SóProvas



Questões de Lançamento e Registro Contábil


ID
10120
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos registros contábeis, a transferência de um bem móvel entre unidades gestoras do mesmo órgão provoca

Alternativas
Comentários
  • A interferência é quando outro órgão, ou outra unidade gestora do mesmo órgão, ou entra entidade (ou ente) interfere, ou seja faz relacionar seus patrimônios, transferindo recursos ou bens. Estas interferências podem ser orçamentárias (quotas, por exemplo) ou extra orçamentárias (recurso para pagamento de RP).

    O Acréscimo (e, por dedução, definimos o Decréscimo) é como se fosse uma interferência, contudo não efetuada pelo (ou para) o poder público. Um exemplo é a doação de um bem por doação. Outro a inscrição da Dívida Ativa. Lembre que a inscrição da Dívida Ativa não é receita, mas, analise: Causa modificação no patrimônio? Causa, sim, pois acabara de nascer um direito líquido e certo para a entidade, e por conseqüência altera o PL. É um fato modificativo. Na inscrição da Dívida Ativa não há o que se falar em mutação, mas, certamente, teremos uma variação ativa extra orçamentária. De que tipo? Interferência não é! Não tem nenhum outro ente público interferindo. É o Acréscimo Patrimonial.
    Mais um exemplo de Acréscimo Patrimonial é o cancelamento de um Dívida (passiva).

    Os Bens: Quanto aos recursos que adentram a máquina pública e que não tem caráter de devolução e servirão para cumprir as funções institucionais daquela, não há dúvidas em classificar como orçamentários – mesmo que sejam por doação e mesmo que não estejam previstos no orçamento. Quanto aos bens, a coisa muda de figura. Os bens recebidos por doação, mesmo que com caráter definitivo (sem necessidade de devolução) e utilizados no atendimento das funções públicas serão classificados como extra orçamentários (tanto os bens adquiridos por acréscimo patrimonial como os adquiridos por interferências).


  • Finalmente as perguntas:
    Quanto ao que define o comando da questão 56, responda:
    1) É descrito, no comando, um fato modificativo (que provoca alteração patrimonial completa, devido a fato efetivo)?
    Se a resposta for sim, a alternativa correta não pode conter o termo “mutação”.Concorda comigo?
    2) Trata-se de uma receita (dinheiro ou disponibilidade financeira)? Se não se trata de dinheiro ou disponibilidade financeira, a alternativa correta não pode conter o termo receita.
    3) Quem transfere o bem ou a receita é uma entidade (ou órgão ou unidade, ou ente) ou é a iniciativa privada (alguém do povo)? Se for entidade, órgão, unidade gestora, etc, estamos falando de interferência. Se for outro, que não estes, e se se tratar de bem é o caso de Acréscimo Patrimonial (ou decréscimo).
    4) Se for interferência, a possibilidade de ser orçamentária será válida apenas para os recursos que devem ser aplicados nas funções institucionais públicas da entidade (quota, repasse ou sub-repasse). Trata-se de quota, repasse ou sub-repasse? Se a resposta for não, então não é uma interferência orçamentária. Só pode ser extra orçamentária (caso típico de bens).

     Em relação aos registros contábeis, a transferência de um bem móvel entre unidades gestoras do mesmo órgão provoca
    a) interferência ativa extra orçamentária na unidade destinatária do bem.
    # Este é o gabarito. Está correto.

    b) mutação ativa na unidade destinatária e mutação passiva na unidade transferidora.
    # Como seria mutação se o fato é efetivo? Errado!

    c) acréscimo patrimonial na unidade destinatária e decréscimo patrimonial na unidade transferidora.
    # É interferência pela característica da fonte transferidora.

    d) despesa orçamentária na unidade transferidora e receita orçamentária na receptora.
    # Não é orçamentário porque se trata da transferência de um bem. Incorreto.
  • PALOMA SÓ NÃO ENTENDI POR QUE A INTERFERÊNCIA É EXTRAORÇAMENTÁRIA. É PORQUE É UM BEM MÓVEL?

  • Hoje em 2021, está mais para Receita INTRA orçamentária, pois não se trata de entrada, mas de remanejamento entre entes do mesmo órgão.


ID
10126
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma das formas de transferência voluntária de recursos da União para Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos é o instrumento convênios. Assinale a seguir a opção correta em relação à contabilização desse tipo de transferência.

Alternativas
Comentários
  • a) É mantido controle contábil dos montantes liberados e das prestações de contas a realizar e realizadas nos grupos compensado do ativo e do passivo.
    # A princípio, nada há de errado com esta alternativa.

    b) As contas destinadas ao controle de transferências voluntárias estão no passivo compensado.
     valores lançados “só para constar” (ou controlar), obrigatoriamente nos dois lados (Ativo e Passivo) e com valores exatamente iguais.

    c) As prestações de contas não realizadas pelos convenentes constituem créditos da União desde o momento da liberação dos recursos.
    A lógica nos diz que, se o ente já liberou a grana, o convenente já gastou, mas somente na hora de prestar contas é que a coisa não foi bem, como poderíamos constituir um crédito retroativamente? Como constituir um crédito na contabilidade já fechada de 2004 lá no ano de 2005 quando “furou” a prestação de contas? A única coisa que poderia fazer é calcular correção, ou juro ou multa, ou algo do gênero, desde aquela data, mas não constituir crédito (o que ensejaria lançamento) retroativamente! Mas isto está na IN.

    d) Além de registro no ativo compensado, as parcelas liberadas são contabilizadas como créditos no disponível da instituição concedente.  Errado! Disponível é uma conta do Ativo Financeiro. Quando for liberada (quando ficar “disponível” para o convenente) significa afirmar que a grana já é dele (do convenente) e, portanto, além de registrar no ativo compensado e no passivo compensado (texto), deverá ser registrado no PASSIVO FINANCEIRO, pois é uma grana que está ali ainda e não deveria mais estar – não é mais do concedente, já é do convenente que não “veio” pegar!
    Devemos colocar uma coisa na cabeça: Celebrado o convênio e liberado o valor a grana, este erário não é mais do ente concedente. Liberados os valores, só haverá a possibilidade de formação de algum crédito em favor do concedente caso haja alguma irregularidade na prestação de contas – caso em que o recurso, indevidamente aplicado ou não aplicado, deverá retornar à origem!

    e) Instaurada a Tomada de Contas Especial, o Tribunal de Contas da União determina a constituição do crédito contra o convenente.
    # O TCU julgará o TCE, contudo, até o julgamento deste processo, ao acusado é reservado o direito de defesa, é decorrido o devido processo legal e, ainda assim, é previsto um prazo para o ressarcimento ao erário e/ou pagamento de multa. Somente depois de todo o trâmite é que teremos uma decisão definitiva do TCU (e cabe recurso!), não no momento da TCE.

    Gabarito: A

ID
10132
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção falsa a respeito da contabilização Diversos Responsáveis nos entes pertencentes à administração federal.

Alternativas
Comentários
  • O grupo de contas abrangidas ou titularizadas em “Diversos Responsáveis” trata de registrar créditos em favor da fazenda pública originados por atos, comissivos ou omissivos, que comprovadamente ou potencialmente (no caso de responsabilidades ainda em fase de apuração) vieram a causar prejuízos ao erário público, tais como: ausência de prestação de contas; desvios ou desfalques de bens, valores ou dinheiros públicos e a prática de atos ilegais, ilegítimos ou antieconômicos que possam acarretar prejuízos aos cofres públicos. A apuração e o respectivo registro de responsabilidade por dano ao erário abrangem também os possíveis créditos em favor da União que ainda se encontram em fase de apuração, e não apenas os abrangidos em decisões irrecorríveis. A autoridade administrativa competente deverá adotar providências com vistas à apuração dos fatos, identificação dos responsáveis, quantificação do dano e ainda ao imediato ressarcimento ao erário. O registro contábil é efetuado ainda na fase de apuração. Pessoas Jurídicas inscritas em Diversos Responsáveis não estão impedidas de contratar com a administração pública.
  • A escrituração em contas de Diversos Responsáveis Apurados deve ser feita quando da finalização da TCE. Tais contas, pertencentes ao Ativo Patrimonial, representam o efetivo crédito da Administração contra o responsável e só podem ter seu saldo baixado se houver o ressarcimento do dano apurado ou outro fator que resulte na extinção do objeto que deu origem ao registro, ou após manifestação do Tribunal de Contas da União nesse sentido.


