-
O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, 58, disse nesta quinta-feira(em maio de 2012) que o Brasil apoia plenamente a soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas.
"Apoiamos plenamente a soberania da Argentina nas Malvinas, e defendemos que seja seguido o que é previsto pela ONU no que diz respeito à descolonização. As Malvinas se enquadram nesse caso", afirmou ele, durante sabatina realizada nesta quinta-feira pela Folha em parceria com o UOL, na cidade de São Paulo.
"Defendemos que haja um diálogo, o que não tem ocorrido. Aliás, não só o Brasil apoia, como posso dizer que toda a América Latina e o Caribe", acrescentou.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1091733-brasil-apoia-soberania-argentina-sobre-malvinas-diz-patriota.shtml
-
Discordo do colega Edvando.
-
Como ficou a participação do Brasil no Peru x Equador (1995) e Argentina x Uruguai?
-
O Brasil mediou a celebração do tratado de paz que demarcou as fronteiras entre Peru e Equador. Em relação à crise das papeleras, o conflito foi levado à CIJ, e o Brasil não tomou posição.
-
A questão de Cenepa de 1995 foi mediada pelo Brasil, junto com EUA, Chile e Argentina, garantidores do Protocolo de Paz de 1942, assinado por Peru e Equador no Rio de Janeiro. O conflito se encerra definitivamente com a assinatura do Ato de Brasília, em 1998. O erro do item "d" está no fato de o Brasil ter mediado o conflito, que foi resolvido na CIJ.
-
Alternativa "d"
1833 – O Brasil reconhece o direito argentino sobre as ilhas Malvinas, ocupadas pelo Reino Unido;
1982 – O Brasil se mantém neutro na Guerra das Malvinas, mas reconhece a soberania argentina sobre as ilhas