SóProvas



Questões de Fontes de Informação


ID
60574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de bases de dados e fontes de informação que apóiam o
serviço de referência, julgue os próximos itens.

O Ulrich's International Periodicals Directory é uma das principais fontes de consulta sobre periódicos. No entanto, segundo os critérios de qualidade adotados por esse diretório, os periódicos de acesso livre não são nele incluídos.

Alternativas
Comentários
  • Ulrich é a fonte oficial de informação bibliográfica e editor em mais de 300,00 periódicos de todos os tipos revistas acadêmicas e acadêmicos, publicações de Acesso Livre, títulos revisados ​​por pares, revistas populares, jornais, boletins e maior de todo o mundo. Abrange todos os assuntos, e inclui publicações que são publicadas regularmente ou irregularmente e que estejam em circulação de forma gratuita ou por assinatura paga.

  • Só para complementar o ótimo comentário da colega,

    alguns periódicos de acesso livre são tão bons ou melhores do que outros pelos quais se deve pagar. Assim, NÃO há que se falar em critério de qualidade relacionado ao tipo de acesso (livre ou NÃO) de um periódico.

    Força, foco e fé!


ID
60577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de bases de dados e fontes de informação que apóiam o
serviço de referência, julgue os próximos itens.

O Catálogo Brasileiro de Publicações (CBP) reúne a produção editorial comercial brasileira e constitui-se em importante fonte de referência sobre livros.

Alternativas
Comentários
  • "CBP-Catálogo Brasileiro de Publicações", editado pela Editora Nobel, atua como uma bibliografia nacional brasileira envolvendo publicações editadas pelas diversas editoras brasileiras. Serve também como fonte para identificação das editoras brasileiras.

ID
83428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à administração de bibliotecas, julgue os
próximos itens.

O planejamento de serviços de informação requer que o bibliotecário conheça bem as fontes de informação na área, os serviços existentes, os usuários. Especificamente nessa atividade, os não usuários dos serviços de informação não interferem, pois os elementos fundamentais já estão contemplados.

Alternativas
Comentários
  • Os estudos de usuários devem sempre levar em conta os usuários reais e os potenciais, ou seja, os que por enquanto são não usuários. 

  • RESOLUÇÃO: No planejamento deve-se levar em conta todos os “stakeholders”, inclusive os não usuários.

    Resposta: E


ID
130726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O uso regular e efetivo das fontes apropriadas, impressas ou eletrônicas, é a chave para se alcançar o sucesso na pesquisa. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão?!?

  • "Em geral, os livros têm um tempo de vida maior que os artigos de
    periódicos. Os livros permanecem atuais durante cinco a dez anos, de
    acordo com seu nível e com a disciplina. Eles desatualizam-se à medida
    que novos textos são publicado" (GUNCHAT; MENOU, 1994)

     

  • GABARITO: B

    a) ERRADA:  “Sumários correntes de periódicos: o sumário é a lista, colocada no início ou fim de um fascículo de periódico, que relaciona todos os artigos e demais elementos que compõem esse fascículo. As vezes é denominado (erroneamente) índice. Nele encontram-se, para cada artigo, o título, a autoria, a paginação e às vezes uma sinopse” (CUNHA, 2001). Os periódicos são fontes primárias.

    b) CORRETA: "Em geral, os livros têm um tempo de vida maior que os artigos de periódicos. Os livros permanecem atuais durante cinco a dez anos, de acordo com seu nível e com a disciplina. Eles desatualizam-se à medida que novos textos são publicados” (GUINCHAT ; MENOU, 1994).

    c) ERRADA: “De acordo com o Sistema Internacional de Dados sobre Publicações Seriadas (ISDS), uma publicação seriada é uma publicação, impressa ou não, que aparece em fascículos ou em volumes sucessivos, com uma sequência numérica ou cronológica, durante um período de tempo indeterminado. Estas publicações são os periódicos, os anuários, os relatórios, as atas de sociedades e as coleções de monografias” (GUINCHAT ; MENOU, 1994).

    d) ERRADA: Os documentos terciários "são aqueles elaborados a partir de documentos primários e/ou secundários. Reúnem, condensam e elaboram a informação original na forma que corresponde às necessidades de uma categoria definida de usuários. São as sínteses e os estados-da-arte, entre outros” (GUINCHAT ; MENOU, 1994).

  • Eu sei que você, assim como eu, marcou a letra C.

    Um abraço e forças para continuar!


ID
145519
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Cunha, são fontes terciárias de informação:

Alternativas
Comentários
  • Fontes Primárias

     

    Congressos e Conferências
    Legislação 
    Nomes e Marcas Comercias
    Normas Técnicas
    Patentes
    Periódicos
    Projetos e Pesquisas em andamento
    Relatório Técnicos
    Teses e Dissertações
    Traduções

    Fontes Secundárias
    Base de dados e Banco de Dados
    Bibliografias e índices
    Biografia 
    Catálogos de Bibliotecas
    Centros de Pesquisas e Laboratórios
    Dicionários e Enciclopédias
    Dicionários Bilíngües e Multilíngües 
    Feiras e Exposições
    Filmes e Vídeos
    Fontes Históricas 
    Livros
    Manuais


    Fontes Terciárias
    Bibliografia de bibliografia
    Bibliografia e Centros de Informação
    Diretórios
    Financiamento e Fomento à pesquisa
    Guias Bibliográficos
    Revisões de Literatura

     

  • As fontes de informações são divididas em três categorias: fontes primárias, secundárias e terciárias. As fontes primárias são os documentos que geram análises para posterior criação de informações e servem para aprofundar o conhecimento de um tema. São aquelas que contêm informações originais. As fontes secundárias são as obras nas quais as informações já foram elaboradas, ou seja, representam a informação processada e organizada. São documentos estruturados segundo padrões rigorosos. As fontes terciárias têm a função de guiar o usuário para as fontes primárias e secudárias. São documentos que exercem a função indicativa, auxiliando o pesquisador a encontrar um dado. 

     

    Fonte: BUENO, Silvana Beatriz. Utilização de recursos informacionais na educação. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 14, n. 1, abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n1/v14n1a06.pdf. Acesso em 13 fev. 2018.


ID
145543
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um tipo de base de dados de fontes é a base multimídia, que contém:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    A) Bases de dados numéricos.

    B) Bases de dados de texto integral.

    C) Bases de dados multimídia.

    D) Bases de dados textuais e numéricos. 

  • Dados multimídia – incluem informações armazenadas numa mescla de diferentes tipos de meios, inclusive com vídeo, textos e animação. (ROWLEY, 2002). 


ID
145549
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Escolha a opção incorreta abaixo, sobre o uso das fontes apropriadas de informação, impressas ou eletrônicas em ciências e tecnologia, assim como nas demais áreas do conhecimento:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    "[...] o uso regular e efetivo das fontes apropriadas, impressas ou eletrônicas, é a chave para se alcançar o sucesso na pesquisa e desenvolvimento, como também em quaisquer atividades ligadas à ciência e tecnologia. O uso efetivo da ICT (Informação Científica e Tecnológica) ajuda a evitar a duplicação de trabalhos previamente realizados. Essa ação pode redundar na economia de tempo e de recursos materiais, humanos e financeiros. Além disso, e talvez o mais importante, pode servir de manancial de idéias ou para o desenvolvimento de uma idéia. A ICT , portanto, pode funcionar como uma valiosa fonte de inspiração e serendipidade para o aluno, profissional, professor ou pesquisador. As fontes impressas e eletrônicas nem sempre são as primeiras escolhas quando se busca determinado dado. Ás vezes é mais fácil indagar a um colega, valendo-se assim do denominado ‘colégio invisível’. Entretanto, o praticante de ciência e tecnologia que souber utilizar as fontes de ICT , e que tenha a necessária paciência, energia e perspicácia, terá uma vantagem sobre aqueles que não possuam as habilidades necessárias ou que sejam preguiçosos para utilizá-las. Portanto, apesar de o uso da ICT não ser fácil, ela geralmente provê benefícios palpáveis para quem se esforça por utilizá-la em sua plenitude".

     

    Fonte: CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.


ID
163384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em nível internacional, o Geographical Abstracts; o Ecological Abstracts; o International Development Abstracts e o Geological Abstracts compõem a base de dados multidisciplinar, on line e em CD-Rom, chamada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Em nível internacional, uma importante publicação deve ser mencionada: trata-se do Geographical Abstracts, que compõe, juntamente com outros produtos (Geomechanics Abstracts; Ecological Abstracts; International Development Abstracts e Geological Abstracts), a base de dados multidisciplinar Geobase, disponível online e em CD-ROM. O Geographical Abstracts, cujo volume 15 corresponde ao ano de 2003, é publicado mensalmente pela Elsevier Science, com o objetivo de proporcionar ao profissional e pesquisador o acesso a fontes de informação diversificadas e atualizadas. Seu conteúdo é dividido em dois volumes independentes: Geographical Abstracts – Human Geography; Geographical Abstracts – Physical Geography. [...] Ambas as publicações fornecem detalhes bibliográficos e, para grande parte dos itens incluídos, um resumo de conteúdo. Apresentam índices de assunto, regiões e autores, ao final de cada fascículo e acumulados, ao final do volume. Uma lista dos periódicos indexados pode ser encontrada no fascículo 12, no mês de dezembro de cada ano.

     

    Fonte:  CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (Org.). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.


ID
163390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os diretórios são obras que listam instituições e indivíduos que atuam numa determinada área de conhecimento, fornecendo endereços e formas de acesso às suas informações. O diretório considerado por Perkins e Perry como o mais autorizado e abrangente é o

Alternativas
Comentários
  • diretórios: são obras que  listam  instituições e  indivíduos que atuam na
    área,  fornecendo endereços e  formas de acesso às suas  informações. O
    diretório considerado por Perkins & Perry como o mais autorizado e abran-
    gente é o Orbis Geographicus, publicado pela Meynem, 1989.

    fonte: http://www.slideshare.net/edergnu/introduo-as-fontes-de-informao

ID
163408
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A publicação oficial do IBGE que, desde 1908, arrola informações do próprio Instituto e das entidades que integram o Sistema Estatístico Nacional, constituindo fonte de referência da realidade brasileira em seus aspectos territorial, ambiental, demográfico e socioeconômico, é a(o)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    O Anuário Estatístico do Brasil, através de tabelas, gráficos e textos, apresenta uma visão geral do País, em seus aspectos territoriais, ambientais, demográficos e socioeconômicos. As informações utilizadas são produzidas pelo IBGE e pelas entidades que integram o Sistema Estatístico Nacional.