    Fonte: site STN

  • a) Os créditos são apurados mediante tomada de contas especial instaurada pelo órgão de contabilidade ou determinada pelo Tribunal de Contas da União.
    # Correto! Quem é o responsável pela instauração do processo de tomada de contas especial é a autoridade administrativa. Se ela não o fizer o TCU determinará que o faça. A autoridade administrativa que não instaurar a TCE é responsável solidária (ela tem 180 dias para instauração da TCE até que o TCU lhe determine)
    b) Mesmo antes da conclusão da apuração do débito, ocorre o registro do valor estimado do crédito em contas do ativo e passivo compensado.
    Correto. É para isto que servem estas contas controle: controlar os acontecimentos. Aconteceu algo que pode vir a afetar o patrimônio da entidade, por exemplo, a possibilidade de vir a surgir um considerável débito do responsável a favor dos cofres públicos, deverá então, tal possibilidade ser registrada em algum lugar.
    c) A baixa dos créditos do ativo ocorre pelo pagamento ou depois de decorridos cinco anos da inscrição.
    # Se pagar é óbvio que não mais existirá o valor no ativo. No entanto, quanto a prescrição não! Os bens público são imprescritíveis! Não existe usucapião contra um bem público e também não existe a prescrição destes débitos, pois tais débitos são bens públicos (estarão registrados lá na contabilidade).
    Opção incorreta. Este é o gabarito.
    d) Após conclusão da tomada de contas especial, se apurada a certeza do crédito, os valores registrados no ativo e passivo compensados são transferidos para contas do circulante.
    A alternativa quer se referir ao encerramento do assunto! Ou seja: não há mais convênio, já sabe quem deve para quem, já não tem mais recurso, a liquidez e certeza do dano já foi apurada, o responsável já foi identificado. E mais algumas coisas! Por óbvio, deverá ser constituído um crédito (deve ser debitado em uma conta do ativo – que não é o ativo compensado) a favor da administração pública. Como o assunto já foi encerrado, não há mais o que ser controlado pelas contas de controle e estas deverão ser zeradas! A questão está correta porque “desaparecerão” os valores das contas do compensado e surgirá valor no ativo circulante.
    e) Os valores podem sofrer atualização monetária durante o período em que permanecer inscrito.
    # Correto! Para evitar que o erário público seja corroído pelo decurso do prazo.
    Gabarito: C

ID
30664
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Método pelo qual se faz a escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 Art.86 A escrituraçao sintética das operaçoes financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas.
  • Para todo crédito há uma obrigação correlata.

ID
44449
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que indica um lançamento contábil que ocorre no órgão ou entidade detentora do crédito na fase de encaminhamento deste para inscrição em dívida ativa.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o livro Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Francisco Glauber e com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público a alternativa correta é Letra "E".
  • de acordo com o manual da receita nacional, o orgão de origem do crédito a receber deve encaminhar para o orgão responsável pela divida ativa, que no ambito federal é a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e serão realizados os seguinte lançamentos:Inscrição no orgão de origem ( variação ativa extra-orçamentária)D-creditos a receberC- variação ativa - creditos inscritosposteriormente ha a preparação para o encaminhamento do crédito,porem a questão pergunta o momento do encaminhamento para o orgão responsável para a inscrição da divida ativa, no orgão detentor do crédito, que representa uma desincorporação do crédito que passará para o orgão responsável para a inscrição da divida ativa e assim será contabilizado:D- Variações passivas- creditos inscritos (pela consolidação do balanço, por pertencer a um único ente politico e assim evitar duplicidades)C- Creditos a receberFicando agora o crédito na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, na qual será debitado um direito e creditado uma variação ativa.
  • O gabarito está equivocado...http://www.pciconcursos.com.br/provas/anaProva de contabilidade - P2 - Questão 5
  • Ok, pessoal!

    Gabarito corrigido.

    Bons estudos!

  • GABARITO B. De acordo com  www.pciconcursos.com.br/provas/ana prova 2 de 2009 QUESTÃO 05


ID
44452
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção verdadeira em relação à contabilização da receita pública tendo em vista as regras e os procedimentos adotados na contabilidade federal.

Alternativas
Comentários
  • acredito que o gaba esteja errado, pois a realização da receita da dívida ativa é orçamentária, mas não efetiva, pois não causa alteração no PL.
  • Concordo! O gabarito é letra A...

  • O gabarito já foi corrigido.

    A letra A é alternativa correta.

    Um exempo de receita orçamentária que não afeta o patrimônio é o recebimento de dívida ativa.
  • a) Perfeito! A arrecadação da receita orçamentária afeta os subsistemas Financeiro e Orçamentário. Normalmente para os impostos diretos não há, no momento da arrecadação, alteração no patrimônio líquido, dado o registro antecipado do crédito tributário no ativo. CERTO . b) Ao contrário do que a opção afirma, as receitas de capital são, na sua maioria, fatos contábeis permutativos do patrimônio, são receitas por mutação patrimonial. Exemplo: constituição de dívidas (concomitante aumento do ativo e passivo). ERRADO.
    c) O regime de competência é observado em função do Princípio da Competência. ERRADO

    .d) Por definição, as receitas efetivas são aquelas que modificam a situação patrimonial líquida. Caso a receita não altere o patrimônio líquido, será classificada como não efetiva. ERRADO. e) Durante o exercício pode haver nova estimada de receita (para mais ou menos), devendo ocorrer o registro contábil. Mesmo que não ocorra alteração da receita inicialmente prevista, na medida em que a receita é realizada/arrecadada, ao longo do exercício, são efetuados os (diversos) registros contábeis. Portanto, a realização da receita irá demandar necessariamente mais que um lançamento. ERRADO.

    Prof. Deusvaldo

ID
44494
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que indica um lançamento realizado na liquidação da despesa com a aquisição de material de consumo para uso imediato.

Alternativas
Comentários
  • Em relação à contabilização de liquidação de despesa com material de consumo adquirido mediante suprimento de fundos para consumo imediato:

    Ocorre a contabilização da entrada do material no almoxarifado, bem como a sua saída, no ato da liquidação da despesa referente à concessão do suprimento.

    Logo,

    Débito: Bens de Estoque - Consumo de material
    Crédito: Estoque Interno - Material de Consumo
  • Alguém poderia detalhar melhor essa questão?? O que exatamente é liquidação da despesa?
  • Essa questão é de contabilidade pública!

ID
47899
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção verdadeira em relação à contabilização das despesas relativas ao custeio da administração tais como: pessoal, material de consumo e serviços de terceiros.

Alternativas

ID
53101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao poder de tributar, arrecadar e distribuir, bem
como à aplicação dos recursos correspondentes, julgue os itens
a seguir.

Caso haja recursos compartilhados entre entes da Federação e um seja beneficiado pelo tributo de outro, é desnecessária a compatibilidade entre os registros dos respectivos entes. Assim, o ente que inicia o processo deve efetuar o registro em sua contabilidade, tendo, automaticamente, o outro ente envolvido sua contabilidade atualizada.

Alternativas
Comentários
  • Manual da Receita Pública 4.1.2.1b.3) No caso de recursos compartilhados entre entes da federação, quando umé beneficiado pelo tributo de outro, é necessária a compatibilidade entre osregistros dos respectivos entes;
  • Recursos Compartilhados entre entes- Poder de tributar x Atribuição de arrecadar e aplicaçãocontabilidade - no ente arrecadador/aplicante- Poder de tributar/arrecadar/distribuir x Atribuição de aplicaçãocontabilidade - no ente arrecadador/poder de tributarente tributante - registra como dedução de receita ou como despesaentre beneficiário/aplicador - registra como receita tributária ou de tranferênciarecursos compartilhados - beneficiário de tributo de outro-registros compatíveis em ambos entes
  • Esse assunto não se refere a repartição constitucional de receitas tributárias, mas de contabilidade pública.


