SóProvas



Prova CETRO - 2013 - ANVISA - Analista Administrativo - Área 6


ID
1040818
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações são verdadeiros seres vivos. O crescimento gera maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, inclusive o aumento na qualificação geral dos funcionários. As pessoas passam a significar o diferencial competitivo e, nesse sentido, a gestão de pessoas possui desafios de altíssima complexidade para atender tanto às necessidades organizacionais quanto funcionais. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    Não entendi esse ''não mais com a empresa''?

  • @Antonio Tadashi: Pensei a mesma coisa.

  • A missao não é da empresa? Tambem nao entendi?


  • Acho as questões dessa banca confusas.

  • O gabarito está errado. A resposta correta é a letra b, conforme o Gabarito da Banca (questão 61 de Conhecimento Específico, Cargo 306): https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_gabarito/32461/cetro-2013-anvisa-analista-administrativo-area-6-gabarito.pdf. 

    PS: Já informei ao QC.


ID
1040821
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações jamais existiriam sem os funcionários. São eles que dão a dinâmica, a inovação e a energia necessárias para a consolidação de um empreendimento. Esse é o contexto da gestão de pessoas: formado por pessoas e empresas em interdependência. A respeito da Gestão de Pessoas, analise as assertivas abaixo.

I. Vê o colaborador como parceiro da organização, sendo que esse contribui com os seus conhecimentos, capacidades e habilidades.

II. Para ela, o colaborador é, obviamente, um importante recurso produtivo e todos os cuidados devem ser adotados para obter o máximo rendimento possível.

III. É definida por vários autores como sendo o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas e o controle de desempenho.

IV. É contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.  Chiavenato (2006) define que a gestão de pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional mediante os seguintes meios:

    • Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão: a função da gestão de pessoas é um componente fundamental da organização de hoje. Antigamente, a ênfase era coloca­da no fazer corretamente as coisas por meio dos métodos e das regras impostos aos funcionários e, assim, obter eficiência. O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir objetivos e resultados, sendo o principal objetivo da gestão de pessoas ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar sua missão.

    • Proporcionar competitividade à organização: isso significa saber empregar as habilidades e as capacidades da força de trabalho. A função da gestão de pessoas é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados.

    • Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados: dar reconhecimento às pessoas, e não apenas dinheiro, é o que constitui o elemento básico da motivação humana. Para melhorar o desempenho, as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem. Recompensar bons resultados, e não recompensar pessoas que não tenham um bom desempenho. Tornar claros os objetivos e o modo como eles são medidos.

    • Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho: enquanto antigamente a ênfase era colocada nas necessidades da organização, hoje os empregados precisam ser felizes. Para que sejam produtivos, os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente. Para os empregados, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal e as pessoas despendem a maior parte de suas vidas no trabalho, e isso requer uma estreita identidade com o que fazem. A felicidade na organização e a satisfação no trabalho são fortes determinantes do sucesso organizacional.

    • Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: qualidade de vida no trabalho (QVT) refere-se aos aspectos da experiência do trabalho, como estilo de gerência, liberdade e autonomia para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, segurança no emprego, carga horária adequada e tarefas significativas. Um programa de QVT procura estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho no sentido de satisfazer a maioria das necessidades individuais do empregado e tornar a organização um local desejável e atraente. A confiança do empregado na organização também é fundamental para a retenção e fixação do pessoal.

    • Administrar a mudança

    • Manter políticas éticas e comportamento social­mente responsável


ID
1040824
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A Administração de Recursos Humanos é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. A racionalidade nas decisões e a inteligência nos negócios são condições humanas. Acerca do assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) São premissas básicas da Gestão de Pessoas a racionalidade e a análise quantitativa.

( ) A Gestão de Pessoas acredita que a competição não é por mercados atuais e, sim, há uma hiperconcorrência por mercados futuros.

( ) A Gestão de Pessoas, em seus procedimentos e ações, visa a orientar a empresa para os processos.

( ) Estabilidade e previsibilidade são premissas da Administração de Recursos Humanos.

( ) Uma característica exclusiva da Gestão de Pessoas é a ênfase na produtividade do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    Só consegui acertar por causa das duas ultimas assertivas as demais considero uma interrogação.


ID
1040827
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Industrialização Clássica e Neoclássica e a era da Informação, cada uma delas, encaravam as pessoas e a estrutura organizacional com abordagens distintas. Nesse sentido, a área de pessoal passou por três etapas: Relações Industriais, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Sobre esse assunto, correlacione às colunas utilizando- se das siglas da Coluna A e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

RI. Relações Industriais.
RH. Recursos Humanos.
GP. Gestão de Pessoas.

Coluna B

( ) Terceirização de atividades não essenciais (outsourcing) e papel de consultoria interna.

( ) Surgem órgãos destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego.

( ) Além das tarefas operacionais e burocráticas, desenvolvem funções operacionais e táticas, como órgãos prestadores de serviços especializados.

( ) Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais com certa centralização e monopólio dessas atividades.

( ) Outras tarefas são acrescentadas como o relacionamento da organização com os sindicatos.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E

    Ainda bem que a I entregou o gabarito, as questões da CETRO são zuadinhas heim!

  • O gabarito é a letra E.

    Vejamos cada uma das assertivas, destacando as palavras-chave que “matam” a questão:

    (GP) Terceirização de atividades não essenciais (outsourcing) e papel de consultoria interna.

    (RH) Além das tarefas operacionais e burocráticas, desenvolvem funções operacionais e táticas,

    como órgãos prestadores de serviços especializados.

    (RH) Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e

    segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais com certa centralização e monopólio

    dessas atividades.

    (RI) Outras tarefas são acrescentadas como o relacionamento da organização com os sindicatos.

    Estratégia Concursos-Prof. Stefan Fantini


ID
1040830
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações atuais trabalham através de ações de cooperação e competição com outras empresas. A estratégia organizacional constitui o mecanismo através do qual a organização interage com seu contexto ambiental. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    Vixi! A banca quis impiriquitar tanto o texto para dificultar e acabou criando um monstrinho de questão. A ADM ja é complicada devido a aceitação de muito material, por vezes, sem comprovação cientifica ou base consensual entre os principais teóricos, se os formuladores de questão não tiverem senso critico a esse respeito e sair catando qualquer coisa por ai fica impossivel responder as questões. Não quero dizer que essa questão não esta apoiada em alguma teoria aceita, pode ser que eu não a conheça, mas acho que cada banca deveria escolher um autor ou dois e segui-los para evitar conflito teórico.

  • É frustrante estudar para uma banca com questões tão subjetivas e "viajantes" assim. Até agora, meus acertos foram por eliminação, prq encontrar embasamento teórico está difícil!

  • Estratégia Organizacional é o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Representa o caminho escolhido pela empresa para enfrentar as turbulências externas e aproveitar os seus recursos da melhor maneira possível. Aspectos:

    - É definida pelo nível institucional;

    - É planejada a longo prazo;

    - Envolve a empresa como uma totalidade;

    - É um mecanismo de aprendizagem organizacional.

    Missão - Quem somos?

    Visão - Para onde queremos ir?

    Analise Ambiental - O que há no ambiente?

    Análise organizacional - O que temos na empresa?

    Estratégia Organizacional - O que devemos fazer?

  • Estratégia organizacional é o caminho mais eficaz para a organização atingir os seus objetivos. Deve abranger toda a organização e seus níveis hierárquicos. A alta direção e a média gerência da empresa possuem papel principal na definição da estratégia e dos objetivos da organização, porque possuem informações privilegiadas e as competências necessárias para conduzir o processo (MEIRELLES, 1995).

    Os níveis operacionais devem ser envolvidos na definição da estratégia organizacional e dos objetivos porque podem contribuir com ideias que formarão as ações necessárias, pois estão na linha de frente e possuem uma sensibilidade aos fatos que impactam o cliente, muitas vezes não observados nas lideranças (DAFT, 2006).

    Os níveis operacionais, como no caso dos Operadores de Relacionamento, serão os executores da estratégia idealizada pelos dirigentes da empresa e precisam estar comprometidos com o processo para que não fracasse. A administração participativa sempre é preferível ao modelo centralizado de tomada de decisões, que é deficiente em gerar comprometimento e o clima organizacional adequado ao processo. (ANSOFF e MCDONNELL, 1993).


    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/estrategia-organizacional/33243


ID
1040833
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Há inúmeros fatores intervenientes que provocam significativas alterações no planejamento de Gestão de Pessoas. Acerca desses fatores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O texto que encontrei para justificar que absenteísmo pode não concretizar custos para a empresa:

    "A divisão rígida do trabalho cede lugar a equipes multifuncionais, nas quais cada colaborador está preparado para cumprir tarefas variadas, significando assim, o fim da era mecanicista e o início da era humana. É através da participação que os colaboradores envolvem-se com os objetivos e resultados das empresas e sentem-se parte integrante do processo estratégico e produtivo."
    Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/5856/gestao-participativa-uma-nova-realidade.html
  • A única lógica que eu achei para essa questão é que em uma gestão participativa, o absenteísmo tende a ser mais baixo.  Não achei outra explicação... aonde tem alguma bibliografia que corrobore  essa afirmacao?


  • Questão inteligente... imaginem uma empresa na qual você é estimulado a participar e usar a criatividade. As vezes o fato de você não estar na organização 8 horas por dia pode ser compensado pelo fato de você estar contribuindo com ideias geniais e entregando trabalhos inovadores, qualidades alcançadas graças a liberdade de participação com flexibilidade de horário que a empresa te proporcionou.

  • Obrigada pela contribuição Alex Leocadio!


