SóProvas


ID
1042981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito dos fatores relacionados com o endividamento público, julgue os próximos itens.

O déficit governamental pode ser expresso a partir do déficit público nominal, que é calculado subtraindo-se as receitas totais do governo das despesas totais.

Alternativas
Comentários
  • Despesas totais (inclui despesas com juros da dívida). CERTO

  • Gab. C

    Déficit Nominal ou Total (também chamado de Necessidades de Financiamento Líquido do Setor Público Não Financeiro (NFSP) - Conceito Nominal)

    • Essa medida indica o fluxo líquido de novos financiamentos, obtidos ao longo de um ano pelo setor público não financeiro em suas várias esferas: União, governos estaduais e municipais, empresas estatais e Previdência Social. 

    Déficit Primário ou Fiscal

    • É medido pelo déficit total, excluindo a correção monetária e os juros reais da dívida contraída anteriormente. No fundo, é a diferença entre os gastos públicos e a arrecadação tributária no exercício, independente de juros e correções da dívida passada.

    Déficit Operacional (ou Necessidades de Financiamento do Setor Público - Conceito Operacional)

    • É medido pelo déficit primário acrescido dos juros reais da dívida passada. Colocando de outra forma, é o déficit total ou nominal, excluindo a correção monetária e a cambial. É considerada a medida mais adequada para refletir as necessidades reais de financiamento do setor público.

    RESUMO:

    Déficit Primário = Gastos Públicos Correntes (G) - Receita Fiscal Corrente (T) = G - T

    Déficit Operacional = (G - T) + juros reais da dívida pública

    Déficit Nominal = (G - T) + juros reais + correção monetária e cambial da dívida = = (G - T) + juros nominais da dívida pública

    Fonte: Economia Micro e Macro, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos; 4º Ed; p. 399.