ID
54778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da contabilidade pública, julgue os itens a seguir.

No registro contábil da realização da receita de alienação de bens, um dos sistemas contábeis a ser afetado deve ser o patrimonial, em que se registrarão o débito na conta mutação passiva e o crédito na conta ativo imobilizado.

Alternativas
Comentários
  • Alienação de bensSist. PatrimonialD - Mutação PassivaC - ImobilizadoSist. FinanceiroD - Caixa (se à vista) ou Créditos a Receber (se a prazo) ou ambasC - Receita com alienação de bens

ID
54781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da contabilidade pública, julgue os itens a seguir.

Os registros sintéticos de todos os bens de caráter permanente podem ser feitos em uma divisão ou setor do patrimônio, em fichas, de modo a se caracterizarem a espécie do bem e o responsável pelo mesmo.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa acima se refere a caracterização dos bens no Inventário Analitico, e não de forma sintética.
  • Lei 4.320:

    Art. 94. Haverá  registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração.

    Art. 95. A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis.

     

    A questão menciona "registros sintéticos de todos os bens de caráter permanente", o que  contradiz a literalidade dos artigos 94 e 95.

    Segunda a lei, haverá registro sintético apenas dos bens móveis e imóveis e não de todos os bens de caráter permanente.

     

     

  • atentar à literalidade:


    bens de caráter permanente --> REGISTROS ANALÍTICOS


    bens móveis e imóveis --> REGISTROS SINTÉTICOS



ID
70174
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A tabela de eventos é o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e/ou documentos de entrada no SIAFI para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos em um ou mais de um dos sistemas de contas contábeis. Um evento que gera lançamento APENAS no sistema compensado é

Alternativas
Comentários
  • Por exclusão:B) altera o sistema orçamentárioC) idemD) altera o Permanente Patrimonial e o ResultadoE) altera o Orçamentário
  • contas de compensação pq é apenas a assinatura de contratos eh isso?


ID
71941
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em diversas situações, um ato da administração pode gerar lançamentos em mais de um dos sistemas contábeis ao mesmo tempo e, em outros casos, em apenas um deles. Um evento que gera lançamento contábil APENAS no sistema financeiro é

Alternativas
Comentários
  • a) ocorre lançamento nos sistemas orçamentário e financeiro (patrimonail se for imposto direto, objeto de lançamento).b) gera lançamento no sistema patrimonial.c) apenas no financeiro, pois, os lançamentos no sistema orçamentário foi realizado no momento do empenho e da liquidação (idem para o patrimonial).d) gera lançamento no orçamentário e no patrimonial.e) gera lançamento no patrimonial
  • a) Lançamentopela arrecadação de Impostos.

    No Subsistema Orçamentário:

    D – Receita aArrecadar

    C – Receita Arrecadada

    No Subsistema Financeiro (Atualmente –2014, Faz parte do Subsistema Patrimonial):

    D –Disponível

    C – Receita comImpostos


    b)Lançamento pela Variação Cambial de Dívida Passiva.

    No Subsistema Patrimonial:

    D – VariaçãoPatrimonial Passiva Independente da Execução Orçamentária

    C – Dívida Passiva


    c)Lançamento de Pagamento de despesa com serviços de Terceiros.

    No Subsistema Financeiro (Atualmente –2014, Faz parte do Subsistema Patrimonial):

    D –Obrigações com Serviços de Terceiros

    C –Disponibilidades


    d) Lançamentoda Liquidação da Despesa com Pessoal.

    No Subsistema Orçamentário:

    D – Crédito DisponívelEmpenhado a Liquidar

    C – Crédito DisponívelLiquidado a Pagar

    No Subsistema Patrimonial:

    D – VariaçãoPatrimonial Passiva

    C –Obrigações com Pessoal a Pagar


    e) Lançamentopela Alienação de bens Móveis:

    No Subsistema Financeiro (Atualmente –2014, Faz parte do Subsistema Patrimonial):

    D –Disponibilidades

    C – Receita comAlienação de Bens Móveis

    No Subsistema Patrimonial:

    D – Mutação Passiva

    C – Bens Móveis


    PORTANTO, Somente a assertiva "C" apresentou um lançamento envolvendo apenas o Subsistema Financeiro. 


ID
77509
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

. Para fins de registro da incorporação de um veículo adquirido pelo BACEN, um analista contábil deverá efetuar, no sistema patrimonial, um lançamento a

Alternativas
Comentários
  • Em contrapartida desse crédito lançará um débito na conta veículos.Não confunda com os lançamentos financeiros também necessários:Crédito em Caixa ou BCM e Débito na Despesa.
  • e) crédito da conta variações ativas por mutações patrimoniais.
  • a Despesa Orçamentaria Não Efetiva - Compra de Veiculos, será registrada em dois subsistema, o financeiro pela saida de recursos financeiros, e o patrimonial pela entrada de um bem
    Sistema Financeiro
    D - Despesa Orçamentária
    C - Banco - Pelo pagamento à vista ou Obrigação a pagar - caso compra à prazo
    Sistema Patrimonial
    D - Veiculos
    C - Variação ativa por mutação patrimonial - Resposta!!!!


ID
79912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando que determinada entidade governamental tenha
adquirido, à vista, um veículo para uso em suas atividades
operacionais, julgue os itens a seguir, com relação ao registro
contábil a ser efetuado e respectivo reflexo nos sistemas de contas.

Como se trata de um fato permutativo, a compra do veículo será contabilizada no próprio patrimônio, sem passar pelo resultado do exercício e sem ser evidenciada na demonstração das variações patrimoniais.

Alternativas
Comentários
  • TODA mutação do patrimônio deve passar pelas contas de resultados e serem evidenciadas na demonstração das variações patrimoniais.Questão ERRADA
  • Conforme o art. 104 da Lei 4.320/64, a DVP evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes de execução orçamentária, ou seja, alterações ocorridas no patrimônio independentemente de ser receita ou despesa.
  • Complementando:

     Na demonstração das variações patrimoniais os fatos permutativos são classificados como "mutações ativas", quando forem variações ativas, ou "mutações passivas", quando variações passivas.

    Exemplos:

    Mutações ativas - Aquisição de bens móveis ou imóveis; Construção de bens móveis e imóveis; Construção de bens móveis e imóveis de natureza industrial; Aquisição de títulos e valores; Empréstimos concedidos; Aquisição de material de consumo para
    estoque em almoxarifado; Amortização da dívida interna e externa contraída, etc.
    Mutações passivas - Cobrança da dívida ativa; Alienação de bens móveis e imóveis; Alienação de títulos e valores; Empréstimos tomados; Recebimento de créditos diversos, etc.

  • Sistema Financeiro
    D - Despesa de Capital
    C - Bancos

    Sistema Patrimonial
    D - Veículos - Bens Móveis
    C - Mutação Patrimonial Ativa


ID
79915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando que determinada entidade governamental tenha
adquirido, à vista, um veículo para uso em suas atividades
operacionais, julgue os itens a seguir, com relação ao registro
contábil a ser efetuado e respectivo reflexo nos sistemas de contas.

O lançamento da depreciação do veículo representa um decréscimo patrimonial e será efetuado no sistema patrimonial, tendo a débito uma conta de variação passiva e a crédito a conta de depreciação acumulada.

Alternativas
Comentários
  • Conforme preconizado na NBC T 16.10, para o registro da depreciação,o valor da parcela deve ser reconhecida como variação passiva independente da execução orçamentária, e ainda, o valor depreciado, apurado mensalmente, deve ser reconhecido nas variações patrimoniais do exercício durante sua vida útil econômica. Além disso, o Prof. Francisco Glauber Lima Mota, em seu livro Contabilidade Aplicada ao Setor Pública, na pág. 245, afirma que o registro da depreciação é obrigatório e provoca decréscimo patrimonial em contrapartida com a conta redutora do ativo. Esta conta redutora do ativo é a conta de Depreciação Acumulada.

