SóProvas


ID
1045606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de prototipação, especificação e técnicas de validação de requisitos.

A prototipação começa com a apresentação de um modelo de projeto rápido, etapa em que se representam as necessidades conhecidas e identificam-se as áreas que necessitam de maior definição, de modo a tornar claros os requisitos de um software.

Alternativas
Comentários
  • "O paradigma de prototipação começa com a comunicação.  Faz-se uma reunião com os envolvidos para definir os objetivos gerais do software, identificar quais requisitos já são conhecidos e esquematizar quais áreas necessitam, obrigatoriamente, de uma definição mais ampla. Uma iteração de prototipação rápida é planejada rapidamente e ocorre a modelagem (na forma de um "projeto rápido"). "

    (Fonte: Engenharia de Software, Pressman, 7ed, pag 63)

    Então eu acho que o erro da questão é em afirmar que a prototipação começa com a apresentação do modelo de projeto rápido, quando na verdade ela começa com a comunicação.

  • Mas mesmo assim, o protótipo é uma apresentação de um modelo de projeto rapido.
  • Resumindo: A prototipação começa com a comunicação e o "modelo de projeto rápido" acontece somente na fase de modelagem. Lembrando que, de acordo com o Pressman, são fases do modelo em cascata, na sequência: comunicação. planejamento. modelagem, construção e implantação.

  • Eu marquei errado por conta do trecho "etapa em que se representam as necessidades conhecidas e identificam-se as áreas que necessitam de maior definição", na prototipação não seria REPRESENTADO justamente as áreas que necessitam de maior definição? Pelo menos na prototipação descartável, representa o que precisa de maior definição e não as necessidades conhecidas.

  • De fato. Segundo a Amanda citando o trecho do Pressman. "O paradigma da Prototipação começa com a comunicação." É muito possível que a questão esteja errada por causo disso. Mas são detalhes muito sutis que, muitas vezes, é difícil observar.

  • Sommerville afirma que: "Ao implementar um protótipo throw-away, são desenvolvidas primeiro as partes do sistema menos compreendidas". 


    Acredito que o erro da questão seja afirmar que, no começo da prototipação, são representadas as necessidades conhecidas.

  • Prototipagem Descartável: começa com requisitos mais difíceis e menos compreendidos.

    Erro da questão está em dizer que: prototipação representam as necessidades conhecidas e identificam-se as áreas que necessitam de maior definição.

  • errado -A prototipação inicia com comunicação, e nao com um prototipo do nada sem saber o que o usuario quer

  • O processo de desenvolvimento de protótipo envolve:
    1- Estabelecer objetivos do protótipo;
    2- Defnir funcionalidade do protótipo;
    3- Desenvolver protótipo;

    4- Avaliar o protótipo.

    FONTE:Sommerville, 9° Edição, pág. 30.
     

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    quando vc apresenta o prototipo é ai onde vc mostra o que entendeu o que o cliente pediu e mostra pra ele validar e somente depois vc começa entender as necessidades do cliente. ex: o cliente pede uma "CAIXA" e no prototipo vc mostra um "CACHORRO" pois vc achou que seria isso que ele queria, note que esse prototipo vai ser descartado pq vc tinha ideia de uma coisa e o cliente queria outra, então o erro esta em:" etapa em que se representam as necessidades conhecidas " como exemplificado o analista não tem conhecimento de nada. 

  • FASES:
    1.   Comunicação
    2.   Projeto rápido
    3.   Modelagem projeto rápido
    4.   Construção de um protótipo 
    5.   Emprego entrega e realizamentação

  • Fases da prototipação:

    Comunicação:

    •        Reunião com os envolvidos;

    •        Definição dos objetivos gerais do software;

    •        Identificação dos requisitos;

    •        Esquematização das áreas que precisam de definição mais ampla.

     

    Planejamento Rápido:

    •        Após a etapa de comunicação, uma iteração de prototipação é planejada rapidamente e ocorre a modelagem de forma de um projeto rápido.

     

    Modelagem Projeto Rápido:

    •        Concentra-se em uma representação dos aspectos do software que serão visíveis para os usuários.

     

    Construção de Protótipo:

    •        Construção do protótipo propriamente dito.

     

    Entrega e Feedback:

    •        O protótipo é entregue para todos os envolvidos e avaliados por eles;

    •        O feedback é usado para refinar ainda mais os requisitos.