- ID
- 7780
- Banca
- ESAF
- Órgão
- CGU
- Ano
- 2004
- Provas
- Disciplina
- Contabilidade Pública
- Assuntos
Sobre o Plano de Contas da Administração Federal, não podemos afirmar que:
Sobre o Plano de Contas da Administração Federal, não podemos afirmar que:
Sobre a Tabela de Eventos do SIAFI podemos afirmar que:
Sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, não podemos afirmar que:
Em relação aos registros contábeis, a transferência de um bem móvel entre unidades gestoras do mesmo órgão provoca
Sobre o Plano de Contas Único da Administração Federal hoje utilizado pelo Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi é correto afirmar, exceto que
Uma das formas de transferência voluntária de recursos da União para Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos é o instrumento convênios. Assinale a seguir a opção correta em relação à contabilização desse tipo de transferência.
Assinale a opção falsa a respeito da contabilização Diversos Responsáveis nos entes pertencentes à administração federal.
O sistema de contas contábeis em que está estruturado o Plano de Contas Único da Administração Federal tem, como principal finalidade,
Sendo a Tabela de Eventos o instrumento utilizado pelo Sistema Integrado de Administração Financeira - Siafi para realizar a escrituração contábil das transações realizadas por intermédio do sistema, assinale a opção falsa em relação a esse instrumento.
Assinale a opção correta em relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi .
Assinale a opção falsa a respeito do Balancete Mensal que pode ser extraído do sistema Siafi .
Método pelo qual se faz a escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais:
Assinale a opção que indica um lançamento contábil que ocorre no órgão ou entidade detentora do crédito na fase de encaminhamento deste para inscrição em dívida ativa.
Assinale a opção verdadeira em relação à contabilização da receita pública tendo em vista as regras e os procedimentos adotados na contabilidade federal.
Considerando as regras atuais adotadas na contabilidade pública federal e tendo em vista os procedimentos utilizados no Sistema de Administração Financeira - Siafi, assinale a opção que indica uma afirmação correta em relação ao Plano de Contas Único da Administração Federal.
Assinale a opção verdadeira em relação à estrutura e fundamentos lógicos da Tabela de Eventos utilizada na contabilidade aplicada ao setor público federal.
Assinale a opção que indica um lançamento realizado na liquidação da despesa com a aquisição de material de consumo para uso imediato.
A respeito do mecanismo de controle denominado Conformidade Contábil existente na contabilidade federal, é correto afirmar:
Assinale a opção falsa em relação aos procedimentos de encerramento do exercício de que trata o Manual Siafi, em especial, os procedimentos de encerramento de 2008.
Assinale a opção verdadeira a respeito da contabilização das transferências de recursos mediante convênios, termos de cooperação e contratos de repasse.
A respeito do Plano de Contas da Administração Estadual, é correto afirmar, exceto:
Assinale a opção verdadeira em relação à contabilização das despesas relativas ao custeio da administração tais como: pessoal, material de consumo e serviços de terceiros.
Com relação ao poder de tributar, arrecadar e distribuir, bem
como à aplicação dos recursos correspondentes, julgue os itens
a seguir.
Caso haja recursos compartilhados entre entes da Federação e um seja beneficiado pelo tributo de outro, é desnecessária a compatibilidade entre os registros dos respectivos entes. Assim, o ente que inicia o processo deve efetuar o registro em sua contabilidade, tendo, automaticamente, o outro ente envolvido sua contabilidade atualizada.
Acerca da contabilidade pública, julgue os itens a seguir.
No registro contábil da realização da receita de alienação de bens, um dos sistemas contábeis a ser afetado deve ser o patrimonial, em que se registrarão o débito na conta mutação passiva e o crédito na conta ativo imobilizado.
Acerca da contabilidade pública, julgue os itens a seguir.
Os registros sintéticos de todos os bens de caráter permanente podem ser feitos em uma divisão ou setor do patrimônio, em fichas, de modo a se caracterizarem a espécie do bem e o responsável pelo mesmo.
