SóProvas


ID
1046260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão organizacional, julgue os itens que se seguem.

O analista que pretenda levantar dados para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional deve privilegiar o uso do questionário com garantia de anonimato, procedimento que evita a emissão de falsas informações

Alternativas
Comentários
  • Comentário: não cabe recurso. Vimos o questionário na p. 46, aula 02. Não abordamos esta parte específica. Mas pelas características do formulário com garantia de anonimato, não há como garantir que não serão prestadas informações falsas. Imagine um questionário, não identificado, em que as pessoas devem se pronunciar se possuem dívidas. Mesmo com a garantia do anonimato, a pessoa pode fornecer informações falsas.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-recurso-cargo-7-gestao-das-organizacoes/

  • Mas a questão não está dizendo que o questionário anônimo garante a emissão de falsas informações, e sim que EVITA. 
  • Este é o grande problema da cespe, para mim. Ela coloca um termo ambíguo "evita". Dependendo da forma como  você interpreta  o termo, a questão se torna certa ou errada. 

    Se o evita aqui significar: Em boa  parte das vezes, não ocorre a emissão de falsas informações, está certa a questão.

    Se significar que nunca ocorre, está errado. Esta parece ser a concepção adotada pela banca na questão, enquanto na realidade o entendimento acima é mais comum.

    Estas ambiguidades tiram a objetividade e clareza da prova, e consequentemente atrapalha a seleção daqueles que têm mais conhecimento.

  • "A arquitetura define o arranjo físico das instalações que permite proximidade física entre pessoas e equipamentos para tornar a comunicação mais fácil, arranjos de escritórios e espaços abertos capazes de facilitar contatos entre pessoas e aproximá-las entre si." (Chiavenato, Administração: Teoria, Processo e Prática, 4ª Ed., Pág. 203)
     
    Tomando esse conceito de Arquitetura, eu não acredito que o analista deva privilegiar o uso do questionário para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional. 
    Mas é só um suposição, não tenho certeza.
  • ERRADO

    Ao meu ver a questão apresenta 2 erros:

    1) Não existe isso de "privilegiar o uso do questionário com garantia de anonimato" para levantar dados para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional.
    2) Nem esse tipo de questionário/procedimento (com garantia de anonimato) evita a emissão de falsas informações.
  • ERRADA!!

    A meu ver a elaboração de uma nova arquitetura organizacional é uma tarefa que nem sempre é fácil, pois em empresas tradicionais por exemplo, as mudanças são na maioria das vezes difíceis de serem feitas, devido a rigidez em sua estrutura mas apesar de difícil é possível. Um questionário que tenha garantia de anonimato pode ocasionar maior liberdade para os funcionários da organização responderem mas esse procedimento não EVITA a emissão de falsas informações. Não há como ter garantia de veracidade nos questionários pois mesmo tendo o anonimato garantido as pessoas ainda assim podem emitir informações falsas e isso não poderá ser evitado independente do tipo de questionário adotado.
  • Diante dos comentários entendi que a intenção é de evitar, mas, de fato, nem sempre evita a emissão de falsas informações!

  • O erro da questão está em afirmar "EVITA a emissão de falsas informações".

    Não necessariamente.

    Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=g8gbOtbMjqo&feature=youtu.be

  • Gabarito: ERRADO

    Pessoal, sem complicar demais a questão, existem vários métodos para se levantar dados sobre a organização e na bibliografia não foi especificada uma que seja mais vantajosa que a outra, o que invalida de cara o termo "deve privilegiar", em seguida outro erro bem visível: a banca dizer que esse tipo de questionário evita a emissão de falsas informações, claro que não! Na hora na prova tbm vale a sua intuição, que a partir de um bom embasamento teórico, tem grandes chances de ser bem sucedida. Né?

    Bons Estudos! 

  • Ainda que o questionário seja anônimo, não evitará informações falsas.

    "O analista que pretenda levantar dados para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional deve privilegiar o uso do questionário com garantia de anonimato, procedimento que evita a emissão de falsas informações"

  • Sugestões de bibliografia para essa questão...  Alguem?

  • TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO O analista de O&M deve trabalhar, dependendo da situação encontrada, com uma ou mais das técnicas de: (a) observação pessoal; (b) questionário; (c) entrevista; ou (d) revisão de literatura (CURY, 2000: 281). 

    (b) QUESTIONÁRIO A pesquisa com utilização de questionário tem algumas características básicas que representam vantagens sobre as demais técnicas: (a) é menos dispendiosa; (b) é mais fácil de ser aplicada; (c) aplicável a maior número de pessoas; (d) maior uniformidade na mensuração; (e) aspecto do anonimato; e (f) menor pressão sob a resposta. 
    O erro da questão está no final da frase. CURY, Antonio. Organização & métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 7a ed, 2000, 589p. 
  • Ainda que o questionário seja anônimo, não evitará informações falsas. PONTO FINAL

  • O FATO DO QUESTIONÁRIO GARANTIR O ANONIMATO DO INFORMANTE AUMENTA A POSSIBILIDADE DE INFORMAÇÕES FALSAS, ESPECULAÇÕES E EXTRAPOLAÇÕES... O CERTO, MESMO, É IDENTIFICAR O INFORMANTE, ASSIM POSSIBILITARÁ TAMBÉM O FEEDBACK/QUESTIONAMENTO, OU SEJA, GARANTE QUE O ANALISTA INDAGUE MELHOR O ASSUNTO ABORDADO DIRETO COM A FONTE.

     

    ALÉM DISSO, AS PERGUNTAS PODEM SER INTERPRETADAS DE FORMA DIFERENTE PELAS PESSOAS QUE AS RESPONDEM, GERANDO RESPOSTAS DISTORCIDAS QUE PODEM PREJUDICAR O OBJETIVO DO TRABALHO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A literatura da Administração indica que o anonimato induz o inquerido a ter um menor compromisso com a fidedignidade das informações. Assim, caso seja necessário um maior nível de exatidão das respostas é preferível que o administrador peça a indicação do nome do inquerido.

    Gabarito: Errado