SóProvas



Prova CESPE - 2013 - UNIPAMPA - Enfermeiro


ID
1045333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da organização das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.

A priorização dos atendimentos no SUS é feita com base em alguns critérios, entre os quais se incluem a gravidade do risco individual e coletivo e o tempo de espera ao atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.

     

    Exemplos práticos de equidade ocorrem frequentemente nos hospitais, especialmente naqueles nos quais se implantou a classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Por esse princípio, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

     

    http://pensesus.fiocruz.br/equidade

  • ATENÇÃO

     

    Decreto 7.508/11, art. 11. O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela atenção primária e deve ser fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial, conforme legislação vigente. 

     

    Neste caso, a expressão "tempo de espera ao atendimento" pode ser qualificada como "critério cronológico".

     

    Gabarito: CERTO.

  • A priorização dos atendimentos no SUS é feita com base em alguns critérios, entre os quais se incluem a gravidade (um exemplo disso é a CLASSIFICAÇÃO DE RISCO) do risco individual e coletivo e o tempo de espera ao atendimento.​

    A classificação de risco é uma ferramenta que, além de organizar a fila de espera e propor outra ordem de atendi mento que não a ordem de chegada, tem também outros objetivos importantes, como: garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado; informar o paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera; promover o trabalho em equipe através da avaliação contínua do processo; dar melhores condições de trabalho para os profissionais pela discussão da ambiência e implantação do cuidado horizontalizado; aumentar a satisfação dos usuários e, principalmente, possibilitar e instigar a pactuação e a construção de redes internas e externas de atendimento.

     

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf


ID
1045336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da organização das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.

O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS é circunscrito aos pacientes residentes na região de saúde, sendo garantido até a capacidade instalada da rede regionalizada e hierarquizada.

Alternativas
Comentários
  • Acesso universal e igualitario a todos

  • De acordo com o DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011, que Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências, em sua Seção II - Da Hierarquização:
    - Art. 8o O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço. 
    DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE
    - Art. 20. A integralidade da assistência à saúde se inicia e se completa na Rede de Atenção à Saúde, mediante referenciamento do usuário na rede regional e interestadual, conforme pactuado nas Comissões Intergestores.  
    Portanto, o usuário tem direito a receber tratamento fora de sua área de residencia e é garantido o acesso a todos os serviços de acordo com as referencias de encaminhamento.


    Resposta: Errado

  • Errado
    O acesso é universal sem distinção territorial 

  • Questão mais de português do que qualquer coisa. CESPE apela sempre na redação dos enunciados. Neste caso, bastava saber o sentido da palavra circunscrito.  

     

    Significado de Circunscrever

     

    v.t.Traçar um limite em torno de; limitar: circunscrever uma propriedade por muros.[Figurado] Restringir a certos limites: circunscrever um assunto.

    https://www.dicio.com.br/circunscrever/

  • Acesso é universal sem distinção territorial 


ID
1045339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da organização das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.

A organização dos serviços de saúde deve garantir o acesso às ações de saúde de atenção básica e de média complexidade; o acesso às ações de alta complexidade, por sua vez, devem ser garantidos pela área de saúde suplementar.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a lei 8080/90 é dever do Estado garantir assistência a saúde em todos os níveis de assistência, seja atenção básica, média complexidade ou alta complexidade. A saúde suplementar age de forma complementar e não excludente. Dos Princípios e Diretrizes Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios: I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; Resposta ERRADO

    Bibliografia www.planalto.gov.br
  • GABARITO: Errado

    Saúde suplementar, fem. Sin. Assistência suplementar da saúde. No âmbito das atribuições da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), refere-se à atividade que envolve a operação de planos privados de assistência à saúde sob regulação do Poder Público. Notas: i) Conforme artigo 197 da Constituição Federal de 1988. ii) Conforme marco regulatório: Lei n.° 9.656, de 3 de junho de 1998 e Lei n.° 9.961, de 28 de janeiro de 2000.

    FONTE: Manual técnico do MS: Glossário Temático Saúde Suplementar, 2009

  • Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 17. À direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) compete:

    X - identificar estabelecimentos hospitalares de referência e gerir sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional;

  • Conforme a lei 8080/90 é dever do Estado garantir assistência a saúde em todos os níveis de assistência, seja atenção básica, média complexidade ou alta complexidade. A saúde suplementar age de forma complementar e não excludente.

     

     

     

    Dos Princípios e Diretrizes Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas. 

     

     

     

    Art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

     

     

     

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

     

     

     

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; Resposta ERRADO 

     



    Bibliografia www.planalto.gov.br

  • tem algumas repetidas mesmo

  • Garantir assistência a saúde em todos os níveis!

    GAB: ERRADO


ID
1045342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da organização das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.

Apesar de solucionarem a maioria dos problemas de saúde, as ações de saúde de atenção primária são menos complexas que as de média e de alta complexidade, uma vez que são desenvolvidas mediante serviço clínico menos ampliado e tecnologias de baixa complexidade e densidade.

Alternativas
Comentários
  • A atenção básica utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior freqüência e relevância em seu território. 

    Referencia:http://dab.saude.gov.br/conheca_dab.php

  • A atenção primária trabalha com equipamentos de menor complexidade, mas de grande densidade. 

    A maior parte da população deve ser atendida pela atenção primária e essa deve ser resolutiva na grande maioria dos problemas de saúde. Apenas uma pequena parte deveria ir para os atendimento de média complexidade e uma total menor ainda para a alta complexidade. Já que quanto mais eleva a complexidade maior é o custo do tratamento.

    Por outro lado, a questão fala de serviço clínico ampliado. Para o SUS ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário. A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.

    Resposta ERRADO


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br
  • A atenção primária trabalha com equipamentos de Menor Complexidade, mas de Grande Densidade. 

     



    A maior parte da população deve ser atendida pela atenção primária e essa deve ser resolutiva na grande maioria dos problemas de saúde. Apenas uma pequena parte deveria ir para os atendimento de média complexidade e uma total menor ainda para a alta complexidade. Já que quanto mais eleva a complexidade maior é o custo do tratamento.