ID
1040836
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações não têm como objetivo a improvisação, nem tampouco deixam processos ao acaso. Elas possuem padrões, sistemas, normas, regulamentos, equipamentos e pessoas para transformar matérias-primas em produtos acabados ou em prestação de serviços. Os processos de aplicar pessoas, ou seja, de orientação, desenho organizacional e de cargos e avaliação de desempenho humano sofrem inúmeras variações entre as empresas. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: " C " 

    -

    Os processos de Aplicar pessoas nas organizações de MÉDIO PORTE valem-se de meios rudimentares fundamentados em uma visão lógica e determinística. Nas empresas de GRANDE PORTE os processos de aplicar pessoas seguem um modelo orgânico, adaptável e flexível. O que sugere que há uma ênfase na eficácia exigindo que as pessoas, mirem mais as metas a alcançar e os objetivos a cumprir, obedecendo às NORMAS GENÉRICAS da organização. 

    -

    Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/40/32

    -

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia. 


  • Em minha opinião a opção A) também estaria correto.

  • ''A única pessoa que o delegado obedece é a mãe e a mulher dele''

    Eu ri nessa parte kkkkkkkkkk


ID
1040839
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Após vencer os obstáculos do processo seletivo, os candidatos são admitidos na organização e se tornam os novos membros desta. A Gestão de Pessoas, no atual contexto organizacional, não abre mão de integrar e socializar o novo funcionário. A esse respeito, analise as assertivas abaixo.

I. Um dos objetivos da socialização é garantir que comportamentos, práticas e filosofias do novo integrante da empresa sejam mantidos, respeitando- os mesmo que esses sejam impróprios e indesejados no novo contexto.

II. Na socialização, a organização espera que o novo colaborador renuncie a certo grau de sua liberdade de ação para poder seguir os preceitos internos.

III. Na socialização, é enfatizado que, nos primeiros meses na organização, o novo empregado receba as influências naturais que a empresa exercerá, pois ela intenciona proporcionar meios de satisfação no trabalho e, para tanto, é necessário que seja um processo, pelo menos nesse começo, de “mão única”; da empresa para o empregado.


IV. O contrato psicológico, que não está presente no processo de socialização, é um contrato explícito e formal entre funcionário e empresa, em que ambas as partes se comprometem, por cláusulas, a cumprir com as obrigações.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  “O Contrato Psicológico é um fenômeno psicossocial que ocorre sempre que se constroem vínculos, em que entra em jogo a satisfação de necessidades de duas ou mais partes”. Os vínculos psicossociais têm sua origem nas necessidades individuais e coletivas (HANDY, 1978). De acordo com ROUSSEAU apud MENEGON (2004) os Contratos Psicológicos dentro das organizações fazem referência às crenças individuais sobre termos de troca entre o empregador e o empregado. Para GUZZO e NOOAN (1994) os Contratos Psicológicos podem ser entendidos como o conjunto dos termos altamente subjetivos e específicos para cada empregado, termos estes que podem ser elementos concretos (salário, condições de trabalho) ou abstratos (segurança, desafio pessoal) de uma relação de troca entre empregado e empregador. A formação desta relação de troca tem início desde o processo de recrutamento e seleção do empregado e se prolonga durante todo o vínculo do empregado com a organização.  http://www.ead.fea.usp.br/Semead/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/365.pdf

  • I. Um dos objetivos da socialização é garantir que comportamentos, práticas e filosofias do novo integrante da empresa sejam mantidos, respeitando-os mesmo que esses sejam impróprios e indesejados no novo contexto. Errado. 

    II. Na socialização, a organização espera que o novo colaborador renuncie a certo grau de sua liberdade de ação para poder seguir os preceitos internos. Ao assimilar a filosofia da empresa, o colaborador tem, muitas de vezes, de confrontá-la com sua própria filosofia, resultando em mudanças de pensamentos e ações ou, nas palavras do item, em renúncia a certo grau de sua liberdade de ação. OBS: Acredito que incluir o termo "da empresa" após o "internos" daria mais precisão à assertiva. Certo. 

    III. Na socialização, é enfatizado que, nos primeiros meses na organização, o novo empregado receba as influências naturais que a empresa exercerá, pois ela intenciona proporcionar meios de satisfação no trabalho e, para tanto, é necessário que seja um processo, pelo menos nesse começo, de “mão única”; da empresa para o empregado. A recíproca (empregado-->empresa) também pode ser verdadeira. Errado.


    IV. O contrato psicológico, que não está presente no processo de socialização, é um contrato explícito e formal entre funcionário e empresa, em que ambas as partes se comprometem, por cláusulas, a cumprir com as obrigações. O contrato psicológico, como seu próprio nome já faz referência, é um contrato metafísico, subjetivo, abstrato etc. Errado.


    Gabarito: C.

ID
1040842
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Atualmente, rápidas mudanças nos cargos estão ocorrendo, exigindo que as habilidades dos empregados mudem e se atualizem com frequência. Acerca do desenvolvimento e da capacitação de pessoas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. 

    DEFINIÇÕES DE TREINAMENTO

    (Segundo Borges-Andrade, Abbad e Mourão, 2004)


    Hinrichs (1976)

    “Treinamento pode ser definido como quaisquer procedimentos, de iniciativas organizacionais, cujo objetivo é ampliar a aprendizagem entre os membros da organização”.

    Nadler (1984)

    “Treinamento é aprendizagem para propiciar melhoria de desempenho no trabalho atual”.

    Wexley (1984)

    “Treinamento é o esforço planejado pela organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos relacionados ao trabalho por parte de seus empregados”.

    Departamento do Reino Unido

    de emprego (1971, apud LATHAM, 1988)

    “Treinamento é o desenvolvimento sistemático de padrões dos comportamentos, atitudes, conhecimentos e habilidades requeridos por um indivíduo, de forma a desempenhar, adequadamente, uma dada tarefa ou trabalho”.

    Goldstein (1991)

    “Treinamento é uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho”.

    Em suma, na maioria das provas de concurso, treinamento significa o conjunto de eventos planejados sistematicamente pela organização para remover lacunas nas competências do indivíduo, as quais não são devidas a condições inadequadas de trabalho

    VEJA BEM!

    O conceito de treinamento está relacionado ao desenvolvimento de competências nas atividades e atribuições do cargo atual do funcionário.


  • Gab.: A

    Errei por causa da palavra ''experiencia'', pensei que o treinamento fosse um processo de aprendizagem e não uma experiencia de aprendizagem.

  • Bizu: treinamento = preparar para o cargo atual; desenvolvimento: preparar para um comportamento futuro (desenvolvimento para propor novas soluções, desenvolver habilidades para assumir nova posição etc.).


    a) Treinamento é uma experiência de aprendizagem que busca melhorar a capacidade do funcionário no cargo. Certo.

    b) Desenvolvimento de pessoal foca em como o funcionário pode ser mais eficaz nas atribuições do momento, focando no cargo atual e nos resultados imediatos. Não. Desenvolvimento = futuro = outro cargo. Errado.

    c) O treinamento no cargo (onthejob) é uma prática em desuso, pois as mudanças tecnológicas estão rápidas, dificultando uma programação sistemática. O treinamento não está em desuso, muito menos as rápidas mudanças tecnológicas dificultam uma programação sistemática. Errado.

    d) Há várias técnicas e métodos de instrução programada, mas, com o avanço tecnológico, a sua utilização será cada vez menor. Como seu nome já ajuda a compreender, instrução programada é, digamos assim, a modularização das instruções a serem passadas ao colaborador, e, logicamente, não há relação de causa-efeito entre o avanço tecnológico e a redução crescente de tal técnica. Errado.

    e) A rotação no cargo (jobrotation) envolve deslocar um “tutor” para orientar um grupo de funcionários com potencial para ocupar cargos de maior complexidade. Rotação no cargo é o método que proporciona ao colaborador experimentar e/ou atuar em outro cargo com o fito de impulsionar seus CHA (conhecimentos, habilidades e atitude). Errado.

    Gabarito: A.


ID
1040845
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ao aceitar um emprego em uma grande organização, é certo que o funcionário passará por algum tipo de treinamento. Essa atividade é necessária tanto para novos funcionários como para os já experientes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.  Segundo Ribas e SALIM.

    Ferramentas do diagnóstico

    O levantamento das necessidades de treinamento ainda pode ser realizado com informações extraídas com as seguintes ferramentas:

    • Avaliação de desempenho.

    • Observação.

    • Questionário.

    • Solicitação de supervisores e gerentes.

    • Entrevistas com supervisores e gerentes.

    • Reuniões interdepartamentais.

    • Exame de empregados.

    • Modificação do trabalho.

    • Entrevista de saída.

    • Análise de cargos.

    • Relatórios periódicos.


  • a) O levantamento e avaliação de necessidades de treinamento referem-se a como os candidatos a um emprego ou os atuais funcionários são capazes de desempenhar uma tarefa. Ver conceito correto de levantamento e avaliação de necessidades de treinamento no item B. Errado


    b) O levantamento e avaliação de necessidades de treinamento, ao fazer uma análise dos objetivos da organização, buscam indicações do tipo de treinamento que precisará ser realizado. Certo.   


    c) O treinamento em sessões significa que estas têm longa duração e acontecem em um período de tempo relativamente curto. A duração das sessões varia de acordo com as necessidades da organização. Errado.   


    d) As habilidades de um treinando são as únicas características individuais que afetam o resultado do treinamento. Outras características individuais também podem afetar o resultado do treinamento, a exemplo do trinômio CHA (conhecimento, habilidade e atitude). Errado.   


    e) O excedente de aprendizado é algo prejudicial ao treinando, uma vez que confunde e impede a consolidação dos conhecimentos numa sequência lógica e hierarquizada. Viagem danada. Quando que se exceder em um aprendizado pode se tornar algo prejudicial ao treinamento? Errado.   



    Gabarito: B.


ID
1040848
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Há critérios que servem como padrão para avaliação do treinamento. Sobre eles, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nível 1 - Reação: satisfação com o programa de treinamento em si, pode ser positiva ou negativa.

    Nível 2 - Aprendizagem: aumento dos conhecimentos, melhorias das habilidades.

    Nível 3 - Comportamento: melhorias no desempenho do treinando no trabalho.

