-
A pauta é a orientação que os repórteres recebem descrevendo que tipo de reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. A pauta não necessariamente é escrita e nem sempre é premeditada. Apesar de ser detalhada e repleta de orientações editoriais, a pauta não é rígida: o repórter pode modificar abordagens, sugerir outros entrevistados e até mudar completamente a natureza da reportagem que irá produzir levando em conta os acontecimentos factuais que presenciar depois de sair da redação em busca da notícia.
-
A pauta de fato é amplamente adotada na imprensa brasileira e nos veículos de comunicação corporativos. No entanto, o objetivo principal dela é nortear o planejamento da edição jornalística, bem como o trabalho do repórter. O erro da questão está na afirmação "objetivo secundário".
-
Secundário não, primário.
-
A pauta, que tem o objetivo PRIMÁRIO de auxiliar no planejamento da edição jornalística, é amplamente adotada na imprensa brasileira e nos veículos de comunicação corporativos.
-
O primeiro objetivo de uma pauta é planejar a edição. O princípio é que, mesmo que não aconteça nada não previsto em determinado dia - por exemplo, no domingo de uma editoria política ou na segunda-feira de uma editoria de esportes -, o jornal sairá no dia seguinte, os boletins de rádio serão produzidos, as gravações de televisão serão editadas e as equipes das revistas estarão nas rua (LAGE, p. 17)
Fonte: A reportagem. Nilson Lage