SóProvas


ID
1040839
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Após vencer os obstáculos do processo seletivo, os candidatos são admitidos na organização e se tornam os novos membros desta. A Gestão de Pessoas, no atual contexto organizacional, não abre mão de integrar e socializar o novo funcionário. A esse respeito, analise as assertivas abaixo.

I. Um dos objetivos da socialização é garantir que comportamentos, práticas e filosofias do novo integrante da empresa sejam mantidos, respeitando- os mesmo que esses sejam impróprios e indesejados no novo contexto.

II. Na socialização, a organização espera que o novo colaborador renuncie a certo grau de sua liberdade de ação para poder seguir os preceitos internos.

III. Na socialização, é enfatizado que, nos primeiros meses na organização, o novo empregado receba as influências naturais que a empresa exercerá, pois ela intenciona proporcionar meios de satisfação no trabalho e, para tanto, é necessário que seja um processo, pelo menos nesse começo, de “mão única”; da empresa para o empregado.


IV. O contrato psicológico, que não está presente no processo de socialização, é um contrato explícito e formal entre funcionário e empresa, em que ambas as partes se comprometem, por cláusulas, a cumprir com as obrigações.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  “O Contrato Psicológico é um fenômeno psicossocial que ocorre sempre que se constroem vínculos, em que entra em jogo a satisfação de necessidades de duas ou mais partes”. Os vínculos psicossociais têm sua origem nas necessidades individuais e coletivas (HANDY, 1978). De acordo com ROUSSEAU apud MENEGON (2004) os Contratos Psicológicos dentro das organizações fazem referência às crenças individuais sobre termos de troca entre o empregador e o empregado. Para GUZZO e NOOAN (1994) os Contratos Psicológicos podem ser entendidos como o conjunto dos termos altamente subjetivos e específicos para cada empregado, termos estes que podem ser elementos concretos (salário, condições de trabalho) ou abstratos (segurança, desafio pessoal) de uma relação de troca entre empregado e empregador. A formação desta relação de troca tem início desde o processo de recrutamento e seleção do empregado e se prolonga durante todo o vínculo do empregado com a organização.  http://www.ead.fea.usp.br/Semead/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/365.pdf

  • I. Um dos objetivos da socialização é garantir que comportamentos, práticas e filosofias do novo integrante da empresa sejam mantidos, respeitando-os mesmo que esses sejam impróprios e indesejados no novo contexto. Errado. 

    II. Na socialização, a organização espera que o novo colaborador renuncie a certo grau de sua liberdade de ação para poder seguir os preceitos internos. Ao assimilar a filosofia da empresa, o colaborador tem, muitas de vezes, de confrontá-la com sua própria filosofia, resultando em mudanças de pensamentos e ações ou, nas palavras do item, em renúncia a certo grau de sua liberdade de ação. OBS: Acredito que incluir o termo "da empresa" após o "internos" daria mais precisão à assertiva. Certo. 

    III. Na socialização, é enfatizado que, nos primeiros meses na organização, o novo empregado receba as influências naturais que a empresa exercerá, pois ela intenciona proporcionar meios de satisfação no trabalho e, para tanto, é necessário que seja um processo, pelo menos nesse começo, de “mão única”; da empresa para o empregado. A recíproca (empregado-->empresa) também pode ser verdadeira. Errado.


    IV. O contrato psicológico, que não está presente no processo de socialização, é um contrato explícito e formal entre funcionário e empresa, em que ambas as partes se comprometem, por cláusulas, a cumprir com as obrigações. O contrato psicológico, como seu próprio nome já faz referência, é um contrato metafísico, subjetivo, abstrato etc. Errado.


    Gabarito: C.