-
Certo.
Artigo 195/CF: "A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais".
-
Certo. Aqui não trata-se de assertiva incompleta, e sim que a banca quer saber de onde saem os recuros da forma INDIRETA de contribuição da sociedade.
O custeio INDIRETO da seguridade social promovido pela sociedade se dá através dos orçamentos públicos, vez que esses recursos são oriundos das receitas da população. Já o custeio DIRETO se dá, principalmente, pelo pagamento dos tributos denominados de contribuições para seguridade social pelas fontes de custeio previstas nos incisos do art. 195.
-
Não concordo com a posição do colega, pois a assertiva traduz o texto legal, e em sendo assim deveria estar completo para que a assertiva esteja correta, o custeio da seguridade se da de forma direta e indireta, assim, a assertiva deveria ter sido considerada errada.
-
Caro Bruno, acredito que o dito pela Vanessa esteja correto, pois a sociedade financiará a seguridade social de duas formas: (I) de forma direta, por intermédio do pagamento de contribuições sociais; e (II) de forma indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
VEJA UM EXEMPLO QUE QUESTÃO PARECIDA...
144. (FCC – Juiz do Trabalho - TRT11 - 2007). Sobre o financiamento da seguridade social, é correto afirmar que
(A) a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta, por meio de repasse de recursos orçamentários, e de forma indireta, por intermédio do pagamento de contribuições sociais.
(errada) – De acordo com o art. 195 da Constituição Federal, a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais. Assim, a sociedade financiará a seguridade social de duas formas: (I) de forma direta, por intermédio do pagamento de contribuições sociais; e (II) de forma indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A questão em análise está errada, pois troca a forma direta pela indireta, e vice versa.
(B) as contribuições sociais destinadas ao financiamento da seguridade social têm a natureza jurídica de impostos; em razão disso aplicam-se a essas contribuições as regras de imunidade previstas para os impostos em geral.
(C) a Constituição de 1988 impede que haja diferenciação entre contribuintes, para efeito de pagamento de contribuições sociais destinadas ao sistema de seguridade social, em razão da atividade econômica por eles exercida.
(D) o princípio da preexistência de custeio impõe que somente poderão ser criados ou majorados benefícios se houver indicação de sua fonte de custeio total, o que, entretanto, não impede o reajustamento periódico dos benefícios de prestação continuada.
(E) a Constituição de 1988 atribui à União a competência para criar contribuições sociais, destinadas ao financiamento da saúde, assistência e previdência social, devida pelo empregador, empresa ou entidade a ela equiparada, incidente sobre folha de salários e demais rendimentos do trabalho.
-
Marquei errada por entender que seria direta e indireta...
-
Será financiada de forma direta por meio das contribuições sociais e de forma indireta mediante recursos provenientes dos orçamentos da Uniao, estados, DF e municípios.
-
acho o cespe a pior banca que existe...temos que alem de estudar ser adivinha na hora da prova..
-
O gabarito está correto! A banca não falou que era somente indireta, ela apenas citou uma das formas de financiamento.
-
Entendo que a questão está incompleta uma vez que a letra da lei é clara. Se fosse assim:
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta ou indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
-
Art. 195. A seguridade social será
financiada por toda a sociedade, de forma
direta e indireta, nos termos da lei,
mediante recursos provenientes dos
orçamentos da União, dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios,
-
De acordo com o Professor Frederico Amado do CERS (Complexo de Ensino Renato Saraiva):
"A
seguridade social é custeada por toda a sociedade. Cuidado com a casca de
banana!O custeio indireto é feito com o
orçamento da União, Estados, DF e Municípios, pois o dinheiro público veio
indiretamente do bolso do povo. Já o custeio direto se dá através do tributo chamado Contribuição para a Seguridade
Social. Existem provas que invertem isso"
Nesse caso quando a assertiva coloca de forma indireta e depois mostra mediante recursos dos orçamentos da União e etc ele está indicando justamente o que o professor informou! Ou seja:
Custeio da Seguridade Social:
- De forma Indireta: Toda a sociedade mediante recursos provenientes dos orçamentos dos Entes Federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios);
- De forma Direta:mediante o tributo chamado Contribuição para a Seguridade
Social.
-
Reclamar da banca não vai mudar nada. sim é de forma DIRETA e INDIRETA, a questão está incompleta mas não esta errada.a banca não excluiu a forma Direta,apenas não a sitou.
-
Sendo justo: A banca exagerou um pouco, pois a questão está dúbia. Se o gabarito fosse ERRADO também aceitaríamos...Mas vale o que a banca aceita e pronto...
-
Gabarito. Certo.
Faltou Direta
CF/88
Art.195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei. mediantes recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
-
Concordo Lafaiete. E infelizmente é aquela velha questão: a resposta correta nem sempre é a que é certa e sim a que é menos errada ou mais adequada para situação".
-
Art.195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei. mediantes recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
Vamos compreender o texto a partir da lógica do texto constitucional e que a banca apenas a reproduziu: A sociedade financiará a Seguridade Social de duas formas: direta e indireta.
Direta: Quando a sociedade financia diretamente a seguridade social, ou seja, a sociedade manda o dinheiro direto para a seguridade social, exclusivamente para a seguridade social ( direto para ela). Ex: O trabalhador empregado paga seu inss diretamente para a seguridade social, mais precisamente para a previdência social.
Indireta: Quando a sociedade financia a seguridade social por meio da União, Estados, DF e Municípios, ou seja, a sociedade paga seus impostos, esses recursos vão parar nos cofres públicos, depois a União, os Estados, o DF e os Municípios fazem o repasse para várias áreas SAÚDE, EDUCAÇÃO, AGRICULTURA entre outras, inclusive a SEGURIDADE SOCIAL. Por esse motivo é que a sociedade financia indiretamente a seguridade social, porque não há uma vinculação dos recursos dos impostos diretamente à seguridade social.
Agora vamos à questão, o fato da banca escolher apenas uma das formas de financiamento, não traz prejuízo ao texto , porque o financiamento direto não depende do, indireto, assim como este não depende daquele. Tanto é, que pude explicar, separadamente, os dois tipos de financiamentos. PORTANTO, A BANCA ESTÁ CERTÍSSIMA, POIS COPIOU A LÓGICA DO TEXTO CONSTITUCIONAL.OBS: As bancas não estão aceitando mas os conhecimentos baseados na mera memorização dos textos, mas sim a compreensão destes.ESTUDE POR CONCEITO E COMPREENDA A LÓGICA DAS AÇÕES!!!!!!!
-
totalmente errado...banca safada... a lei não diz apenas de forma indireta...ela diz direta e indireta... ela não diz direta ou indireta.
-
A questão não está errada, apenas, induz ao erro, porque sabemos na letra da lei que é de forma direta também. o Cespe foi inteligente ao nenhum momento usar termos como "somente" "apenas", então é de forma indireta também.
-
Bem maliciosa esta Banca Cespe rsrs. Contudo, respostas incompletas não são necessariamente erradas.
-
Tão óbvia que até fiquei com medo de marcar CERTO...
-
Não percam tempo.
Vide comentário do caro colega "Israel Ferreira".
PERFECT!
-
Errei feio! Realmente, indiretamente a contribuição é da forma descrita na questão. Sujos, hein?!
-
A questão falou de forma indireta, mas não falou somente de forma indireta!
A seguridade social é financiada por toda a sociedade de forma direta e indireta.
Certo;
-
CERTO
Art. 195. A seguridade
social será financiada por toda a sociedade, de forma DIRETA
e indireta,
nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS.
O que está sublinhado é a forma indireta de contribuição, já o que está em letra maiúscula é a forma direta.
-
OLHA O PODER DA LÍNGUA PORTUGUESA...
''A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma
indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos
orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.''