     



    Por outro lado, a questão fala de serviço clínico ampliado. Para o SUS ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário. A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.



    Resposta ERRADO


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br

  • AB: tecnologia de elevada complexidade e baixa densidade!
  • Você tá certo ...

    Nem toda questão que fala sobre comportamentos ou costumes será necessariamente sobre moral. Questões do Cespe requer muita interpretação.


ID
1045345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da organização das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.

Todos os municípios são obrigados a ter serviços de atenção primária em saúde, devendo esses serviços ordenar o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde.

Alternativas
Comentários
  • O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde é ordenado pela atenção primária e é fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial. 

    A Atenção Primária em Saúde é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas, ou seja, tem como responsável o município. Portanto, todos os municípios são obrigados a ter serviços de atenção primária em saúde, devendo esses serviços ordenar o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde.

    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.
    www.planalto.gov.br



  • O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde é ordenado pela atenção primária e é fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial. 

    A Atenção Primária em Saúde é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas, ou seja, tem como responsável o município. Portanto, todos os municípios são obrigados a ter serviços de atenção primária em saúde, devendo esses serviços ordenar o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde

    ---> Você não investiria tanto em algo que pudesse dar errado. Já deu certo!

    GAB: CERTO


ID
1045348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a legislação básica do SUS, bem como o planejamento e a gestão no SUS, julgue o item seguinte.

O planejamento em saúde deve responder às exigências constitucionais e legais quanto à elaboração de planos plurianuais (PPA), lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e lei orçamentária anual (LOA).

Alternativas
Comentários
  • É por meio da interação entre os Instrumentos de Gestão em Saúde e os Instrumentos de Planejamento do Governo, nas três esferas, que se dará efetividade à política de saúde. Plano Plurianual (PPA) – Ancorado em consultas, estudos e prospecção de cenários futuros, estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. É a base do planejamento público, ao orientar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, os orçamentos anuais e os planos setoriais instituídos ao longo da sua vigência. Iniciativa: Poder Executivo. Periodicidade: quadrienal. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – compreende as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Iniciativa: Poder Executivo. Periodicidade: anual. Lei Orçamentária Anual (LOA) – estima as receitas e fixa as despesas do governo, seus poderes, seus fundos, órgãos e entidade da administração direta e indireta, empresas das quais o poder público detenha direta ou indiretamente a maioria do capital com direito a voto. Iniciativa: Poder Executivo. Periodicidade: anual. Resposta CERTO. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva.Sistema Único de Saúde (SUS): instrumentos de gestão em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria Executiva. - Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
  • A Constituição Federal, a que todos devem obedecer, obriga os governos a planejar em seus gastos, seja no nível federal, estadual ou municipal. No artigo 165 da Constituição Federal está previsto que os governos da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios devem elaborar planos plurianuais (PPA), leis de diretrizes orçamentárias (LDO) e os orçamentos anuais (LOA). A Lei Orgânica do Distrito Federal, de 1993, ainda acrescentou três exigências além da determinação constitucional: (1) a compatibilidade com o plano diretor de ordenamento territorial (PDOT); (2) a regionalização por região administrativa; (3) a quantificação física e financeira das diretrizes, objetivos e metas.

ID
1045351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a legislação básica do SUS, bem como o planejamento e a gestão no SUS, julgue o item seguinte.

Os sistemas de informação em saúde devem ser estruturados, a fim de garantir o monitoramento adequado das doenças não transmissíveis, dado que os sistemas utilizados na atualidade constituem-se apenas de bases amostrais complementadas por informações de prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares.

Alternativas
Comentários
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE - SIS - Conjunto de componentes interrelacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem as informações para apoioar o processo da tomada de decisão e auxiliar no controle das organizações de saúde.

  • Os sistemas de informação em saúde são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que tem como objetivo o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal.

    O Sinan  é alimentado pelas notificações relacionadas à doenças que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.

  • ERRADO


ID
1045354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a legislação básica do SUS, bem como o planejamento e a gestão no SUS, julgue o item seguinte.

As funções dos membros dos conselhos de saúde do SUS são de relevância pública, podendo estes serem dispensados de suas atividades laborais quando em exercício das atividades de controle social.

Alternativas
Comentários
  • Definição de Conselho de Saúde, X- as funções, como membro do Conselho de Saúde, não são remuneradas, considerando-se o seu exércicio de relevância pública e, portanto, garante a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro.

ID
1045357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a legislação básica do SUS, bem como o planejamento e a gestão no SUS, julgue o item seguinte.

Os direitos relativos à saúde são garantidos pela seguridade social, que compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Certo

    CF/88, Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.



ID
1045360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a legislação básica do SUS, bem como o planejamento e a gestão no SUS, julgue o item seguinte.

De acordo com os princípios da descentralização e do comando único no SUS, os municípios devem ser os principais executores das ações e serviços de saúde, devendo a gestão do sistema ser realizada pelo Ministério da Saúde, que contém o comando único do SUS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Lei 8080/90

    Art. 7º (...)

    (...)

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;



  • A Descentralização é uma diretriz e princípio organizativo do SUS e prevê direção única em cada esfera de governo. De acordo com o art.9º: ” A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:
    I - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;
    II - no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente; e
    III - no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.”

    Professora: Natale Souza Ponto dos Concursos

  • A direção é única em cada esfera de governo, ou seja, pelo meu entendimento, a esfera federal gerencia o SUS no âmbito federal, a estadual na esfera estadual e municipal na municipal. 


ID
1045363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância em saúde e à estratégia de saúde da família, julgue os itens que seguem.

O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde e de atender a todos os que procuram os serviços mediante uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usuários.

Alternativas

ID
1045366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância em saúde e à estratégia de saúde da família, julgue os itens que seguem.

O Brasil é reconhecido internacionalmente como um dos países com os melhores programas de imunização do mundo, responsável pelo atingimento de altos índices de cobertura vacinal, sendo todos os segmentos populacionais abrangidos de forma universal.

Alternativas

ID
1045369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância em saúde e à estratégia de saúde da família, julgue os itens que seguem.

