SóProvas


ID
1039399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca das LER/DORT.

Entre os fatores de risco ocupacional relacionados ao desenvolvimento de quadros de LER/DORT inclui-se a exposição às vibrações, ao calor e ao ruído.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Calor e Ruído não se relacionam com LER/DORT.

    Abaixo informações tiradas do sítio do Dr. Dráuzio Varella

    L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) não é propriamente uma doença. É uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias -, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. A prevalência é maior no sexo feminino.

    Também chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo), A.M.E.R.T. (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) ou síndrome dos movimentos repetitivos, L.E.R. é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. Tal associação de terminologias fez com que a condição fosse entendida apenas como uma doença ocupacional, e que existem profissionais expostos a maior risco: pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como digitadores, músicos, esportistas, pessoas que fazem trabalhos manuais, por exemplo tricô e crochê.

    Diagnóstico

    O diagnóstico é basicamente clínico. O mais importante é determinar a causa dos sintomas para eleger o tratamento adequado. Para tanto, muitas vezes, é preciso recorrer a uma avaliação multidisciplinar.

    Sintomas

    Os principais sintomas são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

    É importante destacar que, na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados com uma atividade inadequada não só dos membros superiores, mas de todo o corpo, que se ressente, por exemplo, se houver compressão mecânica de uma estrutura anatômica, ou se a pessoa ficar sentada diante do computador ou tocando piano por oito, dez horas seguidas.

    Tratamento

    Nas crises agudas de dor, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e repouso das estruturas musculoesqueléticas comprometidas. Nas fases mais avançadas da síndrome, a aplicação de corticóides na área da lesão ou por via oral, fisioterapia e intervenção cirúrgica são recursos terapêuticos que devem ser considerados.

    Os conhecimentos da ergonomia, ciência que estuda a melhor forma de atingir e preservar o equilíbrio entre o homem, a máquina, as condições de trabalho e o ambiente com o objetivo de assegurar eficiência e bem-estar do trabalhador, têm-se mostrado muito úteis no tratamento e prevenção da L.E.R.

  • Na minha opinião a questão tornou-se errada devido ter incluído "o calor" como fator da LER/DORT.

    "QUESTÃO: Entre os fatores de risco ocupacional relacionados ao desenvolvimento de quadros de LER/DORT inclui-se a exposição às vibrações, ao calor e ao ruído."

    Os grupos de fatores de risco das LER/Dort podem serrelacionados com

    (KUORINKA e FORCIER 1995):

    A)  postode trabalho. 

    B)  Exposição a vibrações. 

    C)  Exposição ao frio. 

    D)  Exposição a ruído elevado. 

    E)  Apressão mecânica localizada.

    F)  Posturas.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_ler_dort.pdf

  • ERRADO.

    NÃO ENTRA CALOR

  • Gab. ERRADO

    ----

     a Norma Técnica detalha os fatores de risco relacionados a LER/DORT:

    ------

    Os grupos de fatores de risco das LER podem ser relacionados com (Kuorinka e Forcier, 1995): 

    a) o grau de adequação do posto de trabalho à zona de atenção e à visão.

    b)  o  frio,  as  vibrações  e  as  pressões  locais  sobre  os  tecidos.

    c)  as  posturas  inadequadas.

    d) a carga osteomuscular.

    e)  a  carga  estática. 

    f)  a  invariabilidade  da  tarefa.

    g)  as  exigências  cognitivas.

    h)  os  fatores  organizacionais  e  psicossociais  ligados  ao  trabalho.


    --------------------------

    Não tem o calor!!




  • A etiologia dos casos de LER/Dort é multifatorial. Os fatores de risco não são independentes: interagem entre si e devem ser sempre analisados de forma integrada. Envolvem aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho.

    A vibração é um fator de risco para LER/DORT. A exposição a vibrações: as exposições a vibrações de corpo inteiro, ou do membro superior, podem causar efeitos vasculares, musculares e neurológicos.

    O ruído é um fator de risco para LER/DORT. A exposição a ruído elevado: entre outros efeitos, pode produzir mudanças de comportamento.

    O frio é um fator de risco para LER/DORT e não o calor. A exposição ao frio: pode ter efeito direto sobre o tecido exposto e indireto pelo uso de equipamentos de proteção individual contra baixas temperaturas.

    Reposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Dor relacionada ao trabalho : lesões por esforços repetitivos (LER) : distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.