LENDO A QUESTÃO ACHAMOS QUE A SOCIEDADE É FORMA INDIRETA APENAS POR OMITIR A PALAVRA' DIRETA' DO TEXTO DA LEI... MAS NÃO... OBSERVE....
A seguridade social é financiada por toda a sociedade. De forma
indireta (nos termos da lei) mediante recursos provenientes dos
orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
FORMA DIRETA - SOCIEDADE (CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS) TRABALHADORES, EMPREGADORES (EMPRESAS, ENTIDADES E EQUIPARADAS) E APOSENTADOS.
FORMA INDIRETA - ENTES DA FEDERAÇÃO (RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS)
GABARITO CORRETO
-
Cespe faz concurso direcionado. Isso está mais do que provado.
-
Passível de anulação.
-
Brincadeira!
-
Ótima questão para pegar aqueles que decoram letra de lei e nem entendem a fundo o que leem... Gabarito correto.
-
cometário do Professor Ali Mohamad Jaha do Estratégia:
Questão literal! Cobrou parte inicial do Art. 195 da CF/1988!
Tá vendo como é bom conhecer a letra da lei? =) Por sua vez, apesar de o gabarito ter sido considerado CERTO pela banca, eu teria marcado como ERRADO (e perdido a questão), uma vez que o enunciado está visivelmente incompleto. Entretanto a banca não alterou o gabarito, ou seja, considerou que, implicitamente, o enunciado quis enfatizar apenas o financiamento indireto. É um entendimento duvidoso, mas, infelizmente, as vezes nos deparamos com gabaritos duvidosos. =(
-
Já percebi uma coisa na cespe. Em 95% dos casos, questões incompletas estão certas. Não adianta reclamar galera. Temos que tentar entender o que é certo e o que é errado para eles.
-
GAB CERTO
De forma INDIRETA, somente os recursos provenientes dos orçamentos da U, E, DF e M
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes cont sociais.
-
FORMAS DE FINANCIAMENTO:
- DIRETA: Contribuições Sociais
- INDIRETA: Orçamentos do M.U.D.E (Municípios, União, DF e Estados).
A questão se refere a forma indireta...
Gaba: Certo
-
O financiamento de forma direta é feito com o pagamento de contribuições sociais previstas nos incs. I a IV do art. 195, da contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) (art. 239), destinadas a financiar o programa do seguro-desemprego e o abono previsto no § 3º, pago aos empregados que recebem até dois salários mínimos de remuneração mensal.
O financiamento de forma indireta é feito com o aporte de recursos orçamentários da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, que devem constar dos respectivos orçamentos dos entes federativos. Esses recursos que não integram o orçamento da União.
Direito Previdenciário esquematizado - 2014
-
Para mim uma palhaçada. No artigo diz "de forma direta e indireta". São coisas totalmente diferentes você financiar diretamente ou indiretamente. Faltou uma, tá errado!
-
Concordo se ,e somente se,"a seguridade social é financiada de forma indireta com recursos da U,E,DF e M"
Agora falar que é financiada por toda sociedade, colocar um aposto(de forma indireta) e complementar com orçamento dos entes federativos, acho isso uma sacanagem.
É fato:
Direta: cont. sociais
Indireta: orçamentos dos entes U, E , DF e M.
Pra que começar a questão falando de contribuição da sociedade e complementar como se fosse contribuição indireta?
Essa banca segue o modelo ditador: "penso assim e pronto"
POHHHAAA NENHUMA, PORQUE A BANCA NÃO É DOUTRINADORA. COBRE O QUE TA NA LEI, DOUTRINA MAJORITÁRIA e JURISPRUDÊNCIA, QUE JÁ TA DE BOM TAMANHO.
#jesusamaatodos
-
Entenda a banca CESPE.
1) Em uma mão nós temos 5 dedos. CERTO
2) Em uma mão nós temos 3 dedos. CERTO
3) Em uma mão nós temos APENAS 3 dedos. ERRADO
-
Lei 8.212
"Art. 10. A Seguridade Social será financiada por toda sociedade, de forma direta e indireta, nos termos do art. 195 da Constituição Federal e desta Lei, mediante recursos provenientes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de contribuições sociais."
Forma direta - "nos termos do art. 195 da Constituição Federal"
Forma indireta - "nos termos desta Lei"
-
Para a Cespe incompleto não esta errado!!
-
Marquei errado por estar incompleta... essa Cespe!!!
-
Eu também essa pergunta tinha ter recurso, pois na Lei é bem clara de forma direta e indireta....:@
-
CORRETO - CF- Art. 195. A seguridade
social
será financiada por toda a sociedade, de forma
direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos
provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federale dos Municípios,e das
seguintes contribuições sociais: incisos I, II, III, IV do Art 195 - CF.
CORRETO - A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
CORRETO - A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes das seguintes contribuições sociais: incisos I, II, III, IV do Art 195 - CF.
ERRADO - A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
ERRADO- A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes das seguintes contribuições sociais: incisos I, II, III, IV da CF - Art 195.
Gabarito - CORRETO.
-
Galerinha , é o CESPE mas a questão está OK. : )
Vejamos o seguinte,de forma rapida:
Art.195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei. mediantes recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
O Artigo nos dá a ideia de duas formas de financiamento (
direta e indireta ).
A forma direita : são as contribuições sociais da sociedade.
A forma indireta : são os recursos que os entes políticos aplicam a seguridade social.
#Nada de questão incompleta, não cabe recursos e sim "um curso" bom de Direito Previdenciário!
-
na verdade, galera a questão está correta e bem fundamentada, o problema ocorre é na hora da interpretação. vejam:
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
A primeira vírgula não está separando aposto em relação a segunda, mas separa uma oração da outra, o que muda completamente o sentido da frase. Por isso essa leitura teria essa interpretação: A seguridade social é financiada por toda a sociedade"direta" e de forma indireta nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Poderia se interpretar dessa forma também: A seguridade social é financiada mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios de forma indireta, nos termos da lei, e por toda a sociedade.
( a questão requer interpretação gramatical)
-
CORRETO
A QUESTÃO - A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:
CF
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
FORMA INDIRETA: União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
FORMA DIRETA:e das seguintes contribuições sociais:
-
O enunciado da questão fala de conceito,organização e princípios constitucionais esta claro que a banca propositadamente induz o candidato ao erro por mais que haja interpretação e difícil não errar uma questão como esta. Que parece mais uma questão de português do que direito previdenciário.
-
Corretíssima. Sociedade financia de forma indireta pagando tributos aos entes federados, que por sua vez utilizam tais recursos para financiar a Seguridade Social.
-
Se a banca tivesse usado alguma expressão restritiva como: "apenas as indiretas" ou só as indiretas" ou ainda " excluídas as diretas", então teríamos que considerá - la errada, contudo se fosse a FCC talvez estaria errada devendo ser avaliadas as demais alternativas.
-
Gabarito C Questão incompleta não quer dizer questão errada, fiquem atentos as expressões: apenas, somente, unicamente,exclusivamente...pois, elas restringem o conteúdo podendo tornar a questão errada.
-
A vírgulas na afirmativa quebraram muita gente ! rs
-
Cadê o DIRETA?????????? Essa banca não é de Deus.
-
Célio, nesse caso o autor só citou a forma indireta porque só citou "recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios"(Que nada mais são que os tributos que pagamos em forma de contribuição social). Deste modo, não há o que se falar em forma direta que são as contribuições dos segurados obrigatórios por exemplo.
-
Artigo 195/CF: "A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais".
DIRETA - contribuições sociais
INDIRETA - recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
-
Art.195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei. mediantes recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A forma direita : são as contribuições sociais da sociedade.
A forma indireta : são os recursos que os entes políticos aplicam a seguridade social.
