SóProvas


ID
103720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das principais ferramentas de
qualidade.

O diagrama de Pareto pode ser adotado quando se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsáveis pela maior parcela deles.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Pareto, ou diagrama ABC,80-20,70-30, é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade.
  • O Diagrama de Pareto (ou 80-20 ou 70-30) é um gráfico de barras que ordena os problemas, identificando os mais importantes e medindo-os em diversas escalas, permitindo usar a teoria de Pareto (poucos essenciais, muito triviais), ou seja, há muitos problemas sem importância diante de outros mais importantes. Além disso, o Diagrama de Pareto permite agrupar os dados de diferentes formas, medem o impacto de mudanças no processo e quebra causas genéricas em causas específicas.

    No topo da barra mais alta, traça-se uma linha para poder verificar a medida cumulativa das categorias, podendo assim identificar o peso que os problemas têm em relação ao todo.

    Para montar o Diagrama de Pareto, as fontes podem ser:

    a) Brainstorming;

    b) Dados coletados através de planilhas;

     

    É importante destacar algumas regras durante a análise do Diagrama de Pareto:

    a) Os problemas mais frequentes nem sempre são os mais caros;

    b) Construa o gráfico indicando corretamente as grandezas e a que elas se referem (unidades de medida);

    c) O gráfico deverá possuir títulos e nomenclatura para os eixos X-Y.

     

    Passos para a construção do Diagrama de Pareto:

    1) Coletar os dados (brainstorming ou apontamentos);

    2) Organização dos dados;

    3) Contagem dos números, separados por categoria;

    4) Reescrever as categorias, por ordem de ocorrência;

    5) Juntar as categorias com menos frequência sob o nome de “outros”;

    6) Construir uma tabela;

    7) Elaborar o gráfico (barras ou linhas);

     

     

  • CERTISSIMO

    USADO QUANDO SE TEM UM PROBLEMA OU VÁRIOS.
  • CORRETA!

    O Diagrama de Pareto é um gráfico que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
    Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.

    Bons estudos
  • CORRETO!

    O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos. [CESPE/2013]

  • GABARITO CORRETO

     

    FALOU EM DIAGRAMA DE PARETO LEMBRE DA REGRA DO ''20-80''

     

    20% DAS CAUSAS OCASIONAM 80% DOS EFEITOS

  • Certo
    Gráfico ou Diagrama de Paretoou Diagrama ABC, (80-20), (70-30):  é um gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências, DA MAIOR PAra A MENOR, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de PAreto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves, dessa forma possibilita a preordenação dos problemas, a fim de identificar problemas, permitir a fácil visualização e reconhecimento das causas, comparar a situação anterior com a posterior ao aparecimento do problema, identificar itens responsáveis por causar impactos e eliminar as causas desses impactos. Permite uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das 7 ferramentas da qualidade, e torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado.

     

    Estuda filho! pobre só sai da merda através dos estudos. 

  • O DIAGRAMA DE PARETO BASEIA-SE NO PRINCÍPIO DE QUE A MAIORIA DAS PERDAS TEM POUCAS CAUSAS, OU, QUE POUCAS CAUSAS SÃO VITAIS, A MAIORIA É TRIVIAL. 80% DAS PERDAS ESTÃO EM 20% DAS CAUSAS.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Pareto pode priorizar Problemas e Causas.

    Confirmam?