SóProvas


ID
103771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gestão de pessoas em organizações bem-sucedidas passou a ser
tratada como uma parceira do negócio. Tal mudança repercute em
novos processos de avaliação de desempenho de empregados e
colaboradores. Considerando tais circunstâncias, julgue o item a
seguir.

Os indicadores objetivos de desempenho são superiores aos critérios subjetivos devido ao fato de a interpretação desses em relação aos padrões de desempenho no trabalho ser mais fácil.

Alternativas
Comentários
  • Instrumentos objetivos reduzem as surpresas, os conflitos, as desconfianças e os ressentimentos causados por julgamentos subjetivos amplos e de comparação entre membros da mesma equipe. Os instrumentos de medida devem ser típicos de cada equipe e de acordo com a natureza de seu trabalho.
  • De fato um indicador objetivo é bem mais fácil de ser avaliado do que um critério subjetivo.

  • Questão passível de anulação devido à construção gramatical; Vejamos:

    Os indicadores objetivos de desempenho são superiores aos critérios subjetivos devido ao fato de a interpretação desses em relação aos padrões de desempenho no trabalho ser mais fácil.

    Oras, o pronome  "desses" referece ao termo mais próximo, no caso " critérios subjetivos". O termo mais distante ( indicadores objetivos de desempenho) deveria ser referido pelo pronome "aqueles".

    Emprego dos pronomes demonstrativos em relação ao discurso:

     

    • entre dois ou três fatos citados:

     

    • o primeiro que foi citado: aquele

    • o do meio: esse

    • o último citado: este

     

  • Concordo plenamente com a colega Luiza, questão mal escrita.

  • A questão é passível de anulação, pois não existe hierarquia de indicadores de desempenho. Na aplicação do indicador obedece-se um objetivo de condições reais, ou seja o que aplica-se melhor ao caso estudado. Se caso fossem hierarquizados haveria somente um indicador, completo e não é isso que relata Chiavenato - Gestão de Pessoas, fato que eles podem vir até mesmo agregados (subjetivos e objetivos) dependendo do caso.   

  • INDICADORES OBJETIVOS SÃO SUPERIORES POIS ESTES SÃO POSSIVEIS DE MEDIR, DE VISUALIZAR OS RESULTADOS E DE PERCEBE SE ESTAO INFLUENCIANDO POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E DA ORGANIZAÇÃO, JA INDICADORES SUBJETIVOS NÃO PERMITE DE FORMA CLARA ISSO.

  • Típica questão para se deixar em branco...

  • Os indicadores objetivos são mais fáceis de serem interpretados porque são referentes a medições, ou seja, a avaliação é medida pelo uso de indicadores de absenteísmo, produtividade, por exemplo.

    Já os critérios subjetivos são mais dificeis de serem interpretados porque dependem de julgamento de valor, que varia de acordo com a opinião e os valores de cada avaliador. Tem-se, como exemplo, os métodos de escolha forçada, de incidentes críticos.

  • Em relação a pronomes :

    quando temos duas palavras :      este/deste = refere-se ao mais proximo          

                                                            esse/aquele = refere-se ao mais distante

    obs: qdo forem 3 palavras ae o "esse" ou "desse" refere-se ao termo do meio.

    A questão está correta,  indicadores objetivos são demonstrados por exemplo como faltas ao serviço, são informações já tidas, de fáceis acesso para termos um parametro.

    Os indicadores subjetivos , necessitamos por exemplo de uma avaliação, seja 360, seja de grafico, etc, além de possuirem como o caso de grafico, SUBJETIVIDADE.

     

    Ajudou em algo?  bons estudos

  • Concordo com o colega que disse NÃO HAVER HIERARQUIA ENTRE OS INDICADORES OBJETIVOS E SUBJETIVOS.

     

    Acredito que podemos afirmar que os indicadores objetivos são de  fácil interpretação  (mensuráveis), mas NÃO que estes sejam superiores.

  • Eta questão mal formulado.

    Estaria certa: no quesito facilidade de interpretação.

    Mas não é por isso que são absolutamente superiores, como dá a entender.

    Respondi errado. Esta questão você tem que errar umas mil vezes pra acertar uma. Considero anulável.

  • Claramente há um erro de Português na questão que a invalidaria
  • Complementando o comentário do Nilton, acima: o fato de a Cespe ter escrito "desses" inviabilizaria o entendimento correto, pois "desses" estaria se referindo tanto aos indicadores objetivos quanto aos subjetivos.

    A banca deveria ter escrito "destes", tendo em vista a proximidade do termo "indicadores subjetivos" e por este ter sido o último a ser citado.
  • Ora, não dá para afirmar quais indicadores são melhores. Na administração atual, TUDO depende ! Depende a organização, o ambiente, o que se vai medir, etc.

  • Os indicadores objetivos de desempenho são superiores aos critérios subjetivos devido a avaliação ser mais fácil no trabalho . Isso que tentaram dizer, porém fizeram na questão um texto horroso (parece que não sabem escrever) .