-
Questão passível de anulação, pois está incompleta.
-
Quando a questão não fala em "contribuições sociais" então ela retira a forma DIRETA.
restando somente a INDIRETA no enunciado.
-
estou com olhos de aguia nessa cespe, ela esta muito esperta kk
-
Cespe realmente sabe o que faz.
-
CERTO.
A Cespe é uma banca muito inteligente, fico cada dia mais impressionado e com vontade de fazer milhares de questões Dela, pois ela com uma coisa simples como esse artigo consegue fazer você titubear. Penso assim, isso que tá escrito é uma proposição correto? ela só assume dois valores V ou F correto? o que não é V é F e o que não é F é V correto? o que está ali não esta errado correto? Pois além de direta a previdência é financiada também de forma indireta correto? então a resposta é correto, correto? Kkkkk puro raciocínio lógico, isso não é previdenciário.
-
a questão foi mal elaborada. A forma como o cespe dispôs a pontuação deixou o enunciado com duplo sentido, admitindo assim uma dupla interpretação. sacanagem isso. ela deve avaliar o conhecimento de verdade, nao fazer joguinhos
-
Questão maliciosa... típica da CESPE.
-
Essa banca tem um pacto com o demo. Só pode!!!
-
Questão INCOMPLETA não é questão errada.
-
Questões Cespes de uma vez por todas:
- Se o enunciado vier "segundo a lei..., a constituição..., o decreto..." e estiver incompleta = errada
- Se o enunciado não associar a fonte no enunciado e estiver incompleta = correta.
-
A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta: através das contribuições sociais, ex: sobre a folha de salários, lucro, receita, sobre a receita de concursos de prognósticos e outros...
Como também a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do DF e dos Municípios...
A questão não está incompleta, a banca apenas abordou a forma indireta de financiamento.
-
comentário da colega: "Questão INCOMPLETA não é questão errada".
não ta incompleta, mas sim resumida. é uma forma que a cespe usa pra passar para trás os candidatos, resumindo palavras, pondo palavras como: exclusivamente; unicamente etc. frases que faz com o concorrente passE despercebido e caia.
exemplo desta questao:
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta...
estar certo, é financiada indiretamente mas também diretamente!
agora, se ela vinhece tipo:
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, EXCLUSIVAMENTE de forma indireta...
a questão estaria errada!
PRESTAR ATENÇÃO NO ENUNCIADO!
-
Penso que a questão deveria estar ERRADA, isso porque o fianciamento indireto da seguridade social ocorre por meio de dotação orçamentária, ou seja, no caso de falta de recursos, APENAS a UNIÃO FEDERAL é quem irá custear a seguridade social com os seus próprios recursos, derivados da arrecadação de tributos.
Mas do jeito em que se encontra exposto na questão, entende-se que o financiamento indireto é feito tambem pelos Estados, DF e Municípios.
-
Essa questão não está incompleta como vocês estão falando, ela está errado, ele atribuiu o a forma indireta a sociedade quando na verdade não é.
-
Art. 195. A seguridade social será financiada por
toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei,
mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes
contribuições sociais:
-
É o tipo de questão que cabe recurso, pelo menos eu acho.
-
Pra cespe tem hora que o incompleto tá certo, tem hora que tá errado! Vai entender...
-
DIRETA = CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS
INDIRETA = RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS DA UNIÃO ESTADOS DF E MUNICÍPIOS
-
Questãozinha chata!
Dá a entender que está incompleta, pois a CF/88 traz:
A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta E INDIRETA, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das seguintes contribuições sociais: [...]
-
Acho que faltou um pequeno "e," entre vírgulas...
-
galera...vou dizer .....a questão está erradissima .......não tem esse negócio de interpretar isso ou àquilo ......e simplesmente letra da lei .........cf ......na cf diz...direta e indiretamente ............o que está fora disso ta errado ......
Vou dizer ....essa cespe UnB e um verdadeiro lixo ....usa de má fé para eliminar pessoas que estudam ....confunde a cabeça do bom candidato ...........já fiz prova de UnB ......e um verdadeiro lixo !!!!!!!!!!!
-
Constituição Federal de 1988, Art. 195. "A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais..."
Creio que questão foi considerada correta pelo simples fato da banca evidenciar as formas INDIRETAS de financiamento da seguridade social, ela não excluiu as outras formas DIRETAS. Poderíamos considera-la errada caso a banca colocasse aquelas palavras (tipica da CESPE) somente, exclusivamente, apenas, dentre outras...
Bons estudos!
-
Macete, neste tipo de questão.
Deixa em Branco, pois acredito que na hora de fazer o gabarito eles jogam a moeda pro alto e decide no cara e cora.
-
concordo,Jefferson.
-
- ESSA QUESTÃO AI É PARA AQUELES QUE DIZ QUE SI ESTIVER INCOMPLETA PARA A CESPE ÉRRADA, NADA HAVER ESSE CONCEITOO.....
-
Gente, nada a ver questão incompleta. A banca quis saber de onde vem os recursos da forma INDIRETA.
Art.195 CF.
...mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do DF e dos Municípios é de forma INDIRETA.
...e as contribuições sociais que seguem no artigo é de forma DIRETA.
FONTE: Professor Hugo Goes.
GABARITO: CERTO.
-
Aqui serão separados os meros repetidores de informação dos pensadores de verdade.
Alguém que apenas decorou o texto da constituição vai dizer que a assertiva
está errada porque a seguridade social é financiada de forma direta e indireta.
-
INDIRETA PARA UEDFM
-
SENTEI E CHOREI....
-
Questão incompleta é questão incompleta, não errada.
-
Questão incompleta.
-
Isso que o Cespe fez não foi inovar, e sim complicar!
-
TODA A SOCIEDADE é de forma direta e indireta, aí a CESPE afirmou que toda a sociedade contribui de forma indireta.
-
Incompleta para o Cespe é certa , mas as vezes não pode ser . aí só tendo bola de cristal
-
Para os que continuam na dúvida, esse vídeo de questões o professor Carlos Mendonça responde ela.
https://www.youtube.com/watch?v=0c_w0fV-v4c
Minuto 13:00, questão 05.
-
Se tivesse dito a palavrinha mágica "apenas", estaria errada a questão, mas como não disse...
-
Direta e indiretamente... Acho que podia ser anulada.
-
Gabarito: Certo.
De forma direta --------> contribuições sociais
De forma indireta --------> recursos do orçamento da União, dos Estados, do DF e dos Municípios.
-
Eu errei pq da maneira como eu li a questão, interpretei que ela estava sugerindo que a sociedade contribui de forma indireta, sendo que a CF\88 deixa claro que é de maneira direta. O CESPE gosta dessas questões parciais, onde o incompleto não é considerado errado, mas acredito que nesse caso a questão ficou confusa.
-
No prova questão 172 o texto que serve de base diz: "Julgue os próximos itens, acerca da conceituação, da organização e dos princípios constitucionais da seguridade social".
E na constituição esta: Art.
195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta
e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da
União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes
contribuições sociais:
Não é apenas de forma INDIRETA e sim DIRETA e INDIRETA.
-
Será financiada indiretamente pela sociedade mediante recursos provenientes dos orçamentos da
União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e diretamente através das
contribuições sociais.
-
CERTA; Art.
195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta
e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da
União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes
contribuições sociais:
-
Contribuicao por parte da Uniao, DF, Estados e Municipios - Indireta
Contribuicao da Sociedade ( trabalhadores, empresas) - Direta
-
Amigo(a), tem certos gabaritos que são muito incoerentes.
É só ver a questão Q483941, de direito administrativo. Nessa citada questão, a falta de uma palavra, entre vírgulas, tornou a assertiva incorreta (e muitos lá justificaram o erro da questão afirmando que a vírgula funcionou como um 'somente'). Ocorre a mesmíssima situação aqui e consideraram a assertiva correta.