Quatro de cada cinco mortes desencadeadas por doenças crônicas ocorrem em pacientes habitantes de países de baixa e média renda, o que contraria a ideia de que as doenças crônicas afetam principalmente os países de alta renda.

Alternativas
Comentários
  • Das 57 milhões de mortes no mundo em 2008, 36 milhões, ou 63%, foram em razão das DCNT, com destaque para as doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doença respiratória crônica (ALWAN et al., 2010). Cerca de 80% das mortes por DCNT ocorrem em países de baixa ou média renda, onde 29% são de pessoas com menos de 60 anos. Nos países de renda alta, apenas 13% são mortes precoces (WHO, 2011).

     

    4 de cada 5 mortes = 80%

     

    FONTE: PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ENFERNTAMENTO DAS DCNT


ID
1045372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância em saúde e à estratégia de saúde da família, julgue os itens que seguem.

As doenças crônicas, que afetam principalmente os indivíduos do sexo masculino e as pessoas de idade avançada, determinaram as mudanças nas pirâmides populacionais dos últimos anos no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil está mudando muito rapidamente a sua estrutura etária, reduzindo a proporção de crianças e jovens e aumentando a proporção de idosos e sua expectativa de vida. Essa mudança se faz de forma acelerada e, em breve, teremos pirâmides etárias semelhantes às dos países europeus (IBGE, 2008). Tais transformações trazem desafios para todos os setores, impondo a necessidade de se repensar a dimensão da oferta de serviços necessários para as próximas décadas. O aumento de idosos na população acarreta aumento da carga de doenças, em especial as DCNT.

     

    O AUMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS É DETERMINADO PELO AUMENTO DO NÚMERO DE IDOSOS, e não o contrário


ID
1045375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à vigilância em saúde e à estratégia de saúde da família, julgue os itens que seguem.

Na estratégia de saúde da família, a consulta de enfermagem é uma das atribuições específicas do profissional de enfermagem, sendo permitido a este profissional solicitar exames complementares e prescrever medicamentos apenas na ausência do profissional médico da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Cabe ao enfermeiro como integrante da equipe de saúde:

    Art. 10 da Lei 7498/1986

    "prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde"

  • errado

     


ID
1045387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Os efeitos tóxicos apresentados nos pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico relacionam-se à não especificidade dos agentes antineoplásicos, pois estes agem sobre todas as células com alta taxa de proliferação no organismo humano e não apenas sobre as células cancerosas.

Alternativas
Comentários

ID
1045390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Um aspecto importante a ser observado em pacientes submetidos à quimioterapia é o período de NADIR, definido pelo tempo transcorrido entre a aplicação da droga e o aparecimento do menor valor de contagem de células sanguíneas. Este tempo varia de acordo com o medicamento que o paciente recebe. A via de administração e a velocidade de administração da medicação não interferem no tempo de NADIR.

Alternativas
Comentários
  • Período de Nadir está relacionado com células de defesa, e não com células sanguineas.

  • O tempo entre a administração da droga e o aparecimento do menor valor de contagem hematológico é chamado de NADIR, que varia de 7 a 14 dias, dependendo do quimioterápico empregado. Ao término do NADIR, segue-se o período de recuperação medular, cerca de 15 a 21 dias após a administração da quimioterapia e restabelecimento dos valores hematológicos

    Referencia:http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/ccih.pdf


  • células de defesa são células sanguíneas...o erro da questão é pq ele afirma que "A via de administração e a velocidade de administração da medicação não interferem no tempo de NADIR"...e na verdade interferem.

     


ID
1045393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Um evento comum durante o tratamento antineoplásico é a toxicidade gastrointestinal, frequentemente manifestada por náuseas e vômitos. Para reduzir essas reações, utiliza-se um arsenal de drogas antieméticas que, geralmente, são associadas a altas doses de glicocorticoide, como a dexametasona, devido a sua ação inibitória sobre a prostaglandina.

Alternativas
Comentários

ID
1045396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Os quimioterápicos oferecem risco à saúde de quem os manuseia, portanto, a ANVISA, em 2002, publicou a RDC n.º 220 que apresenta diretrizes para o manuseio seguro de quimioterápicos antineoplásicos. De acordo com essa resolução, são necessários os seguintes equipamentos para o preparo de quimioterápicos: cabine de segurança biológica classe II B2, luvas de látex de punho longo sem talco e estéreis, avental de manga longa, máscara cirúrgica e óculos.

Alternativas
Comentários
  • 4. Equipamentos de Proteção Individual (EPI) 
    4.1. Luvas (tipo cirúrgica) de látex, punho longo, sem talco e estéreis; 
    4.2. Avental longo ou macacão de uso restrito a área de preparação, com baixa liberação de partículas, baixa permeabilidade, frente fechada, com mangas longas e punho elástico;  

  •  Equipamentos de Proteção Individual (EPI) 

    1 Luvas (tipo cirúrgica) de látex, punho longo, sem talco e estéreis; 


    2 Avental longo ou macacão de uso restrito a área de preparação, com baixa liberação de partículas, baixa permeabilidade, frente fechada, com mangas longas e punho elástico; 


    3 A paramentação, quando reutilizável, deve ser guardada separadamente, em ambiente fechado, até que seja lavada. O processo de lavagem deve ser exclusivo a este vestuário.


    fonte: file:///C:/Users/Le/Downloads/rdcn220.pdf

  • ANVISA 2004

  • 2004


ID
1045399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Os resíduos produzidos em serviços de quimioterapia devem ser descartados adequadamente. O material utilizado no preparo e administração de quimioterápicos deve ser acondicionado em recipiente padronizado, fechado, de consistência rígida e identificado com símbolo de resíduo tóxico. A ANVISA recomenda, ainda, que esses resíduos sejam neutralizados ou incinerados.

Alternativas
Comentários
  • Os resíduos químicos são recliclaveis e não devem ser incenerados. As embalagens não são recicláveis. Já os materiais de preparo e administração são incenerados ou neutralizados.

