-
Com base nos estudos de KAPLAN e NORTON(1997), pode-se dizer que por meio de uma estrutura de objetivos, metas e vetores de desempenho, que interagem dentro de uma lógica de causa e efeito, o BSC mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa, e do aprendizado e crescimento. Constituindo-se em um sistema de comunicação e aprendizado, não em uma ferramenta de controle.
Gabarito "E".
-
O Balanced Scorecard tem como principal característica possibilitar o acompanhamento da gestão estratégica por meio de indicadores de desempenho. As medidas e indicadores afetam significativamente o comportamento das pessoas nas organizações. A idéia predominante é: o que se faz é o que se pode medir. É um sistema focado no comportamento e não no controle. O erro da questão está em dizer que o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta para medir e controlar a organização quando, na verdade, ele serve para mensurar, acompanhar e comunicar a estratégia da organização para seu ambiente interno e para orientar a organização em direção à sua visão de futuro.
-
Errado,
BSC não controla nada(não foi feito para auditoria). O foco é gerar indicadores de desempenho, para saber se as metas estão sendo atingidas.
-
O BSC é uma metodologia que gerar indicadores de desempenho para avaliar se as metas estão sendo alcançadas
-
Outro erro é falar que é utilizado por toda a organização.
-
BSC: INDICADORES DE DESEMPENHO!
-
ERRADO
O BSC é um indicador de desempenho. Não objetiva o controle, mas sim o acompanhamento ....
"O BSC busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência e detectando e indicando as áreas para eliminação de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle."
- CHIAVENATO - 2009
-
ERRADO!
É um sistema focado no comportamento e não no controle.
Chiavenato.