maioria, criativas e ambiciosas.

     

     

    McGregor trouxe a ideia de que existem duas “maneiras” de se ver as pessoas. Estas visões seriam contrárias, ou seja, antagônicas. Uma seria mais positiva e moderna (a teoria Y, baseada na confiança nos indivíduos), e a outra seria negativa e antiquada (teoria X, baseada na desconfiança).

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • ✿ Teoria X e Y de McGregor - McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a que denominou Teoria Y).

    ✎ Teoria X - É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano:

    ▪ As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.

    ▪ Falta-lhes ambição: não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentir-se seguras nessa dependência. O homem é basicamente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização.

    ▪ A sua própria natureza as leva a resistir às mudanças: procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.

    ▪ A sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina: elas precisam ser dirigidas e controladas pela administração.

    ✎ Teoria Y - É a moderna concepção de administração de acordo com a Teoria Comportamental. A Teoria Y baseia-se em concepções e premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana:

    As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar. Dependendo de certas condições, o trabalho pode ser uma fonte de satisfação e recompensa (quando é voluntariamente desempenhado) ou uma fonte de punição (quando é evitado sempre que possível). A aplicação do esforço físico ou mental em um trabalho é tão natural quanto jogar ou descansar.

    As pessoas não são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes às necessidades da empresa: elas podem tornar-se assim como resultado de sua experiência negativa em outras empresas.

    As pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades. O funcionário deve exercitar autodireção e autocontrole a serviço dos objetivos que lhe são confiados pela empresa. O controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter a dedicação e o esforço para alcançar os objetivos empresariais.

    O homem comum aprende, sob certas condições, a aceitar, mas também a procurar responsabilidade. A fuga à responsabilidade, a falta de ambição e a preocupação exagerada com a segurança pessoal são consequências da experiência insatisfatória de cada pessoa, e não uma característica humana inerente a todas as pessoas. Tal comportamento não é causa: é efeito de experiência negativa em alguma empresa.

    A capacidade de alto grau de imaginação e de criatividade na solução de problemas empresariais é amplamente – e não escassamente – distribuída entre as pessoas. Na vida moderna, as potencialidades intelectuais das pessoas são apenas parcialmente utilizadas.

    Fonte: ☛ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • Características da Teoria X

    • Pessoas não gostam de trabalhar
    • Pessoas devem ser ameaçadas e forçadas a atingir os resultados
    • Pessoas preferem não assumir responsabilidades, tem pouca ambição e buscam segurança

    Gabarito: CERTO