    Nível 4 - Resultado: mudanças ocorridas no nível da organização em função do treinamento.


ID
1040851
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do desenvolvimento e capacitação de pessoas, correlacione as colunas, marcando C para o processo de coaching ou M para o processo de mentoring e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Prepara as pessoas, focando, prioritariamente, novos saltos qualitativos.

( ) Relacionamento formal de curto prazo.

( ) Foco no aprendizado. Tentativa e erro como característica.

( ) Relação de autoridade formal inexistente.

( ) Foco exclusivo na pessoa. Foco na ação global.

Alternativas
Comentários
  • Coaching é um processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente.

    Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional.
    Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching/o-que-e-coaching-e-mentoring/
  • Preciso deixar registrado a maldade do autor da questão na letra B e E. Ele sabia que iam responder na eliminação e inseriu a mais ambigua para desempate (Item I).


ID
1040854
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A comunicação é um dos processos fundamentais da gerência e do comportamento organizacional. Pode ser analisada por funções amplas e redes de comunicação. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: " A " 

    -

    COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 

    -

    Redes formais  em pequenos grupos   As redes formais na organização podem ser muito complexas. Elas podem incluir, por exemplo,  centenas de pessoas e dezenas de níveis hierárquicos. Para simplificar, condensamos estas redes em pequenos grupos,  de cinco pessoas cada, em três tipos comuns: CADEIA,  RODA e TODOS OS CANAIS. 

    -

    Cadeia: Segue rigidamente a cadeia formal de comando. Esta rede é do tipo encontrado em uma organização de três níveis rígidos. É o indicado quando o mais importante é a precisão. 

    .

      Roda: Depende do líder para agir como conduto central de toda a  comunicação do grupo. Esta rede de comunicação pode ser encontrada em uma equipe com um líder forte. Facilita a emergência de um líder.  

    .

    Todos os Canais: Permite que todos os membros do grupo se comuniquem ativamente uns com os outros. Este tipo de rede geralmente é encontrado na prática em equipes autogerenciadas, nas quais todos os membros do grupo têm liberdade para contribuir e ninguém assume o papel de líder. É a melhor para a satisfação dos membros. 

    -

    Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/4394097/trabalho-comunicacao-organizacional

    -

    -

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia. 


  • Conteúdo contido na obra Gestão de Pessoas Para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim (2013).

  • Amiga Jemima teceu excelentes comentários, porém se atrapalhou na hora de marcar o gabarito

    GABARITO CORRETO: D

  • A rede formal de comunicação, denominada “Roda”, é exemplo de uma rede altamente centralizada.


ID
1040857
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As redes informais de comunicação, numa organização, constituem o caminho primário por meio do qual tanto rumores como informações fatuais são transmitidos às pessoas. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A quantidade de redes informais na organização é sempre muito restrita, pois as organizações exercem controle rigoroso e efetivo sobre elas.

II. Os rumores, à medida que fluem através da organização, são percebidos como reais e verdadeiros.

III. Os rumores têm uma característica específica que é o seu efeito quase inócuo sobre o trabalho e sobre os processos organizacionais.

IV. Os rumores são criados para responder às perguntas feitas e não respondidas, ou respondidas parcialmente, sobre algo importante, para as pessoas envolvidas nas questões.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: " C "

    -

    O boato (rumores)  dentro das organizações se distingue em variados temas, os executivos têm que estar cientes sobre todas as fofocas que correm dentro da empresa, para poderem tomar decisões e esclarecimentos sobre tal boato. Em tempos de grandes crises, o administrador tem que saber que não adianta ignorar, querer exterminar ou tentar corrigir o boato com outro boato, esse é o maior erro das pessoas. 

    -

    O boato (rumor) tem que ser esclarecido, informando se os rumores espalhados através do boato são verdadeiros ou não. Havendo falhas na comunicação, o administrador poderá assinar a falência de sua empresa tentando amenizar o boato, através de uma informação inverídica.

    -

    -

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia. 



  • I. A quantidade de redes informais na organização é sempre muito restrita, pois as organizações exercem controle rigoroso e efetivo sobre elas.  (As organizações não conseguem ter controle sobre as redes informais)

    II. Os rumores, à medida que fluem através da organização, são percebidos como reais e verdadeiros. 

    III. Os rumores têm uma característica específica que é o seu efeito quase inócuo sobre o trabalho e sobre os processos organizacionais. (Inócuo - que não causa dano material, físico, orgânico; que não é nocivo, prejudicial. | que não causa dano moral, psicológico ou afim; improvável de causar ofensa moral. E sabemos que os rumores podem sim causar danos)

    IV. Os rumores são criados para responder às perguntas feitas e não respondidas, ou respondidas parcialmente, sobre algo importante, para as pessoas envolvidas nas questões. 


ID
1040860
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing direcionado para o colaborador é uma tendência para o crescimento organizacional por meio de práticas que proporcionem a satisfação e consequente motivação para os indivíduos em suas organizações. A respeito do endomarketing, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Um dos objetivos do marketing interno ou endomarketing é trabalhar ações internas que visem ao melhor atendimento externo como consequência.

( ) O endomarketing requer, por parte do cliente interno da empresa, comprometimento e adesão de valores e dos objetivos da organização.

( ) Para uma aplicação efetiva do endomarketing, é fundamental que ele seja constituído como parte da gestão estratégica da organização, e, mais do que isso, que esteja devidamente alinhado com os “desejos organizacionais".

( ) O foco do endomarketing, no que diz respeito a sua funcionalidade, não precisa considerar a participação de mercado desejada e nem a lucratividade dimensionada pela empresa.

( ) O foco nos resultados é premissa fundamental para toda e qualquer ação empresarial, mesmo sendo voltada para o público interno. Portanto, o endomarketing se enquadra nessa premissa.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    A questão foi verificada e não foram encontrados erros. O enunciado  e as alternativas estam como indicados na prova publicada no site da banca!


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidade e desejos dos consumidores.


    Amplamente difundido pelo estudioso Bekin no ano de 1995, onde discute o que o especialista Philip Kotler anteriormente chamou de Marketing Interno das Organizações, além de resumir o conceito de ser um processo gerencial denominado de Marketing Empresarial. Vale ressaltar que para o endomarketing o colaborador é seu target e denominado de público interno. Para alguns esta ferramenta pode ser aliada a gestão estratégica do Departamento de Recursos Humanos, pois seu papel é de fundamental importância ao público interno, que são os colaboradores, cujo objetivo principal é justamente integrar as relações entre a empresa e seus funcionários, por meio de uma comunicação uniforme e que compartilhe com todos a cultura da empresa.


    Em análise, é importante saber sobre o conceito que Philip Kotler afirmou ser o ideal, o qual mostra a evolução do Marketing inserido em uma organização de acordo com cada etapa/estágio aferidas por Kotler. O Primeiro se refere a função do departamento, onde em seu lugar a área de vendas, contabilidade ou finanças assumem suas responsabilidades; a segunda, onde as funções se alocam no departamento de Vendas, como uma ferramenta de auxílio; em terceiro, o departamento de marketing começa a se formar, porém ainda está em processo de desenvolvimento, onde se faz necessário o investimento em pesquisa, desenvolvimento de novos produtos, propaganda entre outros. O quarto e último estágio é o momento no qual a empresa institui oficialmente o departamento com suas respectivas e pertinentes funções.


    OBS: o único erro esta nessa assertiva:  O foco do endomarketing, no que diz respeito a sua funcionalidade, não precisa considerar a participação de mercado desejada e nem a lucratividade dimensionada pela empresa.


    Pois, A internacionalização dos negócios terminou por induzir a transformação dos mercados, que agora se voltam para o setor de serviços com maior interesse e disposição de investimentos.


ID
1040863
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para muitos autores, existe certo consenso de que o marketing interno precede o marketing externo, ou seja, antes de uma organização focar enfaticamente o mercado externo, uma série de procedimentos, ações e medidas devem acontecer no nível interno. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: " D " 

    -

    Para Bekin (1995), o endomarketing vem “facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando objetivos da organização, harmonizando e fortalecendo estas relações.” Vasconcelos (2004) defende que a missão inicial do endomarketing é despertar nos funcionários a noção de responsabilidade e cooperação, além de ajudar várias áreas da Administração, pela sua multidisciplinaridade é útil aos administradores de todas as áreas, sendo o endomarketing uma ferramenta interdisciplinar, situando-se numa região fronteiriça, com condições de facilitar a sinergia entre o RH e o Marketing. 

    -

    -

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia. 


  • endomarketing  além de ajudar várias áreas da Administração, pela sua multidisciplinaridade é útil aos administradores de todas as áreas, sendo uma ferramenta interdisciplinar

  • Muito boa sua explicacao, Jemima, e belissimo texto biblico.

  • Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o (índice de rotatividade).

    A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa – eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

    Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um restaurante. Quanto estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da empresa, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos.

    Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio: começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.

    FONTE:https://rockcontent.com/blog/endomarketing/

    RESPOSTA LETRA D.

  • O endomarketing cresceu muito nos últimos anos, conquistando cada vez mais espaço no ambiente corporativo. Hoje, é visto como uma área interdisciplinar bastante eficaz para alavancar a motivação e o engajamento dos colaboradores de uma empresa.


ID
1040866
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dezenas de dimensões do clima têm sido estudadas, o que passa a ideia da complexidade e amplitude de uma definição sobre clima. Sobre o clima organizacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O estudo do termo clima organizacional tem como missão principal a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores de determinada empresa. O interesse em clima organizacional iniciou-se na década de 1930 e aumentou bastante durante a década de 1960. A literatura mostra diversas definições para esse termo, como: apoio organizacional percebido”(EISENBERG; HUNTINGTON, 1986)[1] , “a estrutura da organização”(PAYNE; PUGH, 1976)[2] e “o grau de similaridade entre as expectativas da organização e as dos empregados” (GLICK, 1985).