    "O primeiro Anuário Estatístico do Brasil, dividido em três volumes, teve sua publicação iniciada em 1916, com dados referentes ao período 1908-12. Foi elaborado pela Diretoria Geral de Estatística, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. A série foi suspensa de 1913 a 1935, retornando o anuário com informações para 1936, já sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística que, em janeiro de 1938, passou a denominar-se Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística" (GUIZZARDI FILHO;  SILVA; SIDNEY, 2003). 


ID
163411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual a fonte de informação geográfica secundária que oferece cobertura ampla das pesquisas mais recentes, publicadas nas áreas de geografia econômica, geografia social e estudos de planejamento e que constitui fonte de atualização e referência em geografia humana?

Alternativas
Comentários
  • Esta informação se encontra no livro de Campello - Fontes de informação:

    De acordo com a autora, essa é uma fonte secundária de informação, quando se trata de fonte de informação INTERNACIONAL. O Geofraphical Abstratcts é produzido pelo Elsiever Science, é dividido em dois volumes:

    Human Geography: abrange as áreas de geografia econômica, social, estudos do planejamento. Contempla: recursos ambientais, demografia, planejamento ambiental, negócios e desenvolvimento, agricultura, indústria, transporte, turismo, geografia histórica.

    Physical Geography: é uma ferramenta de estudos internacionais do ambiente físico: litosfera, atmosfera, hidrosfera, formas de interação entre essas. Abrange: meteorologia e climatologia, GIS, mapeamento, ciências do solo, mudança global, poluição ambiental, geomorfologia, sedimentologia, etc.


ID
166321
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere às fontes de informação digitais, os links agrupados sistematicamente em categorias ou classes que foram anteriormente selecionados, de forma a agilizar a localização da informação na Web, constituem os

Alternativas
Comentários
  • sítios = é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet.
    repositório  = visa coleccionar, preservar e disponibilizar na Internet a produção intelectual, em texto integral de acesso livre, da comunidade académica.

    mecanismos  ????
    apontadores = são definidos como links agrupados sistematicamente em categorias
    buscadores = é um sistema de software projetado para encontrar informações armazenadas em um sistema computacional a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, reduzindo o tempo necessário para encontrar informações.
  • "Apontadores como Fontes de Informação é o titulo do quarto capítulo. Estes “apontadores” são definidos como links agrupados sistematicamente em categorias que reportam a outros sites com conteúdos afins, de forma a agilizar a localização e/ou complementar a informação. O cuidado que deve ser tomado para analisar a qualidade com os apontadores (links) é o mesmo com relação aos sites, ou seja, verificar a veracidade e, principalmente, a atualização. "

    Fonte:

    http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/1727/1478#:~:text=Es%2D%20tes%20%E2%80%9Capontadores%E2%80%9D%20s%C3%A3o,e%2Fou%20complementar%20a%20informa%C3%A7%C3%A3o.


ID
166324
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quando deseja buscar informações acerca de listas de discussão sobre desenvolvimento econômico, qual serviço na Internet um bibliotecário deve utilizar?

Alternativas
Comentários

ID
167872
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, entre os quais

Alternativas
Comentários
  • As revistas Ciência da Informação e Perspectivas em Ciência da Informação, vale dizer, são as únicas revistas em Cîência da Informação incluídas na coleção da Scielo.

  • Atual:

    Título corrente - Perspectivas em Ciência da Informação (UFMG) / Transinformação (PUC - Campinas)

    Título não-corrente - Ciência da Informação (IBICT)

  • UFMG arrasa! <3


ID
174361
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um usuário que deseja obter a doutrina relativa à Lei nº 10.261 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado) deve consultar

Alternativas
Comentários
  • A meu ver a C e a D estão corretas. 

    A Biblioteca Jurídica Virtual – BJV é uma ferramenta de busca especializada, desenvolvida com o propósito de facilitar o acesso à informação jurídica . Disponibiliza o acesso aos magistrados, servidores da Justiça Federal e demais estudiosos do Direito, livros, documentos e artigos de periódicos jurídicos disponíveis em texto integral na internet.

    Porém no gabarito consta como correta a letra D. 

ID
197152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das fontes e dos serviços de informação e do impacto das
tecnologias de informação, julgue os itens a seguir.

Fontes secundárias de informação, como dicionários e enciclopédias, de maneira semelhante às fontes de informação primárias, adaptaram-se rapidamente ao ambiente digital da Internet e abandonaram a publicação em formato impresso.

Alternativas
Comentários
  • Dicionários e enciclopédias são fontes primárias de informação.

    Força, foco e fé!

  • Fontes primárias: são dispersas e desorganizadas do ponto de vista da produção divulgação e controle; são produzidas com interferência direta do autor; registram informações que estão sendo lançadas; são mais difíceis de serem localizadas. Exemplos: relatório técnico; trabalho apresentado em congressos; teses e dissertações; patentes; normas técnicas; artigos científicos.


    Fontes secundárias: apresentam informações filtradas e organizadas; facilitam o uso do conhecimento disperso nas fontes primárias. Exemplos: enciclopédia; dicionário; manual; tabela; revisão de literatura; tratados; certas monografias e livros-texto; anuários.


    Fontes terciárias: guiam o usuário para as fontes primárias e secundárias. exemplos: bibliografias; serviços de indexação e resumo; catálogos coletivos; guias de literatura; diretórios.


    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jannette Marguerite (Org.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. 310 p.

  • Dicionários e enciclopédias são fontes de informação SECUNDÁRIA. O erro da questão, ao meu ver, está em dizer que "

     abandonaram a publicação em formato impresso"

    Bons estudos! :)

  • Diego acredito que vc se equivocou, imagino que seja apenas um erro de digitação, mas dicionário e enciclopédias são fontes secundárias de informação. 

  • O erro está em abandonou o formato impresso!

  • Em tempos de Wikipédia e Google, quando a informação, nem sempre correta, chega até nós com um simples toque no teclado do computador, muitos supunham que as enciclopédias em papel estivessem fadadas à morte. Ledo engano, pois, apesar do sucesso crescente das enciclopédias eletrônicas, as vendas no formato tradicional ainda são expressivas — mas o futuro é incerto.

    CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/36747/1/LIVRO_ManualFontesInformacao.pdf

  • Gabarito: Errado.

    Basta saber que dicionários e enciclopédias, mesmo se adaptando ao ambiente digital da Internet, ainda publicam em formato impresso.


ID
197167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das bibliotecas digitais e outros serviços de
informação em ambiente digital, julgue os itens subsequentes.

O portal de periódicos da CAPES, o Directory of Open Access Journals e a Scientific Electronic Library Online são portais de periódicos de acesso aberto.

Alternativas
Comentários
  • O Portal de Periódicos da Capes é de acesso livre e gratuito, porém só pode ser acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados Instituições autorizadas ou por pessoas autorizadas pelas mesmas. As instituições autorizadas são:
    Instituições federais de ensino superior;
    Instituições de pesquisa, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES;
    Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES;
    Instituições privadas de ensino superior, com pelo menos um doutorado, que tenha obtido nota 5 ou superior na avaliação da CAPES;
    Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela CAPES, e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação, acessam parcialmente o conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos.
    Instituições que não se enquadram nos critérios citados, podem ter acesso ao conteúdo do Portal de Periódicos como Usuários Colaboradores. Essa modalidade foi lançada pela Capes para atender à crescente demanda por parte das instituições de ensino e/ou pesquisa que não atendem aos requisitos exigidos de acesso gratuito.
    Os Usuários Colaboradores pagam para acessar determinadas bases do Portal. Estas instituições se beneficiam com a economia em escala, obtida em negociação da Capes junto aos editores. Os valores das assinaturas são variáveis, de acordo com a avaliação do perfil da instituição feita pelos editores das bases solicitadas.

    Fonte: 
    http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=quem-participa&mn=69&smn=75

    SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

    Fonte: http://www.scielo.org/php/level.php?item=1&lang=pt&component=56
  • Ser um portal de acesso livre é totalmente diferente de ser um portal de acesso aberto.

    Conforme o blog de nosso eminentíssimo Prof. Kuramoto:

    http://kuramoto.blog.br/2010/04/13/acesso-livre-ou-acesso-aberto-eis-a-questao/


ID
200242
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de informação que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de comunidades científicas, incentivam e gerenciam a publicação pelo pesquisador (autoarquivamento), utilizam tecnologia aberta e podem ser acessados por diversos provedores de serviços nacionais e internacionais são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • Os repositórios digitais (RDs) são bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática. Os RDs armazenam arquivos de diversos formatos. Ainda, resultam em uma série de benefícios tanto para os pesquisadores quanto às instituições ou sociedades científicas, proporcionam maior visibilidade aos resultados de pesquisas e possibilitam a preservação da memória científica de sua instituição.

    Os RDs podem ser institucionais ou temáticos. Os repositórios institucionais lidam com a produção científica de uma determinada instituição. Os repositórios temáticos com a produção científica de uma determinada área, sem limites institucionais.

    Fonte: http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/repositorios-digitais

    Gab. C


ID
235207
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A SCIELO é uma biblioteca eletrônica de acesso gratuito que abrange:

Alternativas
Comentários
  • "A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. 
    A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico".
     

     


ID
235231
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os objetos digitais podem ser de quais tipos nos repositórios de informação?

Alternativas
Comentários
  • Conforme Silva e Tomaél (2008, p. 130):

    Quanto à categorização, os repositórios podem ser:

    Quanto aos seus conteúdos: temáticos ou institucionais.

    Quanto ao tipo de documento - diversidade: monodocumentais ou multidocumentais.

    Quanto à administração: consorciados, centralizados, descentralizados e governamentais.

    Tipo de Objeto Digital: textuais e multimidiáticos.

    A natureza da informação: primárias e agregadores.

    Gab. D

    SILVA, Terezinha Elisabeth da; TOMAÉL, Maria Inês. Repositórios institucionais e o modelo Open. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na internet. Londrina: EDUEL, 2008. cap. 6, p. 123-149.


ID
255178
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Abrangência, acessibilidade, atualidade e confiabi lidade encontram-se entre os parâmetros empregados para avaliar a qualidade

Alternativas
Comentários
  • A palavra que define a questão é "acessibilidade". Apenas os sistemas de informação contam com esta caractrerística.
  • A alternativa "das fontes e dos sistemas de informação"é a única que reúne todos esses parâmetros. As outras podem reunir alguns deles, mas esta é a única que reúne todos.

  • A presente questão foi elaborada tomando como referência o texto de Tomael et all, intitulado AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET: critérios de qualidade. Recomendo a leitura. 

  • "Atualidade" e "confiabilidade" é bastante relacionado a fontes.

