SóProvas


ID
1046383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a clima e cultura organizacional, julgue os itens subsequentes.

Entre os níveis de manifestação da cultura organizacional, os símbolos são os mais facilmente identificáveis pelo observador externo, podendo, inclusive, ser classificados como práticas.

Alternativas
Comentários
  •  CERTO. Trice e Beyer (1984), que se concentrou na idéia da existência de símbolos dentro de um negócio. Eles dividiram os símbolos em: primeiro os símbolos, de alto nível, que são os mais óbvios, como os edifícios de empresas e logotipos, e, segundo os símbolos de baixo nível.  Eles sugeriram quatro categorias de símbolos de baixo nível: as práticas, as comunicações, as formas físicas e a linguagem comum.  Elas são explicadas abaixo.  • Práticas: Os ritos, rituais e cerimônias do negócio. Estes podem assumir muitas formas, e incluem as festas anuais, premiação de funcionários e competições locais.  • Comunicações: As histórias, mitos e slogans que circulam na empresa. Histórias sobre eventos notáveis do passado tendem a se tornar parte da cultura da empresa e podem influenciar o comportamento. Como o negócio começou, por exemplo,ou um período de sucesso em particular,  estas informações podem dizer algo sobre as preferenciais de desempenho e metas a atingir.  • Formas físicas: Incluem localização, salas e/ou escritórios abertos, comuns e ou individuais, tipos de áreas de alimentação, ternos ou roupas informais, cartazes ou quadros e mobiliário de escritório.  • Uma linguagem comum: Jargões são comuns a muitos  negócios. É uma forma própria e conveniente de comunicação, mas que também afeta o  comportamento. Funcionários da Disney  são "membros do elenco”, enquanto os funcionários do McDonald's são" tripulantes ".
     
    Prof. Andreia Ribas
  • izi.

    "1. Artefatos – 1° níveis da cultura o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não lhe é familiar. Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto definem e revelam uma cultura. Incluem produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas que lhe são importantes e relevantes. Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos.

    2. Valores compartilhados – constituem o 2° nível da cultura são os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização. Na DUPONT, muitos dos procedimentos e produtos são resultados dos valores atribuídos à segurança. É que a organização foi criada por uma fabricante de pólvora para armas e não é surpresa alguma que ele tenha procurado fazer esse trabalho com total segurança, são os traços fortes da cultura da DUPONT desde o tempo em que pólvora era o centro de seus negócios;

    3. Pressuposições básicas – constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve "a maneira certa de fazer as coisas" na organização, muitas vezes, através de pressuposições não-escritas ou sequer faladas. Muitas empresas de cosméticos assumem previamente que toda estratégia de marketing deve focalizar a propaganda e promoções sobre seus produtos para aumentar a beleza das mulheres."
    Idalberto Chiavenato

  • Símbolos Materiais: A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento ( como assumir riscos ou seguir a rotina, autoritarismo ou espírito democrático, estilo participativo ou individualismo, atitude conservadora ou inovadora) desejado pela organização. Os símbolos materiais constituem a comunicação não verbal.

  • Símbolos: Podem ser materiais ou não. 
    Ribas. Pg. 388.

  • Mas de onde se tirou que os símbolos são os mais facilmente identificáveis? Os artefatos identificáveis vão além dos símbolos. Além do mais, segundo Maximiano, a ordem seria:

     

    Artefato: componentes mais visíveis;

    Tecnologia: repertório de conhecimentos utilizados para resolver problemas e transformar conhecimento;

    Símbolos: comportamentos e objetos dotados de significados;

    Valores: estão no íntimo da estrutura. 

     

  • Para o CESPE, acredito eu, que símbolos e artefatos são temas sinonimos ai que ta o pega da questão.

  • Artefatos: São visíveis, superficiais e perceptíveis OU SEJA SIMBOLOS, EMBLEMAS ETC.... QUESTAO CORRETA

  • Geert Hofstede apresentou outra forma de visualizar a cultura como se fosse uma “CEBOLA”, com várias camadas. As camadas exteriores correspondem aos símbolos, heróis e rituais. No centro da cultura estão os valores, que mudam muito pouco e determinam as práticas e os comportamentos das pessoas. Símbolos, heróis e rituais são aspectos superficiais e visíveis de qualquer cultura.

    de fora para dentro = 

    1 - SIMBOLOS 

    2 - HEROIS

    3 - RITUAIS

    4 - VALORES

     

     

     

    Fonte: Professora Lilian Quintão

  • Objetividade:

     

    §  ARTEFATOS FÍSICOS:

     

    São os mais visíveis em uma organização. Eles englobam os símbolos e as normas, principalmente.