Com relação à aplicação prática de conceitos de contabilidade
pública, julgue os itens a seguir.
Os eventos da classe 51 são usados quando o pagamento da despesa liquidada pelo evento precisar ser retido até o implemento de condições posteriores, como, por exemplo, o recolhimento da contribuição previdenciária ou do imposto de renda, cujo registro é feito por meio dos eventos da classe 52.
No governo federal, o plano de contas é composto por seis
classes de contas: ativo, passivo, despesa, receita, resultado
diminutivo do exercício e resultado aumentativo do exercício.
Com relação às características dessas classes de contas
públicas, julgue os próximos itens.
As contas do ativo, da despesa e do resultado diminutivo do exercício são de natureza devedora, pois aumentam seu saldo mediante débito e diminuem mediante crédito.
No governo federal, o plano de contas é composto por seis
classes de contas: ativo, passivo, despesa, receita, resultado
diminutivo do exercício e resultado aumentativo do exercício.
Com relação às características dessas classes de contas
públicas, julgue os próximos itens.
Por meio do confronto entre as contas de despesas e de receitas, é apurado o resultado patrimonial do exercício.
A tabela de eventos é parte integrante do plano de contas da
administração pública federal. A respeito dessa tabela, julgue
os itens subseqüentes.
O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) é o órgão responsável pela administração da referida tabela de eventos.
A tabela de eventos é parte integrante do plano de contas da
administração pública federal. A respeito dessa tabela, julgue
os itens subseqüentes.
Para serem validados no Serviço Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), os documentos de entrada de dados devem conter, em termos contábeis, eventos que, no todo, completem as partidas dobradas.
Considerando os objetivos do SIAFI, julgue o item abaixo.
Cabe ao SIAFI integrar e compatibilizar as informações no âmbito dos governos federal, estadual e municipal.
A tabela de eventos é o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e/ou documentos de entrada no SIAFI para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos em um ou mais de um dos sistemas de contas contábeis. Um evento que gera lançamento APENAS no sistema compensado é
No SIAFI, existe um documento utilizado para registrar a apropriação/liquidação de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, inclusive os relativos a entidades supervisionadas, associados a eventos contábeis não-vinculados a documentos específicos. Esse documento é denominado de nota de
Em diversas situações, um ato da administração pode gerar lançamentos em mais de um dos sistemas contábeis ao mesmo tempo e, em outros casos, em apenas um deles. Um evento que gera lançamento contábil APENAS no sistema financeiro é
Um analista do BACEN, ao efetuar o registro dos atos e fatos contábeis - despesa empenhada, repasse recebido, depósitos em garantia e baixa de semoventes - terá de utilizar, no âmbito da administração pública, respectivamente, os sistemas de contas:
. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, "a conta- bilidade pública é organizada na forma de sistema de informações, cujas partes ou subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respec- tiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação geral sobre o Patrimônio Público". Nesse contexto, o registro, a avaliação e a evidenciação da situação estática dos elementos patrimoniais e a apuração do resultado do exercício caracterizam, por meio de Demonstrações Contábeis próprias, o subsistema de informações
. Para fins de registro da incorporação de um veículo adquirido pelo BACEN, um analista contábil deverá efetuar, no sistema patrimonial, um lançamento a
. Um analista do BACEN, ao efetuar o registro dos atos e fatos contábeis ? receita arrecadada, despesa fixada, inscrição de restos a pagar e baixa da dívida ativa ? deverá utilizar, respectivamente, os sistemas de contas:
Considerando que determinada entidade governamental tenha
adquirido, à vista, um veículo para uso em suas atividades
operacionais, julgue os itens a seguir, com relação ao registro
contábil a ser efetuado e respectivo reflexo nos sistemas de contas.
Como se trata de um fato permutativo, a compra do veículo será contabilizada no próprio patrimônio, sem passar pelo resultado do exercício e sem ser evidenciada na demonstração das variações patrimoniais.