  • Conforme Accart (2012, p.267-268):

    Qualidades das fontes de informação

    A análise de uma fonte de informação leva em conta os seguintes critérios:

    • pertinência: tata-se do grau de correlação entre a resposta e a questão formulada (norma ISO 11620);
    • exaustividade: para determinar a exaustividade seria preciso conhecer a totalidade das publicações sobre o assunto, razão pela qual esse é um critério que só pode ser relativo.
    • completeza: este critério permite verificar se a resposta obtida em determinada fonte cobre todos os aspectos do assunto em questão, num período relativamente longo e com fontes primárias diversificadas.
    • precisão: a precisão de uma fonte é aferida pela adequação entre a área do conhecimento divulgada pelo produtor e a cobertura efetivamente constatada;
    • confiabilidade: este critério traduz a veracidade e a atualidade das informações obtidas. Pode ser avaliado pelo controle de um especialista ou pelo feedback do usuário.

    Gab. A


ID
317647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das fontes de informação jurídica, julgue os itens
seguintes.

Jurisprudência é um conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constante. Instrução normativa, decreto-lei e acórdão são exemplos comuns de jurisprudência.

Alternativas
Comentários
  • Jurisprudência (do latimjus "justo" + prudentia "prudência") é um termo jurídico que designa o conjunto das decisões e interpretações das leis feita numa determinada jurisdição.

    Modernamente, entende-se por jurisprudência como sábia interpretação e aplicação das leis a todos os casos concretos que se submetam a julgamento da justiça. Ou seja, o hábito de interpretar e aplicar as leis aos fatos concretos, para que, assim, se decidam as causas.
  • Considerando que a jurisprudência não se forma por decisões isoladas mas, sim, após uma série de decisões no mesmo sentido, alguns conceitos são importantes para melhor compreenção de seu significado. Os principais institutos são:

    1. Precedentes (na prática, é um processo ajuizado por uma pessoa física ou jurídica em primeira instância que tem uma decisão chamada sentença)
    2. Súmulas ( significa o resultado decorrente do procedimento de  uniformização de jurisprudência pelo qual se condensa uma série de acórdãos -decisões de tribunais- que adotem idêntica  decisão)
    3. Julgados ( é um termo usado genericamente no mesmo sentido de decisões)
    4.Enunciados ( geralmente usado no sentido de súmula como ocorre com as decisões consolidadas pelo Tribunal Superior do Trabalho)

    PASSOS, Edinelice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.
  • Só para complementar

    Instrução normativa e decreto-lei são legislações.

    Força, foco e fé!

  • "Jurisprudência: conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constantemente. São exemplos de jurisprudência: acórdãos, pareceres, recursos e decisões." 

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. 

  • Instrução normativa e decreto-lei fazem parte da legislação.

    O acórdão é um tipo de jurisprudência


  • Jurisprudência é um conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constante. Instrução normativa, decreto-lei e acórdão são exemplos comuns de jurisprudência.

     

     

    Jurisprudência é um conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constante. Acórdão, pareceres, recursos e decisões são exemplos comuns de jurisprudência.

     

    Obrigado Cibeli !

  • acordãos-pareceres-recursos-decisões


ID
327526
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às fontes de informação, em geral, são fontes secundárias as (os) seguintes:

Alternativas
Comentários
  • b) bases de dados e banco de dados; filmes e vídeos; manuais; siglas e abreviaturas.

  • De acordo com Grogan, os documentos ou fontes de informação podem ser divididos em três categorias:
    a) documentos primários: contêm, principalmente, novas informações ou novas interpretações de idéias e/ou fatos acontecidos; alguns podem ter o aspecto de registro de observações (como, por exemplo, os relatórios de expedições científicas) ou podem ser descritivos (como a literatura comercial);
    b) documentos secundários: contêm informações sobre documentos primários e são arranjados segundo um plano definitivo; são, na verdade, os organizadores dos documentos primários e guiam o leitor para eles;
    c) documentos terciários: têm como função principal ajudar o leitor na pesquisa de fontes primárias e secundárias, sendo que, na maioria, não trazem nenhum conhecimento ou assunto como um todo, isto é, são sinalizadores de localização ou indicadores sobre os documentos primários ou secundários, além de informação factual.

  • Não entendi a parte das siglas e abreviaturas.

  • Angelina, no livro do CUNHA (Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. 2.ed. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2016.) na página 177 ele aborda como fontes sencundárias as siglas e abreviaturas.

  • Fontes secundárias

    Bases de dados e bancos de dados

    Bibliografias e índices

    Biografias

    Catálogos de bibliotecas

    Centros de pesquisa e laboratórios

    Dicionários e enciclopédias

    Dicionários bilíngües e multilíngües

    Feiras e exposições, Filmes e vídeos

    Fontes históricas

    Livros

    Manuais

    Internet

    Museus, herbários, arquivos e coleções científicas,

    Prêmios e honrarias

    Redação técnica e metodologia científica,

    siglas e abreviaturas

    Tabelas, unidades, medidas e estatística,

    Fonte: CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. p.168


ID
358282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de coleções e fontes de informação, julgue os itens a seguir.

O processo de desenvolvimento de coleções tem, necessariamente, enfoque sistêmico e caráter cíclico, pois as atividades ligadas à coleção não podem ser vistas de forma isolada e nenhuma delas sobrepõe-se às outras.

Alternativas
Comentários
  • O processo de desenvolvimento de coleções é sistematico onde cada atividade depende de outra para manter a uniformidade e um crescimento racional da coleção. É também ciclico por necessitar periodicamente de repetição de todas as etapas do desenvolvimento de coleção para sempre manter a coleção funcional.


ID
358285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de coleções e fontes de informação, julgue os itens a seguir.

A avaliação de coleções que emprega fatores de uso pressupõe a existência de listas de títulos a serem utilizadas como parâmetro para aferir a qualidade da coleção.

Alternativas
Comentários
  • "é necessário, as mais das vezes, contrabalançar dados de uso com outros que tratem da qualidade, nível e raridade do material, para, aí então, munido de uma maior quantidade de variáveis significativas, decidir (...).

    VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, 1989. 

    não acho que tenha a ver com "lista de títulos"

  • O conceito refere-se a metodologia de avaliações de coleções qualitativa.

    Metodologias de avaliação de coleções:

    1) quantitativa - utiliza estatísticas levantadas. Tem a desvantagem de que dados quantitativos, isoladamente, não podem ser relacionados com a qualidade da coleção.

    2) qualitativa - enfoca o conteúdo da coleção e sobre ele lança um julgamento de valor, diagnosticando sua boa ou má qualidade. Incluem os métodos impressionistas (solicita a especialistas que se manifestem) e os métodos baseados na checarem de listas, catálogos etc.

    3) fatores de uso - avaliação da coleção através de seu uso pela comunidade. Considerados isoladamente quase nunca possibilitam informações suficientes para a decisão de descarte.

  • A resposta da Carol está certinha. Trata-se de um método qualitativo de avaliação e não de fatores de uso.

  • Completando o comentário da Cibeli:

    "Os estudos de uso podem ser realizados pela abordagem de toda a coleção ou por amostragens de títulos, obtidas tanto via catálogo topográfico como pelas obras retiradas em um período predeterminado. Esta fase de coleta de dados, no caso de estudos de uso, é particularmente problemática, exigindo um controle muito grande por parte dos realizadores, a fim de evitar distorções devidas a imprecisões dos registros de circulação." VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, 1989. p. 90.


ID
396130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à formação e ao desenvolvimento de coleções, julgue os itens subsecutivos.

Os repositórios institucionais são uma alternativa cada vez mais concreta para o armazenamento de coleções especiais e da produção acadêmica de docentes e discentes.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    "repositório [...] r. institucional institutional memory, institutional repository, virtual content repository, web content repository BIB INF INTERN coleção, digital ou em papel, que capta e preserva a memória intelectual de uma comunidade ou organização; memória institucional." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 322)

  • REPOSITORIOS INSTITUCIONAIS SÃO UMA ALTERNATIVA CADA VEZ MAIS CONCRETA PARA O ARMAZENAMENTO DE COLEÇÕES ESPECIAIS E DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE DOCENTES E DISCENTES.


ID
396166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à tipologia, à conceituação e às características das fontes de informação, julgue os itens a seguir.

As fontes de informação impressas são, em geral, mais estáveis e sistemáticas que as fontes eletrônicas ou digitais.

Alternativas
Comentários
  • "As fontes impressas geralmente são mais fáceis de descrever com precisão numa bibliografia. Elas são tradicionalmente mais estáveis e sistemáticas do que as fontes eletrônicas ou digitais." (CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.

  • Questão controvésia, pois estamos no séc. XXI e a transformação digital já é uma realidade.

     


ID
396169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à tipologia, à conceituação e às características das fontes de informação, julgue os itens a seguir.

Enciclopédias, bem como dicionários, são obras de referência, razão por que não devem ser consideradas fontes de informação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Pelo contrário, são fontes primárias de informação.

    Força, foco e fé!

  • Dicionários, Enciclopédias são fontes terciárias de informação, pois têm caráter informativo, é uma compilação de informações apresentada de maneira descomplicada.

  • "obra de referência cujo objetivo é agrupar o somatório de todos os ramos do saber humano. (...) uma importante fonte de informação para assuntos já consolidados." (CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.)

  • Ué pessoal? Sempre as vi como fontes secundárias. Estou errado? Vi aqui classificando como primária e terciária.

  • "As fontes secundárias apresentam a informação filtrada e organizada de acordo com um arranjo definido, dependendo de sua finalidade. São representadas, por exemplo, pelas enciclopédias, dicionários, manuais, tabelas, revisões de literatura, tratados, certas monografias e livros-texto, anuários e outras." (CAMPELLO, Bernadete Santos, et al (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.)

  • GABARITO: ERRADO

    Segundo Beckman e Silva (1967 apud PASSOS; BARROS, 2009, p. 121;), as fontes de informação constituem o lugar de origem, donde a informação adequada é retirada e transmitida ao usuário [...]. Quanto à classificação, as fontes podem ser primárias, secundárias e terciárias. As fontes secundárias têm a finalidade de guiar o usuário para as fontes primárias, ‘são na verdade os organizadores dos documentos primários e guiam o leitor para eles’ (GROGAN, 1970 apud CUNHA, 2001). São exemplos de fontes secundárias: enciclopédias, dicionários, periódicos de indexação e resumo, entre outros. (CUNHA, 2001).

     

  • Gabarito: Errado.

    Dicionários e enciclopédias são sim fontes de informação.

    Fontes secundárias são aquelas que contém informações sobre os documentos primários filtrada, organizada de acordo com um arranjo definido.

    Exemplos de fontes secundárias:

    a) dicionários;

    b) enciclopédias;

    c) bibliografias e índices;

    d) biografias;

    e) siglas e abreviaturas;

    f) catálogos de bibliotecas.