ID
1045402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos principais tratamentos utilizados para o combate ao câncer é a quimioterapia antineoplásica, uma modalidade de tratamento sistêmico da doença.

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Há vários tipos de quimioterapia; entre elas, a quimioterapia paliativa tem o objetivo de curar e retardar o surgimento dos sintomas relacionados à doença.

Alternativas
Comentários
  • Finalidades da quimioterapia:

    1.Curativa-Objetiva a ausência  de evidências de doenças pelo mesmo período de tempo que outra pessoa sem câncer Ex:leucemias agudas e tumores germinativos

    2. Paliativa- Visa minimizar os sintomas decorrentes da proliferação tumoral e melhorar a qualidade de vida do paciente ,aumentado seu tempop de sobrevida,em função de uma redução importante do número de células neolásicas

    3. Potencializadora -Quando utilizada simultaneamente à radioterapia no sentido de melhorar a a relação dose terapêutica/dose tóxica do tratamento com com radiação Ex:tumor de pulmão 

    4 .Adjuvante-Quando administrada posteriormente ao tratamento principal ,seja este cirúrgico ou radioterápico,tem a finalidade de promover a eliminação da doença residual metastática Ex:tumores de mama,ovário,colón e reto

    5. Neo-adjuvante-Quando administrada previamente ao tratamento definitivo ,quer seja cirúrgico ou radioterápico .Objetiva tanto a diminuição do volume tumoral ,quanto a eliminação de metástases  não detectáveis clinicamente já existentes ou eventualmente formadas no momento da manipulação cirúrgica Ex;Sarcomas e tumores de mama avançados




ID
1045453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a atendimentos a pacientes em emergências relacionados a doenças dos sistemas respiratório e circulatório, em emergências psiquiátricas, com insuficiência hepática e em emergências ambientais.


Os procedimentos de socorro inicial ao paciente que sofreu picada de cobra são: deitar a vítima; remover itens, como anéis, correntes e cintos; fornecer calor; limpar e cobrir a ferida; imobilizar a região do corpo afetada e aplicar gelo e torniquete.

Alternativas
Comentários
  • Picada de cobra

    Menos de 30% das cobras brasileiras são venenosas. O veneno de uma jararaca, cascavel ou coral, porém, pode levar à morte em pouco tempo. Por isso, é importante buscar o socorro o mais rápido possível para que o soro antiofídico possa ser aplicado nas três primeiras horas depois do ataque.

    Como reconhecer:

    A reação à picada depende do tipo de cobra, da parte do corpo mordida, da quantidade de veneno introduzido no organismo, do modo como as presas se prenderam no corpo e do peso da vítima. Imediatamente após a mordida, a pessoa pode começar a sentir:
    - dor
    - náuseas
    - palidez
    - pulso fraco
    - rigidez na nuca
    - visão confusa
    - perda da consciência

    Como agir:

    - Procure imediatamente o serviço de emergência
    - Mantenha a vítima calma e deitada
    - Lave o local com água abundante
    - Não coloque nenhum tipo de substância no local, não faça cortes ou amarre qualquer tipo de material ao local da picada
    - Mantenha elevado o pé, perna ou braço atingido
    - Se há condições de segurança, leve a cobra (viva ou morta) ao serviço de atendimento de emergência (assim será mais fácil descobrir o soro adequado para tratar a vítima)

    Como prevenir:

    - Utilize botas ao percorrer locais com mato e arbustos
    - Não coloque as mãos em tocas e lugares escuros onde a cobra possa se esconder 
    - Caso seja preciso manipular esses animais, use luvas adequadas e material de proteção
    - Mantenha os terrenos próximos de sua moradia limpos, evitando ratos, animais que costumam atrair esses predadores
    - Evite passeios noturnos em áreas onde há cobras (a maioria dos animais mantém hábitos noturnos)
    - Não mate emas, seriemas, gaviões e gambás. Eles são predadores naturais das cobras

    http://saude.ig.com.br/minhasaude/primeirossocorros/picada+de+cobra/ref1237829398412.html


ID
1045456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a atendimentos a pacientes em emergências relacionados a doenças dos sistemas respiratório e circulatório, em emergências psiquiátricas, com insuficiência hepática e em emergências ambientais.


A patologia inflamatória que acomete brônquios, bronquíolos e parênquima pulmonar, com local de predominância variável em cada individuo, é denominada doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), cujo tratamento consiste em oxigenoterapia, corticoterapia sistêmica, antibioticoterapia e uso de broncodilatadores.

Alternativas
Comentários
  • DPOC é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, caracterizada por limitação do fluxo aéreo pulmonar, parcialmente reversível e geralmente progressiva. Essa limitação é causada por uma associação entre doença de pequenos brônquios (bronquite crônica obstrutiva) e destruição de parênquima (enfisema).

    O tratamento da DPOC depende os estágio da doença consiste em: educação em saúde, uso de broncodilatadores, antibioticoterapia, corticoide inalatório e sistêmico, vacina contra influenza, programas de atividade física e oxigenoterapia.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Doenças respiratórias crônicas / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.




ID
1045459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a atendimentos a pacientes em emergências relacionados a doenças dos sistemas respiratório e circulatório, em emergências psiquiátricas, com insuficiência hepática e em emergências ambientais.


Nas emergências relativas ao sistema circulatório, a sistematização da assistência de enfermagem é considerada uma rotina preconizada, que vem sendo implementada continuamente, não havendo, portanto, a necessidade de aprofundamento e validação dos diagnósticos empregados no atendimento a esses pacientes.

Alternativas
Comentários
  • Há sim a necessidade de aprofundamento e validação.
  • Errado

    Todos os diagnósticos devem ser sim validados por meio da confirmação dos fatores relacionados, aracterísticas definidoras e fatores de risco, permitida pela análise clínica.


ID
1045462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a atendimentos a pacientes em emergências relacionados a doenças dos sistemas respiratório e circulatório, em emergências psiquiátricas, com insuficiência hepática e em emergências ambientais.


