SóProvas


ID
1042510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com base no PMBOK, julgue os itens seguintes, acerca de gerenciamento de projetos.

O diagrama de causa e efeito é uma ferramenta que auxilia o projeto no processo que realiza o controle de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Ferramentas e Técnicas
     
    Com as entradas em mãos o gerente de projetos poderá realizar um eficiente controle de qualidade utilizando as seguintes ferramentas e técnicas:
     
    41.2.1. Sete ferramentas básicas da qualidade
     
    - Diagramas de causa e efeito
    Estes diagramas também conhecidos como diagramas de Ishikawa ou diagramas de espinha de peixe, ilustram como vários fatores podem estar ligados a problemas ou efeitos potenciais.
     
    - Gráficos de controle
    Os gráficos descritos no processo Planejar a qualidade, permitem que aqui os dados sejam coletados e analisados para indicar a qualidade dos processos e produtos do projeto.
     
    - Fluxogramas
    Os fluxogramas descritos no processo Planejar a qualidade, permitem que aqui seja determinada as etapas do processo que não estão em conformidade e identificar oportunidades potencias de melhoria do processo.
     
    - Histograma
     A principal função do histograma é ilustrar a causa mais comum de problemas em um processo, um exemplo de uso do histograma é para conferir a alocação de recursos em determinados períodos, identificando facilmente uma super alocação.
     
    - Gráfico de execução
    Semelhante a um gráfico de controle sem a exibição dos limites, o gráfico de execução mostra o histórico e o padrão de variação. Este gráfico tem o objetivo de mostrar os pontos de dados plotados na ordem que ocorreram, mostrando as tendências de um processo ao longo do tempo, sua variação, deteriorização ou melhorias também ao longo do tempo.
     
    - Diagrama de dispersão
    O diagrama de dispersão mostra o relacionamento entre duas variáveis, permitindo que a equipe de qualidade estude e identifique o relacionamento possível entre as mudanças observadas em pelo menos duas variáveis.
     
    - Amostragem estatística
    As amostragens descritas no processo Planejar a qualidade, permitem que as amostras sejam selecionadas e testadas conforme definido no plano de qualidade.
     
    41.2.2. Amostragem estatística
    Descrito em detalhes no processo Planejar o gerenciamento da qualidade, sendo que aqui estas amostras são selecionadas e testadas como definidas no plano de gerenciamento da qualidade.
     
    41.2.3. Inspeção
    É uma apreciação de um produto de trabalho para determinar se o mesmo está em conformidade com os padrões previamente estabelecidos, e os resultados podem incluir medições, sendo que estas inspeções podem ser chamadas de revisões, revisões por pares, auditorias ou homologações (walkthroughs).
     
    41.2.4. Revisão das solicitações de mudança aprovadas
    Todas as solicitações de mudança aprovadas devem ser revisadas para verificar se foram implementadas conforme haviam sido aprovadas.
  • O diagrama de causa e efeito é uma ferramenta que auxilia o projeto TANTO no processo que realiza o controle de qualidade COMO no processo que identifica os riscos.

  • Técnicas de Identificação de Riscos.

    Brasinstorming: Objetivo é obter uma lista completa dos riscos do projeto.

    Brainstorming Eletrônico: Permite gerar ideias via web, atráves de computadores ligados em rede, em que os participanetes terão acesso mais rápido às ideas geradas.

    Técnica Delphi: Obter um consenso de especialistas.

    Entrevistas: Entrevistar participantes.

    Análise da Causa-Raiz: Identificar problemas, conhecida também como DIAGRAMA DE ISHIKAWA (Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito)

    Gaba: Certo.

  • 8.1.2.3 Sete ferramentas de qualidade básicas

    As sete ferramentas de qualidade básicas, também conhecidas no setor como as 7 sete ferramentas do CQ, são usadas no contexto do ciclo PDCA para solucionar problemas de qualidade. Como ilustrado de forma conceitual na Figura 8-7, as sete ferramentas de qualidade básicas são:


    Diagramas de causa e efeito, também conhecidos como diagramas de espinha de peixe ou diagramas de Ishikawa. A especificação do problema colocada na cabeça da espinha de peixe é usada como um ponto de partida para seguir a fonte do problema até à sua causa-raiz acionável. A especificação do problema tipicamente descreve o problema como uma lacuna a ser fechada ou um objetivo a ser alcançado. As causas podem ser encontradas olhando para a especificação do problema e perguntando “Por quê?” até que a causa-raiz acionável seja identificada ou até que as possibilidades razoáveis em cada diagrama de espinha de peixe sejam esgotadas. Os diagramas espinha de peixe são frequentemente úteis na conexão dos efeitos indesejáveis vistos como uma variação especial à causa atribuível sobre a qual as equipes de projeto devem implementar ações corretivas para eliminar a variação especial detectada em um gráfico de controle.


    (V5) Todos os processos do Gerenciamento de Qualidade (Planejar o Ger de Qualidade, Realizar a Garantia de Qualidade, Controlar a Qualidade) utilizam as 7 ferramentas de qualidade básicas, onde o Diagrama de causa e efeito faz parte.

  • Ishikawa é um diagrama em que você pode visualizar todas as causas possíveis para um efeito de um problema, ou seja, algo que pode está afetando a qualidade do projeto. Dessa forma, ele acelera a investigação de uma causa porque você já tem a causa documentada no diagrama. Como que acontece? Você vai escrevendo as várias causas possíveis no diagrama e no momento em que você tiver um efeito e tiver que investigar a causa, você parte de uma lista de causas já documentada no seu diagrama de Ishikawa. Com isso você vai controlando e melhorando a qualidade do projeto.