ID
396172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à tipologia, à conceituação e às características das fontes de informação, julgue os itens a seguir.

Os mecanismos de busca podem ser considerados um tipo de serviço especializado de localização de informações na Internet. A indexação das informações, nesse caso, é automática, sem qualquer classificação.

Alternativas
Comentários
  • Eu pediria anulação dessa questão. Não citou nenhum tipo específico de mecanismo e já diz que todos não usam qualquer classificação?
  • "Mecanismo de busca é o tipo de serviço que faz a indexação automática das informações sem qualquer classificação."(CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.)


ID
396175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à tipologia, à conceituação e às características das fontes de informação, julgue os itens a seguir.

As fontes de informação correspondem eminentemente a listas impressas ou em formato eletrônico nas quais consta o local onde pode ser encontrada determinada informação.

Alternativas
Comentários
  • A fonte de informação é onde se encontra a informação, pode ser o próprio suporte ou o indicativo, mas não somente uma lista de indicação do local.

  • Mas não seria o caso de uma FI Terciária? A Campello fala:

    Fontes de Informação Terciárias: Guiam o usuário para as fontes primárias e secundárias. São as bibliografias, os serviços de indexação e resumos, os catalogos coletivos, os guias de literatura, os diretórios, etc.

  • O erro nessa questão está na palavra "eminentemente", esse termo limita apenas a listas impressas e formato eletrônico, o que por si só está errado!!!

  • Nem todas as fontes de informação especificam o local onde pode ser encontrada a informação. Algumas apenas indicam que existe um documento sobre o assunto.


ID
396178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de portais de pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Inúmeros portais de pesquisa derivaram de redes corporativas privadas que adquiriram importância na disseminação de informações aos clientes das organizações.

Alternativas

ID
396181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de portais de pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Os portais de pesquisa são considerados instrumentos de controle da informação.

Alternativas

ID
396184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de portais de pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Nos portais de pesquisa, estão disponíveis informações estritamente científicas, razão por que tais portais se destinam a pesquisadores.

Alternativas

ID
396187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de portais de pesquisa, julgue os itens que se seguem.

No portal de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, estão disponíveis para empresas e instituições de ensino superior textos completos de periódicos eletrônicos e bases de dados.

Alternativas
Comentários
  • O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 30 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

    Fonte: site da Capes
  • <http://www.capes.gov.br/servicos/informacao-cientifica>

  • Para complementar: 

    Podem acessar gratuitamente o Portal de Periódicos as instituições que se enquadram em um dos seguintes critérios:

    Instituições federais de ensino superior;Instituições de pesquisa, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES;Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES;Instituições privadas de ensino superior, com pelo menos um doutorado, que tenha obtido nota 5 ou superior na avaliação da CAPES;Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela CAPES, e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação, acessam parcialmente o conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos.   Fonte: site da CAPES

  • No portal de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, estão disponíveis para empresas e instituições de ensino superior textos completos de periódicos eletrônicos e bases de dados.

     

    No portal de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, estão disponíveis para empresas e instituições de ensino superior textos completos de PERIÓDICOS CINETÍFICOS e bases de dados.

     


ID
396190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de portais de pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Os portais de pesquisa podem ser especializados – destinados ao apoio de pesquisas científicas sobre temas e assuntos específicos — ou corporativos — voltados ao atendimento de necessidades de informação corporativa —, aos quais o acesso é restrito.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errado por achar que nem sempre os portais de pesquisa especializados possuem acesso restrito. P. ex.: Brapci

  • acertei pensando que muitos até são pagos.


ID
439669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito das tecnologias de informação e comunicação.

Na página web da ANATEL, está acessível, no link biblioteca, o acervo documental desta agência, que contém acordos, memórias e manuais, entre outros tipos de documentos em formato PDF (portable document format).

Alternativas

ID
523327
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, o serviço de fornecimento de cópias criado em 1980, muito utilizado no meio acadêmico, é mantido com recursos alocados pela CAPES, pela SESU, pela FINEP e pelo IBICT. Esse serviço utiliza como principal subsídio para seu funcionamento a rede conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • "II - CCN O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa de unidades de informação de instituições localizadas no Brasil. Possibilita o acesso a publicações periódicas científicas e técnicas e reúne informações de centenas de catálogos, produzidos pelas principais bibliotecas do país, em um único catálogo nacional de acesso público. O CCN visa otimizar os recursos disponíveis nas bibliotecas e serviços de documentação que participam de sua rede e a melhorar os serviços para o usuário final proporcionando os meios indispensáveis para: - a difusão, identificação e localização das publicações seriadas em C&T, nacionais e estrangeiras, existentes no país; - o estabelecimento de políticas coordenadas de aquisições; - o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do sistema de comutação bibliográfica; - a padronização de entradas de títulos. O CCN é aberto à livre participação das bibliotecas que possuam acervos automatizados e relevantes de publicações periódicas em C&T. As instituições interessadas em colocar a informação sobre as suas coleções com o intuito de disponibilizá-las neste Catálogo deverão seguir as normas de seu Regimento Interno. O acesso ao CCN pode ser feito via Internet na URL : http://www.ct.ibict.br:82/ccn/owa/ccn_consulta"
    Em http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/m%C3%B3dulos/pesquisando-bibliografia-internet/o-que-%C3%A9-o-comut-e-o-ccn
     
  • fornecimento de cópias: foi aí que me pegaram

     


ID
523384
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A instituição que provê um serviço de comutação bibliográfica, fornecendo cópias de documentos indexados em suas bases de dados, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • De onde eles tiram essas questões? O que medem de um candidato?

  • questão de 2008, espero que o estilo de questões tenha mudado de lá para cá.


ID
542515
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os critérios de qualidade para avaliar fontes de referência na Internet abrangem informações de identificação, confiabilidade das informações, adequação da fonte e facilidade de uso, entre outros. O critério facilidade de uso inclui a

Alternativas
Comentários
  • facilidade de uso - facilidade para explorar/navegar no documento:

    Disponibilidade de recursos de pesquisa na fonte: função de busca, lógica
    booleana, índice, arranjo, espaço da informação, outros;

  • Indicador: Arquitetura da Informação

    Critérios

    Usabilidade --> Capacidade de um produto ser usado por usuários específicos p/atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação num contexto específico de uso

    Parâmetros: 

    Consistência da interface (coesão entre elementos da interface e a informação)

    Funcionalidade da fonte (tempo de resposta, etc.)

    Facilidade de uso de uma interface - simples e objetivas, com recursos que propiciem movimentação pela fonte por meio de links e sistema de busca 

    Estrutura da informação e design

    https://www.google.com.br/books/edition/Fontes_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_na_Internet/cHYqBF3G3lkC?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover

    https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/anais_anterior/XI-SNBU/Dados/TrabLiv/t138.pdf

    Facilidade de Uso – analisa a facilidade de explorar o documento, como: a quantidade de clicks do site à fonte e da fonte à informação; os recursos utilizados para encontrar a informação: CGI, lógica booleana, links, índice, entre outros; e os que a fonte dispõe para auxiliar na pesquisa: tesauros, listas, glossários, mapa do site/fonte, manuais, entre outros;

    Gabarito: C


ID
587734
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ação, sentença, recurso e acórdão, por um lado, e livros, teses, artigos de periódicos e trabalhos de congresso, por outro, são tipos de documentos que constituem,
respectivamente,

Alternativas

ID
602917
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Embora existam algumas diferenças substanciais no seu conteúdo, a disposição das entradas e demais informações são semelhantes, sendo os itens descritos minuciosamente. Assinale a alternativa que apresenta os instrumentos de pesquisa referentes a estas características.

Alternativas

ID
606352
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os índices de citações são fontes de informações essenciais para a análise de citações, permitindo a verificação da relação citante-citado, servindo como ferramenta de análise das atividades de pesquisa, sobretudo a avaliação da(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    "produtividade [...] p. científica research output, research performance, research productivity, scientific productivity BIB COMN 1. Quantidade de artigos e outros tipos de documentos publicados num período por um autor, grupo de pesquisadores ou mesmo um país. 2. Número de citações recebidas por um autor ou grupo num período." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 294)


ID
670189
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de referência, o bibliotecário dispõe de quatro fontes básicas que constituem o acervo informacional, físico ou digital, de todas as bibliotecas: as fontes bibliográficas, as obras de consulta, a literatura especializada e os

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    As letras B, C e D por si só não podem ser consideradas fontes de informações no serviço de referência. Assim, dá pra responder essa questão por eliminação.


ID
730519
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma série de situações pode restringir ou desestimular o uso de uma fonte de informação na internet, por exemplo, a

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Gestão, mediação e uso da informação - Marta Valetim - 2010

     

    Situações que ocorrem durante o acesso e que podem restringir ou desestimular o uso da informação:

    1. Pequena quantidade de acessos simultâneos permitida

    2. Alto custo de acesso à fonte de informação

    3. Mensagens de erro durante a navegação

    4. Direitos autorais impedindo o acesso à informação completa

     

     


ID
764545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em uma biblioteca, o catálogo em fichas é adequado à pesquisa de bibliografia especializada.

Alternativas
Comentários
  • "Segundo Richard D. Altick, eminente estudioso de literatura. “o catálogo em fichas de uma biblioteca não é uma ferramenta de bibliografia especializada [...] jamais se deve recorrer a ele para a orientação exigida por pesquisas meticulosas”"

    GROGAN, Denis Joseph. A prática do serviço de referência. Brasília : Briquet De Lemos, 1995. 196 p.

    Gabarito: ERRADO

  • Só para complementar a referência do colega abaixo, a citação que ele trouxe está na pág. 120 do livro do Grogan.


ID
764560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos centros de documentação e aos serviços de informação, julgue os itens a seguir.

A base de dados de fontes, em cujas bases são registradas as referências ou informações secundárias dos documentos, subdivide-se em bases bibliográficas e diretórios.


Alternativas
Comentários
  • Bases de dados de fontes - contém os dados originais e textos completos. Constituem um tipo de documento eletrônico.

  • Errado.

     

    "As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo, em:

    1 Bases de dados numéricos, que contêm dados numéricos de vários tipos, inclusive dados estatísticos e de levantamentos.

    2 Bases de dados de texto integral, que contêm notícias de jornal, especificações técnicas e programas de computador.

    3 Bases dedados textuais e numéricos, que contêm uma mistura de dados textuais e numéricos (como, por exemplo, relatórios anuais de empresas) e dados de manuais.