Nas emergências psiquiátricas, para que ocorra o atendimento médico, os pacientes oriundos de prisões ou sob guarda devem ser algemados no leito, contudo essa avaliação e cuidado são dispensáveis no caso de pacientes com contensões nas mãos e nos tornozelos.

Alternativas
Comentários
  • A contenção é usada para pacientes que apresentam quadro de inquietação e possível agitação psicomotora. É um procedimento usado na psiquiatria, com pacientes com alto risco de violência. Cabe ao profissional médico a decisão de estabelecer a restrição ao paciente. É então admissível a contenção de paciente, à semelhança de contenção efetuada em leitos de UTI, nos serviços que prestem assistência psiquiátrica, desde que prescrita por médico, registrada em prontuário e quando for o meio mais adequado para prevenir dano imediato ou iminente ao próprio paciente ou a terceiro. O paciente que estiver contido deve permanecer sob cuidado e supervisão imediata e regular de membro da equipe, não devendo a contenção se prolongar além do período necessário a seu propósito. Quando da contenção mecânica, o representante legal ou a família do paciente devem ser informados tão logo possível. Logo, a contenção no leito não se confunde com o uso de algemas que são utilizadas para evitar a fuga do preso, as finalidades são diferentes. Resposta ERRADO.  Bibliografia www.cremesp.org.br www.coren-sp.gov.br
  • eles devem ser contidos e não algemados.

  • Existe contenção química
  • GABARITO: Errado


ID
1045465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a atendimentos a pacientes em emergências relacionados a doenças dos sistemas respiratório e circulatório, em emergências psiquiátricas, com insuficiência hepática e em emergências ambientais.


Pacientes com cirrose hepática possuem risco aumentado de sangramento e hemorragia devido à produção diminuída de protrombina e à capacidade diminuída do fígado de síntese dos fatores necessários à coagulação sanguínea. O uso de grades laterais acolchoadas no leito, aplicação de pressão nos sítios de injeção e prevenção das lesões por objetos pontiagudos são precauções que devem ser observadas no atendimento a esses pacientes.

Alternativas
Comentários

ID
1045468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional do serviço de emergência pré-hospitalar e hospitalar, julgue os itens seguintes.

As ambulâncias classificadas como tipo D são as de suporte avançado, destinadas ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco, em emergências pré-hospitalares e(ou) em transporte inter-hospitalar, que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    As dimensões e outras especificações do veículo terrestre deverão obedecer às normas da ABNT – NBR 14561/2000, de julho de 2000. 


    As Ambulâncias são classificadas em:
    TIPO A – Ambulância de Transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo.
    TIPO B – Ambulância de Suporte Básico: veículo destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.
    TIPO C - Ambulância de Resgate: veículo de atendimento de urgências pré-hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com equipamentos de salvamento (terrestre, aquático e em alturas).
    TIPO D – Ambulância de Suporte Avançado: veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Deve contar com os equipamentos médicos necessários para esta função.
    TIPO E – Aeronave de Transporte Médico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, dotada de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil - DAC.
    TIPO F – Embarcação de Transporte Médico: veículo motorizado aquaviário, destinado ao transporte por via marítima ou fluvial. Deve possuir os equipamentos médicos necessários ao atendimento de pacientes conforme sua gravidade.
    VEÍCULOS DE INTERVENÇÃO RÁPIDA
    Este veículos, também chamados de veículos leves, veículos rápidos ou veículos de ligação médica são utilizados para transporte de médicos com equipamentos que possibilitam oferecer suporte avançado de vida nas ambulâncias do Tipo A, B, C e F.
    OUTROS VEÍCULOS:
    Veículos habituais adaptados para transporte de pacientes de baixo risco, sentados (ex. pacientes crônicos) que não se caracterizem como veículos tipo lotação (ônibus, peruas, etc.). Este transporte só pode ser realizado com anuência médica. 
  • A--> Transporte de veículos – não apresentam risco de vida

    B-->  Ambulância de Suporte Básico – com risco de vida

    C--> De resgate – resgate de difícil acesso, atendimento urgente

    D-->  De Suporte Avançado – alto risco de emergência

    E--> Aeronave de Transporte médico

    F-->  Embarcação de transporte médico


ID
1045471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional do serviço de emergência pré-hospitalar e hospitalar, julgue os itens seguintes.

A estrutura do serviço de emergência hospitalar deve ter disponível, como recursos mínimos, em funcionamento ininterrupto, o serviço de radiologia, o laboratório de análises clínicas, o centro cirúrgico, a unidade de terapia intensiva, a unidade de transfusão, a farmácia básica para urgência e a unidade de transporte equipada.

Alternativas

ID
1045474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional do serviço de emergência pré-hospitalar e hospitalar, julgue os itens seguintes.

É atribuição do enfermeiro julgar a gravidade de caso que esteja sendo comunicado por telefone e decidir a conduta a ser seguida pelo comunicante.

Alternativas
Comentários
  • Atribuição da Regulação Médica das Urgências e Emergências


ID
1045477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à assistência de enfermagem e ao tratamento de distúrbio hidroeletrolítico e acidobásico.

O tratamento de acidose metabólica é variável e abrange a eliminação das causas de hipóxia, reposição hídrica e volêmica, normalização do débito cardíaco e correção de hipotensão arterial.

Alternativas
Comentários
  • O pH normal do sangue oscila entre 7,34 e 7,44. Havendo aumento das concentrações de íons H , o pH estará abaixo de 7,34, configurando a acidose. Se houver diminuição de íons H, o pH ficará acima de 7,44, caracterizando a alcalose.

    A acidose metabólica é manifestação de uma doença primária e o tratamento deve ser dirigido à correção da etiologia. É necessário que se corrijam déficits de volemia antes da administração de álcalis, pois com esta medida é frequente a correção da acidose, com a normalização do débito cardíaco e correção da hipotensão postural.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Furoni RM, Pinto Neto SM, Giorgi RB, Guerra EMM. Distúrbios do equilíbrio ácido-básico. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, v. 12, n. 1, p. 5 - 12, 2010.


