RESPOSTA: B
Os pavimentos de concreto de cimento portland estão sujeitos ao aparecimento de fissuras transversais e longitudinais, provocadas pelas variações volumétricas do concreto, e pela combinação dos efeitos do empenamento restringido das placas e das solicitações do tráfego. A construção de um pavimento contínuo, desejável sob o aspecto executivo e de conforto, é inviável devido ao fissuramento aleatório que surge devido a estas tensões internas. O pavimento, assim, é dividido em placas interdependentes através de juntas:
- transversais de dilatação ou expansão; - com barras de transferência;
- transverais de contração ou retração;
- com barras de transferência;
- longitudinais de articulação ou de construção;
- com barras de ligação.
Analisemos agora as assertivas:
a) longitudinais de articulação com barras de transferência. (ERRADO). As juntas longitudinais de articulação, quando há a necessidade de assegurar transferência de carga, pelo encaixe macho-fêmea, aplica-se dispositivo de ligação (barra de ligação), não barra de transferência.
b) transversais de retração com barras de transferência. (CORRETO). As Juntas transversais de retração com barras de transferência além de controlarem as trincas devido à retração, transferem a carga de uma placa a outra.
c) de expansão. (ERRADO). O exercício fala de fissuras devido à contração volumétrica do concreto, por tanto, não é expansão.
d) longitudinais de articulação com barras de ligação. (ERRADO). Estas Juntas são projetadas para combater o aparecimento de tensões de tração, consequencia do empenamento restringido das placas.
e) transversais de retração com barras de ligação. (ERRADO). Por motivo semelhante ao item A. As juntas transversais utilizam dispositivos de transferência, não de ligação.