    4 Bases de dados multimídia, que incluem informações armazenadas numa mescla de diferentes tipos de meios, inclusive, por exemplo, som, vídeo, fotografias, textos e animação." (ROWLEY, 2002, p. 110)

  • BASES DE DADOS Lopes classifica as bases de dados em duas categorias: → Bases de Dados Referencias/Encaminhamento. As bases de dados de referências remetem ou encaminham o usuário a outra fonte, como um documento, uma pessoa jurídica ou pessoa física, para que obtenha informações adicionais, ou o texto completo de um documento. → Bases de dados bibliográficos, que incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados. Informam ao usuário sobre o que foi publicado e onde se publicou (por exemplo, em periódico, nos anais de um congresso) e, na hipótese de a base conter resumos, apresentarão a síntese do conteúdo do documento original. → Bases de dados catalográficos, que mostram o acervo de determinada biblioteca ou rede de bibliotecas. Comumente, essas bases de dados relacionam quais os livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui em seu acervo, porém não proporcionam informações adicionais sobre o conteúdo desses documentos. → Bases de dados referenciais, que referenciam informações ou dados, como nomes e endereços de instituições, e outros dados típicos de cadastros." (ROWLEY, 2002, p. 109). 


ID
771466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de coleções e às fontes de informação, julgue os próximos itens.

Por ser voltado a atividades de ensino e pesquisa, que requerem informação validada, o Google Acadêmico indexa apenas fontes de informação primárias.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Noruzi (2005), pode-se entender que a abrangência do GA é constituída por toda a informação publicada na Web, incluindo todo tipo de material acadêmico, que nem sempre pode ser assim considerado, como, por exemplo, programas de visitas guiadas de bibliotecas, notas administrativas, apostilas, apresentações, etc.


ID
788491
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a tipologia de dicionários, considere as afirmativas a seguir.


I - O dicionário morfológico tem papel importante na padronização da linguagem especializada, eliminando ambiguidades na comunicação entre especialistas.


II - O dicionário terminológico, no seu sentido clássico, define termos presentes em determinado texto, esclarecendo o significado do termo naquele contexto.


III - Os dicionários de línguas são classificados como unilíngues, especializados e multilíngues.

IV - Os dicionários especializados abandonam a descrição lexicográfica e apresentam um arranjo diferente na ordenação das palavras.


Está correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    I- O dicionário morfológico tem papel importante na padronização da linguagem especializada, eliminando ambiguidades na comunicação entre especialistas. FALSO

    O dicionário morfológico é um dos dicionários especiais, enfocando aspectos da regra de formação de palavras, arrolando unidades mínimas (raízes e afixos) existentes na língua.

    II- O dicionário terminológico, no seu sentido clássico, define termos presentes em determinado texto, esclarecendo o significado do termo naquele contexto. falso

    De acordo com Campello (2008) o dicionário terminológico padroniza a linguagem especializada, eliminando ambiguidades entre especialistas. As definições podem se confundir, mas acredito que o erro esteja em afirmar basear-se em termos de determinado texto.

    III - Os dicionários de línguas são classificados como unilíngues, especializados e multilíngues. CORRETO

    IV - Os dicionários especializados abandonam a descrição lexicográfica e apresentam um arranjo diferente na ordenação das palavras. CORRETO

  • Incompleto não está errado


ID
800896
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que as fontes de informação são caracterizadas de acordo com o tipo de conteúdo nelas existentes, relacione a fonte de informação ao tipo a que ela se refere e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Fontes Primárias          ( ) catálogos de bibliotecas
2. Fontes secundárias     ( ) legislação
3. Fontes terciárias          ( ) bibliografia de bibliografia
                                        ( ) Relatórios técnicos    
                                        ( ) biografias
                                        ( ) guias bibliográficos

Alternativas

ID
800899
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder o item 72.
“O uso de fontes de informação apropriadas sejam impressas ou eletrônicas se constitui o cerne para alcançar o sucesso na pesquisa e no desenvolvimento em qualquer área científica e tecnológica". (CUNHA, 2001 p.IX)
As fontes de informação podem ser divididas em primárias, secundárias e terciárias. Por fontes primárias compreende-se:

Alternativas

ID
826936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No sistema de acesso de uma biblioteca digital, o instrumento que institui listas, guias ou roteiros de pesquisa que orientem o usuário a encontrar os recursos apropriados à sua pesquisa denomina-se

Alternativas

ID
894904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicação da norma
ABNT 6023:2002.

O uso de mensagens de correio eletrônico como fonte de pesquisa não é recomendável, devendo esse tipo de mensagem ser referenciado somente se não houver nenhuma outra fonte de informação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    ABNT NBR 6023: NOTA - As mensagens que circulam por intermédio do correio eletrônico devem ser referenciadas somente quando não se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discussão. Mensagens trocadas por e-mail têm caráter informal, interpessoal e efêmero, e desaparecem rapidamente, não sendo recomendável seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa.

  • ATUALIZANDO, segundo a NBR 6023 de 2018 essa recomendação não existe mais!


ID
908932
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entendendo as obras de referência como publicações de uso pontual, recorrente e orientado para parte de informações veiculadas, considere:

1) periódicos de resumo.

2) diretórios.

3) dicionários.

4) enciclopédias.

5) periódicos.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAJqkAF/guia-obras-referencia-diretorios-guias-catalogos

    Diretórios

    São listas de organizações, empresas ou pessoas

    Sua organização geralmente é em ordem alfabética e contém os dados mais relevantes, como nome, endereço, etc.

    Os diretórios podem ter listas por assunto, localidades geográficas,tipo de serviços, etc.

    Suas funções

    Descrevem características notáveis e fornecem informações práticas de uma região geográfica, uma classe de produtos, ou de uma classe de instituições.

    Orientam o consumidor e divulgam os produtos de uma empresa.


ID
908935
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A publicação que se apresenta em fascículos sucessivos e regulares, numerados progressiva e cronologicamente, sob um título comum e definido através de um plano que evidencia um planejamento prévio e voltado para disseminação de idéias e pesquisas científicas é:

Alternativas
Comentários
  • A publicação que se apresenta em fascículos sucessivos e regulares, numerados progressiva e cronologicamente, sob um título comum e definido através de um plano que evidencia um planejamento prévio e voltado para disseminação de idéias e pesquisas científicas é:

    Periódicos científico


ID
908938
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fonte de informação que fornece um amplo conjunto de informações e serviços para os diversos usuários da Internet é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Portais/Sites
    Uma das melhores maneiras de se “ambientar” na Internet
    é através de sites chamados de Portais. A definição de Portal
    surgiu pelo fato de estes sites possuírem informações variadas
    que permitem ao internauta procurar e estar por dentro de
    novidades já que os portais oferecem uma grande quantidade
    de noticias e são atualizados com freqüência.


    Exemplo de alguns dos portais mais conhecidos no Brasil:
    www.uol.com.br
    www.globo.com
    www.terra.com.br
    www.ig.com.br


ID
908941
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A literatura cinzenta é o termo cunhado para classificar os documentos publicados em tiragens pequenas, que não participam do circuito editorial, mas que são vitais na disseminação do conhecimento. Das fontes de informação abaixo, qual a que pode ser compreendida como literatura cinzenta?

Alternativas
Comentários
  •  A expressão é usada para designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria. A literatura cinzenta compreende relatórios técnicos e de pesquisa, publicações governamentais, traduções avulsas, preprints, dissertações, teses e literatura originada de encontros científicos, como os anais de congressos. É uma informação altamente atualizada, disponível e não determinada apenas por interesses comerciais 

  • Literatura cinzenta ( Documentos NÃO-CONVENCIONAIS / Literatura SEMI-publicada): São publicações NÃO-COMERCIAIS! EX.: Dissertações, teses, anais de congresso, etc.
  • Para Cunha e Cavalcanti (2008, p.230), trata-se de "conjunto de documentos impressos ou multicopiados que não são nem editados, nem difundidos comercialmente. Circulam, geralmente, na administração pública ou privada, em congressos, reuniões e centros de pesquisa. Têm como características: publicação editada fora do circuito comercial; número reduzido de exemplares; difusão restrita."


ID
929233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Produção e organização do produto a ser preservado são ações
simultâneas e paralelas. No momento em que o homem foi capaz
de perceber isso e de colocar em prática essa atividade de
ordenamento, estabeleceu a noção básica de biblioteca. Com
relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Nas obras de referência, à exceção do arranjo alfabético específico, todos os tipos de arranjo exigem índices.

Alternativas

ID
945574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de coleções, julgue os itens a seguir.

Entre os repositórios de informações, para a composição da memória organizacional de empresas, incluem-se manuais corporativos, bases de dados, sistemas de arquivamento e relatórios de diversos tipos.

Alternativas

ID
945589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de fontes de informação, julgue os itens que se seguem.

Índice de citação é uma lista de referências bibliográficas de fácil compilação, que permite a identificação da influência que determinado trabalho teve em sua área de abrangência.

Alternativas
Comentários
  • ÍNDICES DE CITAÇÃO

    Índice de citação é uma listagem de referências bibliográficas seguidas por uma relação dos documentos que as citaram. Incluem, além da referência dos documentos analisados, o total de referências citadas (cited references) pelos mesmos; fazem "links" dessas referências citadas com outras bases contendo os respectivos "abstracts" ou texto integral (artigos-fonte); apresentam o número de vezes em que o artigo analisado foi citado nos periódicos cobertos pelo índice (times cited); apresentam os registros relacionados (related records) que tenham em comum, com o artigo pesquisa, uma ou mais referências citadas.

    Fonte: http://www.eca.usp.br/departam/cbd/lina/recurso2/isi.htm


ID
945592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de fontes de informação, julgue os itens que se seguem.

Em uma biblioteca, o termo relatório técnico é usado em relação a publicações que incluem especificações, códigos de prática, recomendações, métodos de testes e nomenclaturas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Relatório técnico  é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros." (UFPR, 1996). 
    De um modo geral, pode-se dizer que os relatórios são escritos com os objetivos d: divulgar os dados técnicos obtidos e analisados; e registrá-los em caráter permanente.
    fonte: http://www.bibli.fae.unicamp.br/orientacoes-normativas/como-elaborar-relatorio.php

    Na verdade, o conceito apresentado é de norma técnica:
    Norma técnica é utilizado para “[...] publicações que incluem especificações, códigos de prática, recomendações, métodos de testes, nomenclaturas etc.
    fonte: http://zip.net/byk73K
     

ID
951343
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De maneira geral, nunca se tornam obsoletos e não devem nunca ser descartados, a menos que sejam substituídos por edições idênticas. Aquelas dirigidas às áreas especializadas são de valor permanentes:

Alternativas

ID
951349
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Indique nas alternativas a categoria correspondente para as seguintes Fontes de informação: 1)Bibliografias de bibliografias. 2) diretórios e almanaques:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Cunha (2001):

    Primárias: "Novas informações de ideias e/ou fatos acontecidos" (Congressos e conferências; legislações; peródicos, patentes, teses e dissertações, traduções, relatórios técnicos[...]);
    Secundárias: "Contém informações sobre documentos primários [...] guiam o leitor para eles" (Bases de dados; Banco de dados; Bibliografias; Biografia; Catálogos; Dicionários; Livros; Manuais; Internet [...]);
    Terciárias: "São sinalizadores de localização ou indicadores sobre os documentos primários ou secundários (Bibliografia de bibliografia; Bibliotecas e Centros de Informação, Diretórios [...]).   