    O conceito de clima organizacional deu inicio à uma nova perspectiva da Administração, ao buscar explicações  para o desempenho do trabalho humano, por meio de relações entre o clima organizacional e outros aspectos relevantes do cotidiano, como liderança, satisfação, ética, motivação,rotatividade, entre outros (OLIVEIRA,1996)[4] . Kolbet al (1978)[5] identificou outros aspectos relacionados ao conceito, como conformidade, padrões, recompensas,responsabilidade, apoio, clareza organizacional e calor humano.


    Essa ferramenta permite a empresa uma visão geral de como está o ambiente organizacional, por meio da percepção dos empregados é possível identificar os pontos positivos e os negativos, com isso buscar o aperfeiçoamento para manter um bom nível de produtividade.

  • Quanto a letra E: Clima organizacional não é o Sérgio Moro, é apenas descritivo.


ID
1040869
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações, hoje, precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível, de forma que esse valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. A pesquisa de clima deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais. A respeito do assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A variável “o trabalho em si” avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os diversos setores da instituição.

( ) Conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário e distribuição de tarefas é medida pela variável “estilo gerencial”.

( ) A variável “orientação para resultados” mede uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.

( ) A variável “qualidade de vida no trabalho” avalia o grau de preocupação da empresa sobre as condições biopsicossociais do trabalhador na empresa.

( ) A variável “condições físicas de trabalho” avalia a percepção e satisfação dos funcionários quanto às estratégias de prevenção e controle sobre os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais a que estão sujeitos os colaboradores.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho em si. Trata-se de entender se as tarefas

    realizadas pelos funcionários são estimulantes ou

    desestimulantes.

    Foco nos resultado. Trata-se de entender se os funcionários

    percebem o foco nos resultados utilizado como algo razoável ou

    algo ruim,


  • Gabarito: " D " 

    -

    O trabalho em si – com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário, distribuição, suficiência de pessoal, etc; 

    -

    Estilo Gerencial – aponta o grau de satisfação do funcionário com a sua chefia, analisando a Qualidade de supervisão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento, etc;

    -

    Orientação para resultados – Verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.

     

    Qualidade de Vida no Trabalho - a visão de qualidade de vida no trabalho é muito mais abrangente, sendo chamada de biopsicossocial e vinda da medicina Psicossomática a qual propõe a visão holística do ser humano e não compartimentalizada. Daí ele ser o eixo conceitual de qualidade de vida no trabalho.

    “A Qualidade de Vida no Trabalho é uma gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sócio-psicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas”  (FERNANDES 1988).



    Disponível em: Fonte:https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/a-importancia-da-qualidade-de-vida-no-trabalho-para-o-bem-estar-do-colaborador© Psicologado.com 


    Condições físicas do trabalho – verifica a Qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais;

    -

    Disponível em: http://www.guiarh.com.br/x28.htm

    -

    -

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia



ID
1040872
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As pessoas da organização que formam o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima favorável que conduz a resultados. Alguns autores entendem que há três fatores: (1) equidade, (2) realização e (3) companheirismo que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima positivo. Acerca desses fatores, analise as assertivas abaixo.

I. Companheirismo é a busca por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção na posição.

II. Realização é saber que o reconhecimento positivo do trabalho funciona como agente estimulador.

III. Equidade é a percepção que os funcionários têm dos seus superiores quanto a ações justas na sua relação com a estrutura social: remuneração e avaliação de desempenho.

IV. Realização é entender que o melhor clima possível elimina o conflito, que só traz instabilidade e incerteza.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Conflito pode ser positivo.  "Quando adequadamente solucionado e resolvidos, os conflitos conduzem a mudanças organizacionais que predispõem à inovação" (Chiavenato - Recursos Humanos)

  • Segundo Araújo (2006, p. 4-5),

    Equidade: percepção que os funcionários têm dos seus superiores quanto a ações justas na sua relação com a estrutura social: remuneração e avaliação de desempenho.

    Realização: estar bem na organização, ser considerado, respeitado no trabalho que executa, estar numa organização com responsabilidade social que respeite as leis, principalmente aquelas que atingem a população mais diretamente, como, por exemplo, as questões ambientais. É saber que o reconhecimento positivo do trabalho funciona como agente estimulador.

    Companheirismo: as pessoas buscam por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção na posição.

    *** O melhor clima possível não elimina a existência de conflitos, mas deve eliminar o conflito predador, aquele que só traz a instabilidade e a incerteza.

    ARAUJO, L. C. G. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.


ID
1040875
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os conflitos são comuns no cotidiano organizacional. Adotar e saber os vários estilos para administrá-los, conhecendo os seus antecedentes e os efeitos, é condição básica para qualquer gestor. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E

    Será que só eu estou achando péssimo o portugues de quem fez as questões dessa disciplina nesta prova? Tudo fica muito confuso, credo!

  • a) são condições antecedentes de conflito os recursos compartilhados quando os recursos da organização são abundantes e cada grupo quer ter o maior proveito destes.   Se os recursos são abundantes, então não haverá conflitos. Errado.  

    b) o conflito que surge da compreensão de que os objetivos são diferentes entre as pessoas, e que há oportunidades de interferência ou bloqueio, é chamado de formal ou experienciado.   Até onde eu saiba, não existe conflito formal. Além disso, formal e experienciado (ou velado) se contradizem. Errado.  

    c) o estilo de compromisso consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para serem resolvidos posteriormente.  A descrição é do estilo de acomodação (vide explicação dos estilos nos comentários da questão Q338789). Errado.  

    d) o conflito, quando usado como meio de chamar a atenção para os problemas existentes, é, claramente, um resultado negativo do conflito.  Quando o conflito aponta para a existência de um problema, é um ponto positivo para a organização, pois os gestores poderão resolvê-lo. Errado.  

    e) o conflito pode despertar sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas. Essa é uma das facetas provocadas pelo conflito. Certo.   


    Gabarito: E.

  • letra C é acomodação:

    2. Acomodação - grau de cooperação para suavizar as coisas e manter harmonia

    Resolver pontos menores de discordância e deixar problemas maiores para frente. Funciona quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é muito importante, quando se pretende construir créditos sociais para utilizar em outras situações ou quando manter harmonia é o mais importante

  • GABARITO LETRA E

     

     

     

     

    DIZ RESPEITO A ABORDAGEM INTERACIONISTA DE GESTÃO DE CONFLITOS

     

     

    VISÃO INTERACIONISTA: Para esta visão, os conflitos devem ser encorajados, pois o ambiente totalmente armonioso e pacífico torna-se também apático e incapaz de ajustar-se ao ambiente e inovar.

    Nem todos os conflitos são bons, mas apenas os funcionais - que geram competitividade. Os conflitos disfuncionais - aqueles que atrapalham o desempenho, devem ser evitados.


ID
1040878
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As Bases do Poder de French e Raven e as fontes do poder político de Yukl referem- se, respectivamente, ao poder que uma pessoa tem sobre a outra e o poder nas organizações. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá,

    A banca Cetro tem o hábito de trazer algumas questões estranhas, fiquei em dúvida entre a A e B.

    A cooptação eleitoral é bem comum, nós vemos na mídia vários exemplos.

    Contudo, a letra A foi a que eu marquei e errei.

    Alguém ajuda?

  • Assim como o colega também marquei a letra A, visto que penso ser a mais pertinente da questão,  pois nos jogos políticos que se constroem as bases de poder há  a construção de alianças, com o devido apoio das partes.

  • fui de A

  • Letra A é o conceito de formar coalizões.

    Gab. B


ID
1040881
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional desempenha diversas funções em uma organização, como:

I. retirar dos funcionários o sentido de identidade, uma vez que todos os membros da organização passarão a ter a mesma opinião sobre inúmeras questões técnicas, sociais, políticas e de interação entre as pessoas.

II. aumentar a autoridade formal e os sistemas de controle para garantir que todos os funcionários caminhem para uma mesma direção.

III. ajudar a manter a organização coesa; a cultura deve ser vista como uma “argamassa social”.

IV. ser o mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamento dos funcionários.

É correto o que está contido em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.  Só fiquei um pouco em dúvida ao ler "mecanismo de controle".

  • As funções da Cultura


      Definidora de fronteiras: cria distinções entre uma organização e outras. 


     Proporciona um senso de identidade aos membros da organização. 


     Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um. 


     Estimula a estabilidade do sistema social. Mantém a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os funcionários vão fazer ou dizer. 


     Serve como sinalizador do sentido e mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamento dos funcionários.

  • obs: argamassa social , essa e completamente novo para mim... essas bancas pequenas inventam umas coisas que só jesus na causa mesmo kkkkk....

  • Cultura é um termo genérico utilizado para significar duas situações distintas. De um lado, o conjunto de costumes e realizações de um povo ou época, e de outro, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto humano consideradas coletivamente. Como veremos adiante, a Cultura Organizacional de nada tem a ver com esses dois significados.


    A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.,


    Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas


    I - ERRADA - retirar dos funcionários o sentido de identidade

    II. ERRADA -  aumentar a autoridade formal e os sistemas de controle

  • Rafael, não foi a banca que inventou o termo "argamassa social". Está no livro do Robbins ;)

  • Sobre Argamassa social:

    Para Robbins (2002, p.503), “é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os funcionários vão fazer ou dizer”.

  • Não existe organização sem cultura, portanto é necessário que haja entendimento de todos os membros da organização das principais características da cultura para que ocorra o bem estar individual e coletivo resultando numa interação social, tornando indivíduos seres mais socializados. A cultura pode ser entendida como um sistema simbólico, tal como a arte, o mito, a linguagem, a comunicação entre as pessoas e os grupos sociais. Ela permite a elaboração de um conhecimento consensual sobre o significado do mundo e também serve como um instrumento de poder e legitimação da ordem vigente.