    Conforme preconizado na Página 42, do Volume II - Procedimento Contábeis Patrimoniais, do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, o lançamento será o seguinte:

    D -Depreciação – Variação Patrimonial Diminutiva
    C- Depreciação Acumulada – Conta retificadora do Ativo (P)

    Vlw!

     


ID
81673
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No governo federal, a assinatura de convênio com um governo municipal para construção de rede de abastecimento de água no município gera lançamentos contábeis APENAS

Alternativas
Comentários
  • No que diz respeito à contabilidade publica, sistema de compensação é composto ou representado pelos lançamentos de atos praticados pela administração pública que não afetam de imediato ao patrimônio, mas que poderão vir a afetá-lo em outro momento. Temos como exemplos destes atos: avais, acordos, ajustes, cauções, fianças, garantias, contratos, convênios. Desta forma, estas contas servem apenas como controle de atos da administração pública e não são fatos que modificam o patrimônio da entidade pública. O sistema de compensação é regulamentado pela contabilidade pública brasileira, pela lei 4.320/64.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_compensao

ID
90517
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A característica pela qual o registro contábil deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos, preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida é denominada

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO,

    São características do registro e da informação contábil no setor público:

    a) Integridade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas partes do fato gerador.

    b) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    c) Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes dá origem.

    d) Imparcialidade – os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar um interesse específico e que não seja de interesse particular de determinado agente ou entidade.

    e) Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida.

  • FORMALIDADES DO REGISTRO CONTÁBIL  - DE ACORDO COM 

    NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 

    APLICADAS AO SETOR PÚBLICO 

     

    (d) Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas 

    devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem. 

    (e) Imparcialidade – os registros contábeis devem ser realizados e as informações 

    devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e 

    particulares de agentes e/ou entidades. 

    (f) Integridade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem 

    reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser 

    omitidas quaisquer partes do fato gerador. 

    (g) Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos 

    patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em 

    normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam 

    preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida. 


    (i) Tempestividade – os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no 

    momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários. 

    (j) Uniformidade – os registros contábeis e as informações devem observar 

    critérios padronizados e contínuos de identificação, classificação, mensuração, 

    avaliação e evidenciação, de modo que fiquem compatíveis, mesmo que 

    geradas por diferentes entidades. Esse atributo permite a interpretação e a 

    análise das informações, levando-se em consideração a possibilidade de se 

    comparar a situação econômico-financeira de uma entidade do setor público em 

    distintas épocas de sua atividade. 

    (k) Utilidade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem atender 

    às necessidades específicas dos diversos usuários. (l) Verificabilidade – os registros contábeis realizados e as informações 

    apresentadas devem possibilitar o reconhecimento das suas respectivas 

    validades. 

    (m) Visibilidade – os registros e as informações contábeis devem ser 

    disponibilizadas para a sociedade e expressar, com transparência, o resultado da 

    gestão e a situação patrimonial da entidade do setor público. 



ID
92125
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os lançamentos contábeis, a seguir, são referentes a um mesmo evento:

Alternativas
Comentários
  • Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Ou seja, o credor já prestou o serviço ou forneceu o bem.Contabilização no Sistema Orçamentário: Pela liquidaçãoD-Despesas Empenhadas LiquidadasC-Despesas Liquidadas a PagarSistema Financeiro - Pela obrigação de pagar ao credorD-Despesa de CapitalC-Ativo CirculanteSistema Patrimonial - Pela entrada do bem no patrimônio D-BensC-Mutação Ativa*Considerando que foi feita uma aquisição de um bem. Poderia ser uma Operação de Crédito,etc.

ID
92146
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

? Lançamento da previsão da receita e da fixação da despesa referente à aprovação do orçamento de um entidade pública
com base na Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 900.000,00.
? Abertura de créditos especiais, com base no superávit financeiro do período anterior, no valor de R$ 30.000,00.
? Arrecadação de tributos no valor de R$ 775.000,00.
? Recebimento de créditos tributários inscritos em dívida ativa no valor de R$ 25.000,00.
? Operações de Crédito para compra de bens móveis no valor de R$ 110.000,00.
? Venda de um terreno pelo valor de custo registrado contabilmente por R$ 40.000,00.
? Recebimentos referentes à prestação de serviços realizada por entidade da administração indireta, no valor de
R$ 60.000,00.
? Empenho, liquidação e pagamento de despesas com: pessoal R$ 400.000,00; aquisição de móveis R$ 415.000,00;
aquisição de material de consumo R$ 30.000,00; amortização da dívida fundada R$ 50.000,00.
? Empenho e liquidação de despesas com juros e encargos da dívida fundada no valor de R$ 20.000,00.
? Recebimento de cauções no valor de R$ 30.000,00.
? Pagamento de Restos a Pagar no valor de R$ 400.000,00.
? Baixa de bem móvel destruído por sinistro no valor de R$ 100.000,00.
? Inscrição de Tributos em Dívida Ativa no valor de R$ 27.000,00.
? Variação Cambial da Dívida Fundada Externa no valor de R$ 15.000,00 (aumento).

O aumento efetivo da Situação Patrimonial Líquida provocado pelas Receitas Orçamentárias foi, em reais,

Alternativas
Comentários
  • A questão quer as receitas correntes efetiva, por que são essas que causam aumento efetivo da situação patrimonialanalizando cada receita:*O Lançamento de previsão e fixação da receita e despesa, bem como a abertura de créditos adicionais não entra no nosso calculo, pois nos interessa somente o que foi realizado.+Arrecadação = receita orçamentaria corrente= 775.000+Recebimento de valores ( credito divida ativa) = Receita orçamentaria corrente(outras receitas correntes)= 25.000+operações de créditos = Receita orçamentaria capital= 110.000+Venda terreno = Receita orçamentaria capital(alienação de ativos)- 40.000+Receitas Servições = Receita Corrente = 60.000=Receitas correntes = 860.000 ===> (-) a receita da divida ativa que é uma receita corrente não efetiva ==> 860.000 - 25.000 = 835.000 resposta=Receitas capital = 150.000=Total receitas realizadas = 1010.000*Outros itens:Recebimento calções = receita extraorçamentariaPagamento Restos a pagar = despesa extraorçamentariaImovel destruido por sinistro = insubsistência passiva ( na visão do STN)Inscrição divida ativa e variação cambial extrerna(aumento) = superviniencia ativaBons Estudos
  • Simplificando:

    O que interessa são somente as receitas orçamentárias que aumentam a situação patrimonial líquida. São somente duas:

    - Arrecadação de tributos no valor de R$ 775.000,00

    - Recebimentos referentes à prestação de serviços  no valor de R$ 60.000,00

    Total = R$ 835.000,00.

    As outras receitas são extra-orçamentárias ou correspondem a mutações patrimoniais, que não afetam a situação líquida.

  • Gabarito: item E

    A questão quer saber SOMA das receitas orçamentárias Efetivas (ou seja, aquelas que alteram positivamente o Patrimônio Liquido). Assim:

    Como regra, as Receitas Correntes são Efetivas. Assim, vamos somar apenas as receitas correntes trazidas:

    -Arrecadação de tributos no valor de R$ 775.000,00 (receitas correntes - tributárias)

    - Recebimentos referentes à prestação de serviços no valor de R$ 60.000,00 (receitas correntes - de serviços)

    Resultado: 775.000 + 60.000 = 835.000

    Qualquer erro podem avisar no privado!

    Namastê


ID
113185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo conceitua o Prof. Hélio Kohama, os estágios da receita pública são as etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e pelas repartições encarregadas de executá-las. Acerca dos estágios da receita pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lançamento por declaração (misto): o sujeito passivo presta informações à autoridade tributária quanto a matéria de fato; cabendo a administração pública apurar o montante do tributo devido. Exemplo: apuração do imposto de importação decorrente de declaração do passageiro que desembarca do exterior. Características: a) o sujeito passivo fornece informações à autoridade tributária; b) a autoridade tributária lança após receber as informações.

