-
“Art. 5º - O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta cincunstância.” (Resolução CFC nº 1.282/2010) Sob a perspectiva do setor público, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade (Apêndice II à Resolução CFC nº 750/1993).
-
Fundamentação:
Sob a perspectiva do setor público, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da
destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade (Apêndice II à Resolução CFC nº 750/1993).
A Luta Continua!!“
LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS”
-
Complementando....
"A continuidade, sob a perspectiva governamental, está relacionada ao cumprimento da destinação social do patrimônio público e será perene enquanto perdurar sua finalidade."
ANALISANDO A FRASE ACIMA, VAMOS ESMIUÇAR O CONCEITO DA PALAVRA PERENE :
adj.m e adj.f. O que dura para sempre; aquilo que é eterno; perpétuo.
Que se conserva durante muito tempo; perenal.
Que não pode ser interrompido; contínuo
Logo, conclui-se que A CONTINUIDADE não poderá ser interrompida enquanto pendurar sua finalidade, refletindo, dessarte, o conceito exposto na Resolução do CFC 1111/2007 item 1.2.1, in verbis :
Perspectivas do Setor Público
No âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade
-
PROVA DE PORTUGUÊS + CONTABILIDADE: THIS IS CESPE!
-
- A entidade é criada para um funcionamento indeterminado.
- A situação limite deste princípio é a paralisação da empresa/ente público.
- Se empresa pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.
-
Princípio da Continuidade: pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta essa circunstância. Se empresa pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimõnio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade. Se houver intenção ou necessidade de paralisação da entidade, as demonstrações contábeis podem ter que ser elaboradas em bases diferentes e, neste caso, a base da elboração deverá ser divulgada.
-
No âmbito da perspectiva governamental, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.
Fonte: http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Livro_Principios-e-NBCs.pdf
Desistir nunca!!!
-
Perene: É algo duradouro, inacabável, eterno, abundante.
-
CONTINUIDADE (no setor público) -> LEMBRAR de: DESTINAÇÃO SOCIAL e FINALIDADE
-
PERENE?
-
PERENE:
Adj. 2 g.
1. Que dura muitos anos.
2. Que não acaba; perpétuo, imperecível, imperecedouro, eterno.
3. Incessante, contínuo, ininterrupto: 2 &
-
CERTO
Princípio da Continuidade
★ vinculado ao restrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio
★ a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade
o famoso "que seja eterno enquanto dure"