- ID
- 162016
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- DPU
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Comunicação Social
- Assuntos
Na síntese aditiva de cores, luzes são misturadas; e na síntese subtrativa, cores pigmento. Idealmente, essas misturas resultariam em
Na síntese aditiva de cores, luzes são misturadas; e na síntese subtrativa, cores pigmento. Idealmente, essas misturas resultariam em
Considerando que o governo federal edita normas e manuais de
procedimentos para instruir normativamente as ações de
comunicação social, julgue os itens a seguir.
A marca oficial do governo federal deve estar presente em todas as ações de comunicação, e, normalmente, cada gestão institui um conceito próprio e subjetivo, como parte da sua identidade visual.
Considerando que o governo federal edita normas e manuais de
procedimentos para instruir normativamente as ações de
comunicação social, julgue os itens a seguir.
São permitidas alterações de tamanho e estilo na aplicação da identidade visual do governo federal em ações de comunicação, apesar da existência de manual de identidade visual.
Acerca das peças publicitárias utilizadas em promoções, assinale a alternativa correta.
As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.
Considerando-se que os fundamentos da linguagem visual representam a base da construção de mensagens visuais no campo das artes e da produção comercial, é imprescindível que o diretor de arte tenha domínio desse conhecimento para a criação de mensagens eficazes, direcionadas à conquista dos objetivos estratégicos estabelecidos no plano de comunicação do qual elas fazem parte.
As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.
A mancha gráfica, elemento que compõe a identidade visual de uma publicação, representa um molde a ser utilizado em todas as páginas para diagramação de textos, imagens e acessórios informativos, funcionais e decorativos, e, se dividida em colunas e espaços horizontais, confere flexibilidade ao trabalho de diagramação.
Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.
Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.
No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.
No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.
No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.
Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.
A fase do processo de editoração denominada preparação de originais envolve a marcação, a revisão e a normalização de textos.
Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.
Em programação gráfica, retranca é a marcação feita nos originais (textos, fotos, ilustrações) para orientar a paginação.
Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.
Para produzir um bloco de texto mais harmônico, os designers utilizam normalmente o kerning, que realiza a mesma função do espacejamento entre letras.
Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.
O sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) permite a conversão de imagens de um texto impresso capturadas por um escâner em texto digitalmente editável.
Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.
Dégradé é o preenchimento de cor realizado com a utilização de cores análogas.
Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.
A percepção da cor se modifica em função da pigmentação das superfícies e do tipo da luz ambiente.
Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.
O ponto, a linha e o plano são os elementos fundamentais do design.
Considerando que o produto da atividade jornalística é
geralmente materializado em textos, os quais resultam de
diferentes técnicas de redação e recebem diferentes
nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos, julgue os
itens de 18 a 23, acerca das características da linguagem usada
em jornalismo.
Edição é a finalização do material jornalístico e que deve ser adequado às características do veículo no qual será veiculado (impresso, digital, eletrônico). Esse processo engloba hierarquização, seleção e angulação (enquadramento).
O Câmera Raw serve para corrigir alguns erros porventura cometidos por fotógrafos e agilizar o processo de ajuste de cor. Ele pode igualar as imagens que tem as mesmas condições de matiz, saturação e luminosidade de maneira bem rápida. É um plugin do
No photoshop, a ferramenta background eraser
Eventos corporativos necessitam de materiais de divulgação e promoção, geralmente em grande quantidade. Dentre esses, os mais comuns são camisetas, folders e cartazes. Cada um desses materiais é produzido através de processos de impressão diferente. Relacione as peças gráficas apresentadas na coluna da esquerda com o respectivo processo de impressão, indicados na coluna da direita.
I - Camisetas P - Offset
II - Folders e cartazes Q - Serigrafia
III - Banners R - Litografia
S - Impressão digital
Estão corretas as associações
A disposição de matérias em página de jornal impresso obedece a uma hierarquia
Na redação de uma entrevista, é recomendado que se façam alguns ajustes na fala do entrevistado, desde que não comprometam o conteúdo. Essas recomendações NÃO incluem
Das atividades mencionadas qual faz parte da função do diagramador?
