-
Sistema Patrimonial
D - Caixa
C - Passivo Financeiro
-
Contabilização da caução:
MCASP - parte IV - pag 84
-
D: Depósitos restituíveis e valores vinculados (Sistema patrimonial)
C: Valores restituíveis (Sistema patrimonial)
-
D: Depósitos restituíveis e valores vinculados (Sistema patrimonial)
C: Valores restituíveis (Sistema patrimonial)
-
Só pra acrescentar:
- qualquer lançamento contábil em um subsistema contábil gera SEMPRE um lançamento de contrapartida dentro do mesmo subsistema;
- o que a maioria das bancas tentam confundir na cabeça do candidato é o fato de que existem fatos que exigem o lançamento em mais de um subsistema. Assim, se há determinado fato exigindo um lançamento dentro do subsistema patrimonial e do orçamentário, por exemplo, tal fato terá seu lançamento e sua contrapartida dentro de cada um deles, ou seja, ativo/passivo subsistema patrimonial e ativo/passivo sistema orçamentário. Um lançamento de contrapartida NUNCA envolve outro subsistema diferente.
Gabarito: Certo.
-
so corrigindo o colega acima>
D- Depositos restituives e valores vinculados (F)
C- Valores restituiveis (F)
-
Esse comentário do professor Daniel merece mil curtidas. Bela colocação. Clareza das ideias é atributo imprescindível para quem deseja exercer a arte do ensino.
Registra-se a caução que o licitante vencedor entrega à Prefeitura de Belo Horizonte (como garantia pela obra que ele executará) na condição de um ativo do Município, porque é dinheiro que pinga no caixa. Mas, registra-se, ao mesmo tempo, em respeito ao princípio das partidas dobradas, uma "dívida" que a Prefeitura tem com o licitante - já que, ao término, da obra, terá a Prefeitura que devolver tal quantia ao empreiteiro, caso tudo dê certo (saia conforme previsto no contrato firmado entre as partes).
Resposta: Certo.
-
Caução são valores compesatorios, ou seja, por um aumento em uma conta do passivo com uma redução em uma conta do ativo.