... Continuando a perscrutar a maldade da mente do examinador.
Bons estudos.
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/037fed3c-c9
-
Pra CESPE assertiva incompleta não quer dizer que esteja errada.
Vai entender!!!
-
art.10 da lei 8.212/91
A Seguridade Social será financiada por toda sociedade, de forma direta e indireta, nos termos do art. 195 da Constituição Federal e desta Lei, mediante recursos provenientes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de contribuições sociais.
questão correta
-
Para a Cespe é relativo, às vezes assertiva incompleta é correta, mas já vi considerarem incorreta, depende muito do examinador da banca.
-
O custeio indireto é através de orçamento público
da União, Estados, DF e Municípios porque o dinheiro público vem indiretamente
do povo.
O Custeio Direto é através do tributo chamado “contribuição para a seguridade social”.
A Assistência Social é financiada de forma indireta (Apenas contribuições do governo Federal, Estadual e Municipal). Tal financiamento indireto, deve se ao fato da Assistência Social não possuir caráter contributivo.
-
-
A cespe utiliza esse artifício nas suas questões. Uma hora diz que tá errada questão incompleta, outra hora diz tá certa questão incompleta. Isso é pra tirar pontos dos candidatos. Nesse caso, deixaria em branco.
-
O problema é q essa é + uma questão q a gente erra, tendo a certeza de q acertou...
-
Questão ótima!
Finalmente uma questão do CESPE digna de aplausos.
-
Como é que vocês fazem para adivinhar se a CESPE vai considerar completa ou não? Tinha acabado de fazer uma questão que estava errada por estar incompleta, previa "de forma direta"...
-
Questão muito capciosa...
Sim, a seguridade irá contar com as contribuições indiretas mediante os recursos provenientes dos orçamentos da União, Estados, DF e municípios...
e tb de forma direta, com as contribuições sociais...
Atenção: A banca pede as contribuições indiretas, contudo, em nenhum momento ela desconsidera as contribuições diretas, portanto, não esta incompleta!
logo, gabarito CERTO!
-
direta = contribuições sociais
indireta = recursos orçamentários da U, E, DF, M.
-
Cespe fazendo o bem quer e nós queimando a pestana...
-
Esse tipo de questão serve para avaliar a capacidade de interpretação do candidato, além do conhecimento do conteúdo nela cobrado.
-
Questão incompleta NÂO é questão errada!
CESPE sendo CESPE.........
-
Depois de muito apanhar, aprendi: incompleta não é errada.
-
Nossa n acredito que cai nessa denovo. Confiança demais as vezes atrapalha
-
De forma indireta é mediante recurso da uniao, estados, DF e municipios, agora de forma direta são as constribuiçoes sociais.
-
pra mim está errada não importa o argumento, ninguém que estuda direito previdenciário marcaria como certa uma questão dessa, creio eu nem mesmo o examinador.
-
uma questão incompleta da cespe tem que considerar correta ????
-
Na maioria das vezes sim, Andreia Medeiros.
-
será q pode levar uma bola de cristal no dia da prova pra sabermos o que esse "examinador" quer? ??
Sinceramente, já vi questões desse mesmo assunto suprimindo " direto ou indireto" e a questão foi dada como errada
Questão pra eliminar quem estuda
-
Ao meu ver o examinador apenas alterou a forma direta da questão para confundir quem só decorou o texto.
-
Questão incompleta, mas de fácil entendimento.
-
Não restringiu, ta certo.
-
Malonny, estudo previdenciário e marquei CERTA. :)
Questões da CESPE devem ser interpretadas! #ficaadica
-
Sinceramente. Não concordo plenamente com o professor do qc.
A questão, a meu ver, pode sim ter duas respostas. O examinador, por um lado, poderia dizer que a questão está errada por estar incompleta, ou seja, não está literalmente de acordo com a cf. Por outro lado, ele diria que está certa por mencionar apenas as contribuições indiretas, isto é, sem incluir as fontes diretas.
Corrijam-me se eu estiver errado, mas acho que a questão pode sim levar a duas respostas.
Na prova, deixaria em branco.
Fé, força. Foco.
-
CERTA!!
A questão refere-se à forma INDIRETA de financiamento , prevista no caput do artigo 195 da cf/88, que é financiada pelo governo, com a utilização de recursos orçamentários da União , do Estados , Do Distrito Federal e dos Municípios.
FOCO#@
-
sociedade direta e indireta fiquei na dúvida -.-
-
questão incompleta a CESPE não considera errada.
-
Errei por estar incompleta.
-
Acho que não esta incompleta a questão, a banca somente quer saber o conhecimento à respeito da participação indireta do financiamento por parte da "sociedade" na seguridade social, cujo é através do orçamento da União, dos Estados, do DF e dos Municipios, que seria os tributos pagos pela mesma, ja de forma direta, seria incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados.
-
Questão Correta , A Banca menciona a forma indireta ! e não menciona forma direta !!!! QUESTÃ CORRETA.
-
Como a questão não está restringindo o termo "forma indireta", o item está incompleto, mas perfeito.
MANTENHA-SE FIRME! BONS ESTUDOS.
-
CF
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
-
Gramaticalmente, está errada. Porque INDIRETA está entre virgula, como se estivesse explicando a forma de financiamento da sociedade, que é DIRETA, a indireta é do Orçamento Público, mais uma vez a CESPE empurrou de goela a baixo.
-
As duas formas da seguridade social ser financiada é: DIRETA- através das contribuições sociais,art.195 CF ,I a IV:empregador, trabalhador,concursos de prognósticos,importação de bens e serviços. INDIRETA- pelos entes federativos :Orçamentos da União ,Estados ,DF, Municípios.Quando se paga imposto está financiando indiretamente a seguridade social.professor Francisco Júnior,Hugo goes.
-
Apesar de ASSERTIVA INCOMPLETA para a cebraspe ser considerada correta _ concordo com ela nesta parte_, creio em parte com o comentário de Sandra Silva, ao afirmar que está incorreto a estrutura do texto, pois, se a intenção era apenas dar como correto o financiamento via forma INDIRETA, não deveria haver vírgulas em "[...] , de forma indireta ,[...]" , pois deixa implícito(sentido) que há APENAS ESTA FORMA DE CUSTEIO...
EX: Minha irmã que é modelo veio aqui ontem.( Refiro-me à minha irmã modelo, o que NÃO me impede de ter outra )
Minha irmã, que é modelo, veio aqui ontem. (Refiro-me à minha irmã ainda, porém sendo ela a ÚNICA, e modelo.)
:) :| :( .. Descordo da assertiva ser julgada correta.
-
CF, ART 195
"A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
2 formas
DIRETA - contribuições sociais:
INDIRETA - , mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Interpretação :) CERTA
-
Essas questões incompletas você nunca sabe se marca certo ou errado. Você sabe o conteúdo, mas erra a questão pq não sabe como o examinador vai entender. Se o examinador tivesse dito assim: a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta. Neste último caso, mediante recursos provenientes dos orçamentos da união, do DF e dos municípios. Teria ficado mais clara a questão, no meu entender.
-
Pois é Joyanara....errei a questão sobre fontes da seguridade social por esse motivo. Sei que são 3, mas marquei como certa duas pq não falava unicamente, exclusivamente....contar com a benção de Deus...rsr
-
O Cespe não segue um padrão. Há momentos que estar incompleta é estar errada. Bem, aí fica difícil!
-
Mas essa questão não esta imcompleta amigo, pois realmente o financiamento pela sociedade de forma indireta é sim como a questão diz. Ja a forma direta são as contribuições previdenciarias! espero ter ajudado
-
Vai entender a cabeça dos organizadores da cespe errei de bobeira imaginei que estivesse errado vi a questão incompleta affi
-
Ai desqualifica seus esforços!! Até onde eu entendo, questões incompletas são erradas. Existe meia verdade ?