     

    o    SÍMBOLOS: A existência de paredes dividindo os escritórios, por exemplo, pode estar indicando que aquela empresa valoriza a hierarquia. Os móveis da empresa, o tipo de roupas que as pessoas usam, o layout dos escritórios são exemplos dos símbolos organizacionais. Enfim, são aspectos tangíveis que ajudam a ver, ouvir, sentir e incorporar a cultura. Ex: marca, slogans, bandeiras e imagens.

     

    ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • CERTO

     

    Os símbolos são considerados ARTEFATOS, vejam :

     

    ----------         -----------

     

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Administração)

     

    Configura exemplo de artefato da cultura organizacional a hipótese de o Banco da Amazônia S.A. adotar como símbolo de sua instituição, nos documentos que emitir, a imagem de uma vitória-régia.(CERTO)

  • Símbolo pode ser material ou não. Qualquer objeto, ato, evento, qualidade ou relação que sirva de veículo de um significado, geralmente representando outra coisa. 

     

    Ex.: estacionamento, elevador privativo, motoristas e salas amplas, bandeiras máximas, hinos, logomarca, etc.

  • Artefatos: É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que precebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos; os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc...

    Além desses temos...

    Valores: Relacionados com a crença no que é certo ou errado da organização

    Pressupostos Básicos: São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais de valores.

    Administração para concursos. Rodrigó Rennó (2.1)

  • CERTO

     

    Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, sendo o mais superficial, visível e perceptível. Os artefatos são tudo aquilo que conseguimos perceber (vendo, ouvindo ou sentindo) ao nos deparamos com uma organização (produtos, serviços, vestuário, maneira de falar, símbolos, histórias etc.).

     

     

    FONTE: PDF - Profª Kátia Lima

  • Pessoal, acho que o que daria pra confundir seria o final da questão 'inclusive considerados como práticas". Bateu-me uma dúvida, o que seria considerado práticaas da organização? Seriam todos os artefatos? Que os símbolos são considerados artefatos eu sei, mas estes seriam considerados também como PRÁTICAS DE uma organização ? Grato! 

  • CERTO

    Hastear a bandeira da empresa no aniversário dela, representa uma prática, que também é um símbolo da cultura org, por ex.

  • Gabarito Correto.

     

    Dica!

    Artefatos: Superficial, visível e tangível.

    -- > Estruturas e processos organizacionais visíveis ( mais fáceis de decifras e de mudar)

     

    Valores compartilhados: filosofias, estratégias e objetivos (justificações compartilhadas)

     

    Pressuposições básicas: Profunda, invisível, intangível.

     -- > Crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos ( fontes mais profundas de valores e ações)

     

     

    *Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

    Artefatos: o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada pessoa , ouve e sente quando se depara em uma organização.  Incluem os prédios, produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios, pode-se notar como as pessoas se vestem, como falam, sobre o que conversam, como agem e se comportam, quais as coisas que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas as coisas ou os eventos que indicam visual ou auditivamente como é a cultura da organização.

    Exemplo: Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas e as cerimônias anuais.

     

  • Pessoal, novamente tomando por base o modelo da cebola de Hofstede, temos que os símbolos são a camada mais externa e visível da cultura organizacional. Ademais, vimos que as práticas da organização permeiam todos os níveis da “cebola” (vide enunciado da questão anterior do CESPE). Portanto, questão correta.

    Gabarito: C

  • Gab: CERTO

    ----> Artefatos Observáveis: estrutura da organização, são os comportamentos visíveis. Aqui nós identificamos as coisas de primeira, portanto, é a Primeira Camada.

    ----> Valores: é o comportamento das pessoas, o agir de cada um, cada um julga o que é certo ou errado, observando a ética e a moral. Aqui não identificamos de cara, ficamos no meio termo, portanto, intermediária. Segunda Camada

    ----> Pressupostos Básicos: é a cultura da organização. É intangível, logo, invisível e profunda. São coisas que não vemos a olho nu nem temos uma primeira impressão, como as crenças, pensamentos, sentimentos, etc. nos esforçamos mais de 2x para conseguirmos decifrar o que ela é, portanto ela é a nossa 3° tentativa. Última Camada.

    Erros, mandem mensagem :)

  • De acordo com Ribas, o símbolo pode ser material ou não. Qualquer objeto, ato, evento, qualidade ou relação que sirva de veículo de um significado, geralmente representando outra coisa. Ex.: estacionamento, elevador privativo, motoristas e salas amplas, bandeiras máximas, hinos, logomarca etc. Por serem aspectos visíveis, são facilmente identificáveis pelo público externo. Questão correta!

    Gabarito: CERTO