SóProvas


ID
1046380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito do comportamento organizacional, julgue o próximo item.

Apesar de não se relacionar ao comprometimento organizacional, a satisfação no trabalho é reconhecida como variável mitigadora de índices de absenteísmo e de rotatividade

Alternativas
Comentários
  • O gabarito OFICIAL dessa questão é ERRADO.

    Justificativa da Banca: "Diferentemente do afirmado no item, a satisfação do trabalho se relaciona com o comprometimento  organizacional. Portanto, opta-se pela alteração do gabarito do item."


    Segundo Mowday, Steers e Porter (1979), o comprometimento organizacional é um constructo mais amplo que a satisfação no trabalho. O primeiro constructo reflete uma resposta geral do indivíduo à organização como um todo. O segundo, por sua vez, reflete uma  resposta do indivíduo às suas tarefas ou a certos aspectos de seu trabalho. Embora o comprometimento organizacional e a satisfação no trabalho sejam  constructos diferentes, alguns autores demonstraram a existência de uma relação entre eles.  Alguns estudos avaliaram a correlação entre o comprometimento organizacional e a satisfação no trabalho e obtiveram resultados significativos. 

    http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/1712/927
  • Olá pessoal,

    Inicialmente o gabarito desta questão era CORRETO. Porém impetrei recurso por discordância com o seguinte fundamento: " Consoante os pressupostos da Teoria  Motivacional dos 2 fatores proposta por  Herzberg a satisfação é um fator intrínseco ( interno) e relaciona-se diretamente com o comprometimento organizacional diferentemente dos fatores extrínsecos ( externos ou higiênicos) que não estão relacionados à motivação. Diante do exposto, como a questão afirmou que a satisfação não se relaciona com o comprometimento organizacional requer avaliação das ponderações apresentadas de modo a promover alteração do gabarito de CERTO para ERRADO
    ."

    OBS: Achei interessante mencionar..




  • Apesar de não se relacionar ao comprometimento organizacional, a satisfação no trabalho é reconhecida como variável mitigadora de índices de absenteísmo e de rotatividade.

     

    Ao se relacionar com o comprometimeno organizacional, a satisfação no trabalho é reconhecida como variável mitigadora de índices de absenteísmo e de rotatividade.

     

    Transformando Questões! #EMaiNadaHau

  • Gabarito: Errado. 

     O comprometimento organizacional está relacionado sim com a satisfação no trabalho, pois um colaborador que está satisfetito (motivado) ele tenderá a se comprometer mais com a organização. 

  • Apesar de se relacionar ao comprometimento organizacional, a satisfação no trabalho é reconhecida como variável mitigadora de índices de absenteísmo e de rotatividade

  • Concurseiro MPU. Isso é muito chato, cara. Esses teus comentários "Xeroque Rolmes". A gente tá atrás de elucidar as dúvidas e isso não ajuda.
  • ERRADO

     

    "O comprometimento organizacional é uma variável de atitude amplamente discutida no campo do trabalho que está fortemente relacionada à satisfação no trabalho.O comprometimento organizacional tem três componentes:"


    • a aceitação dos objetivos organizacionais;
    • a disposição para trabalhar com afinco pela organização;
    • o desejo de permanecer na organização.

     

     

    GESTÃO DE PESSOAS , ANDREIA RIBAS E CASSIANO SALIM, PÁG. 234, ED. 2016.

  • Gabarito ERRADO:

    Apesar de não se relacionar ao comprometimento organizacional, a satisfação no trabalho é reconhecida como variável mitigadora de índices de absenteísmo e de rotatividade.

    Satisfação no trabalho é resultado positivo, já absenteísmo e de rotatividade são resultados negativos.

  • Silvia Vasques . muito interessante e importante seu comentário , mudei até minha opinião eu achava que essa questão seria correto , pois segundo professores de concursos gestão de pessoas,com quem estou tendo aula agora em 2020 essa questão ta correta .

  • Gab: ERRADO

    Considerei errado porque, além da satisfação no trabalho ESTAR RELACIONADA ao comprometimento, a mitigação (minimização) é variável que pode AUMENTAR a rotatividade e o absenteísmo. Uma pessoa satisfeita com o trabalho não, necessariamente, permanecerá nele só por estar satisfeita. Isso envolve vários fatores subjetivos ao indivíduo e, com isso, não podemos afirmar que o fato de a pessoa estar satisfeita o risco do abandono do cargo é mitigado. Pode ser que sim e que não.