Considerando que determinada entidade governamental tenha
adquirido, à vista, um veículo para uso em suas atividades
operacionais, julgue os itens a seguir, com relação ao registro
contábil a ser efetuado e respectivo reflexo nos sistemas de contas.
O lançamento da depreciação do veículo representa um decréscimo patrimonial e será efetuado no sistema patrimonial, tendo a débito uma conta de variação passiva e a crédito a conta de depreciação acumulada.
A respeito do plano de contas da administração pública federal, julgue o item que se segue.
O gerenciamento do plano de contas cabe ao Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), que fica autorizado, sempre que necessário, a criar, extinguir, especificar, desdobrar, detalhar e codificar contas, eventos e indicadores contábeis.
Para possibilitar o acompanhamento orçamentário e a composição
financeira e patrimonial, bem como a evidenciação dos
compromissos assumidos pela administração pública, os registros
na contabilidade pública são estruturados em sistemas de contas.
Considerando a lógica contábil dos registros efetuados nos sistemas
de contas, julgue os itens subseqüentes.
Dependendo da natureza do ato ou fato administrativo que se queira registrar, os lançamentos contábeis podem demandar registros em apenas um sistema de conta ou em todos os sistemas simultaneamente.
Para possibilitar o acompanhamento orçamentário e a composição
financeira e patrimonial, bem como a evidenciação dos
compromissos assumidos pela administração pública, os registros
na contabilidade pública são estruturados em sistemas de contas.
Considerando a lógica contábil dos registros efetuados nos sistemas
de contas, julgue os itens subseqüentes.
Os sistemas de contas da contabilidade pública são compartimentos estanques, isto é, os lançamentos contábeis são fechados (débito e crédito) dentro do mesmo sistema.
Por intermédio do SIAFI, seu principal instrumento de gestão, a Secretaria do Tesouro Nacional realiza o acompanhamento e o controle de toda a execução orçamentária e financeira do governo federal. Acerca da tabela de eventos utilizada para transformar os atos e fatos administrativos em registros contábeis automáticos no SIAFI, julgue o item que se segue.
O SIAFI somente validará, do ponto de vista contábil, os documentos de entrada de dados, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas.
Considerando os conceitos e os procedimentos aplicáveis ao setor
público, e com suporte na legislação de regência, julgue os itens
a seguir.
O fornecimento continuado de dados contábeis do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (SIAFI), por meio de acesso online às bases de dados dos sistemas, é permitido às instituições públicas em geral e às entidades do setor privado, mediante habilitação no sistema desejado, a qual é renovável periodicamente e, em alguns casos, é feita com base em termo de cooperação técnica.
No governo federal, a assinatura de convênio com um governo municipal para construção de rede de abastecimento de água no município gera lançamentos contábeis APENAS
A característica pela qual o registro contábil deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos, preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida é denominada
Os lançamentos contábeis, a seguir, são referentes a um mesmo evento:
No Plano de Contas utilizado pelo SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), as contas do Ativo são divididas em
? Lançamento da previsão da receita e da fixação da despesa referente à aprovação do orçamento de um entidade pública
com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 900.000,00.
? Abertura de créditos especiais, com base no superávit financeiro do período anterior, no valor de R$ 30.000,00.
? Arrecadação de tributos no valor de R$ 775.000,00.
? Recebimento de créditos tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 25.000,00.
? Operações de Crédito para compra de bens móveis no valor de R$ 110.000,00.
? Venda de um terreno pelo valor de custo registrado contabilmente por R$ 40.000,00.
? Recebimentos referentes à prestação de serviços realizada por entidade da administração indireta, no valor de
R$ 60.000,00.
? Empenho, liquidação e pagamento de despesas com: pessoal R$ 400.000,00; aquisição de móveis R$ 415.000,00;
aquisição de material de consumo R$ 30.000,00; amortização da dívida fundada R$ 50.000,00.
? Empenho e liquidação de despesas com juros e encargos da dívida fundada no valor de R$ 20.000,00.