Processos de edição, editoração e impressão comumente exigem a preparação de originais em alta definição, especialmente quando incluem muitas imagens. Devido ao seu grande tamanho, os arquivos gerados a partir desses processos são de difícil manuseio, seja para o seu envio por meio de correio eletrônico, seja para o seu armazenamento. Há, no entanto, soluções para esses casos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que
Na elaboração de uma interface em ambiente digital, devem ser respeitados diversos fatores, como consistência ou unidade projetual, que
Considerando as prescrições legais, éticas e protocolares relativas
ao hino nacional, julgue os itens subsequentes.
O Ministério da Educação é o órgão responsável pela edição oficial das partituras do Hino Nacional, bem como da gravação de sua execução instrumental e vocal e de sua letra declamada, ao M EC competindo esclarecimentos correlatos.
Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.
A pauta, que tem o objetivo secundário de auxiliar no planejamento da edição jornalística, é amplamente adotada na imprensa brasileira e nos veículos de comunicação corporativos.
Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.
Para conferir mais vivacidade à leitura, é aconselhável utilizar a combinação de, ao menos, quatro fontes tipográficas em um projeto gráfico.
Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.
O título de anúncio publicitário, assim como o de texto jornalístico, deve despertar o interesse do leitor, versando sobre o assunto tratado de forma direta ou indireta. O emprego da forma indireta, em geral, instiga a curiosidade do leitor e chama-o para a leitura integral do texto.
Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.
A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:
Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:
Em uma campanha publicitária que requeira exclusivamente o outdoor, de baixo custo, qual a impressão com melhor custo-benefício, sem limitar a criação de um programador visual?
As peças de uma campanha publicitária, ao serem produzidas de acordo com o tema, não podem deixar algumas regras básicas. Dadas as afirmativas abaixo,
I. O programador visual tem total liberdade de desenvolver o assunto que remete ao consumidor.
II. O programador visual não pode abdicar de sua criação, desde que remeta ao tema da campanha.
III. O programador visual define formato, forma e cores do layout.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas a seguir com relação à produção de peças para campanha institucional,
I. O trabalho do programador visual deve atender ao tema da campanha.
II. As ilustrações devem referir-se ao texto.
III. O layout representa a forma visual (imagética) do texto.
IV. O título da peça tem que ser impactante (teaser).
verifica-se que está(ão) correta(s)
Existem três elementos básicos que constituem a concepção gráfica de uma editoração eletrônica de mídias impressas. Dois deles são uniformidade gráfica e editorial e estrutura gráfico-editorial. O terceiro elemento é
Assinale a alternativa correta em relação à editoração de revistas, jornais e impressos em geral.
Assinale a alternativa correta em relação à definição de diagramação.
Na mídia impressa existem cinco zonas de visualização: principal ou primária, secundária, morta, centro ótico, centro geométrico. Assinale a alternativa que descreve a localização do centro ótico.
A diagramação tem como objetivo principal organizar visual e conceitualmente a informação em uma ou mais páginas impressas, construindo, assim, uma ordenação capaz de ser compreendida e apreciada pelo leitor. Essa organização proporcional entre os elementos reduzem a quantidade de informação não essencial. Assinale a alternativa que contém os três aspectos básicos que auxiliam na organização, clareza e eficiência da comunicação.
Para a realização de um documentário em vídeo, a título de trabalho de conclusão de disciplina do terceiro ano do ensino médio, um aluno utilizou softwares específicos para edição. Para tanto, ele utilizou como programas de edição de fotografias, vídeo e áudio, respectivamente:
As cores transmitem sensações que transcendem muito o mero reconhecimento de tons e matizes. [...] Algumas cores podem
mudar seu comportamento e sua influência com a mera aplicação de um recurso de luminosidade. É o caso do preto, que, por
representar a ausência de luz, encerra em nossa cultura um sentimento trágico, de enlutamento, de vazio, de solidão.