Pensando seriamente em estudar "ciências ocultas" precisamente "vidência".
-
PENSO DA SEGUINTE FORMA: SE ELE TIVESSE COLOCADO DE FORMA DIRETA E INDIRETA ELE TERIA VINCULADO A QUESTAO A SER ESCRITA NA SUA FORMA INTEGRAL. AGORA COMO ELE MENCIONA SO FORMA INDIRETA (e nao colocou antes: somente, exclusivamente..) NAO VEJO ERRO NA QUESTAO.
-
Esse tipo de questão desanima qualquer candidato.
-
Poxa, achei que estava incompleta.. BUAHHHHH
-
Galera, infelizmente às vezes, para o Cespe questão incompleta também é correta! Na primeira vez eu estranhei, mas fazendo outras questões seguidas vezes a gente pega o espírito da coisa!
Vejam bem, é sabido que a Seguridade social será financiada por toda a sociedade de forma direta e indireta:
Direta: contribuições sociais
Indireta: recursos provenientes dos orçamentos da União, Estados, DF e municípios.
Logo, o gabarito da questão está correto, pois explanou exatamente de que forma a SS é financiada de forma indireta, mesmo estando incompleta.
"NÃO DESISTE" (ZAMBELI,Carlos) - A casa do concurseiro
-
apenas omitiu o diretamente (previdencia)
indireta (saúde e assistencia social)
-
Concordo com os colegas que disseram que a CESPE não segue um padrão, ora as tais questões incompletas estão certas, ora estão erradas, sempre digo a mesma coisa, esse tipo de questão permite a banca escolher o gabarito, caso diga que está errado justifica de uma forma, caso diga que está certo também tem a possibilidade de justificar e, assim, tem sorte quem escolhe o mesmo que ela.
Muitos de vocês devem ter visto a questão abaixo, que, ao meu ver, segue a mesma lógica desta questão. E para aqueles que adoram dizer questão incompleta não é errada, esta é...
Q483941 Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-GO Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa
Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
Gabarito: Errado.
-
Muito bem exemplificado, Polly!
-
Poha a questão está incompleta e está certa? #+$-$-#73#-@2
Art 195 a seguridade social será financiada por toda sociedade de forma direta e indireta ....
-
Polly vc disse tudo!
-
art 195 a seguridade social será financiada por toda sociedade de forma direta e indireta nos termos da lei , mediante recursos provenientes dos orçamentos da união, dos estados , dos distrito federal e dos municípios e das seguintes contribuições sociais
sinceramente não entendo essa banca!
-
método para errar menos as assertivas do cespe: pense que você esta sendo interrogado ( por um juiz ou um delegado, por exemplo), e para cada parte da oração você só pode responder SIM ou NÃO:
1) A seguridade social é financiada por toda a sociedade? SIM
2) de forma indireta, nos termos da lei? SIM
3)mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios? SIM
aí uso o raciocínio lógico = SIM e SIM e SIM = verdade ==> gabarito correto.
COSTUMA DAR CERTO EM MUITAS QUESTÕES.
-
A questão aborda o termo da lei. É claro que está incompleta, o que não quer dizer que esteja errada.
-
questao miserávi!!!!!!
-
A banca não utilizou as expressões "apenas, somente ou exclusivamente", portando o enunciado não deixa de estar certo, mesmo estando incompleto. Não basta ter conteúdo em mente, tem que saber fazer prova e conhecer as manhas de cada banca.Fica a dica.Força meu povo!!!!!!
-
Galera, acredito que está questão solicitou mais interpretação de texto, veja;
A seguridade social é financiada por toda a sociedade (AQUI ELE JÁ DISSE, TODOS NÓS), (AGORA VEM A SEGUNDA PARTE) de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
OU SEJA, QUANDO SAI DO SEU BOLSO, POR EX. PAGAMENTO DE 8% É DE FORMA DIRETA, QUANDO O ESTADO PAGA E DE FORMA INDIRETA, OU SEJA, SAI DO SEU BOLSO VAI PARA O GOVERNO E ELE PAGA, LOGO O CESPE QUIZ SABER COMO O GOVERNO FINANCIA = DE FORMA DIRETA.
-
Simone Cavalcante, seu raciocínio foi excelente!
-
Galera, a banca em nenhum momento excluiu a possibilidade do financiamento na forma DIRETA, apenas afirma (o que não está errado) que ela é financiada de forma INDIRETA, a saber, pela União, Estados, DF e Municípios.
-
"o enunciado não deixa de estar certo, mesmo estando incompleto."
A CESPE tem muito disso, né? Confunde minha vida!
-
CERTA.
É verdade, não deixa de ser de forma indireta, uma vez que toda a sociedade financia a seguridade social através dos orçamentos.
-
Véi, que banca lixo!!
Uma hora ta certo, outra hora, na mesma situação, ta errado,
alguem Entende?
-
Essa Cespe derruba candidatos, mas a intenção não é saber se o candidato é capaz, é sempre fazer uma pegadinha, com raras exceções, digo isso pq algumas questões incompletas o cespe considera a resposta certa, outras, considera a resposta errada. Assim não conseguimos nem parâmetros.
-
Contribuição direta: contribuições sociais elencadas no art. 195
Contribuições indiretas: são as devidas dos orçamentos dos entes federativos que nada mais são que repasses do governo.
A questão estaria errada se tocasse em contribuições indiretas mas falasse das contribuições sociais ou vice-versa. A questão não pede segundo a Constituição... (literalidade da lei) ela quer saber se você sabe o que é forma indireta de contribuição, só que há os inocentes que esperam que a banca pergunte o que é forma indireta de contribuição. Aí o candidato que traz a CF na ponta da língua se ferra porque decorar não é entender!
O candidato perde mais tempo repetindo o velho discursinho que a Cespe é a banca que não mede capacidade ao invés de estudar!
Estudem, engulam, destrinchem o assunto, não se apeguem às obviedades porque não é isso que a banca vai explorar!
-
Questões incompletas são consideradas certas pelo Cespe! Errei muitas até aprender! Boa sorte gente!
-
Pollyane Gomes, vá com calma nesse pensamento. As questões incompletas devem ser vistas com cautela!!!
Não vá achando que é e será sempre assim. Ás vezes uma questão é incompleta, mas falta seu núcleo essencial para a questão estar correta, neste caso, o gabarito estará errado. O bom é analisar questão por questão!
-
Miseravi, me pegou dessa vez !
-
ignorei a assertiva pelo fato da cespe não colocar forma direta :(
-
Isaac Coelho eu também :(
-
O comentário da Polly R é ótimo, é exatamente o que penso, neste tipo de dúvida, sempre lembro da questão citada por ela, na minha opinião essa questão de previdenciário está CORRETA, mas na questão de Administrativo usada como exemplo, foi considerada com ERRADA, e não concordo, esta deveria ser considerada CORRETA se o Cespe adotasse o mesmo critério, esta divergência de critérios é um flagrante de incoerência da Cespe, segue:
Concordo com os colegas que disseram que a CESPE não segue um padrão,
ora as tais questões incompletas estão certas, ora estão erradas,
sempre digo a mesma coisa, esse tipo de questão permite a banca escolher
o gabarito, caso diga que está errado justifica de uma forma, caso diga
que está certo também tem a possibilidade de justificar e, assim, tem
sorte quem escolhe o mesmo que ela.
Muitos de vocês devem ter
visto a questão abaixo, que, ao meu ver, segue a mesma lógica desta
questão. E para aqueles que adoram dizer questão incompleta não é
errada, esta é...
Q483941 Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-GO Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa
Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
Gabarito: Errado.
