-
Este sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética(melhor visualização).O diagrama pode evoluir de uma estrutura hierárquica para um diagrama de relações, uma das sete ferramentas do Planejamento da Qualidade ou Sete Ferramentas da Qualidade por ele desenvolvidas, que apresenta uma estrutura mais complexa, não hierárquica.
-
também conhecido como espinha de peixe.
-
Reforçando, a assertiva é ERRADA porque afirma ser uma tabela. Na verdade é ferramenta gráfica.
-
O Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Ishikawa ou Diagrama Espinha de Peixe é uma técnica largamente utilizada, que mostra a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem estar contribuindo para que ele ocorra.
É construído com a aparência de uma espinha de peixe, não em forma de tabela, como menciona a questão. Essa ferramenta foi aplicada, pela primeira vez, em 1953, no Japão, pelo professor da Universidade de Tóquio, Kaoru Ishikawa.
-
O erro da questão está em dizer ordem "crescente".
No diagrama as causas e efeitos se apresentam em ordem decrescente.
-
O diagrama em questão está baseado em aspectos QUALITATIVOS e não quantitativo como é o diagrama de Pareto (80/20).
Abraço.
-
Como podem ver... não tem nada a ver com uma tabela. Outro erro é afirmar que haverá uma suposta ordem crescente para a disposição das informações.Não se trata de um modelo matemático, como o nome sugere. O objetivo dessa ferramenta pe simplesmente oferecer uma visão panorâmica sobre um determinado problema, apontando as causas e suas relações.
-
Ordem decrescente.
Das CAUSAS para as SUBCAUSAS.
-
Errado
nada de tabela
O Diagrama de Ishikawa: também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.
Em sua estrutura, as prováveis causas dos problemas (efeitos) podem ser classificadas como sendo de seis tipos diferentes quando aplicada a metodologia 6M:
Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;
Material: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;
Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, etc.)
Máquina: toda causa envolvendo a máquina que estava sendo operada;
Medida: toda causa que envolve os instrumentos de medida, sua calibração, a efetividade de indicadores em mostrar as variações de resultado, se o acompanhamento está sendo realizado, se ocorre na frequência necessária, etc.
Meio ambiente; toda causa que envolve o meio ambiente em si (poluição, calor, poeira, etc.) e, o ambiente de trabalho (layout, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.).
por hoje é só...
-
Gabarito: Errado
O Diagrama de Ishikawa apresenta as possíveis causas para um problema, não havendo dados a serem colocados em uma tabela.
-
ERRADO.
_______________________________________
→ Etapas para a elaboração de um diagrama de causa e efeito.
1. Definir o Problema.
∟ O primeiro passo é definir um problema. Para tanto, evita-se ser genérico na definição do problema, é preferivel definir o problema de forma objetiva e em termos de qualidade que possam ser mensuráveis.
2. Criar a espinha de peixe e marcar o problema a ser analisado.
∟ É feito um traço na horizontal e marcado à direita desse traço o problema que foi definido, em perpendicular a esse traço, aplicando-se os 6M's.
3. Reunir a Equipe.
∟Este é o momento de gerar um brainstorm sobre o problema, consideranto a estrutura dos 6M's.
4. Análise das causas e fatores atrelados a estas e planejamento das ações.
∟(...)
_______________________________________
FONTE: Administração Geral e Pública - Tribunais e MPU - Giovanna Carranza - 3ª Edição (2016).
-
nao ha tabela
-
Para se elaborar o Diagrama de Ishikawa, deve-se construir uma representação gráfica (espinha de peixe) de forma que os dados estejam em ordem decrescente.
Por exemplo: Depois de fazer o Diagrama de Ishikawa, você deve avaliar quais são os aspectos que mais contribuem para o problema, organizando as subcausas selecionadas de forma decrescente. Indo da subcausa mais prejudicial para a que menos influencia no problema, se houver mais de uma.
-
Aprendi esse método quando trabalhei na Honda.