? Recebimento de cauções no valor de R$ 30.000,00.
? Pagamento de Restos a Pagar no valor de R$ 400.000,00.
? Baixa de bem móvel destruído por sinistro no valor de R$ 100.000,00.
? Inscrição de Tributos em Dívida Ativa no valor de R$ 27.000,00.
? Variação Cambial da Dívida Fundada Externa no valor de R$ 15.000,00 (aumento).
O aumento efetivo da Situação Patrimonial Líquida provocado pelas Receitas Orçamentárias foi, em reais,
Acerca das diversas espécies de operações bancárias e suas
contabilizações e da apuração de seus resultados contábeis, julgue
os itens subseqüentes.
O redesconto é uma rubrica específica, operada pelo BACEN, pela qual os bancos buscam recursos para atender a uma linha de crédito especial.
Segundo conceitua o Prof. Hélio Kohama, os estágios da receita pública são as etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e pelas repartições encarregadas de executá-las. Acerca dos estágios da receita pública, assinale a opção correta.
A estrutura básica do Plano de Contas da União em nível de classe/grupo consiste na seguinte disposição:
De acordo com o plano de contas da Administração Pública Federal, é correto afirmar que o Resultado Orçamentário aumentativo compreende
Tendo como referência a Instrução Normativa SRF n.º 480/2004, que dispõe sobre a retenção de tributos nos pagamentos efetuados por órgãos e entidades da administração federal, assinale a opção correta.
Com relação ao registro contábil da previsão da receita e ao respectivo reflexo no sistema de contas, tendo por base a estrutura do plano de contas atual, composta por seis classes de contas, é correto afirmar que a previsão da receita é contabilizada no sistema de contas
Com relação aos documentos utilizados pelo SIAFI, assinale a opção correta.
Um determinado ente público adquiriu um imóvel, tendo sido a despesa regularmente empenhada, liquidada e paga. Essa aquisição provocou o seguinte lançamento no sistema financeiro:
A assinatura de um contrato de prestação de serviços não afeta o patrimônio público, mas, no futuro, poderá afetá-lo. Dessa forma, o seu registro contábil deverá ocorrer com a utilização de contas pertencentes ao sistema
A respeito da estrutura do plano de contas da administração pública federal e dos fundamentos lógicos da tabela de eventos, julgue o item abaixo.
A conta corrente (código variável) permite o tratamento de informações conforme a individualização exigida pela conta objeto do detalhamento, de acordo com a tabela própria estruturada e cadastrada para permitir maior flexibilidade no gerenciamento dos dados necessários.
Julgue o seguinte item, relativo aos documentos utilizados pelo sistema integrado de administração financeira (SIAFI).
A guia de recolhimento da união (GRU) eletrônica permite registrar a arrecadação de receitas federais efetivadas pelos órgãos e pelas entidades, por meio de transferências de recursos intra-SIAFI entre a unidade gestora recolhedora e a conta única do tesouro nacional.
O Plano de Contas adotado na Administração Pública Federal é estruturado em sete níveis. A conta Ativo identificada pelo dígito 1 classifica-se por
No âmbito da Administração Pública Federal, o registro contábil da descentralização externa de crédito, na unidade gestora descentralizadora do crédito, é identificado como
Com relação aos sistemas de planejamento e de orçamento federal
e de administração financeira, julgue os itens seguintes.
A formulação de planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econômico e social e a formulação do plano plurianual (PPA) estão entre os objetivos do sistema de planejamento e de orçamento federal.
Com relação aos sistemas de planejamento e de orçamento federal
e de administração financeira, julgue os itens seguintes.
Diante de fatos e atos inquinados de ilegais, as unidades responsáveis pelas atividades do sistema de contabilidade federal devem efetuar os registros pertinentes e comunicar o fato à autoridade a quem o responsável esteja subordinado, além de tomar as providências necessárias à responsabilização do agente.
