SóProvas


ID
1046287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a conceitos de qualidade e métodos.

A utilização do questionário como técnica de levantamento complementar de dados resulta em economia de tempo e estimula a participação dos entrevistados.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Antonio Cury (2012, p. 289-290):

    “É óbvio que o questionário apresenta algumas dificuldades, sendo oportuno listar as seguintes limitações:

    - o homem tem verdadeira fobia com relação ao preenchimento de questionários, não só pela dificuldade em seu manuseio, como também pelo pouco tempo disponível para esse fim, o que é agravado pelo fato de as empresas, às vezes, abusarem de sua utilização;”

    Assim, concluímos que o questionário não estimula a participação dos “entrevistados”.

    Fonte :http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-recurso-cargo-7-gestao-das-organizacoes/

  • Creio que elaborar um questionário demanda tempo, pois é preciso definir o público-alvo, elaborar e organizar a ordem das perguntas, aplicá-lo e depois fazer a análise dos dados. É obvio que existem metodos mais complexos e que demandam mais tempo, mas isso não quer dizer que o questionário demande economia de tempo, ainda mais se for um questionário aberto onde a análise dos dados será ainda mais demorada. Fora isso ainda temos a questão explicada pelo colega acima sobre a não garantia de resposta dos participantes tornando a questão ERRADA.
  • O erro da questão da questão está em falar que estimula a participação do entrevistado. Isso ocorre na entrevista, até porque no questionário as perguntas são foram estabelicidas. E a participação fica limitada.

    A utilização do questionário como técnica de levantamento complementar de dados resulta em economia de tempo e estimula a participação dos entrevistados.

    Ao contrário dos colegas acima. Eu não acredito que a questão esteja se referindo a econômia de tempo para a confecção do questionário, mas sim na aplicação do mesmo. O que logicamente é muito mais rápido e pratico.

    Att
  • não entendi, achei que o erro estava em economia de tempo.

  • Achei que era o contrário, os funcionários poderiam ficar mais estimulados a responder devido ao anonimato do questionário.

  • Economiza tempo, porém não estimula o Entrevistado, quem estimula é a Entrevista a qual abre margem para sugestões e impressões pessoais. O questionário fecha essa possibilidade, logo existe resistência por parte dos inqueridos. 

    Gab E.

  • a realização de questionário não quer dizer que o funcionário irá participar. Para isso, algum tipo de incentivo deve ocorrer para estimular tal iniciativa.

  • "DESCULPE, MAS ESTOU COM PRESSA. FICA PARA PRÓXIMA VEZ!"

    MA$$$, SE ENVOLVER UM PRÉMIO DE PARTICIPAÇÃO, TÁ VALENDO! rsrs

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

     

    EDITAL: 2 Métodos. 2.1 Raciocínio lógico e poder de síntese. 2.2 Instrumentos de metodização. 2.3 Métodos e processos. 2.4 Levantamentos de informações (formas, resultados), organização dos levantamentos efetuados: estruturas formal e informal, levantamentos complementares. 2.5 Atribuições, nos processos, dos levantamentos efetuados.

  • Não faz sentido utilizamos questionários durante uma entrevista. São instrumentos de pesquisa diferentes.

    Os questionários são utilizados, por exemplo, quando os inqueridos estão dispersos geograficamente.

    Assim, erra o enunciado ao afirmar que a utilização do questionário estimula a participação dos entrevistados. Se a pessoa já respondeu um questionário sobre o assunto, o mais provável que é se sinta desconfortável em repetir todas as informações novamente por meio de uma entrevista.

    Além disso, o uso de entrevista e questionário não resulta em economia de tempo. Pelo contrário, caso seja necessário realizar a coleta por meio desses dois instrumentos, naturalmente, será preciso mais tempo.

    Gabarito: Errado

  • ERRADO

    * Questionário economiza tempo. - Correto

    * Todavia, não há estimulação de participação do canditado.