    A cultura organizacional é a base da organização. São as crenças comuns que se refletem nas tradições e nos hábitos, bem como em manifestações mais tangíveis – histórias, símbolos, edifícios e produtos. Para Mintzberg et al. (2000) a força de uma cultura está em legitimar as crenças e os valores compartilhados entre os membros de uma organização. A cultura organizacional não existiria sem as pessoas.

    A cultura é um fator que diferencia uma empresa da outra. Existem culturas inovadoras, que incentivam a tomada de riscos e de novas ideias. Também existem culturas conservadoras, que apreciam a segurança e o cuidado em mudar de direção.

    A cultura dá um senso de identidade aos membros da empresa. Muitas pessoas procuram trabalhar em organizações que valorizam as mesmas coisas do que elas.

    A cultura desempenha diversas funções dentro de uma organização, tendo um papel de definidora de fronteiras, criando distinções entre uma cultura e outra dentro de uma empresa. Proporciona um senso de identidade aos membros da organização, de onde mostra a autenticidade promovendo a veracidade de cada um. Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais, pois o trabalho em equipe promove o sucesso de todos, estimulando a estabilidade do sistema social. Servindo como um sinalizador de sentido de controle orientando ás atitude e comportamento dos colaboradores.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes


ID
1040884
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Não se pode ignorar os aspectos potencialmente disfuncionais da cultura, que afetam a eficácia da organização. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A cultura torna-se um passivo quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que poderiam melhorar a eficácia da organização.

( ) Tradicionalmente, os fatores básicos que norteavam as decisões sobre aquisições e fusões estavam relacionados a vantagens financeiras ou à sinergia de produtos e não levavam em consideração a compatibilidade cultural. Atualmente, isso mudou.

( ) A cultura torna- se um passivo quando nas aquisições e fusões as culturas das empresas tiverem compatibilidade entre si.

( ) A cultura tornar- se- á um passivo quando, na contratação de novos funcionários, esses não buscarem se enquadrar à organização, isto é, não aceitarem os valores essenciais da cultura organizacional.

( ) A cultura torna-se um passivo quando limita a amplitude de valores e estilos aceitáveis, exercendo pressão sobre a conformidade dos funcionários.

Alternativas
Comentários
  • O termo passivo utilizada pela banca é no sentido grosseiramente falando parecido com o da contabilidade, o famoso passivo e ativo.

    tendo o passivo como algo negativo ou algo que não da certo, da para resolver os itens.


    I - valores compartilhados não estão em concordância (sendo assim será algo negativo para a empresa)  = VERDADEIRO

    III - as culturas das empresas tiverem compatibilidade entre si ( sendo assim algo positivo e não um passivo) = FALSO


    Com essas duas já tem o gabarito B

  • (V) A cultura torna-se um passivo quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que poderiam melhorar a eficácia da organização. 

    (V) Tradicionalmente, os fatores básicos que norteavam as decisões sobre aquisições e fusões estavam relacionados a vantagens financeiras ou à sinergia de produtos e não levavam em consideração a compatibilidade cultural. Atualmente, isso mudou. 

    (F) A cultura torna- se um passivo quando nas aquisições e fusões as culturas das empresas tiverem compatibilidade entre si. 

    (F) A cultura tornar- se- á um passivo quando, na contratação de novos funcionários, esses não buscarem se enquadrar à organização, isto é, não aceitarem os valores essenciais da cultura organizacional. 

    (V) A cultura torna-se um passivo quando limita a amplitude de valores e estilos aceitáveis, exercendo pressão sobre a conformidade dos funcionários. 


    Descrevemos que a principal disfunção da cultura organizacional é a de criar barreiras à mudança. Uma organização forte produz membros com um conjunto de comportamentos explícitos que funcionaram bem no passado. Naturalmente, a expectativa é de que funcionem bem no futuro. No entanto, podem produzir rigidez na organização, dificultando as necessárias mudanças. Outra disfunção é que ela pode criar conflitos dentro da própria organização. Subculturas podem se tornar tão coesas que acabam desenvolvendo valores suficientemente distintos que separam o subgrupo do resto da organização. Subculturas que se desenvolvem em velocidades diferentes de outras unidades geram falta de coordenação interna e afetam as relações externas.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes


ID
1040887
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os costumes, as tradições e a maneira usual de fazer as coisas em uma organização dependem muito do que foi feito antes e do grau de sucesso que foi então alcançado. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A força e o conteúdo da cultura de uma organização têm influência sobre o clima e o comportamento ético de seus membros. 


    Padrão ético relaciona-se: à possibilidade de correr riscos, à não estimulação da competição excessiva, à atenção a quais objetivos foram alcançados e a maneira como eles foram atingidos.



    O que pode ser feito pelos executivos, corpo gerencial da empresa para a criação de uma cultura organizacional mais ética?


     • Seja um modelo visível. 


    • Comunique expectativas éticas: crie códigos de ética organizacional, contendo os valores essenciais da organização e estabelecendo regras.


    • Ofereça treinamento ético: reforce os padrões de conduta desejáveis. 


    • Seja claro ao recompensar as atitudes éticas e punir as antiéticas. 


    • Forneça mecanismos de proteção: a organização precisa fornecer mecanismos formais para que os funcionários possam discutir os dilemas éticos e reportar as eventuais transgressões sem medo de reprimendas. Exemplo: Conselho de ética.

  • A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.,

  • GABARITO "D"

    a) A fonte primordial da cultura organizacional é do mercado do país em que ela estará atuando.

    Errado. A cultura se relaciona com o mercado do país, mas essa não é sua fonte. A fonte para cultura são os valores e crenças compartilhados na organização.

    b) O processo de socialização não pode ser confundido como um processo que ajuda na adaptação à cultura organizacional.

    Errado. É justamente o contrário. O processo de socialização ajuda na adaptação dos novos membros.

    c) A cultura organizacional positiva enfatiza o desenvolvimento funcional e, para tanto, foca os pontos fracos do funcionário e o quanto esses defeitos estão prejudicando os resultados organizacionais.

    Errado. Se ela enfatiza o desenvolvimento funcional, como pode focar os pontos fracos dos funcionários?

    d) A cultura organizacional com maior probabilidade de promover um elevado padrão ético é aquela voltada tanto para os fins quanto para os meios.

    Correto. Não apenas um ou outro, mas os dois em conjunto. Uma cultura com elevado padrão de ética não se preocupa em apenas chegar a um objetivo, mas, também, a forma como chegará.

    e) Para a empresa criar uma cultura organizacional mais ética, não é recomendada a comunicação das expectativas éticas ou da criação de um código de condutas éticas a serem seguidas pelos seus colaboradores, visto que os valores éticos já são trazidos pelos funcionários e poderiam causar contradições, constrangimentos e até desmotivação.

    Errado. É justamente o contrário. É RECOMENDADO criar um código de ética que seja compartilhado e acatado pelos membros da organização.

    BONS ESTUDOS! :)


ID
1040890
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Muitas organizações estão migrando de sistemas tradicionais para sistemas baseados em competências. Essa tendência é mundial e tem sido seguida por empresas de todos os ramos de atividade e de todos os portes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B
    Questão horrivel! Então quer dizer que é a remuneração estratégica por competências que permite mensurar a entrega de competencias de um colaborador? Não são as Avaliações de Desempenho que subsidiam as politicas de remuneração e premiação?

  • Geralmente comento item por item, mas esse assunto Gestão por Competência, se você ficar procurando justificar cada item partindo da literatura... Nunca vai achar uma justificativa! 

     

    Letra (B).

    Comentário: A complexidade de atuação do profissional no conjunto de competências é que define, portanto, a faixa salarial na qual ele será colocado e é um dos elementos de decisão sobre seu posicionamento ao longo da faixa.
     

     

     

    At.te, CW.

    - ANDREIA RIBAS & CASSIANO SALIM. Gestão de Pessoas para Concursos. Editora Lumnus, 2013.


ID
1040893
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para muitas empresas, o conceito de competências essenciais (core competence) ainda não está claro. Acerca de competências essenciais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    Muitas empresas estão terceirizando suas atividades meio para se dedicarem mais as suas atividades fins, as competencias necessarias para lidar com essas atividades fins foi denominada de core competences, são elas que mostram que uma empresa é tão boa ou melhor que suas concorrentes naquilo que se propõe a fazer. Diante do exposto é estranho esse gabarito não é mesmo? Não ligue esse examinador é doido. Ele diz que o conceito não esta claro para muitas empresas, mas acho que nem para ele ficou  claro.

  • Competências essenciais: Fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia.

    Fonte: Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó.

    Obs. Queria saber a fonte que esse examinador retira esses conceitos!!

  • Não acho que tenha nada a ver com isso ae. Essa banca CETRO é pior q a Cespe na hora de inventar coisas.

  • Essas pestes de bancas estão achando pouco a quantidade de literatura sobre o assunto e vão buscar a teoria num artigo científico?!

    Após o desabafo...


                Título: PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO: FATORES DE PRODUÇÃO OU FONTE DE PODER ESTRATÉGICO?
                Autor: Antonio Alves Filho
                Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/8062/7445


    Resposta: Letra (B). (pág. 5, 2ª coluna, linha 10, supracitado artigo)


    Uma competência específica de organização representa a soma do aprendizado de todos os conjuntos de habilidades, tanto em nível pessoal, quanto de unidade organizacional;


    At.te, CW.


ID
1040896
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação a competências essenciais da organização, analise as assertivas abaixo.

I. São as portas de entrada para os mercados do futuro.

II. Podem perder seu valor com o tempo, mas, quanto mais são usadas, mais aprimoradas e mais valiosas elas se tornam.

III. Toda vantagem competitiva de uma organização é uma competência essencial.

IV. O que mantém e manterá a competitividade de uma empresa é sua herança, ou seja, suas marcas, patentes e ativos.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • é para adivinhar. só pode. cada banca entende de uma forma.. o CESPE  não distingue entre COMPETENCIA ESSENCIAL(CORE COMPETENCE) de COMPETENCIAS DISTINTIVAS

  • Como eu me sinto fazendo questões de Gestão por Competências: 

     

    https://dailyreckoning.com/wp-content/uploads/2014/12/DisarmBomb.jpg

     

    Rir para não chorar. Avante!