(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa)
No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a
transmitir
No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.
A identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam uma instituição ou produto, é composta por logotipo, símbolo, padrão cromático e tipográfico.
No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.
A tipografia é fundamental na elaboração de peças gráficas, pois influencia efetivamente na transmissão de informações.
Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.
O processo de refile é utilizado em uma peça gráfica sempre que uma imagem tiver de ser cortada na margem de uma página. Essa imagem deve ser ampliada para que não apareça um filete branco quando o papel for cortado.
Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.
As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o ciano, o marrom, o amarelo e o preto.
Julgue o próximo item, relativo a estrutura, funcionamento e cargos nas empresas jornalísticas.
Editor é o jornalista responsável pela previsão do assunto de
interesse jornalístico e pela confecção do roteiro dos temas que
serão cobertos em uma reportagem.
Julgue o próximo item, relativo às estratégias e técnicas de comunicação organizacional.
O projeto editorial consiste em uma diretriz daquilo que
é essencial para uma publicação, incluindo seus objetivos
e o perfil do público e, ainda, os fatores técnicos de produção
e revisão.
Julgue o item a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade.
O tratamento de imagens por meio de softwares específicos
não é recomendado na criação publicitária, pois tira a realidade
natural das imagens e pode ser considerado como uma forma
de se persuadir o consumidor pela ilusão.
No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.
Ao utilizar uma fotografia em uma peça gráfica, com o intuito
de evitar o efeito conhecido como pixalização, o responsável
pela criação deverá estar atento à resolução da imagem, que
deverá ter o tamanho proporcional ao formato da peça.
É um pôster em miniatura, como um cartaz emitindo sua mensagem enquanto você passa a cem por hora. Portanto, você deve pensar em escala grande − quanto mais simples, melhor. Ficar preocupado com nuances e detalhes refinados não funciona, porque todos os outros fazem isso.
(WHITE, Jan V. Edição e Design: para designers, diretores de arte e editores. Trad. de Luis Reyes Gil. São Paulo: JSN Editora)
Essa é a definição para a elaboração
As imagens coloridas impressas normalmente são produzidas com quatro tintas de impressão: ciano, amarelo, magenta e preto, o sistema CMYK. Cada tinta CMYK pode ser aplicada com valores entre 0 e 100%, portanto cada cor é expressa como a porcentagem de cada tinta. O amarelo puro, por exemplo, é obtido com 0% de ciano, 100% de amarelo, 0% de magenta e 0% de preto.
É recomendado que a soma total dos percentuais (levando em consideração as quatro tintas) em uma cor não ultrapasse 240.
Assinale a alternativa que melhor justifica esta recomendação.
Feita diretamente a partir da chapa. É importante no caso de impressos paginados. Ela indica principalmente se a ordem das páginas está correta e se os fotolitos foram devidamente alinhados na montagem da chapa. No entanto, este tipo de prova só permite a verificação de erros grosseiros.
A descrição acima refere-se de forma mais adequada à
Segundo Newton César, como se chama o projeto gráfico que precisa ter capa, introdução, conceito, formas de utilização do logotipo, adequações, controle de cores, área de influência, diagrama de construção, tipologia, aplicações em papelaria, aplicação em veículos e aplicação em brindes?
Quais são os princípios da criação do logotipo/logomarca, segundo Newton César?
Segundo Rabaça e Barbosa, como é denominado o conjunto de tarefas relacionadas à preparação de originais para publicação, incluindo digitação, formatação, além da edição visual, paginação, artes finais e outros detalhes da produção gráfica anteriores à impressão?
Segundo Antonio Celso Collaro, o motivo da capa de uma revista deve condensar o conteúdo jornalístico mais importante, que formará a pauta da publicação.
