SóProvas


ID
1046323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à avaliação de resultados.

No diagrama GUT, o aspecto gravidade dos problemas é o mais relevante entre os aspectos analisados. A primazia desse aspecto apresenta a vantagem de permitir que se dê prioridade ao problema que deve ser solucionado primeiro.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Na aplicação do Diagrama GUT não existe primazia entre as variáveis - Gravidade, Urgência e Tendência.
    O que ocorre é a pontuação de 1 a 5 para cada uma delas e ao final os valores são multiplicados para identificar qual problema deve ser priorizado. Gravidade: Representa o impacto do problema analisado caso ele venha a acontecer. É analisado sobre alguns aspectos, como: tarefas, pessoas, resultados, processos, organizações etc. Analisando sempre seus efeitos a médio e longo prazo, caso o problema em questão não seja resolvido; Urgência: Representa o prazo, o tempo disponível ou necessário para resolver um determinado problema analisado. Quanto maior a urgência, menor será o tempo disponível para resolver esse problema. É recomendado que seja feita a seguinte pergunta: “A resolução deste problema pode esperar ou deve ser realizada imediatamente?”; Tendência: Representa o potencial de crescimento do problema, a probabilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo. É a avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema. Recomenda-se fazer a seguinte pergunta: ”Se eu não resolver esse problema agora, ele vai piorar pouco a pouco ou vai piorar bruscamente?”. As notas devem ser atribuídas seguindo a seguinte escala crescente: nota 5 para os maiores valores e 1 para os menores valores. Ou seja, um problema extremamente grave, urgentíssimo e com altíssima tendência a piorar com o tempo receberia uma pontuação da seguinte maneira: Gravidade = 5 | Urgência = 5 | Tendência = 5
    Ao final da atribuição de notas para os problemas, seguindo os aspectos GUT, faz-se necessário produzir um número que será o resultado de toda a análise e que definirá qual o grau de prioridade daquele problema. O cálculo é feito da seguinte forma: pega-se os valores de cada problema e multiplica-se desta maneira (G) x (U) x (T). Para o exemplo acima, o produto desta multiplicação seria = 125, ou seja, o fator de prioridade deste problema, segundo a Matriz GUT será 125. O que, dentro de uma comparação com outros problemas, indicará que ele é o mais urgente a ser atacado.

    Fonte: http://administracaoeficaz.blogspot.com.br/2012/01/matriz-gut.html
  • Errado

    Todos os índices são multiplicados um pelo outro. Como, no modelo padrão, são atribuídos valores de 1 a 5, não há como dizer que um aspecto é mais relevante que o outro, pois os pesos serão iguais.

    Fonte: Estratégia Concursos
  • PRIMEIRO TEM QUE ATRIBUIR O VALOR E MULTIPLICÁ-LOS PARA DEPOIS SABER QUAL SERÁ O PRIORITÁRIO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ERRADO

     

     

     

    A cada aspecto da matriz, é atribuído um valor (1-5) de acordo com a magnitude. Não há que se falar em priorização entre os aspectos, até porque todos tem os mesmos limites de valor; a priorização, na matriz GUT, é entre os problemas que a organização enfrenta. Essa priorização é resultante da multiplicação dos 3 valores atribuídos aos respectivos aspectos de cada problema

     

    Os elementos ou aspectos da matriz GUT são:

     

    GRAVIDADE= impacto que o problema pode causar

     

    URGÊNCIA= pressão causada pelo tempo disponível para resolver o problema; quanto menor o tempo, maior a pressão, maior a urgência

     

    TENDÊNCIA= velocidade da evolução do problema

     

     

    As etapas da matriz GUT são:

     

    LISTAGEM DOS PROBLEMAS= identificá-los e já enquadrá-los num quadro que contém os 3 aspectos

     

    PONTUAÇÃO DOS PROBLEMAS= atribuir notas de 1 a 5 para cada aspecto (g, u, t)

     

    CLASSIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS= definir a prioridade após multiplicar os valores atribuídos a cada aspecto (prioridade máxima= 125= 5x5x5)

     

     

  • Todos os índices são multiplicados um pelo outro. Como, no modelo padrão, são atribuídos valores de 1 a 5, não há como dizer que um aspecto é mais relevante que o outro, pois os pesos serão iguais.