    At.te, CW.

     


ID
1040899
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e que regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)- Uma de suas finalidades é diminuir os gastos com capacitação de servidores. ERRADA
     Art. 1o Fica instituída a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com as seguintes finalidades:

    V - racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

    b)- Uma de suas diretrizes é garantir o acesso de todos os servidores a eventos internos, apenas, e, para os gerentes e diretores, os eventos internos e externos. ERRADA
    Art. 3o São diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal:
     II - assegurar o acesso dos servidores a eventos de capacitação interna ou externamente ao seu local de trabalho;

    c)- 

    Uma de suas diretrizes é garantir cursos introdutórios ou de formação aos servidores recém- promovidos, vetando qualquer solicitação destes cursos para servidores que ingressarem no setor público, inclusive àqueles sem vínculo efetivo com a Administração Pública ERRADA

    Art. 3o São diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal:

     IX - oferecer e garantir cursos introdutórios ou de formação, respeitadas as normas específicas aplicáveis a cada carreira ou cargo, aos servidores que ingressarem no setor público, inclusive àqueles sem vínculo efetivo com a administração pública;


    d)- Para os fins do referido decreto, entende-se por eventos de capacitação a gestão desta enquanto processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais. ERRADA
    Art. 2o Para os fins deste Decreto, entende-se por:


     I - capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais;


      III - eventos de capacitação: cursos presenciais e à distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que atendam aos interesses da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.


    e)- Uma de suas diretrizes é incentivar e apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias instituições. CERTO
    Art. 3o São diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal:
    IV - incentivar e apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias instituições, mediante o aproveitamento de habilidades e conhecimentos de servidores de seu próprio quadro de pessoal;
  • A; B e C são absurdas. D e E põem em dúvida qual é a correta.

  • Segundo o decreto 5.707/06, art. 3º, uma das diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal é "incentivar e apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias instituições, mediante o aproveitamento de habilidades e conhecimentos de servidores do seu quadro de pessoal". Ou seja, uma das diretrizes é aproveitar o conhecimento e habilidades dos próprios servidores da instituição para a capacitação de outros servidores.

  • Artigo 3º IV do Decreto 5.0707/2006

  • Art. 2o  Para os fins deste Decreto, entende-se por:

    III - eventos de capacitação: cursos presenciais e à distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de
    estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que
    atendam aos interesses da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.


ID
1040902
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre o Decreto nº 5.707/2006, analise as assertivas abaixo.

I. Compete à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão fiscalizar e proibir a atuação de servidores dos órgãos e das entidades como facilitadores, instrutores e multiplicadores em ações de capacitação, visando à diminuição de reclamatórias trabalhistas.

II. O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal foi criado para avaliar os relatórios anuais dos órgãos e entidades e zelar pela observância do disposto no referido decreto.

III. O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal será coordenado por um representante da ENAP designado pelo Ministro de Estado.

IV. Somente serão autorizados afastamentos, para treinamento regularmente instituído e aprovado, para servidor- gestor e com bolsa de estudo em Universidades estrangeiras.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - Compete à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão fiscalizar e proibir a atuação de servidores dos órgãos e das entidades como facilitadores, instrutores e multiplicadores em ações de capacitação, visando à diminuição de reclamatórias trabalhistas.(ERRADO)

    Parágrafo único. Compete à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão:

    I - desenvolver mecanismos de incentivo à atuação de servidores dos órgãos e das entidades como facilitadores, instrutores e multiplicadores em ações de capacitação; e

    II. O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal foi criado para avaliar os relatórios anuais dos órgãos e entidades e zelar pela observância do disposto no referido decreto.(CORRETO)

    Art. 7o Fica criado o Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, com as seguintes competências:

    I - avaliar os relatórios anuais dos órgãos e entidades, verificando se foram observadas as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal;

    IV - zelar pela observância do disposto neste Decreto.

    III. O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal será coordenado por um representante da ENAP designado pelo Ministro de Estado.(ERRADO)

    Art. 8o O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal será composto por representantes dos seguintes órgãos e entidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, designados pelo Ministro de Estado:

    I - Secretaria de Recursos Humanos, que o coordenará;

    II - Secretaria de Gestão; e

    III - ENAP.

    IV. Somente serão autorizados afastamentos, para treinamento regularmente instituído e aprovado, para servidor- gestor e com bolsa de estudo em Universidades estrangeiras.(ERRADO)

    Parágrafo único. Somente serão autorizados os afastamentos para treinamento regularmente instituído quando o horário do evento de capacitação inviabilizar o cumprimento da jornada semanal de trabalho do servidor, observados os seguintes prazos:

    I - até vinte e quatro meses, para mestrado;

    II - até quarenta e oito meses, para doutorado;

    III - até doze meses, para pós-doutorado ou especialização; e

    IV - até seis meses, para estágio.

  • RESPOSTA - B

     

    ERRADO - I. Compete à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão fiscalizar e proibir a atuação de servidores dos órgãos e das entidades como facilitadores, instrutores e multiplicadores em ações de capacitação, visando à diminuição de reclamatórias trabalhistas. 

    Art 8, § único - Compete à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão:

    I - desenvolver mecanismos de incentivo à atuação de servidores dos órgãos e das entidades como facilitadores, instrutores e multiplicadores em ações de capacitação; e

    II - prestar apoio técnico e administrativo e os meios necessários à execução dos trabalhos do Comitê Gestor.

     


    CORRETO - II. O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal foi criado para avaliar os relatórios anuais dos órgãos e entidades e zelar pela observância do disposto no referido decreto. 

    Art 7° - Fica criado o Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, com as seguintes competências:

    I - avaliar os relatórios anuais dos órgãos e entidades, verificando se foram observadas as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimentos de Pessoal;

    IV - zelar pela observância do disposto neste Decreto.

     


    ERRADO - III. O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal será coordenado por um representante da ENAP designado pelo Ministro de Estado. 

    Art 8° - O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal será composto por representantes dos seguintes órgãos e entidades do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, designados pelo Ministro de Estado:

    I - Secretaria de Recursos Humanos, que o coordenará;

    II - Secretaria de Gestão; e

    III - ENAP (Escola Nacional de Administração Pública).

     


    ERRADO - IV. Somente serão autorizados afastamentos, para treinamento regularmente instituído e aprovado, para servidor- gestor e com bolsa de estudo em Universidades estrangeiras. 

    Art. 9°, § único - Somente serão autorizados os afastamentos para treinamento regularmente instituído quando o horário do evento de capacitação inviabilizar o cumprimento da jornada semanal de trabalho do servidor.

    Art. 9° - Considera-se treinamento regularmente instituído qualquer ação de capacitação em cursos presenciais e à distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimentos do servidor e que atendam aos interesses da administração pública federal, autárquica e fundacional.

  • III. O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal será coordenado por um representante da ENAP designado pelo Ministro de Estado. 

     

    Está errada por conta do UM, não é UM representante, é O ENAP.

  • O erro da questão:

    O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal tem em sua composição um representante do ENAP, mas será coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

    Art. 8o O Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal será composto por representantes dos seguintes órgãos e entidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, designados pelo Ministro de Estado:

    I - Secretaria de Recursos Humanos, que o coordenará;
    II - Secretaria de Gestão; e
    III - ENAP

  • O erro da proposição III se dá em virtude da designação do papel da Coordenação do Comitê Gestor. Conforme o Decreto 5.707/06, esta atribuição está ao encargo da Secretaria de Recursos Humanos e não ao ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. O ENAP é um dos representantes que compõem o Comitê Gestor, mas não é o coordenador. Essa seria, na minha opinião, a correção da assertiva.


ID
1040905
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 5.707/2006, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)- São consideradas escolas de governo as instituições de ensino, públicas e privadas, que obtiveram a aprovação do Ministério da Educação para capacitar e desenvolver os servidores. (errada)

    Art. 4o Para os fins deste Decreto, são consideradas escolas de governo as instituições destinadas, precipuamente, à formação e ao desenvolvimento de servidores públicos, incluídas na estrutura da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.


    B)- O papel único das escolas de governo é ministrar os programas de capacitação e zelar pelos materiais didáticos recebidos. (errado)

    Art. 4o Para os fins deste Decreto, são consideradas escolas de governo as instituições destinadas, precipuamente, à formação e ao desenvolvimento de servidores públicos, incluídas na estrutura da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

      Parágrafo único. As escolas de governo contribuirão para a identificação das necessidades de capacitação dos órgãos e das entidades, que deverão ser consideradas na programação de suas atividades.

    art 6, Parágrafo único. Caberá à ENAP promover, elaborar e executar ações de capacitação para os fins do disposto no caput, bem assim a coordenação e supervisão dos programas de capacitação gerencial de pessoal civil executados pelas demais escolas de governo da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.


    C)- O sistema de gestão por competências é um dos instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. (certo)

     Art. 5o São instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal: 

     III - sistema de gestão por competência.


    D)- Compete ao Ministério da Educação e Cultura fiscalizar, alterar e disciplinar os instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. (errado)

    art. 5  § 2o Compete ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão disciplinar os instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.


    E)- Cabe à Secretaria de Recursos Humanos desenvolver e implementar o sistema de gestão por competência. (errado)

    art.5, § 1o Caberá à Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desenvolver e implementar o sistema de gestão por competência.

  • questão muito boa tirada diretamente do texto do decreto

  • Art. 5o São instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal:

      I - plano anual de capacitação;

      II - relatório de execução do plano anual de capacitação; e

      III - sistema de gestão por competência.

      § 1o Caberá à Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desenvolver e implementar o sistema de gestão por competência.