  •  

    O pH normal do sangue oscila entre 7,34 e 7,44. Havendo aumento das concentrações de íons H , o pH estará abaixo de 7,34, configurando a acidose. Se houver diminuição de íons H, o pH ficará acima de 7,44, caracterizando a alcalose.



    A acidose metabólica é manifestação de uma doença primária e o tratamento deve ser dirigido à correção da etiologia. É necessário que se corrijam déficits de volemia antes da administração de álcalis, pois com esta medida é frequente a correção da acidose, com a normalização do débito cardíaco e correção da hipotensão postural. 

     


    Resposta CERTO

     



    Bibliografia

    Furoni RM, Pinto Neto SM, Giorgi RB, Guerra EMM. Distúrbios do equilíbrio ácido-básico. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, v. 12, n. 1, p. 5 - 12, 2010.


ID
1045480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à assistência de enfermagem e ao tratamento de distúrbio hidroeletrolítico e acidobásico.

A reposição de volume por via endovenosa, após estabilização do quadro, e a reposição de eletrólitos, por via arterial, tratam a desidratação ocasionada por perda de sódio, potássio, lítio, proteínas e magnésio.

Alternativas
Comentários
  • A reposição do volume deve ser feita por via parenteral.

    Existem três vias de administração da nutrição parenteral:

    Via Central: Introdução do cateter na cava, jugular ou femural. Via Periférica: Introdução do cateter nas veias periféricas dos membros superiores. PICC: Introdução do cateter pela veia periférica do membro superior indo até a cava.
  • Normalmente o corpo não excreta lítio. 

  • Os distúrbios eletrolíticos e metabólicos são comuns nos pacientes graves e criticamente enfermos. Estes distúrbios alteram as funções fisiológicas e contribuem para a morbidade e mortalidade. Os distúrbios eletrolíticos graves nos pacientes graves são as alterações nos níveis de potássio, sódio, cálcio, magnésio e fosfato. Os distúrbios metabólicos acompanham muitos dos processos das doenças sistêmicas ou são consequentes das alterações das funções endócrinas. As complicações podem ser evitadas pelo reconhecimento e tratamento precoce dessas alterações. Dia após dia ou a cada instante os pacientes com esses distúrbios são monitorados e avaliados e finalmente suas alterações são corrigidas, drogas são suspensas, líquidos são repostos, outras dosagens poderão ser introduzidas enfim é um meio onde, rotineiramente, os níveis de eletrólitos e ácido-básicos são avaliados para a recuperação da saúde do indivíduo. A reposição do volume e eletrólitos é realizada por via endovenosa. A via arterial é utilizada principalmente para verificar o equilíbrio ácido básico por meio da medida do pH e os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue arterial. Resposta ERRADO. Bibliografia Cintra EA, Nishide VM, Nune WA. Cuidado de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo. Ed Atheneu. 2º edição, 2001.
  • Reposição de eletrólitos por desidratação é feita por via endovenosa.....e não arterial...A via endovenosa é feita também a nutrição parenteral em caso de impossibilidade do uso do sistema gastrointestinal, por problemas como obstrução, absorção de nutrientes por esse sistema, intervenção cirúrgica nesse sistema. A via intra-arterial somente é usada para exames..... 


ID
1045483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item abaixo, relativo ao suporte básico de vida em emergência.

O desfibrilador externo automático, apesar de não possibilitar a checagem do ritmo cardíaco, é importante nos estabelecimentos públicos, pois é de acesso rápido e pode auxiliar no salvamento de vidas.

Alternativas
Comentários
  • O desfibrilador automático externo (DEA), utilizado em parada cardiorrespiratória, tem como função identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas.
  • ele identifica para que se for FV, ocorra a desfibrilação, porém se não for esse ritmo entao nao faça a desfibrilação pois pode piorar a situação.

  • FIBRILAÇÃO VENTRICULAR = DESFIBRILAR


ID
1045492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a doação, captação e transplantes de órgãos.

Nos transplantes de medula óssea, exige-se, para garantia de sucesso no procedimento, baixa compatibilidade imunológica entre doadores e receptores, o que ocorre geralmente entre irmãos.

Alternativas
Comentários
  • Entre irmãos a compatibilidade é bem maior .
  • ALTA compatibilidade imunológica

ID
1045495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a doação, captação e transplantes de órgãos.

Caso todos os órgãos de um doador estejam viáveis para transplante, vinte e cinco pessoas, no máximo, poderão ser beneficiadas.

Alternativas
Comentários
  • O que podemos doar?
    Um único doador pode beneficiar até 25 pessoas! Ou melhor, 25 vidas! No entanto, os transplantes mais comuns são assim classificados: 
    Órgãos: coração, fígado, rim, pâncreas, pâncreas/rim, pulmão, intestino e estômago. 
    Tecidos: sangue, córnea, pele, medula óssea, dura máter, crista ilíaca, fáscia lata, patela, costelas, ossos longos, cabeça do fêmur, ossos do ouvido, safena, válvulas cardíacas.

    http://www.velhosamigos.com.br/Artigos/artigos4.html

  • Transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto. 

    Um doador com todos os ógãos viáveis pode doar 2 rins, 2 pulmões, coração, fígado e pâncreas, 2 córneas, ossos do ouvido interno, cartilagem costal, crista ilíaca, cabeça do fêmur, tendão da patela, ossos longos, fáscia lata, veia safena, pele. Um único doador tem a chance de salvar, ou melhorar a qualidade de vida, de até 25 pessoas. 

    Resposta CERTO

    Bibliografia


    http://bvsms.saude.gov.br



  • Transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto. 

    Um doador com todos os ógãos viáveis pode doar 2 rins, 2 pulmões, coração, fígado e pâncreas, 2 córneas, ossos do ouvido interno, cartilagem costal, crista ilíaca, cabeça do fêmur, tendão da patela, ossos longos, fáscia lata, veia safena, pele. Um único doador tem a chance de salvar, ou melhorar a qualidade de vida, de até 25 pessoas. 

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br


ID
1045498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue o item a seguir.

Na definição do tempo de estocagem de itens estéreis, é necessário que sejam considerados os tipos de invólucros e as características de estocagem.