-
Financiada por toda a sociedade, de forma:
DIRETA = CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS
INDIRETA = RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS DA UNIÃO ESTADOS DF E MUNICÍPIOS
-
Questão incompleta da CESPE hora ta certa, hora ta errada não tem padrão ,ai o que fazer adivinhar ? pensei que tinha apenas que estudar.
-
cespe cespiando.......
-
Se, depois da palavra "sociedade", não houvesse vírgula, a questão estaria errada.
-
Forma indireta: recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Forma direta: Contribuições sociais Simplesmente ela não mencionou a Forma direta: Contribuições sociais.
Art. 195, CF. A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e das seguintes contribuições sociais..
Pegadinhas da cespe.
-
Nossa que pegadinha, essa eu tinha certeza...haha dessa vez vc não me pega...e errei :)....muito tenso algumas questões parecem tão simples e eles te elimimam.
-
A banca quer saber de onde saem os recuros da forma INDIRETA de contribuição da sociedade.
Forma indireta: recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Forma direta: contribuições sociais.
-
Sempre é bom lembrar que para CESPE incompleto está certo!
-
aqui num tenha nada de questão incompleta.
A banca quer saber de onde saem os recursos da forma INDIRETA.
-
CESPE sendo CESPE aqui!!!!!
Poxa, a assertiva nos deixa numa dúvida danada, porque sabemos que no caput do art. 195 da CF/88, o financiamento da seguridade social é feito de forma indireta e direta (informação omissa na questão), o que induziu-me ao erro.
É bom sempre lembrar que para a nossa querida CESPE questão incompleta é questão CERTA!
-
se tivesse um apenas, somente... aí sim a questão estaria errada, como não restringiu, a questão está correta.
-
Certa.
Forma direta: contribuições previdenciárias
Forma indireta: proveniente dos orçamentos dos entes políticos União, Estados, DF e Municípios.
-
CERTO
CF/88
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais
-
NESSA QUESTÃO O EXAMINADOR NÃO COLOCOU A FORMA DIRETA. SE COLOCASSE DIRETA, EM SEGUIDA RECURSOS PROVENIENTES DA UNIÃO, ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS ESTARIA ERRADO.
-
questão incompleta, porém correta...
peculiaridades da banca cespe...
-
A Seguridade Social tem diversas fontes de custeio, assim, há maior segurança para o sistema, em caso de dificuldade na arrecadação de determinadas
contribuições, haverá outras para lhes suprir a falta.
De acordo com o caput do art. 195 da Constituição Federal, a Seguridade
Social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes da União, dos Estados, do Distrito Federal
e dos municípios, e das seguintes contribuições sociais:
I. do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma
da lei, incidentes sobre:
a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos
ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste
serviço, mesmo sem vínculo empregatício;
b) a receita ou o faturamento;
c) o lucro;
II. do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não
incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo
Regime Geral de Previdência Social;
III. sobre a receita de concursos de prognósticos.
IV. do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele
equiparar.
O §4° do art. 195 da Constituição Federal ainda prevê que “a lei poderá
instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154,1”. Ou seja, além das contribuições
sociais previstas nos quatro incisos do caput do art. 195 da Constituição Federal,
outras fontes de custeio da Seguridade Social poderão ser instituídas. Trata-se,
aqui, das chamadas contribuições residuais. Para que! estas contribuições sejam
instituídas, é necessário que se obedeça ao disposto no art. 154,1, da Constitui
ção Federal, cuja redação é a seguinte: “Art. 154. A União poderá instituir: I -
mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que
sejam não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos
discriminados nesta Constituição”.
Professor Hugo Goes
-
Engraçado, eu errei a questão por interpretar que a parte "de forma indireta " era aposto explicativo do termo contribuição da sociedade, o que estaria errado já que a sociedade contribui diretamente. Escorreguei feio na casca de banana.
-
CERTO
O custeio indireto é feito com o orçamento da União, Estados, DF e Municípios, pois o dinheiro público veio indiretamente do bolso do povo. Já o custeio direto se dá através do tributo chamado Contribuição para a Seguridade Social. Existem provas que invertem isso" - Professor Frederico Amado.
Custeio da Seguridade Social:
- De forma Indireta: Toda a sociedade mediante recursos provenientes dos orçamentos dos Entes Federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios);
- De forma Direta: mediante o tributo chamado Contribuição para a Seguridade Social.
-
Eu também, Danielle Laurenti ! Cespe é fogo !!
-
CERTO
Já cair muitas vezes, em questões incompleta da cespe, mas, de tanto práticar estou conseguindo identificar a assertiva correta. OBS: Fazer o máximo de questões exclusivamente CESPE é a grande sacada.
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma (DIRETA) indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Bons Estudos.
-
A questão é mesmo resolver questões. rs
Pratiquemos, galera.
A questão citou uma das formas de financiar, ela não disse que é a única. Se a questão disser "somente", aí sim estaria errada.
-
Questão incompleta, não quer dizer questão errada!
Bem vindo a CESPE
-
CF/88 - Art. 195º - A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais...
Gab: CERTO
-
Fácil:
FORMA DIRETA DE FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL: Contribuições sociais (Dos empregadores(Sobre a folha de salários paga aos empregados a seu serviço, sofre o seu faturamento, lucro), trabalhadores(seus salários de contribuição), dos concursos de prognosticos(Receita Liquída), dentre outras)
FORMA INDIRETA DE FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL: União, Estados, DF e Municípios.
-
FONTES DIRETAS:
As previstas para o Sistema, que são cobradas de trabalhadores e empregadores.
FONTES INDIRETAS:
Os impostos, que serão utilizados nas insuficiências financeiras do sistema, sendo pagos por toda sociedade.
Alguns de nós eram Faca na Caveira!!!
-
Não basta saber, tem que ser adivinha. Vejamos:
(Auditor-Fiscal/MTE/CESPE/2013):
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta,
nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da
União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. GABARITO: CERTO
(Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012):
A sociedade financia a seguridade social, de forma indireta, entre outras
formas, por meio das contribuições para a seguridade social incidentes
sobre a folha de salários. GABRITO: ERRADA
-
"a seguridade será financiada por TODA a sociedade". Ora, o termo TODA engloba TRABALHADORES, EMPREGADORES, os quais CONTRIBUEM/FINANCIAM A SEGURIDADE DE FORMA DIRETA, logo, a questão PODERIA ser considerada incorreta, se fosse dada essa interpretação.
-
Gente, eu errei a questão por entender que a forma indireta se referia ao termo "sociedade".
Para mim, não tem nada a ver estar incompleta e sim mal escrita, como várias outras dessa banca.
Artigo 195/CF: "A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais".
Simplesmente copia o texto da lei e retira uma palavra, julgando certo. Para mim, isso altera o sentido.
Mas como dizem, não adianta brigar com a banca, é dar uma de adivinha na hora da prova e boa sorte...
-
É uma questão que testa o conhecimento do candidato sobre seguridade social e sobre língua portuguesa. O candidato que não percebe o uso estratégico das vírgulas, dança.
-
No dia da prova, do INSS, e das provas feitas pelo Cespe, leve 3 coisas:
1ª Caneta transparente de tinta preta
2ª Uma garrafinha com água
3ª QUESTÃO INCOMPLETA, PARA O CESPE TA CERTA
-
Essa questão é recurso certo para contestar, inclusive na justiça. Eles estão desfigurando até a lei agora? Assim fica difícil!
-
Se engana quem pensa que questão incompleta para a cespe está correta. Cuidado com isso!
Questões incompletas são dadas como certas ou erradas pela cespe o tempo inteiro. Eles não têm uma linha de raciocício definida quanto a isso.
-
Questão muito boa, e pra quem nunca viu ou fez vai errar na certeza de está incompleta !!!
