-
Um gráfico de dispersão constitui a melhor maneira de visualizar a relação entre duas variáveis quantitativas. É uma das sete ferramentas da qualidade. Coleta dados aos pares de duas variáveis (causa/efeito) para verificar a existência real da relação entre essas variáveis.
-
ERRADO porque, embora havendo dispersão quando plotados os pontos no gráfico, há uma reta que representa o relacionamento médio linear entre as variáveis, o que pode ser usado como relação causa-efeito.
-
Quando uma variável tem o seu valor diminuído com o aumento da outra, diz-se que as mesmas são negativamente correlacionadas. Por exemplo, a venda de carros é negativamente correlacionada com o aumento de desemprego. Quanto maior o índice de desemprego, menor a venda de carros.
Este gráfico permite que façamos uma regressão linear e determinemos uma reta, que mostra o relacionamento médio linear entre as duas variáveis. Com essa reta, acha-se a função que nos dá o "comportamento" da relação entre as duas variáveis.
-
na minha opinião o gabarito da questão acima está errado.
Para que se tenha uma correlação linear é necessário que a redução do número de clientes seja constante ao londo dos meses.
lembramos que a equação de uma reta pode ser representada por y = ax + b, onde a equivale a constante que não foi mencionada no enunciado.
-
Se observar os dados não é possível concluir-se que a correlação é ou não linear (obedece uma equação de grau 1). Pode assumir as duas formas.
-
Uma correlação linear pode ser positiva forte (1), positiva fraca (2), negativa forte (3) e negativa fraca (4).
(1) - Uma variável aumenta e a outra aumenta junto.
(2) - Uma variável aumenta e a segunda aumenta, porém, pouco.
(3) - Uma variável diminui e a segunda diminui junto.
(4) - Uma variável diminui e a segunda diminui, porém, pouco.
Variação nula seria X variar e Y variar ao acaso, ou até mesmo não variar às vezes.
A questão diz que X diminui (número de alunos), enquanto Y aumenta (meses). Há uma correlação linear. No caso, é correlação linear negativa e não se pode dizer se é forte ou fraca.
-
a questão fala de uma correlação linear negativa, quanto mais meses se passa menor a quantidade de clientes. Diferente seria se com o passar dos meses o número de clientes aumente e diminua, o que corresponderia a uma correlação não linear.
exemplo de gráfico de dispersão
-
Discordo do colega Carlos, pois para mim LINEAR é que mantem uma linha de continuidade, seja vertical, horizontal, diagonal... a questão diz que a cada mês verifica uma REDUÇÃO sendo assim, há uma tendência negativa, concordando assim com o primeiro colega a comentar esta questão.
-
Pra mim, o gabarito é correto.
li·ne·ar
(latim linearis, -e, feito de linha)
adjetivo de dois gêneros
1. Relativo a linha ou a linhas.
2. Em que só se empregam linhas.
3. Que segue a .direção de uma linha (ex.: percurso linear).
4. Alongado e estreito, semelhante a uma linha.
5. Que é .sequencial ou .direto.
-
A REDUÇÃO A CADA MÊS TRAZ UMA RELAÇÃO DE CONTINUIDADE, OU SEJA, REDUÇÃO LINEAR.
QUANTO AO DIAGRAMA DE DISPERSÃO, TRATA-SE DE UMA FERRAMENTA QUE BUSCA, A PARTIR DE UMA ANÁLISE GRÁFICA, MOSTRAR AS RELAÇÕES ENTRE DOIS CONJUNTOS DE DADOS ASSOCIADOS QUE OCORREM AOS PARES.
GABARITO ERRADO
-
ERRADO
Em um gráfico de dispersão que relacione o número de clientes de uma agência (eixo X) com os meses do ano (eixo Y), no qual, a cada mês, verifique-se uma redução no número de clientes, a relação mostrada representa uma correlação linear."
"A relação é linear, pois é diretamente proporcional." - Professor José Wesley
-
GABARITO ERRADO
Gráfico de dispersão: Correlaciona duas variáveis, dependentes ou independentes, para verificar se existe relação de causa e efeito.
Correlação positiva: pontos em tendência crescente
Correlação negativa: pontos em tendência decrescente
Correlação nula: pontos dispersos
FONTE: Meus resumos
"A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição".