SóProvas


ID
1046455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de clima e cultura organizacional, julgue os itens subsecutivos.

A realização de cerimônia de entrega de prêmios aos colaboradores que se destacaram no desenvolvimento de suas atividades ao longo do último ano de trabalho é uma forma de exprimir valores da cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CERTA. Através da cerimônia, que é um elemento da cultura, são expressos os valores da cultura organizacional, ou seja, o que a organização considera como importante.

    Prof. Andréia Ribas

    Nós temos como conhecer a cultura de uma empresa a partir de uma série de elementos que podemos observar e que são repassados aos novos integrantes. Em geral, os elementos mais comuns são: 
    Valores – Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo: a credibilidade, satisfação do cliente, transparência, etc. 
    Estórias e mitos – São os “contos” que você ouve a respeito de fatos – reais ou não – que ocorreram na empresa, narrados por pessoas mais antigas na organização. 
    Crenças e pressupostos – Refere-se ao que é tido como verdadeiro pela empresa, as percepções de mundo, que são validadas com o tempo. 
    Ritos, rituais e cerimônias – São os eventos, em geral, que ocorrem dentro da organização e fazem com que a cultura se torne mais visível. São exemplos: as festinhas de aniversariantes do mês, a premiação de um ou mais funcionários pelo destaque na atividade exercida, etc. 
    Heróis – Tratam-se das pessoas que fizeram e/ou fazem história dentro da organização através de ações que fortaleceram a mesma. São eles que personificam os valores adotados pela empresa. Podemos citar diversos exemplos de heróis: Antônio Ermínio de Moraes, da Votorantin; Jack Welch, da GE e Ulisses Tapajós Neto, presidente da MASA. 
    Tabus – É tudo o que tido como não é permitido dentro da empresa. Existem organizações, por exemplo que vetam a contratação de pessoas da mesma família, namoro entre colegas de trabalho, etc. 
    Normas – São as regras escritas que ditam o comportamento considerado correto pela empresa e que deve ser seguido pelos seus funcionários. 
    Símbolos – Vão desde o logotipo até a mobília da empresa. A bandeira nacional é um símbolo da República Federativa do Brasil, por exemplo. 
    http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/cultura-organizacional/21588/
  • Fala pessoal! Só lembrando que o herói organizacional é a figura forte que marca/marcou a formação ou impactou a Cultura Organizacional (de forma positiva como a colega mencionou mas também de forma negativa)  

    Valeu!

    Bons estudos! 

  • Bem, Fernanda.Também pensei como você e errei a resposta. Mas, pensando bem e lendo com mais atenção, percebo que é uma pegadinha da CESPE, pois realmente a cerimônia faz parte do elemento artefato da cultura organizacional, entretanto, não é isso que está escrito.
     Na verdade o que esta expresso é que a cerimônia (que é um artefato) exprimi os valores, assim como os valores exprimem os pressupostos básicos da cultura de uma organização. Assim, os pressupostos básicos se expressão nos valores e, consequentemente, os valores se materializam nos artefatos.
    Por  exemplo: o pressuposto básico pode ser a responsabilidade social da organização, que se expressa no valor valorização dos colaboradores (empregados), materializando-se cerimônia de premiação dos colaboradores que se destacaram.
    Espero ter ajudado.

  • Concordo com a Fernanda no livro de Chiavenatto os artefatos são: ritos, cerimonias etc...

     

    Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

     

  •  Pessoal, além do que outros colegas já falaram sobre a cerimônia ajudar a divulgar os valores, reparem que, no caso citado, a cerimônia é a de entrega de prêmios àqueles que se destacaram. Isso ajuda a responder a questão, já que o evento estará demonstrando ao público o que é valorizado pela organização. Acredito que esse detalhe da questão desvia argumentos que afirmam a cerimônia ser apenas artefato...

  • Cerimônia, ritos e rituais não são ARTEFATOS COMPORTAMENTAIS?????

  • Acertei a questão, no entanto, ela pode ser respondida desta forma após o enunciado: Pode ser.