CONTRIBUIÇÕES:
DIRETA: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS
INDIRETA: CONTRIBUIÇÕES DO ENTES PÚBLICOS
-
Já vi alguém falar isso, aqui no QC. E é verdade: Para o CESPE ou a CESPE - ainda tenho dúvidas, questão incompleta não é incorreta.
-
Nessa questão é fato o cara ter lido a lei, a CESPE simplesmente tirou o "direta" e entrou naquela máxima de "questão incompleta não é questão errada!" Puta sacanagem, mas foi de uma inteligência tremenda!
-
Regra dos 3 dedos :
uma mão tem 3 dedos ? Correto
uma mão só tem 3 dedos ? Errado
Juro que pensei nisso para acertar essas e outras. kkkk
-
Só com visão além do alcance pra entender essa banca.... estuda... interpreta e vem uma questão dessa... já nem sei se sei mais interpretar questões cespianas.... essa é pra derrubar meleeeeeeeeeeeeeeca pura essa banca!
-
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
A principio eu achei a questão errada, mas parando pra analisar de fato a seguridade social também é financiada de forma indireta, mas, ao meu ver está questão deveria ser anulada, pois dá margem de várias interpretações diferentes, contudo o que a torna certa foi a falta de conectivos excludentes do tipo, somente, exclusivamente, etc.
-
A SEGURIDADE SOCIAL É FINANCIADA DE FORMA DIRETA = PELAS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS, E DE FORMA INDIRETAS PELOS IMPOSTOS.
-
THUNDERCats - Olho de TANDERA > Visão além do alcance = CESPE.
-
217 comentários....qual a necessidade de repetir igual um papagaio? virou facebook agora...deixa um comentário que está certo e pronto
-
Agora temos que entender a "jurisprudência" da CESP para responder as questões! É difícil !!!! Nada me convenceu sobre esta questão, o certo é direta e indireta.... é de amargar!
-
Gente, esta questão está perfeita, pois a afirmativa não trata apenas da letra da lei, mas do conceito de financiamento indireto:
Financiamento indireto: impostos e outras tarifas (recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.) - é indireto pois, apesar de ser recurso da União, ele vem do bolso da sociedade! A sociedade paga seus impostos para União e esta vai decidir o que fará com esse dinheiro (sendo uma das finalidades a seguridade social).
Financiamento direto - são as contribuições sociais, que podem ser de dois tipos:
1 - previdenciárias: de uso exclusiva para o pagamento dos benefícios da previdência social, como é o caso da contribuição do empregado sobre o SC, e das empresas com o RAT (por exemplo); Dado pelo seguinte art da CF:
Art. 167. São vedados:
XI - a utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
2 - não previdenciárias: que serão usadas dentro da seguridade social, (as que não são vedadas pelo art 167);
As contribuições socias são tributos pagos que são de uso exclusivo da Seguridade Social, não podendo ser utilizado com outra finalidade - veja que isso não acontece no caso do financiamento indireto, a União decide como vai usar os impostos, podendo ou não aplicar na Seguridade Social!
Então, a assertiva conceitua perfeitamente o financiamento indireto! CORRETA, portanto.
-
Pessoal, a questão está correta. A pegadinha, neste caso, está na gramática, que pode ter confundido alguns estudantes. O examinador quis limitá-la ao conceito de custeio indireto, ou seja, aos recursos orçamentários provenientes da U/E/DF/M. Isso não quer dizer que a seguridade social será financiada tão somente pela via indireta...
-
se o enunciado falasse:
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, somente de forma indireta
ai estaria ERRADO
-
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
A dúvida poderia surgir por causa da pontuação. Isolando-se o adj. adv. e o aposto no centro, vê-se que a questão está somente incompleta e que não restringiu nada.
correto.
-
ja vi questoes com esse aposto, e eles deram como errado... essa banca e uma ...
-
Não entendo nada quando esse professor explica, QC poderia investir em professores melhores. Fica a Dica!
-
Embora exista muita gente aqui falando que a questão não restringiu nada, e dessa estaria certa, a referida banca considera algumas questões incompletas como certas e outras não. Não tem um pingo de coerência!
-
A QUESTÃO É PURA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
FORMA DIRETA: SOCIEDADE
FORMA INDIRETA: RECURSOS DA UNIÃO, ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS.
SIMPLESMENTE A BANCA SUPRIMIU O TEXTO "DE FORMA DIRETA", E ESSE PROFESSOR SEMPRE DÁ UM JEITINHO DE NÃO CONTRARIAR O CESPE E SE ENCAIXAR NAS RESPOSTAS DA BANCA. TÍPICA QUESTÃO NA QUAL CESPE ESCOLHE A RESPOSTA QUE ELE QUISER, DE ACORCO COM SEU HUMOR... SE VIRA COM SEU SONHO, LITERALMENTE!!!
-
Gabarito = Certo
Conforme Art. 195, CF/88:
A Seguridade Social será financiada por toda sociedade de forma direta E INDIRETA, nos termos da lei, MEDIANTE RECURSOS PROVENIENTES DA UNIÃO, dos Estados, DF, Municípios.
-
Se existe alguma justificativa plausível, creio ser a que a questão enumera apenas quem contribui de forma indireta.
Porém eu me deparei com uma questão incompleta e foi dada como errada... -____- Vamos aperfeiçoando a bola de crista, a vida seguel...
-
Questão correta! Financiada Indiretamente pelos orçamentos da União, Estados, DF e municipios!
.
Quando eu vejo "231 comentarios" ..pode saber..Deu treta! kkkk Mas a questao esta certa pessoal, não há o que discutir.
-
Que banca filha da PUT.....
-
Da uma olhada na questao Q93087 a cespe considera as as duas formas certas.Essa banca e muito doida.
-
Quem conseguiu acertar foi pq conseguiu interpretar. rsrsrs
, nos termos da lei, -> está entre virgulas pois é um adjunto adverbial. Se tirar este adjunto, você consegue entender o que está pedindo.
-
Forma direta=toda sociedade
Forma indireta=mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios
-
Guardando essa questão para me espelhar ao enviar um belo de um recurso no dia 16/05.....
-
Questão CORRETA,e muito bem elaborada. Quem lê com atenção, saberá interpreta a questão.
-
Pelo amor do amor a pessoa dizer aqui que a QUESTAO esta PERFEITA é um pouco demais, não esta nao, lendo com as virgulas e interpretacao,como todos estao dizendo, o entendimento é que indireta esta se referindo a sociedade, não vamos forçar tambem, questao mal feita e somente com intenção de eliminar, não avaliar.Vamo combinar,que isso!
-
JOÃO É GORDO, BANGUELA E BARBUDO. ALGUMA GATINHA AFIM DE JOÃO?
SE DISSERMOS: JOÃO É GORDO.
A ASSERTIVA ESTÁ CERTA OU ERRADA?
ESTÁ CERTA, CLARO. É LÓGICA GALERA!
-
O professor Frederico Amado explica que o financiamento de forma direta são as contribuições sociais e o financiamento de forma indireta são os orçamentos públicos (União, Estados, DF e Municípios). Sendo assim não há erro de redação na questão que está corretíssima e pegou muita gente inclusive eu. Nunca mais erro uma questão desse tipo.
-
PRA MIM TÁ ERRADO
A questão ficaria correta se retirasse as pralavras POR TODA SOCIEDADE E FICARIA ASSIM.
A seguridade social é financiada de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
TA DOIDO O GABARITO.
-
questão incompleta, porém CERTÍSSIMA! Não há do que reclamar!
Vamos gabaritar minha gente!!
FOCO!
-
Artigo 195/CF
"A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais".