    Os estágios da Receita são: Previsão Lançamento Arrecadação Recolhimento, nessa ordem.

    Unidade de tesouraria se dá no Recolhimento pois o receita vai para a Conta única do Tesouro, mantida pelo BaCen e operacionalizada pelo BB

    Previsão Num sentido mais amplo, é prever a direção e a extensão, partindo do conhecimento do presente, do passado, e com base em certas hipóteses sobre o futuro. Admite a probabilidade e exclui a certeza absoluta.

    Fonte: Site STN e Legislação
  • Minha opinião é que a resposta correta é a letra 'A',

    pois "outras receitas com vencimento determinado em leis especiais", ex: IR, Cofins, Pis, etc..., tem o seu vencimento já estipulado em lei, nem por isso são 'lançadas'; quanto a letra 'A' não encontrei problema algum. 

  • A respeito da divergência colocada sobre as opções A e D:

    Na letra A o conceito exposto se refere ao lançamento por homologação, por isso está errada.

    A letra D é o gabarito, pois espelha a lei 4320 de 1964 em seu artigo 52 abaixo transcrito.

    "São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato."

     

    • Meus Caros, muito bom dia mais uma vez!
    •  a) O lançamento por declaração é aquele realizado pelo próprio contribuinte, verificado posteriormente pela autoridade pública onde se verifica a procedência do crédito fiscal, quem e quando se deve pagar e inscreve à débito do contribuinte.
    •  b) O estágio do recolhimento da arrecadação (realização da receita) deve anteceder a arrecadação ao recolhimento aos cofres públicos.
    •  c) É no estágio da arrecadação recolhimento que se verifica o princípio da unidade de tesouraria .
    •  d) Os impostos diretos e outras receitas com vencimento determinado em leis especiais, regulamentos ou contratos são objeto de lançamento.
    •  e) A previsão O lançamento da receita visa identificar o devedor dos tributos e os respectivos valores e espécies.

ID
183415
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um determinado ente público adquiriu um imóvel, tendo sido a despesa regularmente empenhada, liquidada e paga. Essa aquisição provocou o seguinte lançamento no sistema financeiro:

Alternativas
Comentários
  • As alternativas A e B referem-se ao sistem orçamentário e a alternativa D à Demosnstração das Variações Patrimoniais. A, B e D são eliminadas. O sistema finaceiro é caracterizado pela conta Bancos. A aquisição de um bem imóvel é uma despesa de capital, logo a C é a correta.

ID
187069
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A assinatura de um contrato de prestação de serviços não afeta o patrimônio público, mas, no futuro, poderá afetá-lo. Dessa forma, o seu registro contábil deverá ocorrer com a utilização de contas pertencentes ao sistema

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Compensação
    O Sistema de Compensação é representado pelos atos praticados pelo administrador, que não afetam o Patrimônio de imediato, mas que poderão vir a afetá-lo no futuro. São representados, também, pelas contas de controle, que interessam à administração, de um acompanhamento mais eficaz.
    Os principais atos registrados no Sistema de Compensação são:

    CONTAS DE CONTROLE
    • Execução da Programação Financeira
    • Execução de Restos a Pagar

    CONTAS REPRESENTATIVAS DOS ATOS POTENCIAIS
    • Títulos e Valores sob Responsabilidades
    (Caução, Depósitos Judiciais, Depósitos para Recursos, Cobrança, Comodato de Bens, Suprimento de Fundos).
    • Garantias (Avais, Fianças, Hipotecas).
    • Direitos e Obrigações Conveniados (Convênios, Acordos, ajustes).
    • Direitos e Obrigações Contratuais (Contratos)


    ATOS POTENCIAIS
    • Contratos
    • Convênios
    • Avais
    • Fianças
    • Comodato de Bens


    Como se pode observar, o Sistema de Compensação compreende apenas as contas com função específica de controle, relacionadas com as situações não compreendidas no patrimônio, mas que possam vir a afetá-lo, ou que necessitam de um acompanhamento mais eficaz por parte da administração. Tem como função principal o controle dos atos administrativos. São os bens, direitos e obrigações potenciais. Quando se faz um contrato, por exemplo, registra-se uma conta do sistema compensado e credita-se em outra conta do mesmo sistema. Quando o contrato é executado, faz-se o lançamento inverso. Assim, essas contas fazem contrapartida consigo mesma. Não alteram a situação líquida patrimonial.
     

    fonte: http://www.lrf.com.br/mp_cp_sistemas_contas.html


ID
223108
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No âmbito da Administração Pública Federal, o registro contábil da descentralização externa de crédito, na unidade gestora descentralizadora do crédito, é identificado como

Alternativas

ID
228544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.

A realização de receita de alienação de bens móveis deve ser contabilizada por meio de lançamento no sistema financeiro, no orçamentário e no patrimonial, o que gera um crédito na conta de receita realizada e um débito na conta de alienação de bens móveis.

Alternativas
Comentários
  • Comentários do prof. Fabio Furtado:

    No sistema patrimonial haverá um crédito na conta BENS MÓVEIS, correspondente ao referido bem.

    Ficaria assim:

    SO

    D – Receita Realizada
    C – Receita a Realizar

    SF

    D – Banco C/ Movimento
    C – Receita de Alienação de Bens

    SP
    D – Mutações Passivas
    C - Bens Móveis

    A conta a ser creditada é BENS MÓVEIS e não ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS.
    ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS é uma especificação da conta Mutações Patrimoniais Passivas que foi debitada no sistema patrimonial e não creditada.

  • Caraca KKKKKKKKKKKK, simplesmente impossível


ID
228550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.

Às unidades gestoras é permitido efetuar lançamentos manuais nos sistemas contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Não é toda unidade gestora que pode realizar lançamentos manuais, mas somente os órgãos de contabilidade. Neste caso o tratamento a ser dado aos mesmos será através de débito (d) e credito (c), desde que não se trate de receitas e/ou despesas. Isto é o que está previsto na tabela de eventos do SIAFI.


ID
228553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.

Compete à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) lançar a previsão de receita no sistema orçamentário.

Alternativas
Comentários
  • Aprovada e publicada a lei orçamentária, a SOF deve lançar a previsão de receita em contas de compensação do sistema orçamentário.
    Certo.
    Registro da previsão da receita na LOA
    D – Receita a Realizar
    C – Previsão Inicial da Receita

  • Pessoal,

    Está perfeito o comentário acima. Não obstante, esse método seja válido apenas até o fim de 2011. Na prática, órgãos/entidades ainda aplicam desta forma o lçto.

    As provas deste ano (2011) e dos seguintes passarão a cobrar a nova metodologia/norma contábil, que inverte o referido lançamento.


    A forma atualizada da norma contábil, cfme MCASP 2011, é:

    D - Previsão Inicial da Receita
    C - Receita a Realizar

    Fico à disposição.

    sergio.harger@gmail.com

    Abs,

    SH.

ID
228556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.

A fixação da dotação inicial de despesa efetuada pela SOF é classificada como evento classe 20.

Alternativas
Comentários
  • Certo. A dotação da despesa pertence à classe 20.


    10.0.000 - previsão da receita.
    20.0.000 - dotação da despesa
    30.0.000 - movimentação de credito.
    40.0.000 - empenho da despesa.
    50.0.000 - apropriações de retenções, liquidações e outros.
    51.0.000 - apropriações de despesas.
    52.0.000 - retenções de obrigações.
    53.0.000 - liquidações de obrigações.
    54.0.000 - registros diversos.
    55.0.000 - apropriações de direitos.
    56.0.000 - liquidações de direitos.
    60.0.000 - restos a pagar.
    61.0.000 - liquidações de restos a pagar.
    70.0.000 - transferências financeiras.
    80.0.000 – receita.