O Sistema Integrado de Administração Financeira do governo
federal (SIAFI) foi criado com o intuito de permitir maior controle
da programação financeira e integrar esse controle à execução
orçamentária e à contabilidade dos órgãos e entidades públicas do
governo federal. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes.
Lançamentos a débito elevam o saldo das contas de variações ativas.
O Sistema Integrado de Administração Financeira do governo
federal (SIAFI) foi criado com o intuito de permitir maior controle
da programação financeira e integrar esse controle à execução
orçamentária e à contabilidade dos órgãos e entidades públicas do
governo federal. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes.
O registro de receitas orçamentárias gera sempre lançamentos simultâneos nos sistemas orçamentário e patrimonial.
O Sistema Integrado de Administração Financeira do governo
federal (SIAFI) foi criado com o intuito de permitir maior controle
da programação financeira e integrar esse controle à execução
orçamentária e à contabilidade dos órgãos e entidades públicas do
governo federal. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes.
As rubricas contábeis estão estruturadas nos níveis de classe, grupo, subgrupo, elemento e subelemento.
O Sistema Integrado de Administração Financeira do governo
federal (SIAFI) foi criado com o intuito de permitir maior controle
da programação financeira e integrar esse controle à execução
orçamentária e à contabilidade dos órgãos e entidades públicas do
governo federal. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes.
No ativo e no passivo compensado, registram-se eventos que não representem impacto imediato no patrimônio.
O Sistema Integrado de Administração Financeira do governo
federal (SIAFI) foi criado com o intuito de permitir maior controle
da programação financeira e integrar esse controle à execução
orçamentária e à contabilidade dos órgãos e entidades públicas do
governo federal. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes.
Os códigos de eventos mantêm correlação com os documentos de entrada do SIAFI, excetuando-se os eventos de classes 50 a 80.
No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.
A realização de receita de alienação de bens móveis deve ser contabilizada por meio de lançamento no sistema financeiro, no orçamentário e no patrimonial, o que gera um crédito na conta de receita realizada e um débito na conta de alienação de bens móveis.
No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.
Às unidades gestoras é permitido efetuar lançamentos manuais nos sistemas contábeis.
No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.
Compete à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) lançar a previsão de receita no sistema orçamentário.
No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.
A fixação da dotação inicial de despesa efetuada pela SOF é classificada como evento classe 20.
No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.
Um débito em rubrica de crédito disponível e um crédito em rubrica de provisão recebida caracteriza a anulação de uma descentralização interna de créditos.
De acordo com a Portaria STN nº 751/09, a previsão da receita orçamentária gera lançamento contábil de débito em
Assinale a alternativa que identifica o lançamento a ser realizado, no encerramento do exercício, referente ao saldo credor da conta de provisão para créditos de liquidação duvidosa.
Na contabilidade pública, realização de registros contábeis por meio de eventos (dígitos) e lançamentos de primeira fórmula são características referentes ao
Assinale a alternativa que indica os sistemas utilizados na contabilidade pública para o registro de uma compra de bens, mediante a transferência de recursos de convênios.
Assinale a alternativa que apresenta o lançamento a ser efetuado, na contabilidade pública, pela transferência de recurso, receita corrente, de um órgão para o outro.
O pagamento de uma dívida fundada ou consolidada na contabilidade pública resulta nos seguintes lançamentos
Na contabilidade pública, o lançamento efetuado no sistema financeiro, relativo a uma despesa orçamentária corrente e ainda não paga, é realizado da seguinte forma:
Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.
O registro da apropriação das despesas referentes à folha de pagamentos dos servidores envolve, obrigatoriamente, os subsistemas de contas financeiro, orçamentário e de compensação.
Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.
A contabilização do recolhimento, ao Tesouro Nacional, do imposto de renda retido na fonte referente ao pagamento do salário de servidores é realizada por meio da diminuição do limite de saque do órgão responsável pelo recolhimento, seguida do aumento do limite de saque na unidade gestora do Tesouro Nacional.
Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.