ID
951361
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Indique a alternativa correta para a questão: Instrumento de Pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo ou de uma ou mais de suas subdivisões tomando por unidade a peça documental, respeitando ou não a ordem de classificação:

Alternativas

ID
965812
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Tomael(2008), qual o portal brasileiro com repositório digital, com as características artísticas, cultu­ rais e sociais?

Alternativas

ID
965845
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quais os documentos que ao longo do processo de pesquisa po­ dem ser classificados como fontes secundárias?

Alternativas
Comentários
  • Documentos primários: acesso direto ao conteúdo do documento (livros, artigos de periódicos, dissertações, teses etc.)
    Documentos secundários: acesso a uma fonte que disponibiliza a referência, o local do documento (base de dados, catálogos, bibliografias etc.), e fontes que contém informação incompleta ou de uso "rápido" (serviços de indexação e resumo, dicionários, anuários)
    Documetos terciários: fontes que informam sobre os documentos secundários (guia de literatura)

ID
965851
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ambiente digital que funciona como fonte de informação eletrônica e como parte integrante de um projeto concebido e executado pela FAPESP e pela BIREME. Além disso, no Brasil, publica edições integrais das revistas que podem ser consultadas em linha (ON LINE) e no formato PDF. A interface das revistas está acessível em inglês, português e espanhol. Que ambiente digital é esse?

Alternativas

ID
965857
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual é o editor do dicionário temático, obra de referência, em formato eletrônico intitulado "Dicionário Histórico- Biográfico Brasileiro"?

Alternativas

ID
1001227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a catalogação descritiva propriamente dita, deve-se identificar o tipo de material — livro, material cartográfico, filme etc. — e, antes de serem aplicadas as regras específicas para cada um deles, deve-se fazer uma leitura técnica, que consiste na análise com vistas ao levantamento das informações necessárias para a sua representação. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Se uma fonte principal de informação apresenta título coletivo e títulos de obras individuais, deve-se transcrever o título coletivo como título principal e os títulos das obras individuais em nota de conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • AACR 2 : Regra 1.1 B10  -  Se uma fonte principal de informação apresenta tanto um título coletivo como os títulos de obras  individuais, transcreva o título coletivo como título principal e os títulos das obras individuais em NOTA de conteúdo.


ID
1001242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os catálogos bibliográficos em linha (online public access catalogue) e os catálogos em fichas foram desenhados para organizar melhor os itens arquivados em uma biblioteca. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

Embora os catálogos de bibliotecas existam há séculos, somente a partir da década de 90 do século passado é que começaram a ser avaliados como ferramentas de buscas bibliográficas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Perea (2010), em seu artigo 'Catálogo da biblioteca: o objeto orientado ao usuário', " os catálogos das bibliotecas existem há séculos, porém só a partir da década de 1990 é que se buscou formas de avaliá-los como ferramentas de buscas bibliográficas.

    Força, foco e fé!


ID
1001245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os catálogos bibliográficos em linha (online public access catalogue) e os catálogos em fichas foram desenhados para organizar melhor os itens arquivados em uma biblioteca. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

Ao propor um catálogo, o bibliotecário deve conhecer as reais necessidades do usuário.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação (DECLARAÇÃO..., 2009, p. 3-4) determina, como fundamento para a construção de códigos de catalogação, a conveniência do usuário. Determina, também: O catálogo deve ser um instrumento efetivo e eficiente que permita ao usuário: 4.1 Encontrar recursos bibliográficos em uma coleção como o resultado de uma busca, usando atributos e relações entre recursos: 4.1.1 localizar determinado recurso 4.1.2 localizar conjuntos de recursos representando. 


ID
1035007
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

O catálogo de identidade compreende as formas autorizadas de nomes para pessoas, famílias, entidades coletivas, como organizações e estabelecimentos, bem como para congressos e outros eventos.

Alternativas
Comentários
  • O livro Introdução à Catalogação, de Eliane Mey, é um ótimo livro para conhecer sobre a origem e funções da catalogação e dos catálogos.

    Catálogos externos: são os catálogos para acesso do público.
    Catálogos internos: são os catálogos para acesso interno da biblioteca, podem ser de vários tipos.
    Catálogo de identidade: é o catálogo para nomes de pessoas ou entidades.
    Catálogo de assuntos: está claro o que é.
    Catálogo dos números de classificação: também está claro.
    Catálogos de títulos: para títulos de séries e títulos uniformes também.
    Catálogo decisório: é o catálogo que registra as decisões de catalogação da equipe.
    Catálogo topográfico: é o catálogo que indica a localização da obra no acervo.
    Catálogo oficial: é uma réplica do catálogo externo, porém, normalmente, inclui apenas um dos registros completos.
    Catálogo de registro: é o catálogo para registro patrimonial.


ID
1035034
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

Sob a coordenação do IBICT, o Catálogo Coletivo Nacional (CCN) reúne, em um único catálogo de acesso público, as informações sobre publicações periódicas técnico-científicas registradas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • "O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT.

    Os objetivos do catálogo coletivo são difundir, identificar e localizar publicações seriadas existentes no país; estabelecer políticas de aquisição de coleções; padronizar a entrada dos títulos conforme critérios internacionais; promover o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do COMUT".

    Fonte: <http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/catalogo-coletivo-nacional-de-publicacoes-seriadas%28ccn%29> - acesso 22/05/2014.


ID
1035040
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

A BIREME, coordenada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e conveniada com o governo brasileiro, através do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, da Secretaria do Estado de São Paulo e da Universidade de São Paulo, é uma rede cooperativa que envolve 31 países da América Latina e do Caribe, da África, da Espanha, do México, de Portugal e do Timor Leste.

Alternativas
Comentários
  • Criado em 1965, com a denominação de Biblioteca Regional de Medicina (Bireme), ocupando as instalações da antiga Escola Paulista de Me-

    dicina (atualmente Universidade Federal de São Paulo). Em 1967. foi assi-

    nado um convênio entre o governo brasileiro e a Organização

    Pan-americana de Satide (Opas) e a Bireme expandiu sua abrangência

    geográfica, passando a funcionar como um centro internacional para o

    continente, como núcleo central de uma rede cooperativa que englobou

    as instituições de informação da área de saúde. Sua denominação passou

    a ser Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da

    Saúde [URE: http:/Awww.bireme.br/], mantendo-se a sigla anterior.

    Marcondes p.35


ID
1035043
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

A Base de Dados Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS é publicada sob a responsabilidade da BIREME e reúne a literatura da área de saúde dessas regiões.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a BVS

    A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para gestão da informação e conhecimento em saúde na Região AL&C.

    A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pela BIREME. É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc.) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços (BVS Enfermagem, BVS Ministério da Saúde etc.).

    Para saber mais sobre o Modelo BVS acesse http://modelo.bvsalud.org

     

    Sobre o Portal

    O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). É desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol).

    Aplica a interface integrada de busca IAHx com recursos de filtros, exportação de resultados, busca avançada e interoperação com o DeCS/MeSH .

     

    Sobre a Coleção

    A coleção de fontes de informação do Portal está composta de bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados Medline e outros tipos de fontes de informação tais como recursos educacionais abertos, sites de internet e eventos científicos.

    As fontes de informação são selecionadas de acordo com critérios aprovados pela Rede. O índice é atualizado semanalmente a partir da coleta de metadados das fontes de informação da coleção.

     

     

    FONTE:http://bvsalud.org/sobre-o-portal/

  • A base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) é produzida de forma cooperativa pelas instituições que integram o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e é coordenada pela Bireme.


ID
1035046
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

A BDTD reúne as coleções de dissertação e tese das universidades brasileiras, do Caribe e de toda a América Latina.

Alternativas
Comentários
  • A questão mistura os objetivos da BDTD e Scielo:

     

    A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.

     

    SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

  • O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

    Fonte: http://bdtd.ibict.br/vufind/


ID
1035049
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

O Portal Capes oferece acesso a textos completos de 22 522 revistas nacionais e estrangeiras e 130 bases de dados referenciais, no entanto seu uso é restrito a usuários de universidades públicas.

Alternativas
Comentários
  • O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

    Podem acessar gratuitamente o Portal de Periódicos as instituições que se enquadram em um dos seguintes critérios:

    I - Instituições federais de ensino superior;

    II - Unidades de pesquisa com pós-graduação, avaliadas pela CAPES com nota 4 (quatro) ou superior;

    III - Instituições públicas de ensino superior não federais com pós-graduação avaliadas pela CAPES com nota 4 (quatro) ou superior;

    IV - Instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado com avaliação 5 (cinco) ou superior pela CAPES;

    V - Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela CAPES e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

    Instituições que não se enquadram nos critérios citados, e querem acessar o conteúdo assinado pelo Portal Periódicos da Capes, devem entrar em contato direto com as editoras ou representantes dos respectivos conteúdos para solicitar as informações sobre o processo de aquisição e valores de assinatura.

    Fonte: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=quem-participa&Itemid=101


ID
1035055
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

O Portal Domínio Público, administrado pelo MEC, possui mais de 135 mil obras literárias, artísticas e científicas, em formato de som, texto, vídeo e áudio, que já são de domínio público.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 

    Acessos por tipo de mídia

    Quantitativo total de downloads por tipo de mídia (som, imagem, texto e vídeo) desde novembro de 2004.

    Mídia           Total

    Textos:      74.185.325 

    Imagens:   5.908.439 

    Sons:         5.816.521 

    Vídeos:      5.920.352 

    Total:         91.830.637

    Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2017


ID
1043143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de catálogos, julgue os itens que se seguem.

OPACs (on-line public access catalogs) são catálogos eletrônicos on-line que permitem acesso gratuito à informação na Internet.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "à informação na internet". O restante está certinho.
  • Acredito que o erro esteja no fato de nem sempre os OPAC's permitirem acesso gratuito.

  • Concordo com o Diego!

  • Acredito que os OPACS oferecem um acesso aos metadados das informações disponíveis nos acervos físicos das bibliotecas. Você não tem acesso ao texto completo e sim aos seus metadados
  • A automação de uma biblioteca implica na oferta de todos os produtos e serviços por meio eletrônico.