  • Como eu posso localizar essa classificação efetuada pela SOF?
  • Os eventos mantêm correlação com os documentos de entrada do SIAFI, à exceção dos eventos de classe 50, 60, 70 e 80, que podem aparecer indistintamente na NL, OB e GR.

    10.0.XXX – são preenchidos de forma individual na NL, e se destinam a registrar a previsão da receita.

    20.0.XXX – são indicados na ND e objetivam registrar a dotação da despesa. Tais eventos são preenchidos de forma individual, com algumas exceções de utilização conjugada, porém com eventos da mesma classe.

    30.0.XXX – são indicados de forma individual na NC e se destinam a registrar a movimentação de créditos orçamentários.

    40.0.XXX – são preenchidos na NE ou PE, de forma individual, e objetivam registrar a emissão de empenhos ou pré-empenhos.

    (...).

    FONTE [Tesouro Nacional]: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/contabilidade_governamental/download/Eventos.pdf

ID
228559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilização de operações típicas da
administração federal, julgue os itens que se seguem.

Um débito em rubrica de crédito disponível e um crédito em rubrica de provisão recebida caracteriza a anulação de uma descentralização interna de créditos.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Descentralização interna de créditos é a provisão.


    Descentralização de créditos orçamentários
    Unidade Concedente:
    D – Crédito Disponível
    C – Provisão Concedida                          -                  Sistema Orçamentário

    Unidade de Destino
    D – Provisão Recebida                            -                 Sistema Orçamentário
    C – Crédito Disponível

    RECURSO: Aqui acho que cabe recurso, pois a banca não especificou qual a
    Unidade da questão, se de destino ou de origem. A opção por uma ou por outra
    fornece resultados diferentes para a questão.

  • Em relação ao comentário do colega, acredito que por ele ter falado em provisão recebida ele já especificou que se tratava de uma estorno na unidade de destino. Observe.

    Ab

  • O PCASP está dividido em 8 classes:

    1. Ativo;

    2. Passivo e Patrimônio líquido;

    3. Variações Patrimoniais Diminutivas;

    4. Variações Patrimoniais Aumentativas;

    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento;

    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento;

    7. Controles Devedores; e

    8. Controles Credores.

    Classes IMPARES (1, 3, 5 e 7) aumentam a débito. Então, o inverso, implica que diminuem a crédito,

    Classes Pares (2, 4, 6, e 8) diminuem a crédito. Então, o inverso, implica que aumentam a crédito.

    A movimentação de crédito está atrelada à conta de número 6.

    "Um débito em rubrica de crédito disponível e um crédito em rubrica de provisão recebida caracteriza a anulação de uma descentralização interna de créditos".

    Observe que temos duas partes aqui - uma que libera, e outra que recebe. Se eu faço um débito na conta de número 6 (é porque o diminuí) - pode ser por anulação desse crédito. Se eu faço um crédito, eu o aumentei porque recebi de alguém. É como o Ministério da Educação fazer uma descentralização de crédito interna (chamada de provisão, pois ocorre no âmbito administrativo de sua estrutura) para o INEP. Abato o montante de crédito disponível em um cara e aumento o montante de crédito disponível do outro cara.

    Resposta: certo.


ID
231787
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria STN nº 751/09, a previsão da receita orçamentária gera lançamento contábil de débito em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Pelo Manual da Receita Nacional:
    Resposta: B.

    Sistema Orçamentário:

    Previsão da receita:
    D Receita a Realizar
    C Previsão INICIAL da Receita

     

    Fixação da despesa:
    D Despesa Fixada (Dotação orçamentária inicial)
    C Crédito Disponível

  • Caro Joir você está enganado, pois de acordo com  o MCASP volume IV página 246

    A previsão da Receita Orçamentária gera lançamento da seguinte forma:

    D 5.2.1.1.x.xx.xx Previsão inicial da receita

    C 6.2.1.1.x.xx.xx Receita orçamentária a realizar

  • Percebi o seguinte:

    Na verdade o lançamento da previsão da receita era como Joir disse:
    D - Receita a realizar;
    C - Previsão inicial da receita

    Mas atualmente, a partir dessa Portaria STN 751/09, o lançamento passou a ser:
    D - Previsão inicial da receita
    C - Receita a realizar.

  • Previsão: SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

    D 5.2.1.1.x.xx.xx Previsão Inicial da Receita
    C 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar




ID
233395
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica o lançamento a ser realizado, no encerramento do exercício, referente ao saldo credor da conta de provisão para créditos de liquidação duvidosa.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado não é claro a que saldo da conta provisão para créditos de liquidação duvidosa está se referindo. Caso fosse a questão não seria de difícil resolução.

    Pelo gabarito, o saldo credor da conta provisão é o remanescente da constituição da conta PCLD menos o que foi apropriado em duplicatas a receber, e este sim deverá ser revertido para a conta de resultado.

    Sequência de lançamentos e respectivos saldos:
    1 - pela constituição da provisão:
    D - Despesas com provisões (resultado)
    C - PCLD (retificadora AC/ARLP)

    2 - Quando os créditos forem considerados incobráveis O SALDO deverá ser revertido para conta do ativo:
    D - PCLD (retificadora AC/ARLP)
    C - Duplicatas a Receber (Conta do Ativo) Gerando aqui a possível dificuldade da questão.

    3 - Se ainda houver saldo a ser baixado nesta conta, deverá ser revertido para o resultado:
    D - PCLD (retificadora AC/ARLP)
    C - Receitas de Reversão de PCLD (conta de resultado do exercício) Resposta do Gabarito.

  • Na questão fala-se no encerramento do exercício, precisa-se debitar a Provisão e creditar conta de resultado, pois
    é uma conta de despesa.

    Bons estudos

ID
233401
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que indica os sistemas utilizados na contabilidade pública para o registro de uma compra de bens, mediante a transferência de recursos de convênios.

Alternativas
Comentários
  • Quando o comando da questão mencionar que foi realizada uma compra de bens mediante a transferência de recursos de convênios, exige-se lançamento nos quatro sistemas de contas (orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação).

     

    Letra "D"

  • "Assinale a alternativa que indica os sistemas utilizados na contabilidade pública para o registro de uma compra de bens, mediante a transferência de recursos de convênios."

    compra de bens = despesa orçamentária de capital = subsistema orçamentário

    compra de bens = bem móvel ou imóvel = subsistema patrimonial

    transferência de recursos = dinheiro $$, fluxo de caixa = subsistema financeiro

    convênios ato administrativo que possa vir a afetar o patrimônio público = subsistema de compensação.

    Logo, os quatro subsistemas são afetados.

    Hipóteses:

    1 - Se não afetasse o planejamento ou execução orçamentária, não afetaria o subsistema orçamentário.

    2 - Se o patrimônio não sofresse variação quantitativa (de valor) ou quantitativa (troca de um por outro) o subsistema patrimonial não seria afetado.

    3 - Se fossem transferidos apenas créditos ou de qualquer maneira não envolvesse fluxo financeiro, não afetaria o subsistema financeiro.

    4 - Se não fosse devido a convênio ou contrato (maioria das vezes) não afetaria o subsistema de compensação.


ID
233404
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o lançamento a ser efetuado, na contabilidade pública, pela transferência de recurso, receita corrente, de um órgão para o outro.

Alternativas
Comentários
  • Transferência do recurso (receita corrente) de um órgão para outro:
    D - Receita Tributária Corrente XXX
    C - Receita Tributária Prevista XXX

     

    LETRA "D"

  • Questão mal elaborada, pois não fala se é pela ótica do orgão transferidor ou o recebedor


ID
233407
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O pagamento de uma dívida fundada ou consolidada na contabilidade pública resulta nos seguintes lançamentos

Alternativas
Comentários

  • Sistema orçamentário:
    D - Despesa de Capital Liquidada

    C - Despesa de Capital Executada

    Sistema financeiro:
    D - Despesa de Capital Paga

    C - Bancos c/movimento

    Sistema patrimonial:
    D - Passivo Permanente

    C - Variações Ativas

     

  • Questões de lançamentos na contabilidade pública é questão de lógica que é mesma da contabilidade geral

    Primeiramente o pagamento da dívida fundada vai gerar lançamentos no Sistemas Patrimonial, Financeiro e Orçamentário

    Veja só, dívida fundada fica no Passivo Permanente e para ser liquidada precisa ser DEBITADA, dai você já matava a questão, pois a única que tem lançamento  a débito no PP é a letra A.