Para tornar o visual da capa mais atraente, deve-se utilizar tipos
As cores primárias do processo subtrativo são:
A principal característica do meio outdoor é
Ao enviar um trabalho finalizado para a gráfica, é necessário incluir algumas indicações que orientam corretamente a impressão.
Uma dessas indicações é conhecida como “marca de corte”, cuja função é
O padrão cromático dos arquivos finalizados para serem impressos em gráficas, deve ser
Para a produção de uma peça gráfica, leva‐se em conta o formato, o número de cores, a gramatura do papel, a quantidade a ser produzida e os acabamentos.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A gramatura do papel tem influência direta no resultado final e no orçamento.
II. A gramatura sempre indica a procedência das fibras que compõem o papel.
III. Quanto maior a gramatura, mais grosso, opaco e pesado será o papel.
Assinale:
Correlacione os conceitos de jornalismo às suas respectivas definições, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS
I - Calhau
II - Olho
III- Retranca
IV - Selo
V - Quadro
DEFINIÇÕES
( ) Marcação feita nos originais (textos, fotografias, etc) componentes de uma mesma matéria, para orientar a paginação .
( ) Espaço, geralmente delimitado por fios, que traz informações adicionais ao corpo de uma matéria jornalística, anúncio publicitário ou capítulo de um livro.
( ) Notícia, artigo ou qualquer matéria de importância relativa (como anúncios a serem publicados por permuta) que, na falta de coisa melhor, serve para encher os buracos originados pela falta de material editorial ou por erro de cálculo de diagramação.
( ) Intertítulo ou pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior.
( ) Fio que separa duas matérias, ou partes de uma mesma matéria e que deixa pequenos espaços em suas extremidades por ser menos largo do que os elementos que separa.
( ) Marca que distingue e ilustra um assunto
focalizado em edições sucessivas
de jornal, revista ou telejornal .
Segundo Michael Langford, tanto o GIMP quanto o Photoshop permitem uma ampla gama de processos de edição de imagens, que vão desde ajustes simples a complexas operações de manipulação envolvendo inúmeras imagens.
Sobre o processo de edição de imagens, considere os seguintes itens:
1. Junção de imagens para constituição de fotomontagens.
2. Modificação dos parâmetros originais dos arquivos RAW.
3. Controle preciso de tons em diversas gamas tonais.
4. Interpolação das imagens, oferecendo diferentes tipos de cálculos.
Os processos de edição de imagens incluem:
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.
A estipulação do número de páginas de uma publicação é
feita em observância a um equilíbrio entre conteúdo editorial
e finalidade comercial.
A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa, visando-se à diminuição das barreiras de entendimento do conteúdo. Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das áreas de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto com o uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem.
Uriá Fassina Firmino. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Internet: <www.uel.br> (com adaptações).
O conteúdo semântico original do termo editor, do latim editoris, indica precisamente aquele que gera, aquele que produz, o que causa, o autor, em consonância com o verbo edere, que significa parir, publicar (uma obra), produzir, expor. O termo é correlato ao adjetivo grego ékdotos (entregue, dado, revelado), conexo com o substantivo ékdosis, que, em sentido especializado, significa publicação, tratado ou edição da obra de um autor.
Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de
editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).
Considerando o texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos princípios e da história da editoração e da normalização geral de textos.
O texto em questão apresenta atribuições que, atualmente,
não são necessariamente exercidas pelo editor, devido a
mudanças com relação às suas funções iniciais.
O conteúdo semântico original do termo editor, do latim editoris, indica precisamente aquele que gera, aquele que produz, o que causa, o autor, em consonância com o verbo edere, que significa parir, publicar (uma obra), produzir, expor. O termo é correlato ao adjetivo grego ékdotos (entregue, dado, revelado), conexo com o substantivo ékdosis, que, em sentido especializado, significa publicação, tratado ou edição da obra de um autor.
Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de
editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).
Considerando o texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos princípios e da história da editoração e da normalização geral de textos.