  • Instrumentos da Política Nacional Desenvolvimento Pessoal:

    I - plano anual capacitação

    II - relatório execução do plano anual capacitação

    III - sistema gestão por competência

  • Erro da E: § 1o  Caberá à Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desenvolver e implementar osistema de gestão por competência.


ID
1040908
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na sociedade atual, entendendo-a como sociedade do conhecimento, numa instituição educacional, a ação de planejar é

Alternativas

ID
1040911
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Emenda Constitucional nº 19/1998 determina, em seu artigo 6º, que altera o artigo 41 da Constituição Federal, que são estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público e, assim, altera o artigo 21 da Lei nº 8.112/1990, que afirma que o servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar

Alternativas
Comentários
  • esclarece muitas questões levantadas a cerca da lei 8.112

     

  • Gabarito: E

     Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.

    (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

  • Essa questão é meio boba. Quer dizer que agente agora tem que saber o que uma lei substitui na outra... cada uma...

  • PELA CF --- 3 anos

    PELA 8.112 ---- 2 anos. 



  • Gabarito. E.

    Art.21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2(dois) anos de efetivo execício.(prazo 3 anos - vide EMCnº19)


  • Um professor de cursinho afirmou que de acordo com a lei 8.112/90 são de 24 meses. aff

  • José Luiz, A contagem em meses é para o Estágio Probatório, e em anos para Estabilidade.

  • Coisas da Cetro...eita nóis!!! kkkk

  • A pergunta da questão diz que ela substitui a lei anterior, errei de bobeira essa.. aff

  • Questão linda, só pra quem estudou tudo do edital.

  • Nossa, CETRO, seja menas, please!

  • Art. 21 O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 03 anos de efetivo exercício. ( PRAZO 03 ANOS - EC no 19)

  • Questão tem por base a Lei 8.112/90, que disciplina o regime jurídico dos servidores públicos civis.

    Com base nesta legislação, o enunciado se refere à estabilidade do servidor e afirma que a “Emenda Constitucional nº 19/1998 determina, em seu artigo 6º, que altera o artigo 41 da Constituição Federal, que são estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público e, assim, altera o artigo 21 da Lei nº 8.112/90”, o que está correto.

    Na linha do exposto, o enunciado exige que o candidato tenha conhecimento do prazo anterior à modificação promovida pela sobredita Emenda Constitucional, no corpo do referido Estatuto Federal, que são dois anos, verbis:

    “Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício”.

    Nestes termos, está claro que a opção correta encontra-se na letra “E”.

    Todas as demais são automaticamente eliminadas por divergirem do estabelecido no Estatuto Federal.

    GABARITO: E.


ID
1040914
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não reitera e reproduz práticas sociais transpostas de realidades distintas que se mostram como exemplos a serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um projeto pedagógico se realize, são necessários 3 componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e, de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar que, para elaborar um projeto educacional, é necessário

Alternativas
Comentários
  • O correto é a B, sem risco de dúvidas, pois as outras são ridículas.


ID
1040917
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo pode ser definido como: “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes”.

Moreira e Silva, 1994. In: PARECER CNE/CEB nº 7/2010.

A fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas. Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos” e correspondem

Alternativas
Comentários
  • Tirou o mínimo para igualar os denominadores. Aí tem que fazer duas operações, quais sejam:

    1º- divide pelo debaixo (no caso é 1 e ele não aparece, mas está em baixo do 30).

    2 dividido por 1 é 2; e

    2º- pego esse 2 e multiplico com o de cima,no caso 30.

    30 x 2 = 60


ID
1040923
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político- pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, pois o currículo constitui base importante para o trabalho pedagógico. Um currículo, de acordo com o proposto pelo Parecer CNE/CEB nº 7/2010, que se pretende democrático, deve visar

Alternativas

ID
1040929
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) prometem gerar uma transformação radical da vida em sociedade ao permitir que todos falem e se façam ouvir, condição- chave para a construção de uma sociedade participativa e igualitária a todos os cidadãos. Por esse motivo, há necessidade de oportunizar o acesso ao mundo digital e virtual a todos, sem exclusão. A educação a distância (EAD) é aquela que ocorre quando o ensinante e o aprendente

Alternativas
Comentários
  • A


ID
1040932
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A sala de aula é um espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa. Para Vygotsky, educar é nutrir possibilidades relacionais. Nessa perspectiva, compete ao professor

Alternativas

ID
1040935
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Vygotsky, “é muito mais importante ensinar a criança a pensar do que comunicar a ela determinados conhecimentos”. Na escola, a criança deveria aprender a transformar uma capacidade “em si” em uma capacidade “para si”, cabendo ao professor criar as condições para que os processos cognitivos se desenvolvam, “mas sem implantá-los diretamente na criança”. Diante do exposto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)

    o que a criança é capaz de fazer hoje em cooperação, será capaz de fazer sozinha amanhã. Portanto, o único tipo positivo de aprendizado é aquele que caminha à frente do desenvolvimento, servindo-lhe de guia; deve voltar-se não tanto para as funções já maduras, mas principalmente para as funções em amadurecimento. O aprendizado deve ser orientado para o futuro e não para o passado.


ID
1040938
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo “que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (...) imprimindo direção aos projetos político-
pedagógicos” (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam

Alternativas

ID
1040941
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de

Alternativas

ID
1040944
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na organização dos conhecimentos escolares, o enfoque globalizador tem suas raízes no pensamento educativo de Decroly, estando vinculado aos centros de interesses e à intenção de proporcionar aos alunos a possibilidade de compreender os conteúdos de ensino de forma global, mais totalizadora e contextualizada, não fragmentada. São propostas que se baseiam na ideia de integração dos conhecimentos, que consideram o contexto social, o mundo fora da escola e a realidade do aluno no desenvolvimento curricular. A sequência de ensino/ aprendizagem no método de Kilpatrick, no qual as habilidades vinculadas ao saber fazer e ao saber resolver são o fio condutor do método, apresenta as seguintes fases:

Alternativas

ID
1040947
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação, segundo Cláudia de Oliveira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas, é uma das atividades do processo pedagógico e deve ocorrer em consonância com os princípios de aprendizagem adotados e com a função que a educação escolar tenha na sociedade. A avaliação é uma atividade que envolve legitimidade técnica e política. Tradicionalmente, as experiências brasileiras em avaliação do desempenho escolar são marcadas por uma concepção que

Alternativas
Comentários
  • Questão tendenciosa ao erro: se observarmos o comando, veremos a palavra Tradicionalmente, portanto podemos deduzir que a resposta se refere à avaliação aos moldes da Escola Tradicional, em  relação as Concepções Pedagógicas.
  • B


ID
1040950
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A chave, tanto para a reorganização do conhecimento escolar em currículo, quanto para o próprio desenvolvimento deste, é a clareza quanto ao papel da aquisição de competências e habilidades na formação do cidadão. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as competências e habilidades

Alternativas

ID
1040953
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Pedagógico é o delinear do vir-a-ser institucional, da sua gestão e sua elaboração; prescinde da leitura dos mundos que aí interagem; síntese das muitas determinações que incidem nesse contexto sociocultural concreto. É correto afirmar que a sua elaboração constitui- se em oportunidade

Alternativas

ID
1040956
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O projeto político-pedagógico, nomeado na LDBEN como proposta ou projeto pedagógico, representa mais do que um documento. É um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com qualidade social. Autonomia pressupõe liberdade e capacidade de decidir a partir de regras relacionais. O exercício da autonomia administrativa e pedagógica da escola pode ser traduzido como a capacidade de governar a si mesmo, por meio de normas próprias” (Parecer CNE/CEB nº 7/2010). O Projeto Político-Pedagógico deve, pois, ser assumido pela

Alternativas

ID
1040959
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pensar em escola e educação hoje, no Brasil, é pensar em qualidade de ensino e de serviços prestados à sociedade em constante transformação. A qualidade dos serviços oferecidos por meio da educação depende da qualidade das relações humanas. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico da escola é o de propiciar uma boa qualidade para todos. O Projeto Político- Pedagógico, na perspectiva da gestão participativa, pode contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos na escola e, para isto, é necessário

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C - ser elaborado como um instrumento de transformação, ser consultado, revisto, avaliado e reformulado constantemente, de acordo com as novas demandas que vão surgindo no contexto educacional. É preciso compreender que o Projeto Político-Pedagógico jamais estará pronto, acabado, pois faz parte de um processo constante de “construção- reflexão- reconstrução”.


ID
1040962
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

“(…) A minha questão não é acabar com a escola, é mudá- la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá- la, mas refazê- la.”

Freire, 1961.

É correto afirmar que, para Freire,

Alternativas

ID
1040965
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital como forma de ampliação de conhecimento coletivo dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam da comunicação digital e a EJA não pode ser desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar as tecnologias da informação e da comunicação digital com jovens e adultos é(são)

Alternativas

ID
1040968
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No processo marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, constrói-se conhecimento, valores, representações e identidades. O acontecer humano, enquanto uma experiência que atravessa toda sociedade e toda cultura, não se caracteriza somente pela unidade do gênero humano, mas, sobretudo, pela riqueza da diversidade. A diversidade faz parte do acontecer humano. Ela é norma da espécie humana, é entendida como uma construção histórica, cultural e social das diferenças. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os seres humanos são

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
1040971
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O artigo 20-A da Lei nº 10.871/2004 institui a Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa em Regulação (GDATR), devida aos ocupantes dos cargos de Analista Administrativo e Técnico Administrativo de que tratam as Leis nº 10.768/2003 e 10.871/2004, quando em exercício de atividades inerentes às atribuições do respectivo cargo nas Agências Reguladoras referidas no Anexo I da Lei nº 10.871/2004 (incluído pela Lei nº 11.292/2006). O artigo 20-B (incluído pela Lei nº 11.292/2006) estabelece que a GDATR seja atribuída em função do desempenho

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 10.871/2004        

    Art. 20-A. Fica instituída a Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa em Regulação - GDATR, devida aos ocupantes dos cargos de Analista Administrativo e Técnico Administrativo de que tratam as Leis nos 10.768, de 19 de novembro de 2003, e 10.871, de 20 de maio de 2004, quando em exercício de atividades inerentes às atribuições do respectivo cargo nas Agências Reguladoras referidas no Anexo I da Lei no 10.871, de 20 de maio de 2004.  (Incluído pela Lei nº 11.292, de 2006) 

      Art. 20-B. A GDATR será atribuída em função do desempenho individual do servidor e do desempenho institucional de cada Agência, para os respectivos servidores referidos no art. 20-A desta Lei.   (Incluído pela Lei nº 11.292, de 2006)

  • 20 - B A GDATR será atribuída em função do desempenho individual do servidor e do desempenho institucional de cada agência.