De acordo com o Professor Frederico Amado do CERS (Complexo de Ensino Renato Saraiva):
Custeio da Seguridade Social:
De forma Indireta: Toda a sociedade mediante recursos provenientes dos orçamentos dos Entes Federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios);
De forma Direta: mediante o tributo chamado Contribuição para a Seguridade Social.
A resposta é ‘Verdadeiro’.
-
Galera é só prestar bastante atenção, pois a CESPE ama colocar questões incompletas, para nos induzir ao erro
-
Acertei a questão, mas vou te falar uma coisa: Uma hora a banca fala que incompleta ta errada e outra hora fala que tá certa.
Muita irresponsabilidade!
-
Afirmativas incompletas (em provas da CESPE) já deixo em branco.
-
A CESPE FAZ ISSO PARA ELIMINA SÓ PODE PQ ISSO NÃO MEDI CONHECIMENTO AFFFFFF
-
A Cespe vai argumentar que estaria errada se estivesse assim.. de maneira direta ou Indireta
Mas como está imcompleta não dá pra saber o que se passa na cabeça do Examinador!
-
Cespe Danada!
Veja que a banca inverteu a sentença usando a pontuação a seu favor:
"I - A seguridade social é financiada por toda a sociedade , nos termos da lei; II - mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, de forma indireta."
A assertiva está completa e corretíssima.
-
Resolvi uma questão da Esaf semelhante a essa e estava errada....rsrs..
mas aqui é cespe,,,,,mas graças a Deus acertei essa questão da Cespe, ,,,,,,,,,,,mas infelizmente errei da Esaf.........
Vejamos:
(Auditor-Fiscal/MTE/CESPE/2013):
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma indireta,
nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da
União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. GABARITO: CERTO
(Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012):
A sociedade financia a seguridade social, de forma indireta, entre outras
formas, por meio das contribuições para a seguridade social incidentes
sobre a folha de salários. GABRITO: ERRADA
Estudem galera!!!!
-
Questão CORRETA
Forma indireta --> União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Forma direta --> Contribuição das Empresas, Empregados e etc.
-
KKKK ERREI 2X A MESMA QUESTÃO EM 2 DIAS, MAS AGORA ENTENDI ESSA BAGAÇA. DOMINGO EU ACERTO..
-
Que a CESPE é uma bagunça isso é. Mas, se queremos passar galera temos que virar palhaços. kkkkkkkkkkk
-
Questão corretíssima. A forma indireta é por meio dos recursos provenientes dos entes federativos. A forma direta é por meio das contribuições sociais, q n foram ciradas.
-
Se ela deu incompleta, mas não negou uma hipotese de ampliação, logo estará correta.
-
Pra que 252 comentários colegas!
-
amigo Diego Santos, Larissa e outros .....................eu acertei a questão, por conhecimento e por SORTE, pois quando voce resolve questões cespe, as vezes questões incompletas são certas e as vezes erradas, se eu tivesse decorado esta parte da lei teria errado, pois pensaria estar faltando no que tange às contribuições diretas, não se engane, cuidado com questões incompletas e achar estarem certas, infelizmente não é bem por aí,
FICO puta de raiva desse povo que escreve: Está incompleta mas está CERTISSIMA , ERRADISSIMA a qustão, como se fosse ÓBVIO a resposta, quem faz pancadoes de exercicios não coloca este tipo de comentario para se APARECER, pois sabe como esta banca funciona!!!!!!! gente babaca do caramba
-
Acertei mas e dai ? Voce sabe que esta incompleta. Ai pensa o que eles querem? Triste ter que estudar muito e ainda ter que se adequar a banca de uma forma totalmente subjetiva.
-
Questão traiçoeira, porém, corretíssima.
-
GALERA BANCA QUESTAO INCOMPLETA NAO QUESTAO INCORRETA
NA CF DIZ QUE É DE FORMA DIRETA E INDIRETA
POREM PODEMOS CONSIDERA COMO CERTO
-
Aqui pode ficar incompleta e ser considerada correta né, Cespe???
Agora deixar de colocar o EXCLUSIVAMENTE em cargo em comissão lá na questão do exercente de mandato eletivo não pode.
Se decida!!!
-
Isso é uma sacanagem do caralho pq mtas vezes a questão está incompleta e a CESPE põe como errado, agr dessa vez é certo mencionar só a forma direta? Por isso que concurso não mede conhecimento, nem nunca medirá
-
DIRETA = CONTRIBUIÇÕES SOCIAS
INDIRETA = POR TODA A SOCIEDADE MEDIANTE RECURSOS PROVENIENTES DOS ORÇAMENTOS DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E MUNICIPIOS.
-
Da p desconfiar da cespe pois a questao esta incompleta, acho eles faz isso de propósito pois se a maior parte dos candidatos colocar como errada eles coloca no gabarito que esta certa e se o numero for maio que colocou certa eles coloca como errada para eliminar o maximo que puder.
-
Custeio da Seguridade Social:
- De forma Indireta: Toda a sociedade mediante recursos provenientes dos orçamentos dos Entes Federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios);
- De forma Direta: Mediante o tributo chamado Contribuição para a Seguridade Social.
-
CESPE DE PUTANAGEM,errei a questão por causa que faltava a forma direta.
-
questao incompleta na CESPE nao siginifica INCORRETA
infelizmente temos que nos adequar com a postura da banca
gabarito CERTO
-
A parte em vermelho não foi mencionada na questão, mas isso não a invalida. Questão Certa!
Custeio da Seguridade Social
Art. 195, CF
A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma
direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos
orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,
e das seguintes contribuições sociais:
FORMA DIRETA -EMPREGADOR (FOLHA DE SALÁRIOS; RECEITA OU FATURAMENTO E O LUCRO); TRABALHADORES E DEMAIS SEGURADOS; CONCURSOS E PROGNÓSTICOS E IMPORTADORES.
FORMA INDIRETA : Recursos orçamentários; da UNIÃO, ESTADOS, DF e MUNICÍPIOS.
-
Essas questões que faltam partes são complicadas. Na minha concepção ficam erradas.
Mas, o CESPE, deusa da suprema corte celestial considera certa.
-
Questão de interpretação e a vírgula está ali para isolar o adjunto... Simples
-
O examinador não transa, só quer foder com a gente. Essa não erro nunca mais!!!!
-
Gente não é de forma direta e indireta. Os professores nos pedem para seguir o texto de lei e vem o Cespe e faz isso.
-
RESOLUÇÃO:
A assertiva está de acordo com o conteúdo do caput do art. 195 da CF/88.
Resposta: Certa
-
A parte em vermelho não foi mencionada na questão, mas isso não a invalida. Questão Certa!
Custeio da Seguridade Social
Art. 195, CF
A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma
direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos
orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,
e das seguintes contribuições sociais:
FORMA DIRETA -EMPREGADOR (FOLHA DE SALÁRIOS; RECEITA OU FATURAMENTO E O LUCRO); TRABALHADORES E DEMAIS SEGURADOS; CONCURSOS E PROGNÓSTICOS E IMPORTADORES.
FORMA INDIRETA : Recursos orçamentários; da UNIÃO, ESTADOS, DF e MUNICÍPIOS.
Gostei (
32
)
-
Custeio direto: sai direto do seu bolso a contribuição
Custeio indireto: passa pelo orçamento dos entes através da contribuição que saiu do seu bolso, para poder ser destinada à seguridade social
-
Tem hora que questão incompleta está correta, tem hora que não, assim fica difícil de analisar e marcar com firmeza no dia da prova!
-
pensei que era de forma direta e indireta. vai entender
-
A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta ( contribuições sociais)
e de forma indireta (mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
-
Uma questão dessa tá na prova só pra sacudir o candidato preparado. Se pensar demais erra
-
Tem que estar muito atendo aos detalhes, quem lê com pressa e ja responde erra a questão