  • Muito boa questão, de primeira você pensa que está errado, mais lendo um pouco mais detalhado percebe que sim pode exprimir sim valor apesar de o exemplo está na categoria de artefatos.

  • Vejo como um rito (de reforço). Os ritos são atividades planejadas que expressam a cultura. E a cultura é formada por valores...

  • Correta.

    Complementando...

    Ritos, Rituais e Cerimônias- Referem-se as atividades repetidas que expressam e reforçam os valores-chave da organização. 

    Ex: A realização de cerimônia de entrega de prêmios aos colaboradores que se destacaram proposto na questão é um exemplo disso, pois está comprovando o que a organização oferece aos seus funcionários quando se destacam.

  • Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.


    Rituais e Cerimonias: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.


  • CERTO

    Vejo que os ritos de engrandecimento podem se encaixar na assertiva, não acham?

    Por exemplo, ritos de engrandecimento são representados por cerimônias que têm o objetivo de engrandecer comportamentos desejáveis ocorridos dentro da organização.

    Partindo dessa ideia básica é possível perceber que entregar prêmios a quem teve um bom desempenho constitui uma forma de engrandecer e assim exprimir valores da cultura organizacional

  • exprimir valores= filosofia, ideologia, nomas da organização.

  • Valores - Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo a credibilidade, a satisfação do cliente, a transparência.

     

    Cerimônia - Sistema de vários ritos conectados com uma ocasião ou evento particular.

  • CERTO

     

    É uma forma de exprimir os valores da organização. Uma cerimônia de premiação mostra que a organização valoriza seus colaboradores.

     

    Ritos, rituais e cerimônias – São os eventos, em geral, que ocorrem dentro da organização e fazem com que a cultura se torne mais visível. São exemplos: as festinhas de aniversariantes do mês, a premiação de um ou mais funcionários pelo destaque na atividade exercida, etc.

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/cultura-organizacional/21588/

  • Artefatos comportamentais: RITOS, RITUAIS E CERIMÔNIAS.

  • Perfeito! A Cerimônia é um elemento da cultura organizacional e normalmente são eventos onde a cultura se torna mais visível, por exemplo, festas de aniversários, premiação de funcionários do mês, gincanas esportivas, etc.

    Quer lembrar outros elementos da cultura organizacional? De acordo com Schein, são esses:

    Normas: ou as regras que envolvem os grupos e seus comportamentos, como nos momentos de lazer, nas refeições e nos dias informais.

    Valores dominantes: defendidos por uma organização, como a ética, o respeito pelas pessoas, a qualidade de seus produtos ou os preços baixos.

    Filosofia formal (administrativa): que guia e orienta as políticas da organização quanto aos funcionários, clientes e acionistas.

    Regras do jogo: como as coisas funcionam, o que um novo funcionário deve aprender para se sair bem e ser aceito como membro de um grupo.

    Clima organizacional: os sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou com os elementos externos.

    Habilidade natas: conjunto de competências especiais para realizar determinadas tarefas que são compartilhadas pelos membros da organização e que são passadas de geração em geração sem a necessidade de formalização por escrito.

    Hábitos de pensamento, modelos mentais e paradigmas linguísticos: padrões cognitivos que guiam as percepções, pensamentos e linguagem dos membros de um grupo e que são ensinados a novos membros por meio do processo inicial de socialização. 

    Significados compartilhados: entendimentos emergentes criados pelos membros dos grupos à medida que interagem entre si. 

    Símbolos de integração: maneiras pelas quais os grupos evoluem para se caracterizar de maneira distintiva. Esses símbolos podem ser incorporados aos edifícios, layout de escritório e outros artefatos materiais do grupo. Exemplos: bandeiras, logomarca, fardas, hinos, etc.

    Rituais e celebrações: as maneiras pelas quais o grupo celebra eventos-chave que ressaltam a importância dos valores do grupo ou que marcam “passagens” dos membros do grupo, tais como uma promoção ou conclusão de um projeto especial.

    Gabarito: CERTO