  • Em poucas palavras, o problema mais merda de todos e que deve ser resolvido primeiro é o maior problema com impactos imediatos que pioram rapidamente 

  • Ao final da atribuição de notas para os problemas, seguindo os aspectos GUT, faz-se necessário produzir um número que será o resultado de toda a análise e que definirá qual o grau de prioridade daquele problema. O cálculo é feito da seguinte forma: pega-se os valores de cada problema e multiplica-se desta maneira (G) x (U) x (T). Para o exemplo acima, o produto desta multiplicação seria = 125, ou seja, o fator de prioridade deste problema, segundo a Matriz GUT será 125. O que, dentro de uma comparação com outros problemas, indicará se ele é ou não o mais urgente a ser atacado.

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/matriz-gut-guia-completo/

  • Alguém me tira uma dúvida! 

    É válido quando o enunciado cita Diagrama GUT e não Matriz GUT,ou é irrelevante?

  • ERRADA. Nenhum dos 3 aspectos é mais importante do que o outro. O que a matriz prioriza é o resultado da multiplicação da pontuação dada para cada problema analisado pelos 3 aspectos: Gravidade, Urgência, Tendência.

  • Lorrany Cruz, Diagrama GUT ou Matriz GUT = são sinônimos.

  • Complementando os comentários dos colegas

    O que é a Matriz GUT?

    Matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas (por isso é também conhecida como Matriz de Prioridades). A análise GUT é muito utilizada naquelas questões em que é preciso de uma orientação para tomar decisões complexas e que exigem a análise de vários problemas. Para isso, com o sistema GUT é possível classificar cada problema de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência (e assim temos a sigla GUT).

    Gravidade: impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não seja resolvido.

    Urgência: relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.

    Tendência: potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.

    Imagine que você tenha um incêndio para apagar e não sabe por onde começar: pelo quarto, sala ou cozinha. No caso da sua rotina profissional, seria o mesmo que se você tivesse que apagar o fogo causado pela inadimplência de clientes ou pelas despesas que superam a receita, para citar dois exemplos.

    Para tomar a decisão certa sobre qual fogo apagar primeiro será preciso trabalhar com prioridades, ou seja, com a Tabela GUT

    Proposta por dois especialistas em resoluções de questões organizacionais, Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, além da resolução de problemas a matriz GUT é utilizada em situações como estratégias, desenvolvimento de projetos, tomadas de decisão etc.

    Na maioria das vezes existe a associação do Método GUT com a Matriz SWOT, pois ele é comumente utilizado para analisar a prioridade de resolução de problemas tanto no ambiente interno quanto no externo (pode ser utilizado também com Ciclo PDCA, Diagrama de Pareto ou Diagrama de Ishikawa).

  • Gabarito - Certo.

    Na matriz GUT todos os critérios possuem o mesmo peso: gravidade,urgência e tendência.

  • Na Matriz GUT o peso é o mesmo para todos os critérios (Gravidade, Urgência e Tendência).

    Gabarito: ERRADO

  • REALMENTE ESTÁ (ERRADA)

    O CONJUNTO COM OS 3 VALORES NÃO DIZEM RESPEITOA A QUEM DOS 3 O É MAIS IMPORTANTE.

    POIS OS MULTIPLOS É .QUE FORMA O UNIVERSO.

    OU SJA NÃO POSSO DIZER QUE (G) É MAIS IMPORTANTE QUE (U) E (U) MAIS IMPORTANTE QUE (T)

    MESMO PORQUE OS VALORES PODEM SER DIFERENCIADOS.

  • Não há como dizer que o aspecto gravidade é o mais importante. Veja, por exemplo, se uma bomba nuclear fosse explodida no Brasil. É um fato grave, mas, dadas as condições atuais, improvável de ocorrer. Então por que o governo brasileiro iria priorizar uma intervenção num episódio com baixíssimas ou remotas chances de ocorrer? Não faz sentido.

    GAB E