Nos casos de concessão de suprimentos de fundos, na modalidade ostensiva ou na secreta, os lançamentos nas contas de crédito empenhado, liquidados e a liquidar, devem ser feitos somente após prestação de contas, descontados dos valores parcialmente devolvidos.
Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.
Caso órgão público compre passagens aéreas por meio de contrato firmado com prestadora de serviços, o registro da compra no subsistema financeiro restringir-se-á ao débito da conta analítica apropriada do grupo de despesas correntes e ao crédito de fornecedores.
Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.
Caso uma unidade gestora solicite recursos ao respectivo órgão setorial de programação financeira, o lançamento da solicitação na unidade gestora deverá ser feito a débito da conta de sub-repasse a aprovar.
Com relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira do
Governo Federal (SIAFI), julgue os itens subsequentes.
Caso determinado órgão público utilize o SIAFI por meio da forma de acesso offline, suas disponibilidades financeiras serão individualizadas na conta única, por meio de limites de saques atualizados somente quando os registros contábeis forem lançados no sistema.
Com relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira do
Governo Federal (SIAFI), julgue os itens subsequentes.
Para a efetivação de uma despesa via SIAFI, considerando-se que não há retenção de valores e registro de obrigações para pagamento posterior, é necessário que o empenho seja feito em uma classe de eventos e a liquidação seja feita em outras duas classes de eventos, sendo uma para cada lado da partida dobrada.
Com relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira do
Governo Federal (SIAFI), julgue os itens subsequentes.
O SIAFI, em virtude de sua circunscrição ao âmbito do governo federal, não possibilita o registro de dados contábeis de estados e municípios.
Julgue o item subsequente, que se refere aos conceitos de
contas no setor público.
A conta é o título representativo da composição, da variação e do estado do patrimônio.
Julgue o seguinte item, relativo a conceitos do plano de contas
da administração pública federal.
Por meio da relação de contas e tabelas, o plano de contas da administração pública federal permite a manutenção de um sistema integrado de informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais da administração pública federal, estadual e municipal.
Julgue o seguinte item, relativo a conceitos do plano de contas
da administração pública federal.
O plano de contas da União é adotado por todas as unidades gestoras do Sistema Integrado de Administração Financeira dos Estados e Municípios (SIAFEM), ou que o integrem sob a modalidade de uso total ou parcial.
Julgue o seguinte item, relativo a conceitos do plano de contas
da administração pública federal.
O plano de contas tem o propósito de atender ao registro contábil dos atos e fatos relacionados com os recursos colocados à disposição dos órgãos da administração direta e indireta.
Julgue o item a seguir, relativo aos conceitos, à função e ao funcionamento das contas do plano de contas único do setor público federal.
O agrupamento das contas de acordo com as suas funções possibilita o controle contábil dos direitos e das obrigações oriundos de ajustes, ou dos contratos de interesse da gestão.
Julgue o item a seguir, relativo aos conceitos, à função e ao funcionamento das contas do plano de contas único do setor público federal.
As contas são estruturadas por tipo de crédito e por fonte de recursos, de modo a facilitar o conhecimento e a análise dos programas de governo.
Julgue o item a seguir, relativo aos conceitos, à função e ao funcionamento das contas do plano de contas único do setor público federal.
As funções das contas são identificadas pelo maior nível de agregação dos diversos grupos de despesas que compõem o setor público.
Julgue o item a seguir, a respeito dos elementos essenciais do
registro contábil no setor público.
A transação em moeda estrangeira deve estar registrada na moeda de origem, não havendo necessidade de conversão em moeda nacional.
Julgue o item a seguir, a respeito dos elementos essenciais do
registro contábil no setor público.
Os registros contábeis devem ser efetuados de forma analítica e refletir a transação constante em documento contábil hábil.
Julgue o item a seguir, a respeito dos elementos essenciais do
registro contábil no setor público.
Os registros contábeis devem ser validados pelo ordenador de despesa da unidade gestora, com base em documentação hábil e em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.