    Além da página do administrador, existe a interface utilizada pelo usuário, a qual é conhecida, comumente, como OPAC.

    Essa página do usuário permite a criação de listas próprias (públicas ou privadas), sugestões de aquisição, históricos de busca, circulação e possibilidades de avaliação e inserção de tags nos itens de interesse. Para compreender cada recurso, nesse manual optou-se por apresentar, primeiramente, o conceito de OPAC e, em seguida o Layout da página, de modo que é possível visualizar como o usuário pode fazer uso da página e gerar informações para a tomada de decisão do gestor.

     

    OPAC: Online Public Acess Catalog, em português, catálogo de acesso público on-line. É a interface voltada para atender ao usuário em linha, e conforme as configurações preestabelecidas pelo administrador (superlibrarian) do Koha. Oferece recursos que vão além do campo de busca e podem trazer retornos para o usuário e a equipe da biblioteca.

     

    http://wiki.ibict.br/index.php/OPAC

  • A respeito de catálogos, julgue os itens que se seguem. OPACs (on-line public access catalogs) são catálogos eletrônicos on-line que permitem acesso gratuito à informação na Internet.

     

    São para consultar as obras que a biblioteca possuí, e não o que afirma a questão.

     


ID
1043146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de catálogos, julgue os itens que se seguem.

O catálogo é uma fonte primária de informação que reúne documentos permanentes e em circulação em uma biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Catalogos são fontes secundárias ou terciárias.
  • Complementando o comentário da Ana Paula, só não lembro de qual livro é a citação: "embora os serviços bibliográficos sejam considerados fontes terciárias, são também chamados de serviços secundários, com base em algumas classificações da literatura, cujos autores consideram que há apenas dois tipos de fontes: primárias (a literatura propriamente dita) e secundárias (os serviços bibliográficos)".

  • Fontes primárias: produzidas pelo autor a pesquisa, com informações novas ou interpretações de ideias já conhecidas. É composta por relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, monografias, teses e dissertações, artigos de periódicos e científicos, patentes, normas técnicas, artigo científico, etc.

    Fontes secundárias: [...]. organizam e filtram a informação de forma definida de acordo com sua finalidade. São compostas por enciclopédias, dicionários, manuais, tabelas, revisões da literatura, tratados, certas monografias e livros-texto, base de dados, diretórios, anuários, catálogos de bibliotecas, etc.

    (VIEIRA, 2014, p. 137-138)

    Gab. Errado


ID
1043254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à bibliografia.

Os relatórios técnicos contêm resultados ou pesquisas em andamento e informações com alto grau de obsolescência.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o capítulo Relatórios técnicos, do livro Fontes de Informação para pesquisadores e profissionais, organizado pela Campello. Os relatórios são documentos que descrevem os resultados ou o andamento das pesquisas para serem submetidos à instituição[...] Alto grau de obsolescência. A forma física de um relatório é geralmente a de uma publicação não convencional.
  • "Refletindo a tendência do desenvolvimento tecnológico, os relatórios apresentam alto grau de obsolescência, isto é seu conteúdo informacional fica desatualizado rapidamente." (CAMPELLO, 2000, p.108)


ID
1043257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à bibliografia.

A literatura cinzenta, além de ser fonte primária de informação, favorece a difusão rápida de informações e conhecimentos.

Alternativas
Comentários
  • LITERATURA CINZENTA: A expressão é usada para designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria. A literatura cinzenta compreende relatórios técnicos e de pesquisa, publicações governamentais, traduções avulsas, preprints, dissertações, teses e literatura originada de encontros científicos, como os anais de congressos. É uma informação altamente atualizada, disponível e não determinada apenas por interesses comerciais.

    Fonte: http://bibliotecauergs.blogspot.com.br/2010/11/fontes-de-informacao-secundarias.html


  • Literatura cizenta: conjunto de documentos impressos ou multicopiados que não são nem editados, nem difundidos comercialmente. Circulam geralmente, na administração pública ou privada, em congressos, reuniões e centros de pesquisa. Têm como características: publicacão editada fora dos circuitos comerciais, número reduzido de exemplares, difusão restrita, documentação oculta, documento não-convencional, literatura não-convencional, literatura semi-oculta, literatura semi-publicada, literatura subterrânea. Fonte: Dicionário de arquivologia e biblioteconomia.

  • São geralmente documentos de carater provisório ou preliminar e reproduzidos em um número limitado de cópias, normalmente inferior a mil exemplares e algumas muito menos. não recebem numeração padronizada como ISSN e ISBN, além de não serem objeto de deposito legal. Outras características acentuam sua impotância para a comunicação da informação científica e tecnológica: em muitos casos a informação que veiculam é mais detalhada do que aquela que aprece nos artigos de periódicos e nos livros, além de não aparecer comumentes em outras fontes, ou seja, não publicada formalmente; é uma informação altamente atualizada, disponível e não determinada apenas por interesses comerciais.

    Fonte: GOMES, Sandra Lúcia Rebel; MENDONÇA, Marilia Alvarenga Rocha; SOUZA, Clarice Muhlethaler de. Literatura cinzenta. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CEDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2000. p. 97-104.


ID
1080799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Catálogos eletrônicos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    Os catálogos eletrônicos são serviços de recuperação da informação, que, com o avanço da tecnologia, disponibilizam o acesso a diferentes coleções em diferentes bibliotecas.

    Letra A está errada. Os catálogos eletrônicos utilizam metadados.

    Letra B está errada. O bibliotecário de referência deve auxiliar os usuários na utilização dos catálogos eletrônicos.

    Letra C está errada. Os sistemas de biblioteca integram o catálogo eletrônico com o sistema de empréstimo, permitindo acesso completo ao documento.


ID
1080832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às fontes de informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • IusData: é constituída por informações referenciais de artigos de periódicos de aproximadamente 700 títulos de periódicos jurídicos nacionais e estrangeiros indexados desde 1986 e incorporados ao acervo do Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

    fonte: http://200.144.182.130/biblifd/index.php/2012-04-20-20-08-48/iusdata

    Letra 'b': nas ciências jurídicas, o vade mecum é essencial para consultar as obras básicas, como a Constituição Federal, Código das Leis Trabalhistas e outros. O vade mecum pode ser tanto genérico, trazendo diversos códigos e leis gerais, como pode ser especializado em uma área específica do Direito, que podem ser consultados em diversos tipos de mídia, como celulares, computadores e etc.

  •  a) O IusData é uma fonte de informação vinculada principalmente à doutrina jurídica.

     

     b) Vade-mécuns são obras de referência na área jurídica e consistem na reunião de termos ou verbetes dispostos alfabeticamente.

     

    Vade-mécuns são obras de refêrencia de grande auxílio para quem trabalha na área jurídica. O termo vem do latim "vade mecum" ("anda comigo"), e designa UM COMPÊNDIO, que REÚNE OBRAS BÁSICAS DO DIREITO para serem consultadas facilmente. Pode ser genérico ou especializado.

     

     c) Periódicos científicos eletrônicos da área jurídica são fontes de informação primária. 

     

    Uma vez que a fonte principal é a LEI, as fontes de informação jurídicas primárias são os DIÁRIOS OFICIAIS, pois é onde a lei é publicada oficialmente. GAMA, Thalita.

     

    Vade-mécuns, caratilhas, apostilas, livros jurídicos, súmulas, doutrinas, jurisprudência, periódicos científicos da área jurídica - FONTES SECUNDÁRIAS. 

     

     d) A longevidade breve, que é um atributo da informação jurídica, significa que o valor e a utilidade da informação para os usuários estão diretamente relacionados à idade das informações. 

     

    Longevidade breve é mancada ... 

     

    Neste contexto, Passos e Barros (2009) apontam a longevidade como uma das características mais importantes da informação jurídica.  Por exemplo, apesar de revogados, todos os atos realizados durante a vigência dos códigos mencionados, ambos permanecem sendo estudados sob sua ótica. Desta forma, por longos anos ainda serão produzidas jurisprudência fundamentada nos seus textos.

     

    Ainda sobre essa questão, Passos (1994) alerta que a informação jurídica diferencia-se de outros campos da ciência pela longevidade. Como lembra, o texto jurídico é perene para fins de consulta, corno referência de precedente e aplicação a fatos e situações ocorridas em diferentes períodos. Logo, o armazenamento é contínuo e permanente. (SILVEIRA,2014).
     

     e) Informação jurídica analítica corresponde à jurisprudência.

     

    ANALÍTICA ---> DOUTRINA

    NORMATIVA ---> LEGISLAÇÃO

    INTERPRETATIVA ---> JURISPRUDÊNCIA 

     

    REFERÊNCIAS 

     

    SILVEIRA, Mariana de Moraes. Cadernos de Informação Jurídica. Brasília v. 1 n. 1 p. 1-140, 2014.

    GAMA, Thalita, Preparatório para Concursos em Biblioteconomia.


ID
1091221
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao formular uma série de hipóteses sobre as fontes que podem conter as respostas solicitadas pelos usuários, o bibliotecário acaba por estabelecer um dos componentes da estratégia de busca, que é a escolha dos recursos informacionais. Esses recursos serão validados ou não no processo de busca, e envolvem, dentre outros, as fontes especiais e as básicas.

Nesse sentido, a fonte básica mais importante e comum a todas as bibliotecas, que é imprescindível à função social que desempenha, é o(a).

Alternativas
Comentários
  • Grogan cita que a fonte comum entre todas as bibliotecas é a literatura especializada

  • De acordo com Grogan (2001), os bibliotecários de referência utilizam, basicamente, quatro tipos de recursos informacionais:

    a) os catálogos da biblioteca;

    b) a literatura especializada;

    c) as fontes bibliográficas;

    d) as obras de consulta.

    (GROGAN, 2001, p. 123).


ID
1091284
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para atender a um usuário que deseja informações sobre as estações de referência, com os seus respectivos valores de coordenadas e dados auxiliares, o bibliotecário deve utilizar o banco de dados;

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Banco de Dados Geodésicos: Reúne informações de estações de referência, com os seus respectivos valores de coordenadas e dados auxiliares, que constituem o Sistema Geodésico Brasileiro – SGB.

     

    Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/sgb.shtm

     

     


ID
1095745
Banca
IDECAN
Órgão
FUNTELPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a fonte de informação que apresenta a mais recente forma alternativa de divulgação de pesquisas em andamento em muitas áreas do conhecimento:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello,Cendón e Kremer (2000, p. 46):

    A morosidade de publicação do periódico científico, que é ainda o principal veículo de divulgação da pesquisa em muitas áreas do conhecimento, tem levado ao aparecimento de formas alternativas de divulgação, sendo a mais recente delas a publicação eletrônica.

