- 
                                Lei 6464
 Art. 195. A assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.
 § 1º A proposta dos órgãos da administração deverá indicar a causa da perda prevista e justificar, com as razões de prudência que a recomendem, a constituição da reserva.
 § 2º A reserva será revertida no exercício em que deixarem de existir as razões que justificaram a sua constituição ou em que ocorrer a perda.
- 
                                É um item do PL, é uma reserva para um evento futuro "incerto" como calamidades naturais, greves. Uma parte do lucro da empresa é destinado a formação de uma reserva que irá absorver perdas prováveis e estimáveis. 
- 
                                
 LEI 6.404, art 195 
 
- 
                                Resolução: É exatamente o que diz a
Lei 6.404, vejamos: 
 
  | Art. 195. A assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos da
  administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a
  finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro
  decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.   § 1º A proposta dos órgãos
  da administração deverá indicar a causa da perda prevista e justificar, com
  as razões de prudência que a recomendem, a constituição da reserva.   § 2º A reserva será
  revertida no exercício em que deixarem de existir as razões que justificaram
  a sua constituição ou em que ocorrer a perda. |  
 Gabarito: Correto. 
 
- 
                                Reservas para Contingências 
 
 Art. 195 - A assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda judicial provável, cujo valor possa ser estimado. 
 
 Inc. 1: A proposta dos órgãos da administração deverá indicar a causa da perda prevista e justificar, as razões de prudência que a recomendem, a constituição de reserva. 
 
 Inc. 2: A reserva será revertida no exercício em que deixarem de existir as razões que justificaram a sua constituição ou em que ocorreu a perda. (a reversão deverá ser feita pbrigatoriamente a crédito de lucros acumulados). 
- 
                                CORRETO 
 
 
 Reserva para contingências
– tem por objetivo compensar a diminuição do lucro, proveniente de provável
perda futura cujo valor possa ser estimado.  A constituição desta
reserva é opcional, devendo indicar a causa da perda prevista e justificar as
razões que recomendaram sua constituição. 
 Exemplos de
contingências: expectativa de diminuição nos preços de produtos da empresa;
previsão de lançamentos de produtos concorrentes com valor menor; perdas em
função do clima com geadas, secas enchentes etc.  
 
- 
                                BIZU MASTER     Reserva para Contingência  =  FUTURO  =  PL     Provisões para Contingência  =  PASSADO  =  PASSIVO EXIGÍVEL     GAB. CERTO 
- 
                                (C)   Outra que ajuda a responder:   -A reserva de lucros constituída com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado, é a Reserva para Contingência.(C) 
- 
                                Questão CONCEITO   Pode anotar! 
- 
                                LSA   Reservas para Contingências          Art. 195. A assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.        § 1º A proposta dos órgãos da administração deverá indicar a causa da perda prevista e justificar, com as razões de prudência que a recomendem, a constituição da reserva.        § 2º A reserva será revertida no exercício em que deixarem de existir as razões que justificaram a sua constituição ou em que ocorrer a perda. 
- 
                                A reserva de contingencia é uma reserva criada para compensar a diminuição em exercício futuro.  utilizadas para perdas como enchentes, cheias, inundações, etc... Independente de que isso aconteça ou não, essa conta deve ser revertida em lucros acumulados.