Alternativas

ID
1045501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue o item a seguir.

As recomendações para diluições de soluções limpantes e desinfetantes, número de enxágues, método de montagem, desmontagem, limpeza, enxágue, secagem e inspeção de artigos devem ser incluídas nas rotinas e nos procedimentos de uma central de material e esterilização.

Alternativas

ID
1045504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue o item a seguir.

A esterilização a vapor, processo no qual o vapor saturado encontra-se a uma pressão inferior à atmosférica, é realizada em autoclaves.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    1-   Esterilização a vapor fluente - usa-se a autoclave; a válvula fica sempre aberta e o vapor está sempre a sair; lá dentro contém água à pressão atmosférica 100ºC  o processo também não assegura esterilização e é necessário adicionar conservantes.
  • A pressão é maior que a atmosférica, sendo assim a água (vapor) poderá atingir temperaturas mais elevadas.

  • autoclave torna-se uma câmara com vapor de água saturado à pressão de 1 atm acima da pressão atmosférica, a que corresponde, em locais ao nível do mar, a uma temperatura de ebulição da água de 121ºC

    fonte:


ID
1045507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue o item a seguir.

O processo de esterilização por gases, utilizado em superfícies expostas não porosas e impermeáveis, apresenta a vantagem de dispensar aquecimento e diluição em água.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Errada. Necessita de uso de diluição em água.

    A umidade relativa é de suma importância na esterilização por óxido de etileno. Alguns enfoques são dados a esta importância da umidade na esterilização por óxido de etileno, um deles é o fato de que o aumento da umidade relativa aumenta o poder de esterilização do óxido de etileno. Outro enfoque dado a essa importância é que ocorrem reações químicas entre o óxido de etileno e unidades biológicas, essas reações são ligações covalentes e portanto não se dissociam, para isso a ionização deve ocorrer em um solvente polar; assim a água funciona nesta reação como meio de reação ou solvente.

    Um outro aspecto da importância da umidade neste tipo de esterilização é o fato de que a água e o agente esterilizante promovem reciprocamente a permeabilidade através de embalagens de filme plástico, dependendo de sua característica polar ou apolar. O óxido de etileno funciona como transportador através de filmes não polares e hidrófobos; já a água favorece a passagem de óxido de etileno através de filmes polares (celofane e poliamida por exemplo).

  • A utilização de gazes para esterilização não dispensa a necessidade de aquecimento. O óxido de etileno, um gás utilizado nesse processo segue as seguintes fases: elevação da temperatura: até aproximadamente 54°C, a eficiência da esterilização aumenta com o aumento da temperatura, diminuindo o tempo de exposição; vácuo: de cerca de 660mmHg, assim se reduz a diluição do agente esterilizante e fornece condições ótimas de umidificação e aquecimento; umidificação: é introduzido o vapor na câmara até atingir umidade relativa de 45 a 85%. A fase de umidificação depende do tamanho e densidade da carga; admissão do gás: a mistura gasosa sob pressão e concentração pré-determinada é introduzida na câmara; tempo de exposição: depende do tipo de embalagem, do volume e densidade da carga e se o esterilizador possui circulação de gás. Para esterilIzadores industriais o tempo pode variar de 3 a 16 horas; redução da pressão e eliminação do gás: devem ser tomados cuidados para proteger os operadores do equipamento, para diminuir resíduos nos produtos e para preservar a integridade da embalagem; aeração: este período é necessário para que o óxido de etileno residual possa ser reduzido a níveis seguros para a utilização dos artigos nos pacientes e para o manuseio pela equipe, o tempo desse período depende da composição e tamanho dos artigos, do sistema de aeração, da forma de penetração de temperatura na câmara, do preparo e empacotamento dos artigos e do tipo de esterilização por óxido de etileno. Este período pode variar de 6 horas a 7 dias. Resposta ERRADO. Bibliografia www.br.airliquide.com
  • Errado. O item afirma que o processo de esterilização por gases dispensa aquecimento e diluição em água, porém, tal processo, na verdade, necessita de aquecimento, em especial, com o etileno. 


ID
1045510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

Nas instituições de saúde, os enfermeiros não desenvolvem a função de supervisão.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Na lei do exercício profissional consta que o enfermeiro exerce função de supervisão.


ID
1045513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

O processo de auditoria em enfermagem traz benefícios aos pacientes como, por exemplo, assistência de melhor qualidade por meio de serviço oferecido de maneira mais segura e eficaz.

Alternativas
Comentários
  • A palavra auditoria origina-se do latim audire que significa ouvir. No entanto, o termo pode ser melhor explicado pela palavra da língua inglesa audit, o qual tem o sentido de examinar, corrigir e certificar. Sendo assim, a auditoria consiste na avaliação sistemática e formal de uma atividade para determinar se ela está sendo realizada de acordo com os seus objetivos. A auditoria de enfermagem pressupõe avaliação e revisão detalhada de registros clínicos selecionados por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços, que utiliza como instrumentos o controle e análise de registros como as anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes. Também pode avaliar a evolução do paciente. A auditoria configura-se como uma ferramenta gerencial utilizada pelos profissionais da saúde, em especial os enfermeiros, com a finalidade de avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e os custos decorrentes da prestação dessa atividade. Logo, a auditoria é um recurso gerencial que deve ser utilizado, a fim de proporcionar segurança e eficiência, tanto para o profissional, cliente e instituição. Resposta CERTA Bibliografia Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 931-937, 2011 Camelo SHH, Pinheiro A, Campos D, Oliveira TL. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev. Eletr. Enf. 11(4):1018-25, 2009.

ID
1045516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de desempenho profissional e individualizada embora não seja recente é uma prática comum na enfermagem e nas organizações de saúde, muito embora seja recente.

Alternativas
Comentários
  • Entendi foi nada!

  • Na enfermagem, o processo de avaliação de desempenho, embora não seja uma prática recente, também não é comum...

    Livro "GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM"


ID
1045519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

O recrutamento e a seleção de pessoas são processos complexos, atrelados a propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social, política e econômica vigente e às necessidades individuais.