ID
233410
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na contabilidade pública, o lançamento efetuado no sistema financeiro, relativo a uma despesa orçamentária corrente e ainda não paga, é realizado da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Veja só que questão fácil, pois se não houve pagamento, então nãou houve saída de dinheiro, ou seja, as alternativas que tenha a conta banco você já elimina, ficando só na letra A e C, sendo esta a correta em virtude da mesma já ter sido executada, mas não paga.

  • Não entendi por que a resposta certa é a letra C e não a A. Já que a questão diz que a despesa NÃO FOI PAGA. Ora se ela não foi paga, deve-se creditar despesa liquidada e não despesa executada!

ID
239494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.

O registro da apropriação das despesas referentes à folha de pagamentos dos servidores envolve, obrigatoriamente, os subsistemas de contas financeiro, orçamentário e de compensação.

Alternativas
Comentários
  • Questãon errada.

    Envolve o sistema financeiro, por haver saída de recursos da Conta Única, e o sistema orçamentário, pois o pagamento dos servidores está na execução do orçamento. O sistema de compensação não é atingido.

  • Segundo a NBC T 16.2  em seu item 12: "O sistema Contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Orçamentário

    (c) Patrimonial

    (d) Custos

    (e) Compensação

    OBS.: O subsistema financeiro não existe mais, ele foi unificado com o patrimonial (através da Resolução CFC nº 1.268/09).


ID
239497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.

A contabilização do recolhimento, ao Tesouro Nacional, do imposto de renda retido na fonte referente ao pagamento do salário de servidores é realizada por meio da diminuição do limite de saque do órgão responsável pelo recolhimento, seguida do aumento do limite de saque na unidade gestora do Tesouro Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    De fato os órgãos ao fazerem os pagamentos baixam o saldo existente na conta 11.216.04.00 - limite de saque e dessa forma ao cumprirem a obrigação de recolher os tributos retidos ocorrerá uma diminuição do limite de saque do órgão responsável pelo recolhimento e inversamente um aumento nessa conta na unidade gestora do tesouro.

ID
239500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.

Nos casos de concessão de suprimentos de fundos, na modalidade ostensiva ou na secreta, os lançamentos nas contas de crédito empenhado, liquidados e a liquidar, devem ser feitos somente após prestação de contas, descontados dos valores parcialmente devolvidos.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    Os suprimentos de fundos estão regulamentados nos art. 45 a 47 do decreto 93.872. Como dispõe o art. 45 o suprimento de fundos sempre será precedido de empenho, contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesa realizada. Se os recursos não forem utilizados total ou parcialmente, deverão constar como anulação de despesa (caso ocorra no mesmo exercício) ou receita orçamentária (se ocorrer após encerramento do exercício).

  • As modalidade do suprimento de fundo são: fatura, saque e excepcionalmente depósito.

    6 – DA CONCESSÃO DO SUPRIMENTO DE FUNDOS

    6.1 – Concessão do Suprimento de Fundos – Cartão de Pagamento do Governo Federal - CPGF
     
    6.1.1 – O limite de utilização do cartão será concedido de acordo com o valor constante no ato de concessão de suprimento de fundos, e revogado tão logo o prazo de utilização seja expirado.
     
    6.1.2 – Na concessão serão estabelecidos os valores de gasto para a modalidade de fatura e de saque, necessitando de justificativa, se autorizado algum valor na modalidade de saque.
     
    6.1.2.1 – Todo o procedimento de concessão de suprimento de fundos por meio de limite de utilização do cartão deve ser repetido a cada nova concessão, bem como a revogação do limite de utilização do cartão, após expiração do prazo de utilização.
     
    6.2 – Concessão do Suprimento de Fundos – depósito em conta corrente
     
    6.2.1 – Quando, em caráter excepcional, o suprimento de fundos for concedido na modalidade de depósito em conta corrente, o valor da Ordem Bancária para crédito na conta corrente de suprimento de fundos será concedido com fundamento na autorização da solicitação de concessão de suprimento de fundos. O suprido deverá devolver o saldo residual, por meio de GRU, tão logo o prazo de utilização seja expirado.
     
    6.2.1.1 – Todo o procedimento de concessão de suprimento de fundos por meio de depósito em conta corrente deve ser repetido a cada nova concessão, bem como a devolução do saldo residual existente na conta corrente de suprimento de fundos, após expiração do prazo de utilização.
  • Olá Pessoal

    Gabarito Errado

    Uma década se passou, e nenhum comentário preciso sobre o erro da questão.

    Vejamos o que assinala o MCASP, 8º Ed, pg. 130 e 131:

     Os registros contábeis, conforme o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, apresentam-se abaixo.

    a. Momento do empenho da despesa:

    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito Disponível C 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar

    Natureza da informação: controle D 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR) C 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho

    b. Momento da liquidação e reconhecimento do direito:

    Natureza da informação: patrimonial

    D 1.1.3.1.x.xx.xx Adiantamentos Concedidos a Pessoal e a Terceiros (P) C 2.1.8.9.x.xx.xx Outras Obrigações de Curto Prazo – Suprimento de Fundos (F)

    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar C 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar

    Natureza da informação: controle D 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho C 8.2.1.1.3.xx.xx DDR Comprometida por Liquidação e Entradas Compensatórias

    c. Momento do pagamento ao suprido:

    Natureza da informação: patrimonial D 2.1.8.9.x.xx.xx Outras Obrigações de Curto Prazo – Suprimento de Fundos (F) C 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)

    Natureza da informação: orçamentária D 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar C 6.2.2.1.3.04.xx Crédito Empenhado Pago

    Natureza da informação: controle D 8.2.1.1.3.xx.xx DDR Comprometida por Liquidação e Entradas Compensatórias C 8.2.1.1.4.xx.xx DDR Utilizada

    Portanto, diferente do que a banca afirma a contabilização do suprimento de fundos é feita NORMALMENTE, antes da prestação de contas.

    A banca quis confundir, com a situação de VPD, de fato, o suprimento de fundos só vira VPD, APÓS A PRESTAÇÃO DE CONTAS, fiquem atentos a esta diferenciação.

    Bons Estudos

  • Assertiva "para boi dormir", pois o SF percorre quando de sua concessão, os 3 estágios da desp.púb, sejam: Empenho, liquidação e pagamento.

    Bons estudos.


ID
239503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.

Caso órgão público compre passagens aéreas por meio de contrato firmado com prestadora de serviços, o registro da compra no subsistema financeiro restringir-se-á ao débito da conta analítica apropriada do grupo de despesas correntes e ao crédito de fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • ''Caso órgão público compre passagens aéreas por meio de contrato firmado com prestadora de serviços, o registro da compra no subsistema financeiro restringir-se-á ao débito da conta analítica apropriada do grupo de despesas correntes e ao crédito de fornecedores.'

    Hoje não existe subsistema financeiro.  O atual subsistema patrimonial absorveu o antigo sistema financeiro.

    Subsistema Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.

    A banca tratou de um subsistema que não existe, se tivesse falado em SISTEMA financeiro, tudo bem! Por isso, não entendi o porquê do item está correto!

ID
239506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos procedimentos de registro e controle das operações
contábeis, julgue os itens que se seguem.

Caso uma unidade gestora solicite recursos ao respectivo órgão setorial de programação financeira, o lançamento da solicitação na unidade gestora deverá ser feito a débito da conta de sub-repasse a aprovar.

Alternativas
Comentários
  • Como é tranferência de recursos de OSPF para unidade gestora trata-se de cota, e não de sub-repasse.

