SóProvas


ID
1043143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de catálogos, julgue os itens que se seguem.

OPACs (on-line public access catalogs) são catálogos eletrônicos on-line que permitem acesso gratuito à informação na Internet.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "à informação na internet". O restante está certinho.
  • Acredito que o erro esteja no fato de nem sempre os OPAC's permitirem acesso gratuito.

  • Concordo com o Diego!

  • Acredito que os OPACS oferecem um acesso aos metadados das informações disponíveis nos acervos físicos das bibliotecas. Você não tem acesso ao texto completo e sim aos seus metadados
  • A automação de uma biblioteca implica na oferta de todos os produtos e serviços por meio eletrônico.

    Além da página do administrador, existe a interface utilizada pelo usuário, a qual é conhecida, comumente, como OPAC.

    Essa página do usuário permite a criação de listas próprias (públicas ou privadas), sugestões de aquisição, históricos de busca, circulação e possibilidades de avaliação e inserção de tags nos itens de interesse. Para compreender cada recurso, nesse manual optou-se por apresentar, primeiramente, o conceito de OPAC e, em seguida o Layout da página, de modo que é possível visualizar como o usuário pode fazer uso da página e gerar informações para a tomada de decisão do gestor.

     

    OPAC: Online Public Acess Catalog, em português, catálogo de acesso público on-line. É a interface voltada para atender ao usuário em linha, e conforme as configurações preestabelecidas pelo administrador (superlibrarian) do Koha. Oferece recursos que vão além do campo de busca e podem trazer retornos para o usuário e a equipe da biblioteca.

     

    http://wiki.ibict.br/index.php/OPAC

  • A respeito de catálogos, julgue os itens que se seguem. OPACs (on-line public access catalogs) são catálogos eletrônicos on-line que permitem acesso gratuito à informação na Internet.

     

    São para consultar as obras que a biblioteca possuí, e não o que afirma a questão.