-
Errado
Em economia, principalmente em contabilidade de custos, o ponto de equilíbrio econômico é o momento quando despesas e lucros se igualam.1 É, portanto, o momento em que um produto deixa de custar e passa a dar lucro.1 A ele adicionam-se os custos fixos e todos os custos de oportunidade, como por exemplo os referentes ao uso do capital próprio, ao possível aluguel das edificações (caso a empresa seja proprietária) perda de salários, etc.
Diferentemente do Ponto de Equilíbrio Contábil, o PEE visa a obtenção de lucro que pode ser estipulado pelo empresário.
Sua fórmula é: PEE = CF+L / PV uni - CV uni
- OBS: PV uni - CV uni = Margem de Contribuição Unitária. (wikipedia)
-
Há de se ressaltar as diferenças entre os Pontos de Equilíbrio, e assim, perceber que a questão fala do Ponto de Equilíbrio Contábil, e não o Econômico, já que não leva em consideração o Custo de Oportunidade.
Ponto de Equilíbrio Econômico: Considera o Custo de Oportunidade
(Custo Fixo Total + Custo de Oportunidade)/Margem de Contribuição Unitária
Ponto de Equilíbrio Contábil
(Custo Fixo Total)/Margem de Contribuição Unitária
Ponto de Equilíbrio Financeiro: Desconta a Depreciação (que diminui o lucro, mas não representa saída de caixa)
(Custo Fixo Total – Depreciação)/Margem de Contribuição Unitária
-
O Ponto de Equilíbrio Econômico visa estipular as unidades a serem vendidas para:
a) cubrir os gastos com os fatores relacionados à produção e comercialização: custos e despesas variáveis, mais os custos fixos.
b) remunerar o capital empregado, estipulado na forma de lucro.
-
errado,
o erro está em generalizar o resultado do ponto de equilíbrio, uma vez que esse é subdivido em contábil, econômico e financeiro. Ainda, o conceito da assertiva é o de ponto de equilíbrio contábil.
Desse modo, estaria correto se:
Atinge-se o ponto de equilíbrio econômico quando, considerando-se o custo de oportunidade do capital aplicado, a soma das margens de contribuição totaliza o montante indicativo de que não haverá lucro nem prejuízo.
PE. (i) Econômico - Fixos + custo de oportunidade; (ii) Financeiro - Fixos (-) depreciação, amortização, exaustão; (iii) Contábil - Fixos/mcu - a alternativa aplicou o conceito de Ponto de Equilíbrio contábil.