SóProvas


ID
1045816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação aos fármacos utilizados nas dislipidemias, assinale opção correta.

Alternativas
Comentários
  • • Vastatinas ou estatinas ou inibidores da HMG-CoA redutase: São os medicamentos de escolha para reduzir o LDL-C em adultos. Sua ação ocorre por inibição da HMG-CoA redutase, enzima-chave na síntese do colesterol, fato que leva à menor síntese de colesterol hepática e ao aumento da expressão dos receptores da LDL na superfície do fígado. As vastatinas também elevam o HDL-C e reduzem as triglicérides em 7-30%, podendo assim ser utilizadas também nas hipertrigliceridemias leves a moderadas. 

    Como exemplo de fármacos desse grupo, temos: lovastatina, sinvastatina, pravastatina, fluvastatina e atorvastatina. 

    São administradas por via oral e seus efeitos podem ser observados após duas semanas de uso. Devem ser administradas após o jantar e, no caso de doses mais elevadas, podem ser divididas pela manhã e à noite. 

    Em geral são bem toleradas, mas pode ocorrer efeito colateral em alguns pacientes, como, por exemplo: sintomas gastrintestinais e dores musculares. São contraindicadas em mulheres grávidas ou em fase de aleitamento e nos casos de doença hepática. 

    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/20992/medicamentos-utilizados-no-tratamento-de-dislipidemia#ixzz38DE3ip4L

  • a) Lovastatina é um fármaco que provoca REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE COLETESTEROL ATRAVÉS DO BLOQUEIO DA ENZ HGM-COA-REDUTASE.

    b) As estatinas de uma forma geral reduzem o LDL plasmático e o risco de isquemia. ( CORRETA )

    c) O tratamento com fármacos anti-hiperlipêmicos APRESENTA efeitos adversos significativos.

    d) Os fibratos ATIVA RECEPTORES NUCLEARES PPAR-α -> AUMENTA ATIVIDADE DE ENZ LIPASE LIPOPROTEICA -> QUEBRA DE PARTÍCULAS DE TRIGLICERÍDEOS.

    e) Nicacina reduz A LIBERAÇÃO DE ÁC. GRAXOS DOS ADIPÓCITOS -> DIMINUINDO PRODUÇÃO DE VLDL.