No caso de textos informativos, cabe ao editor avaliar
a articulação de ideias ao longo dos parágrafos e a extensão
dos períodos, verificando se esses aspectos prejudicam
a compreensão do texto.
Desde o século XIX, e sobretudo no correr do século XX, já não se confundem as tarefas de filólogo e de editor de texto, embora elas sejam, de fato, coincidentes em muitos aspectos. (...) Na área da publicação, o editor de texto definiu-se primordialmente como normalizador de originais, vale dizer, como o profissional encarregado de conferir uniformidade global ao texto de acordo com padrões formadores, conformadores e até informadores do livro.
Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de
editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).
A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos às funções do editor e a diferentes aspectos de uma publicação.
Em geral, ao receber textos originais, o editor pressupõe
que estes estão corretos quanto à informatividade, mas não
necessariamente quanto ao emprego de pontuação e diacríticos,
por exemplo, que deve ser normalizado no trabalho de edição.
Desde o século XIX, e sobretudo no correr do século XX, já não se confundem as tarefas de filólogo e de editor de texto, embora elas sejam, de fato, coincidentes em muitos aspectos. (...) Na área da publicação, o editor de texto definiu-se primordialmente como normalizador de originais, vale dizer, como o profissional encarregado de conferir uniformidade global ao texto de acordo com padrões formadores, conformadores e até informadores do livro.
Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de
editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).
A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos às funções do editor e a diferentes aspectos de uma publicação.
O tratamento dado pelo editor às publicações pode variar
conforme o tipo de texto a ser publicado: textos informativos,
por exemplo, admitem mais deliberadamente modificações
que textos literários, quando a intenção do editor é facilitar
a compreensão do leitor.
Desde o século XIX, e sobretudo no correr do século XX, já não se confundem as tarefas de filólogo e de editor de texto, embora elas sejam, de fato, coincidentes em muitos aspectos. (...) Na área da publicação, o editor de texto definiu-se primordialmente como normalizador de originais, vale dizer, como o profissional encarregado de conferir uniformidade global ao texto de acordo com padrões formadores, conformadores e até informadores do livro.
Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de
editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).
A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos às funções do editor e a diferentes aspectos de uma publicação.
No processo de editoração de uma obra literária, o editor
deve preocupar-se com a forma e com a coerência gráfica
dos originais formatados, atendendo a necessidades de estilo
não padronizadas, se necessário.
Desde o século XIX, e sobretudo no correr do século XX, já não se confundem as tarefas de filólogo e de editor de texto, embora elas sejam, de fato, coincidentes em muitos aspectos. (...) Na área da publicação, o editor de texto definiu-se primordialmente como normalizador de originais, vale dizer, como o profissional encarregado de conferir uniformidade global ao texto de acordo com padrões formadores, conformadores e até informadores do livro.
Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de
editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).
A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos às funções do editor e a diferentes aspectos de uma publicação.
O editor, ao padronizar um texto e prepará-lo para impressão,
não deve permitir que seu trabalho fique evidente ao leitor
ou comprometa a compreensão da publicação.
Desde o século XIX, e sobretudo no correr do século XX, já não se confundem as tarefas de filólogo e de editor de texto, embora elas sejam, de fato, coincidentes em muitos aspectos. (...) Na área da publicação, o editor de texto definiu-se primordialmente como normalizador de originais, vale dizer, como o profissional encarregado de conferir uniformidade global ao texto de acordo com padrões formadores, conformadores e até informadores do livro.
Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de
editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).
A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos às funções do editor e a diferentes aspectos de uma publicação.
Por haver uma estreita relação entre escolha vocabular
e clareza, o editor deve realizar alterações de vocabulário
sempre que possível, em busca da estrita correção do texto.
A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos às funções do editor e a diferentes aspectos de uma publicação.
No trabalho de edição, a utilização de formas verbais sintéticas
é preferível ao emprego de perífrases verbais, uma vez
que a presença de locuções tende a dificultar a compreensão
do texto.