SóProvas


ID
1042870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere que um dos objetivos do Projeto Eficiência seja reduzir o volume de processos em tramitação no Poder Judiciário brasileiro, e suponha que, no curto prazo, a tecnologia seja fixa e que apenas o fator trabalho seja variável. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Os rendimentos marginais decrescentes no trabalho resultam do declínio da qualificação da mão de obra, à medida que mais servidores são contratados.

Alternativas
Comentários
  • "Lei dos rendimentos marginais decrescentes: à medida que aumentamos o uso de determinado fator de produção, mantendo-se os outros insumos de produção constantes, chegamos a um ponto em que a produção adicional resultante começa a decrescer.

    A lógica desta lei é a seguinte: quando há poucos trabalhadores, dada uma quantidade de capital existente, pequenos incrementos na quantidade de mão-de-obra geram substanciais aumentos no volume de produção. Entretanto, quando mais e mais trabalhadores são contratados, entra em cena a lei dos rendimentos marginais decrescentes. Quando houver funcionários em demasia, alguns se tornarão menos eficientes e o produto marginal da mão-de-obra apresentará uma queda. Dito de outra maneira: à medida que aumentamos a quantidade de trabalhadores, e não aumentamos o capital (máquinas, espaço físico, instalações, etc), aqueles começam a “bater cabeça” entre si e a atrapalhar uns aos outros.

    É importante não confundir a lei dos rendimentos marginais decrescentes com alterações na qualidade da mão-de-obra. Em nossa análise, presumimos que as unidades do insumo trabalho são homogêneas, possuem a mesma qualidade; assim, os rendimentos decrescentes resultam de limitações no uso dos outros insumos de produção, que se mantêm inalterados, e não do fato de que os últimos trabalhadores contratados são piores que os primeiros.

    GABARITO: ERRADO"


    Professor Heber Carvalho

    http://www.pontodosconcursos.com.br/...oad/5827_D.pdf

  • Os rendimentos marginais decrescentes representam um aumento % na produção menor que o aumento % do fator trabalho.

    Nao quer dizer que a qualidade da mão-de-obra diminui.

  • Nada a ver com a qualidade da mão de obra.

    Nos modelos de teoria da firma cobrados em concurso, isso nem entra na análise.

    A razão pela qual os rendimentos marginais do trabalho são decrescentes é que adicionar mais e mais trabalhadores para uma dada quantidade de capital tende a ser cada vez menos produtivo.

    Imagine uma repartição pública em que há 10 computadores (estoque de capital) e 5 servidores trabalhando.

    Adicionar mais 5 servidores fará a produção total aumentar significativamente.

    Mas se adicionar mais 5, estes não terão máquinas disponíveis e, portanto, o rendimento marginal de seu trabalho tende a ser bem menor.

    Note que em nenhum momento falamos em qualidade da mão de obra.