    Gab. E

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.).  Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.


ID
1095772
Banca
IDECAN
Órgão
FUNTELPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme conhecimentos adquiridos de fontes de informação, assinale a alternativa que caracteriza corretamente o instrumento legal destinado a proteger a invenção aplicável à indústria, durante um prazo de tempo definido, contra cópias e quaisquer outros usos não autorizados pelo seu possuidor, de modo a permiti-lhe a exploração rentável dessa nova ideia:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    "patente main patent, patent ENG 1. Concessão que um governo outroga a um inventor dando-lhe direito exclusivo de explorar ou vender seu invento durante um tempo limitado. 2. Título oficial de privilégio ou concessão de invento; carta de privilégio. <=> propriedade industrial." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 277)

  • Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 137, 153, 191):

    Normas técnicas

    A normalização é uma característica essencial da atividade humana desde os primórdios da civilização, tendo sido essencial no desenvolvimento da linguagem falada e escrita.

    Patente de invenção é o instrumento legal destinado a proteger a invenção aplicável à indústria, durante um prazo de tempo definido, contra cópias e quaisquer outros usos não autorizados pelo seu possuidor, de modo a permitir-lhe a exploração rentável dessa nova ideia.

     Revisões de literatura

    Os trabalhos de revisão são estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática, dentro de um recorte de tempo, formando uma visão geral ou um relatório do estado-da-arte sobre um tópico específico, evidenciando novas ideias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada.

    Gab. A

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.).  Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.


ID
1102150
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“As estratégias adotadas para a implantação do acesso aberto provocaram, conforme estudos realizados por Harnad e seus colaboradores, considerável aumento na visibilidade dos trabalhos disponibilizados em RIs [repositórios institucionais] de acesso aberto” (KURAMOTO, 2009, p. 8). De acordo com o autor, a visibilidade, nesse caso, aumenta porque

Alternativas
Comentários
  • Conforme Leite (2009, p. 17):

    A Budapest Open Access Initiative, em 2001, recomendou duas estratégias complementares para que de fato a literatura científica esteja disponível e acessível:

    • a Via Dourada, que significa o acesso aberto promovido nos próprios periódicos científicos, de modo que os artigos científicos possam ser disseminados sem restrições de acesso ou uso;
    • a Via Verde, que significa o sinal verde de editores científicos para o arquivamento da produção científica pelos próprios autores em repositórios digitais de acesso aberto, especialmente em repositórios institucionais.

    Gab. D

    LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: IBICT, 2009. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/775/4/Como%20gerenciar%20e%20ampliar%20a%20visibilidade%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica%20brasileira.pdf


ID
1102153
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As listas bibliográficas selecionadas e críticas, constituindo verdadeiros condutores no mundo das bibliografias, têm como principal finalidade a organização de coleções especializadas, que se denominam

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Guias de referência.


    Questão maldosa. Eu fui direto na letra B: bibliografias especializadas.

  • Achei mal elaborada.

  • Guias bibliográficos ou guias de repertório da literatura, são obras de referencia feitas para ajudar os pesquisadores e outros interessados na busca de fontes de informação sobre um assunto específico. O principal objetivos dos guias é manter seus leitores a par da existência das fontes de informação mais importantes, saber como utilizá-las e ajudá-los na otimização da pesquisa bibliográfica corrente ou retrospectiva.

    Bibliografias que relacionam bibliografias são denominadas bibliografias de bibliografias ou guias de bibliografias. Encaminham o usuário às bibliografias onde pode encontrar guias adequados ao tema que deseja pesquisar.

    A Revisão de Literatura é um levantamento, geralmente exaustivo, dos documentos publicados sobre determinado assunto. Analisa a documentação corrente e indica os caminhos que um assuntos ou frente de pesquisa pode tomar no futuro. Pode ser editada como um artigo e inserida num fascículo de periódico, como monografia, como um capítulo de dissertação ou tese e também como título específico de periódico.

    - bibliografias especializadas (um só assunto ou área do conhecimento).


ID
1102156
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fonte de informação publicada desde 1950, pela Europa Publications, de cobertura internacional de organizações de nível superior, bibliotecas, museus e arquivos, organizados, geograficamente, intitula-se

Alternativas
Comentários
  • Letra A - The World of Learning


ID
1102183
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Pesquisa Integrada reúne além dos catálogos de quatro instituições no Rio de Janeiro (LNCC, PUC-Rio, UFRJ e UNIRIO), bases de dados comerciais e repositórios abertos, cujo acesso é restrito as comunidades das quatro instituições, utiliza o metabuscador

Alternativas

ID
1102192
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), coordenado pelo IBICT, caracteriza-se por ser

Alternativas
Comentários
  • O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT.

    Os objetivos do catálogo coletivo são difundir, identificar e localizar publicações seriadas existentes no país; estabelecer políticas de aquisição de coleções; padronizar a entrada dos títulos conforme critérios internacionais; promover o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do COMUT.


    http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/catalogo-coletivo-nacional-de-publicacoes-seriadas(ccn)


ID
1104169
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT possui diversos produtos e serviços biblioteconômicos, dos quais existe o CCN que significa?

Alternativas
Comentários
  • Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Periódicas - (CCN).



    Apresentação


    O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT.

    Os objetivos do catálogo coletivo são difundir, identificar e localizar publicações seriadas existentes no país; estabelecer políticas de aquisição de coleções; padronizar a entrada dos títulos conforme critérios internacionais; promover o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do COMUT.

    Fonte:( IBICT)

    Gab. C


ID
1105117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação geral e jurídica,


As fontes de informação não convencionais, utilizadas para a realização de pesquisas especializadas, são conhecidas como literatura branca.

Alternativas
Comentários
  • As fontes de informação não convencionais, utilizadas para a realização de pesquisas especializadas são chamadas literatura cinzenta!

  • É literatura cinzenta....

  • Literatura branca é usado para denominar documentos oficiais.

  • Errado. 

    Literatura cinzenta: designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, académico, comercial e da indústria.

    Literatura branca: documentos convencionais ou formais. (CAMPELLO, CENDÓN E KREMER p. 97)
     

    Fontes de informação para pesquisadores e profissionais / Bernadete Santos Campello, Beatriz Valadares Cendón, Jeannette Marguerite Kremer, Organizadoras. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. 319 p. 

     


ID
1105312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem.


O Portal de Periódicos da CAPES é uma iniciativa brasileira de acesso aberto à informação científica que reúne a produção cientifica internacional de qualidade, disponibilizando-a a instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA..Segundo o site da CAPES: “Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos: PROFESSORES, PESQUISADORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS VINCULADOS ÀS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES. O PORTAL É ACESSADO POR MEIO DE TERMINAIS LIGADOS A INTERNET E LOCALIZADOS NESSAS INSTITUIÇÕES OU POR ELAS AUTORIZADOS”. 

    O erro da questão está em dizer que é de acesso aberto. 


  • Creio que o erro da questão é afirmar que é de acesso aberto.

    Ao contrário do que a colega afirmou, o portal disponibiliza produção científica internacional sim.

    "O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional."

    http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&mn=69&smn=74

  • Só pra acrescentar, o acesso não é livre e gratuito para todos!o acesso é limitado às instituições que mantêm programas de pós-graduação e pesquisa nas áreas abrangidas pela base de dados, isto é, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Telecomunicações, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e Física! Instituições particulares, por exemplo, devem pagar para a utilização do portal. Vale lembrar também que dentro do portal existem periódicos que não são de acesso gratuito (aqui se incluem aqueles em o portal não assina seu conteúdo completo), podendo ser cobrada taxas pra o uso.


    http://www.capes.gov.br/acesso-ainformacao/perguntas-frequentes/periodicos/4121-por-que-o-acesso-as-publicacoes-do-ieee-no-portal-e-liberado-somente-para-determinadas-instituicoes

  • Conforme a colega Luiza Araújo destacou, o erro está em dizer que o acesso é aberto. Pois os que  possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos são os professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados.

     


ID
1105315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem.


O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) é de acesso público e reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • "O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT."

    http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/catalogo-coletivo-nacional-de-publicacoes-seriadas%28ccn%29


ID
1105318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem.


A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra o acervo indexado pelo LexML.

Alternativas
Comentários
  • O acervo do Portal LexML reúne, organiza, integra e dá acesso a documentos de legislação, jurisprudência e proposições legislativas das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público. Disponibiliza ainda doutrina correlacionada com a legislação, por meio do acesso ao registro de livros jurídicos disponíveis na Rede RVBI (Rede Virtual de Bibliotecas). Logo, o acervo da BDTD não se encontra indexado pelo portal LexML. Questão Errada.

    Comentário retirado do blog BIBLIOTHINGS .

    FOCO E FE


ID
1105321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem.


Por meio do Google Acadêmico, é possível identificar a quantidade de citações feitas a determinado artigo científico.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Outra questão ajuda a responder:

    (FUB - 2015) No que concerne às fontes de informação, julgue o item a seguir: A base de dados gratuita Google Acadêmico permite localizar vários tipos de documentos e determinar a frequência de citação desses em outras publicações. Resposta correta. 


  • Gabarito: Certo.

    Também conhecido como Google Scholar, o Google Acadêmico é um mecanismo de busca voltado exclusivamente para a literatura acadêmica. Por meio dele é possível encontrar milhares de artigos científicos, publicações nacionais e internacionais, livros e resumos das mais diversas áreas.

    Por meio do Google Acadêmico, é possível identificar a quantidade de citações feitas a determinado artigo científico, ou a quantidade de citações feitas a determinado autor.


ID
1112287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base em aspectos relativos a banco de dados e acerca da estrutura e das características do Diário Oficial da União (DOU), julgue os itens subsecutivos.


A base LISA online, acerca de ciência da informação, não pode ser comprada para acesso local.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Library and Information Science Abstracts (LISA)

    Base de dados referencial na área de Ciência da Informação com cobertura internacional. Indexa mais de 440 periódicos publicados em 68 países. O período disponível online é de 1969 até os dias atuais.

    Pode ser comprada para acesso local. 



ID
1112791
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Após ter feito uma pesquisa em uma base de dados, um usuário obteve as informações estatísticas que procurava, sem precisar recorrer a outros recursos. Neste caso, o usuário consultou uma base de dados de;

Alternativas
Comentários
  • Letra E. "As bases de dados de fontes contêm os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem-sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original (como seria obrigado a fazer no caso das bases de dados de referências). [...] As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo, em: 1. Bases de dados numéricos; 2. Bases de dados de texto integral; 3. Bases de dados textuais e numéricos; 4. Bases de dados multimídia." (ROWLEY, 2002, p. 110)