SóProvas


ID
1045480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à assistência de enfermagem e ao tratamento de distúrbio hidroeletrolítico e acidobásico.

A reposição de volume por via endovenosa, após estabilização do quadro, e a reposição de eletrólitos, por via arterial, tratam a desidratação ocasionada por perda de sódio, potássio, lítio, proteínas e magnésio.

Alternativas
Comentários
  • A reposição do volume deve ser feita por via parenteral.

    Existem três vias de administração da nutrição parenteral:

    Via Central: Introdução do cateter na cava, jugular ou femural. Via Periférica: Introdução do cateter nas veias periféricas dos membros superiores. PICC: Introdução do cateter pela veia periférica do membro superior indo até a cava.
  • Normalmente o corpo não excreta lítio. 

  • Os distúrbios eletrolíticos e metabólicos são comuns nos pacientes graves e criticamente enfermos. Estes distúrbios alteram as funções fisiológicas e contribuem para a morbidade e mortalidade. Os distúrbios eletrolíticos graves nos pacientes graves são as alterações nos níveis de potássio, sódio, cálcio, magnésio e fosfato. Os distúrbios metabólicos acompanham muitos dos processos das doenças sistêmicas ou são consequentes das alterações das funções endócrinas. As complicações podem ser evitadas pelo reconhecimento e tratamento precoce dessas alterações. Dia após dia ou a cada instante os pacientes com esses distúrbios são monitorados e avaliados e finalmente suas alterações são corrigidas, drogas são suspensas, líquidos são repostos, outras dosagens poderão ser introduzidas enfim é um meio onde, rotineiramente, os níveis de eletrólitos e ácido-básicos são avaliados para a recuperação da saúde do indivíduo. A reposição do volume e eletrólitos é realizada por via endovenosa. A via arterial é utilizada principalmente para verificar o equilíbrio ácido básico por meio da medida do pH e os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue arterial. Resposta ERRADO. Bibliografia Cintra EA, Nishide VM, Nune WA. Cuidado de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo. Ed Atheneu. 2º edição, 2001.
  • Reposição de eletrólitos por desidratação é feita por via endovenosa.....e não arterial...A via endovenosa é feita também a nutrição parenteral em caso de impossibilidade do uso do sistema gastrointestinal, por problemas como obstrução, absorção de nutrientes por esse sistema, intervenção cirúrgica nesse sistema. A via intra-arterial somente é usada para exames.....