Alternativas
Comentários
  • Fatores que influenciam o recrutamento:

    Critério Interno - Necessidade da instituição

    Critério Externo - Mercado de trabalho


    Com esses dois se traça o perfil do profissional

  • A Enfermagem utiliza o gerenciamento no seu processo de trabalho e vem, ao longo dos anos, buscando meios mais eficazes de adequar modelos administrativos ao seu cotidiano, de modo a não se afastar do seu principal foco de atenção, o cuidado com o paciente. Os objetos de trabalho gerencial do enfermeiro são a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem. Para executar esse processo é utilizado um conjunto de técnicas de gerência como planejamento, dimensionamento, seleção e recrutamento de pessoal de enfermagem, educação continuada, supervisão e avaliação do desempenho. Também se utilizam meios e instrumentos como a força do trabalho, materiais, equipamentos e instalação. O recrutamento é a divulgação da vaga e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo (experiência profissional, escolaridade e outros). Já a seleção é a oportunidade de conhecer com mais detalhes o candidato e escolher o perfil mais adequado para a vaga. O perfil da vaga está relacionado a propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social, política e econômica vigente e às necessidades individuais. Ou seja, deve ser levado em conta as necessidades da empresa, da sociedade e do candidato. Resposta CERTO Bibliografia Kurcgant P. Coordenadora. Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

ID
1045522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

O aumento de gastos no setor saúde é atribuído, entre outros fatores, ao envelhecimento da estrutura etária da população, à extensão de cobertura, ao avanço tecnológico, à baixa produtividade dos serviços e à falta de capacitação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • errei por causa do envelhecimento da extrutura etária


ID
1045525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

No dimensionamento do pessoal de enfermagem, o enfoque quantitativo é prioritário e mais relevante que o qualitativo.

Alternativas
Comentários
  • 543/2017 - CONSIDERANDO que o quantitativo e o qualitativo de profissionais de enfermagem interferem, diretamente, na segurança e na qualidade da assistência ao paciente;

     

    http://novo.portalcofen.gov.br/categoria/legislacao/resolucoes

  • É só vc pensar da seguinte forma. É pior uma UTI com poucos profissionais, porém bem qualificados, ou um montão de profissionais que nunca trabalharam em uma UTI?

    Qualitativo sempre será mais importante que o quantitativo!


ID
1045528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito das responsabilidades e dos deveres dispostos no código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue os itens subsecutivos.

Em caso de interrupção das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria, é suspensa a assistência de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMÍLIA E COLETIVIDADE
    ART. 16 - GARANTIR A CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CONDIÇÕES QUE OFEREÇAM SEGURANÇA, MESMO EM CASO DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS DECORRENTES DE MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS DA CATEGORIA.

  • RESPONSABILIDADES E DEVERES

    Art. 16 – GARANTIR A CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.

    Resposta: errada

    http://se.corens.portalcofen.gov.br/codigo-de-etica-resolucao-cofen-3112007


ID
1045531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito das responsabilidades e dos deveres dispostos no código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue os itens subsecutivos.

É dever do profissional de enfermagem respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano, em todo seu ciclo vital, exceto em situações de morte e pós-morte.

Alternativas
Comentários
  • ...Respeitar a vida desde a concepção até a morte.
  • Art. 43 Respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade da pessoa, em todo seu ciclo vital e nas situações de morte e pós-morte.

    FONTE: RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 0564/2017

    CAPÍTULO II – DOS DEVERES

     

    Art. 43 Respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade da pessoa, em todo seu ciclo vital e nas situações de morte e pósmorte.


ID
1045534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das associações de classe e órgãos de fiscalização do exercício profissional da enfermagem, julgue o próximo item.

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) tem como objetivo o desenvolvimento cultural da profissão, sendo facultativa a filiação para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e estudantes de graduação em enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • gostaria que alguém explicasse essa questão. Grata!

  • É facultativa a filiação no sindicato isto é, filia-se quem quiser

  • A Associação Brasileira de Enfermagem ABEn - fundada em 1926, sob a denominação Associação Nacional de Enfermeiras Brasileiras Diplomadas é uma Associação de caráter cultural, científico e político com personalidade jurídica de direito privado e que congrega Enfermeiro(a) obstetriz, técnico(a) de enfermagem, auxiliares de enfermagem e estudantes de cursos de graduação e de educação profissional habilitação técnico de enfermagem que a ela se associam, individual e livremente, para fins não econômicos.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    http://www.abennacional.org.br/


ID
1045537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos conceitos e critérios diagnósticos das infecções hospitalares, julgue os itens abaixo.

Infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a vinte e quatro horas são consideradas comunitárias.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa.

    Infecções comunitárias são aquelas presentes ou incubadas no ato de admissão do paciente à Uniddae Médica, desde que não relacionada com internação anterior.

  • Tipos de infecção: Hospitalar e comunitária


    Infecção comunitária


    “É a infecção constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital”. São também comunitárias:

    As infecções associadas a complicações ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos ou sinais/ sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção.Infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que se tornou evidente logo após o nascimento (ex: Herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS).

    Adicionalmente, são também consideradas comunitárias todas as infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 horas.


    http://consultadeenfermagem.com/revisoes-academicas/outras-disciplinas/infeccao-hospitalar-e-infeccao-comunitaria/

  • Bolsa rota > de 24 h - infecção comunitária

    Bolsa rota < de 24 h - infecção hospitalar.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA. AGRA SÃO 18H


ID
1045540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos conceitos e critérios diagnósticos das infecções hospitalares, julgue os itens abaixo.

Paciente proveniente de um hospital que se interna com infecção em outro hospital é considerado portador de infecção comunitária de ambos os hospitais.

Alternativas
Comentários
  • Infecção comunitária é a infecção constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital. São também comunitárias consideradas comunitárias todas as infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 horas.

    REFERÊNCIA: http://consultadeenfermagem.com/revisoes-academicas/outras-disciplinas/infeccao-hospitalar-e-infeccao-comunitaria/
  • Errado, a questão refere-se a infecção hospitalar.