ID
1040974
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O movimento da inclusão social vem defendendo, simultaneamente, o direito à igualdade e à diferença, pois o desenvolvimento humano dá- se em função das trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação. O homem não se constrói na ausência do outro. Nessa perspectiva, no caso das pessoas com deficiência, interessa

Alternativas

ID
1040977
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente, no governo federal, a avaliação de desempenho visa ao monitoramento sistemático e contínuo da atuação individual e institucional do servidor, tendo como referência as metas globais e intermediárias dos órgãos e entidades que compõem o conjunto de carreiras e cargos do Sistema de Pessoal Civil do executivo federal. Os objetivos da avaliação de desempenho são:

Alternativas
Comentários
  • A Avaliação de Desempenho tem o papel de medir a performance e as potencialidades do funcionário. Trata-se de uma avaliação ordenada e sistemática, realizada pelas lideranças ou outros superiores hierárquicos que possuam conhecimento sobre as rotinas de trabalho. Ela é definida como um processo que tem por finalidade mensurar objetivamente o desempenho e prover aos funcionários informações sobre a sua atuação, de forma que possam aprimorá-las sem torna-los dependentes para realizar suas atividades.

     

    Os dados obtidos na avaliação de desempenho podem ser utilizados pela empresa em processos de crescimento horizontal, bem como estabelecer treinamentos, remuneração variável e plano de carreira. Além disso, pode ser útil para o funcionário que terá a oportunidade de se autoconhecer, podendo assim, trabalhar os seus pontos fracos e investir em sua carreira e tornar-se um talento para a empresa e para o mercado.

     

    A avaliação de desempenho deve ser bem elaborada, para que a empresa consiga extrair os pontos mais importantes e relevantes do desempenho do funcionário. É importante que a avaliação seja realizada por um superior que acompanhe diretamente as atividades do colaborador para que o funcionário não sofra prejuízos, injustiças ou até mesmo favorecimentos. A avaliação deve ser realizada com franqueza, para que os dados extraídos sejam reais.


ID
1040980
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avaliação de desempenho é uma ferramenta indispensável no contexto organizacional nas instituições públicas e privadas. É um diagnóstico sistematizado sobre a relação de compromisso existente entre os indivíduos e a organização e sobre os incidentes críticos, tanto positivos quanto negativos, que ocorrem ao longo de um período. Como tal, ela serve para

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E

    a) '' [...] NÃO visa trazer consigo uma perspectiva de crescimento profissional e pessoal [...'';

    b) ?

    c) ''[...] e NÃO para acompanhar os resultados [...]'';

    d) O fundamento basilar da Avaliação de Desempenho não é PUNITIVO;

    e) Certo.

    OBS. 1: Não encontrei o erro da B, talvez, essa seja a unica que gera alguma duvida; OBS. 2: As letras maiusculas sinalizam os erros.

  • Antonio,

    A "B" está errada porque o objetivo da Avaliação de Desempenho não é controlar o trabalho, e sim, principalmente, verificar se as pessoas estão sendo APLICADAS no cargo mais adequado, caso contrário, realizar os devidos remanejamentos. Sendo assim, o objetivo é avaliar a real situação dos colaboradores em seus cargos, assim como suas competências, potencialidades e níveis de desenvolvimento profissional. Além disso, essa assertiva está muito atrelada a ultrapassada concepção de Administração de Recursos Humanos, em que imperava o "CONTROLE" do trabalho.

  • Para Carvalho (2000), a avaliação de desempenho constitui-se numa série de técnicas com a finalidade de obter dados e elementos sobre o comportamento profissional do funcionário a ser avaliado durante o seu desempenho nas atividades de trabalho. Entretanto, quando posta em prática, a avaliação de desempenho, tanto em relação à aplicação quanto à avaliação, deve ser muito bem esquematizada em quanto a sua forma.

     

    Através da avaliação de desempenho é possível alinhar as metas, as perspectivas e os costumes da organização às funções de cada funcionário. A empresa deve analisar quais habilidades e competências são necessárias para cada cargo, pois, é através da avaliação de desempenho que a empresa adquire um mapa com as habilidades e competências de cada funcionário.


ID
1040983
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civil da União, das autarquias e das fundações públicas federais, em seu artigo 5°, Título II, Capítulo I, Seção I, estabelece que sejam requisitos básicos para investidura em cargo público:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Lei 8112/90:

       Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:

      I - a nacionalidade brasileira;

      II - o gozo dos direitos políticos;

      III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

      IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

      V - a idade mínima de dezoito anos;

      VI - aptidão física e mental.

      § 1o As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.


  • Gabarito. B.

    Art. 5 São requisitos básicos para investidura em cargo público:

      I - a nacionalidade brasileira;

      II - o gozo dos direitos políticos;

      III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

      IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

      V - a idade mínima de dezoito anos;

      VI - aptidão física e mental.

      § 1 As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.



  • copiado e colado ! =D gab B

  • A questão em tela versa sobre a Disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os requisitos básicos para investidura em cargo público contidos em tal diploma legal.

    Dispõe o artigo 5º, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    § 1º As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

    § 2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei."

    Nesse sentido, dispõe o artigo 14, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 14. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

    Parágrafo único. Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que o somente o previsto na alternativa "b" se encontra em consonância com os requisitos básicos, para investidura em cargo público, previstos no artigo 5º, da lei 8.112 de 1990. Nas demais alternativas, constam requisitos os quais não guardam relação com tais requisitos básicos, como comprovante de votação referente ao último processo eletivo em escala federal e estadual, comprovante de participação nos 2 últimos processos eleitorais, idade mínima de 17 anos e máxima de 65 anos e laudo médico demissional.

    Vale ressaltar que, embora a regra geral seja que os cargos públicos dependem da nacionalidade brasileira, para a sua respectiva investidura, o próprio § 3º, do artigo 5º, da lei 8.112 de 1990, prevê a possibilidade de o estrangeiro ingressar no serviço público (caso dos professores, técnicos e cientistas das universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais).

    Gabarito: letra "b".


ID
1040986
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 10.871/2004, a avaliação de desempenho individual e a avaliação de desempenho institucional visam a aferir, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 10.871/2004Art. 20-B. A GDATR será atribuída em função do desempenho individual do servidor e do desempenho institucional de cada Agência, para os respectivos servidores referidos no art. 20-A desta Lei.   (Incluído pela Lei nº 11.292, de 2006)       

    § 3o A avaliação de DESEMPENHO INDIVIDUAL visa a aferir o desempenho do servidor, no exercício das atribuições do cargo ou função, com foco na sua contribuição individual para o alcance das metas institucionais. 

      § 4o A avaliação de DESEMPENHO INSTITUCIONAL visa a aferir o desempenho no alcance das metas institucionais, podendo considerar projetos e atividades prioritárias e condições especiais de trabalho, além de outras características específicas de cada entidade.


ID
1040989
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o artigo 3º da Lei nº 9.986/2000, os Cargos Comissionados de Gerência Executiva, de Assessoria e de Assistência são

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o Os Cargos Comissionados de Gerência Executiva, de Assessoria e de Assistência são de livre nomeação e exoneração da instância de deliberação máxima da Agência.

  • Cargo comissionado = livre nomeação e livre exoneração!

  • Nesse caso é a junção de A + Aqueles.

    Não se abra a algo, ou seja, a + aqueles inescrupulosos. Pouco importa se a palavra inescrupulosos é ou não masculina. Espero ter ajudado.


ID
1040992
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 9.986/2000 e suas alterações dispõem sobre a gestão de recursos humanos das Agências Reguladoras e dá outras providências. O seu artigo 5º determina que o Presidente ou o Diretor- Geral ou o Diretor-Presidente (CD I) e os demais membros do Conselho Diretor ou da Diretoria (CD II) serão brasileiros, de reputação ilibada, formação universitária e elevado conceito no campo de especialidade dos cargos para os quais serão nomeados, devendo ser escolhidos

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o O Presidente ou o Diretor-Geral ou o Diretor-Presidente (CD I) e os demais membros do Conselho Diretor ou da Diretoria (CD II) serão brasileiros, de reputação ilibada, formação universitária e elevado conceito no campo de especialidade dos cargos para os quais serão nomeados, devendo ser escolhidos pelo Presidente da República e por ele nomeados, após aprovação pelo Senado Federal, nos termos da alínea f do inciso III do art. 52 da Constituição Federal.

    Parágrafo único. O Presidente ou o Diretor-Geral ou o Diretor-Presidente será nomeado pelo Presidente da República dentre os integrantes do Conselho Diretor ou da Diretoria, respectivamente, e investido na função pelo prazo fixado no ato de nomeação.

  • Decreto 3.029|99  art 6º


ID
1040995
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Projeto Político-Pedagógico, deve-se conceber a organização do espaço físico da instituição escolar de tal modo que este seja compatível com as características de seus sujeitos, além da natureza e das finalidades da educação, deliberadas e assumidas pela comunidade educacional. A noção de espaço foi sendo reconstruída, ressignificada, enriquecida, deixando de ser vista apenas em sua dimensão geométrica para assumir a dimensão social. Sobre o espaço físico das instituições educacionais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas