SóProvas


ID
103732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das principais ferramentas de
qualidade.

O gráfico de controle permite verificar se a previsibilidade do número de erros cometidos na abertura de contas em uma agência bancária tem relação com a quantidade de novos clientes que ingressaram na instituição.

Alternativas
Comentários
  • A ferramenta é baseada em estatística, considerando como princípio que todo processo tem variações estatísticas. A partir da determinação desta variação, é possível a determinação de parâmetros que nos informem se o processo está ocorrendo dentro dos limites esperados ou se existe algum fator que está fazendo com que o mesmo saia fora de controle.
  • Os limites aos quais se refere a nossa colega são os limites inferiores e superiores.
  • Gráfico de Controle ou Carta Controle

    A ferramenta é baseada em estatística, considerando como princípio que todo processo (número de erros cometidos na abertura de contas) tem variações estatísticas. A partir da determinação desta variação, é possível a determinação de parâmetros que nos informem se o processo está ocorrendo dentro dos limites esperados ou se existe algum fator (quantidade de novos clientes que ingressaram na instituição) que está fazendo com que o mesmo saia fora de controle.
  • No meu entendimento essa assertiva se relaciona mais com o diagrama de dispersão do que com a carta de controle. Pois fala-se de relação entre duas variáveis. A carta de controle serve para acompanhar a variabilidade de um processo e não a relação existente entre duas variáveis.
  • Essa questão nao fala de diagrama de dispersão?

    Diagrama de Dispersão = Correlaciona a dispersão de duas ou mais variaveis e a sua correlação para conclusões e tomada de decisão.
  • O gráfico de controle (ou carta de controle) acompanha a variação e indica causas. 
    As causas podem ser internas (dos equipamentos, processos, controláveis) ou externas (erro humano, falta de luz).
    Assim, o gráfico acompanha a curva de "erros cometidos" ao longo do tempo. Quando ela sai dos limites (mínimo e máximo), podemos verificar as causas (novos clientes).

    Certo?

    Também errei a questão porque não pensava que gráfico de controle mostrasse causas. Tive que olhar o livro de novo (Gestão de Qualidade, Isnard Marshall Junior, FGV).
  • Estranho, o Cespe hora considera  que o gráfico de controle verifica causas, como nessa questão, hora considera que não como na prova do TJ-ES.

    Q103301 ( Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Administração - Específicos / Administração Geral / Gestão da Qualidade;  )
    Caso se deseje descobrir as causas dos problemas identificados nesse setor, a ferramenta de qualidade indicada é o gráfico de controle.
    ( ) Certo      ( ) Errado

    GABARITOS:
    1 - E    
  • Muito bem observado pelo colega acima. Tb errei achando se tratar de Gráfico de dispersão.
  • "O gráfico de controle permite verificar se a previsibilidade..."

    verificar - monitora os processos e variação na produção
    previsibilidade - medidas padrões estabelecidas; processos devem estar dentro dos limites estabelecidos: faixa superior, faixa central, faixa inferior - determinadas estatísticamente.

    conceito de gráfico de controle

    bons estudos!


  • Geralmente, quando a questão da cespe fala explicitamente em causas, refere-se ao diagrama de ishikawa

    e quando não, relação entre variaveis, implicitamente, são como os comentários dos colegas acima.

    adm. Júlio
  • A banca foi sacana, não no  sentido de que havia alguma pegadinha, tá errado mesmo!
    os gráficos de controle medem, avaliam se um determinado processo está sob controle ou não, neste caso existe uma média e os limites superior e inferior. se o processo estiver sob controle estará dentro desses limites ou não apresentará tendência. Um exemplo seria o caso de uma amostra com 100 garrafas de refrigerantes para saber se a quatidade em ml está variando muito, se está sob controle.

    Já no gráfico de dispersão, que é o caso da questão, avalia-se se existe alguma relação entre duas variáveis. se uma pode sofrer influência sobre a outra. um exemplo seria avaliar se com o treinamento os funcionários estão trabalhando melhor, se quando existe treinamento existe menos reclamação. 

    Dizer o contrário, numa questão dessas é uma falta de respeito ao candidato que estuda pra uma prova e tem que lhe dar com a arrogância, burrice e prepotência de uma banca.

    por favor me corrijam se eu estiver errada!!!!
  • Confesso que tentei abstrair o máximo possível para tentar visualizar essa afirmação como certa, mas não consegui. Ela simplesmente não faz sentido.
    Para que fizesse sentido, o banco teria que possuir um limite maximo e minimo de erros na abertura de contas bancárias, o que já seria um tanto quanto estranho (dizer que é aceitável errar em 10% das contas, por exemplo). A medição teria que ser diária ou semanal, por exemplo, e não de "conta a conta".
    Com essa medição realizada, elaboraria-se o gráfico de controle. E depois seria necessário comparar o resultado desse gráfico com o número de contas abertas naquele dia ou semana. Isto é, o gráfico por si só não daria essa informação, seria necessário fazer um comparativo com um dado externo (o número de contas abertas)...
    Por isso, não faz sentido essa resposta. Fui até a prova e o gabarito oficial e realmente a CESPE considerou "Certa", mas provavelmente quem fez a prova não se atentou à isso e acabaram não recorrendo. Só pode ter sido erro...
  • Gente, ja que o Grafico de Controle se baseia na Estatistica(utiliza teorias probabilísticas para explicação de eventos, estudos e experiências), determinando parametros do processo, se esta dentro ou fora dos limites esperados. Podemos aplicar na questao o seguinte:
    O Grafico de Controle vai tentar descobrir se os erros cometidos na abertura de contas tem relaçao com a quantidade de novos clientes que entraram no sistema, ou seja, ele cria uma Estatistia(Previsao) dizendo se os erros cometidos na abertura de contas tem ou nao relaçao com a quantidade de novos clientes. Quanto mais clientes, mais trabalho os escriturarios terao para abrir conta, sendo mais trabalhoso e propicio a erros
    . Vejam de novo a questao:
    O gráfico de controle permite verificar se a previsibilidade do número de erros cometidos na abertura de contas em uma agência bancária tem relação com a quantidade de novos clientes que ingressaram na instituição.
    Bons Estudos!

  • Resposta: (Certo)
    É posível estabelecer correlação utilizando gráfico de lina (controle). Na área comercial os sistemas de BI frequentemente fazem correlação de vendas com novos cadastros de clientes dentre tantas outras que são possíveis.
    Para correlacionar dados utilizando gráfico de linha é necessário que exista um período para efetuar a comparação (dias, semanas, meses, anos, etc).
    Abaixo um modelo exemplificativo que demonstra uma comparação entre importações e exportações num dado período:

    Notem que há correlação entre as linhas ao longo do tempo. É possível se inferir que muitos dos fatores que afetam importações afetam exportações e vice-versa.
  • CESPE com erro de português. Como vou analisar a previsibilidade (futuro) de erros cometidos (passado) na abertura de contas (presente). Sinceramente a pessoa não sabe escrever. Resposta correta seria assim: O gráfico de controle permite verificar se o número de erros cometidos na abertura de contas que ocorreu em uma agência bancária tem relação com a quantidade de novos clientes que ingressaram na instituição.

  • Eu pensei que era o da dispersão... mas analisando melhor:

    Eu posso muito bem fazer um gráfico de controle/cartas e simplesmente comparar com outro do mesmo tipo. Nada impede.

    Questão malandra; bons estudos!

  • CESPE malicioso ataca novamente!

    Você deve ter pensado no gráfico de dispersão, o que não seria errado. Porém, a questão quer saber apenas se é possivel usar o gráfico de controle neste caso.PODE! Não é o ideal mas PODE! 

    O grafico de controle serve para monitorar um processo ao longo do tempo. Então se jogar as duas variáveis no gráfico, seria possível visualizar se eles tem alguma POSSÍVEL relação.

    Veja o comentário de GUILHERME MARIANO, achei muito bacana!

  • DICA: quando aparecer as palavras  VARIABILIDADE / PREVISIBILIDADE / RELACIONAR DADOS AO LONGO DO TEMPO cresca o olho para o gráfico de controle.  Provavelmente o examinador (com uma visão restrita) elaborou um "lote de questões" do mesmo material onde diziam essas palavras chave. 

     

    Outra questão aprecida:

    Q393572 Caso se necessite utilizar uma ferramenta de gestão da qualidade para avaliar se o comportamento de um processo em termos de variável é previsível deverá ser utilizado o gráfico de controle.

     

    DO meu resumo , eu tenho anotado:

    3- GRÁFICO DE CONTROLE (CARTA DE CONTROLE): ferramenta de gestão da qualidade para avaliar se o comportamento de um processo em termos de variável é previsível. Criada por Shewart , PARA MEDIR A VARIABILIDADE DE UM PROCESSO. Verifica quando algum processo ultrapassou o máximo ou não chegou no mínimo. Ferramenta que relaciona dados ao longo do tempo.

  • Também errei a questão e provavelmente a resposta é a contida no comentário da colega Priscila Santos: o gráfico de controle PODE ser usado, embora a ferramenta (bem) mais adequada para o caso seja o diagrama de dispersão com a finalidade específica de ter certeza da relação entre uma coisa e outra. Talvez o que tenha me feito errar foi considerar "previsibilidade do número de erros" uma variável, o que agora, lendo com calma, não me parece verdade.

     

    Repare (o que eu acredito que seja) o raciocínio: Se eu tô recebendo vários clientes ultimamente e o diagrama de dispersão das atividades banco começa a apresentar variações não esperadas, é possível relacioná-las com o a entrada de novos clientes, o que pode ser verdade ou não.

  • Gabarito - Certo.

    Questão redigida para confundir, exigindo também da capacidade de interpretação do candidato. Lembre-se que o gráfico de controle é aquela ferramenta que permite monitorar determinado processo ao longo do tempo. 

    Caso um banco resolva analisar a variável: “número de erros/número de novos clientes”, ele poderá utilizar um gráfico de controle para verificar se essa relação se mantém estável ao longo do tempo, o que indicaria uma boa previsibilidade dessa relação.

    Comentário - Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos.