SóProvas


ID
1040821
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações jamais existiriam sem os funcionários. São eles que dão a dinâmica, a inovação e a energia necessárias para a consolidação de um empreendimento. Esse é o contexto da gestão de pessoas: formado por pessoas e empresas em interdependência. A respeito da Gestão de Pessoas, analise as assertivas abaixo.

I. Vê o colaborador como parceiro da organização, sendo que esse contribui com os seus conhecimentos, capacidades e habilidades.

II. Para ela, o colaborador é, obviamente, um importante recurso produtivo e todos os cuidados devem ser adotados para obter o máximo rendimento possível.

III. É definida por vários autores como sendo o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas e o controle de desempenho.

IV. É contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.  Chiavenato (2006) define que a gestão de pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional mediante os seguintes meios:

    • Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão: a função da gestão de pessoas é um componente fundamental da organização de hoje. Antigamente, a ênfase era coloca­da no fazer corretamente as coisas por meio dos métodos e das regras impostos aos funcionários e, assim, obter eficiência. O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir objetivos e resultados, sendo o principal objetivo da gestão de pessoas ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar sua missão.

    • Proporcionar competitividade à organização: isso significa saber empregar as habilidades e as capacidades da força de trabalho. A função da gestão de pessoas é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados.

    • Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados: dar reconhecimento às pessoas, e não apenas dinheiro, é o que constitui o elemento básico da motivação humana. Para melhorar o desempenho, as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem. Recompensar bons resultados, e não recompensar pessoas que não tenham um bom desempenho. Tornar claros os objetivos e o modo como eles são medidos.

    • Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho: enquanto antigamente a ênfase era colocada nas necessidades da organização, hoje os empregados precisam ser felizes. Para que sejam produtivos, os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente. Para os empregados, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal e as pessoas despendem a maior parte de suas vidas no trabalho, e isso requer uma estreita identidade com o que fazem. A felicidade na organização e a satisfação no trabalho são fortes determinantes do sucesso organizacional.

    • Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: qualidade de vida no trabalho (QVT) refere-se aos aspectos da experiência do trabalho, como estilo de gerência, liberdade e autonomia para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, segurança no emprego, carga horária adequada e tarefas significativas. Um programa de QVT procura estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho no sentido de satisfazer a maioria das necessidades individuais do empregado e tornar a organização um local desejável e atraente. A confiança do empregado na organização também é fundamental para a retenção e fixação do pessoal.

    • Administrar a mudança

    • Manter políticas éticas e comportamento social­mente responsável