SóProvas


ID
1044895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

A instantaneidade do veículo deve caracterizar o texto de radiojornalismo, que deve ser redigido na ordem direta e de forma coloquial.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    O texto para radiojornalismo deve ser mais curto e objetivo que o texto jornalístico de mídia impressa e de TV, com vocabulário o mais próximo possível do coloquial. Deve, ainda, utilizar sempre ordem direta (sujeito, verbo e predicado) e ser muito descritivo, para compensar a falta de imagens.

    Bom estudo ;)

  • Questão passível de anulação. 


    Deve ser escrita de forma coloquial? Não necessariamente. 

  • O ruim dessas questões de com. social é isso, uma afirmativa dessa não está NECESSARIAMENTE errada, mas é muita forçação de barra do examinador dizer que "deve ser escrito na linguagem coloquial", pode até ser a regra, mas esse DEVE restringe demais, mas será possível?

  • "Para que a missão de conquistar o ouvinte seja alcançada, o texto deve ser coloquial. O jornalista deve ter em mente que está contando uma história para alguém, mas sem apelos à linguagem vulgar, e, acima de tudo, respeitando as regras do idioma."

    Barbeiro, Heródoto; Lima, Paulo Rodolfo de. Manual do Radiojornalismo - Rio de Janeiro: Campus, 2001.

  • Penso o mesmo, Klaus! Quer dizer então que se o jornalista redigir a notícia formalmente ele estará incorrendo em ERRO?! Há rádios e rádios por aí, cada uma com seu público específico e com um tom que se adeque melhor a ele.