     

    Questão errada.

  • Descentrlização de recursos financeiros de órgão setorial à unidade gestora é feita mediante subrepasse, essa parte da questão está correta. O erro está no lançamento, que devido à entrada de recursos constitui crédito para a UG.

ID
242005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito dos elementos essenciais do
registro contábil no setor público.

A transação em moeda estrangeira deve estar registrada na moeda de origem, não havendo necessidade de conversão em moeda nacional.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA

    7. Quando se tratar de transação em moeda estrangeira, esta, além do registro na moeda de origem, deve ser convertida em moeda nacional, aplicando a taxa de câmbio oficial e vigente na data da transação.

    NBC T 16


ID
242008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito dos elementos essenciais do
registro contábil no setor público.

Os registros contábeis devem ser efetuados de forma analítica e refletir a transação constante em documento contábil hábil.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    10. Os registros contábeis devem ser efetuados de forma analítica, refletindo a transação constante em documento hábil, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade

    NBC T 16


ID
242011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito dos elementos essenciais do
registro contábil no setor público.

Os registros contábeis devem ser validados pelo ordenador de despesa da unidade gestora, com base em documentação hábil e em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA, 

    11. Os registros contábeis devem ser validados por contabilistas, com base em documentação hábil e em conformidade às normas e às técnicas contábeis. 

    NBC T 16


ID
242014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito dos elementos essenciais do
registro contábil no setor público.

A data da ocorrência da transação e o número de controle para identificar os registros eletrônicos que integram um mesmo lançamento contábil estão entre os elementos essenciais do registro contábil no setor público.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

     

    13. São elementos essenciais do registro contábil:
    (a) a data da ocorrência da transação;
    (b) a conta debitada;
    (c) a conta creditada;
    (d) o histórico da transação de forma descritiva ou por meio do uso de código de histórico padronizado, quando se tratar de escrituração eletrônica, baseado em tabela auxiliar inclusa em plano de contas;
    (e) o valor da transação;
    (f) o número de controle para identificar os registros eletrônicos que integram um mesmo lançamento contábil
     
    NBC T 16
  • MCASP

    3.3.1. Atributos Conceituais da Conta Contábil

    a. Código: estrutura numérica que identifica cada uma das contas que compõem o plano de contas.

    b. Título / Nome: designação que identifica o objeto de uma conta.

    c. Função: descrição da natureza dos atos e fatos registráveis na conta.

    d. Natureza do Saldo: identifica se a conta tem saldo devedor, credor ou ambos.

    i. Conta Devedora: possui saldo predominantemente devedor.

    ii. Conta Credora: possui saldo predominantemente credor.

    iii. Conta Mista / Híbrida: possui saldo devedor ou credor


ID
257179
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Ao lançamento que é efetuado unilateralmente pela autoridade administrativa, portanto, sem intervenção do contribuinte, intitula-se:

Alternativas
Comentários
  • O lançamento é um conceito do Direito Tributárioe e não enseja sequer registro na Contabilidade Pública. Precede o reconhecimento da receita e consiste em um procedimento administrativo tendente a verificar :
    • a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;
    • determinar a matéria tributável;
    • calcular o montante do tributo devido;
    • identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
    Há 3 espécies de lançamento: direto ou de ofício, por declaração e por homologação (autolançamento). O conceito a q se refere a questão é o de lançamento de ofício.
  • Ao ser efetuado o lançamento, deverá a Administração Publica, sujeito ativo das relações tributarias, notificar o sujeito passivo ou pessoa para que este pague em prazo estipulado, sob pena de execução fiscal.
    Dentre as modalidades de lançamentos, encontram-se três espécies:
    1. Lançamento de oficio ou direto: é aquele feito pela autoridade administrativa sem qualquer colaboração do contribuinte.
    2. Lançamento por declaração: tem como característica principal o fato de ser, feito em face da declaração prestada pelo contribuinte ou por terceiro.
    3. Lançamento por Homologação ou auto-lançamento: é aquele feito quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de calcular o tributo e antecipar o seu pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa. È uma forma de pagamento antecipado sujeito à condição posterior da homologação.
  • A fim de completar e atualizar informações.

    O lançamento de crédito tributário deve sim ser contabilizado no Subsistema Patrimonial com o segue:

    D - Créditos tributários a Receber
    C- Impostos (Origem)

    Atendendo ao princípio da competência.
  • Classificações de Lançamento:


    Por oficio: É o lançamento na qual a autoridade Fiscal realiza todos os atos ligados a verificação da ocorrência do fato gerador e a aferição do ‘quantum’ a ser pago pelo contribuinte (Individualização da obrigação tributária). Ex. IPTU


    Lançamento por declaração: É o lançamento onde há participação do sujeito ativo e do passivo, ou seja, de contribuinte e da Fazenda. O contribuinte da as informações para o lançamento ser efetivado pela autoridade administrativa (147 CTN). Ex: II de pessoa física.


    Lançamento por homologação: É o lançamento na qual o contribuinte realiza todos os atos instumentais, cabendo a autoridade fiscal ratificar/convalidar estes. (A maioria dos tributos hoje em dia, são lançados por homologação, por uma questão de economia ao Fisco) * Essa modalidade de lançamento impõe um custo altíssimo aos contribuintes. O Lançamento por homologação é uma prática fixada em lei, caso o contribuinte não o realize no prazo previsto passa a fazenda ter o direito de lançar. Após a ocorrencia do fato gerador o contribuinte deve declarar e pagar antecipadamente (Antes que a autoridade fiscal se pronuncie, esta que tem prazo de pronunciamento de 5 anos). 
    Lançamento tácito: Segundo o STJ, quando o contribuinte realiza em sede judicial o depósito de um tributo objeto de discussão, este depósito equivale ao lançamento do tributo sendo desnecessária qualquer atividade da administração para fins de constituíção do tributo


ID
271297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base nos conceitos e na legislação aplicados à contabilidade
pública, julgue os itens de 55 a 57.

A contabilidade pública deve evidenciar os fatos de natureza orçamentária, financeira e patrimonial. Sendo assim, o registro das variações patrimoniais deve ser efetuado independentemente da execução orçamentária, em obediência aos princípios da competência e da oportunidade. Desse modo, o lançamento, para efeito tributário, servirá de referência para o reconhecimento, entre outros, do IPTU e do IPVA.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta com a definição da função da CP. Seguido da independência do orçamento - sua respectiva execução- e a variação patrimonial. Ok, praticamente só parafrasiei o que está escrito, mas, sinceramente, não entendi a última oração.
  • Temos variações ativas e passivas. No caso da receita, temos variação ativa.

    A questão diz, o registro das variações patrimoniais deve ser efetuado independentemente da execução orçamentária, pelo fato que por se tratar de um lançamento direto, o fato já é conhecido. Por exemplo, no caso do IPTU, a prefeitura já sabe quanto cobrar do contribuinte naquele ano, nao precisa esperar a execução orçamentária.
     


ID
272590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com referência ao sistema de contas da contabilidade pública
brasileira e a sua escrituração, julgue os próximos itens.

No sistema orçamentário, o registro de atos e fatos administrativos gera débito em conta de ativo compensado e crédito em conta de passivo compensado.

Alternativas
Comentários
  • O subsistema orçamentário contempla contas destinadas ao controle dos atos e fatos provenientes do orçamento, compreendendo a LOA e os créditos adicionais suplementares, especiais e extraordinários.
  • MCASP Parte 5 - PLANO DE CONTAS

    Contas com Informações de Natureza Orçamentária

     

    : são as contas que registram, processam e evidenciam os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, representadas pelas contas que registram aprovação e execução do planejamento e orçamento, inclusive restos a pagar;

  • Tranquilo pessoal!
    O
    ativo e passivo compensado são fruto do princípio da prudência. Elas contém iformações que podem afetar o patrimônio no futuro, mas que não o fizeram ainda. Um exemplo clássico são os contratos que a Administração celebra. Como o regime usado, as vezes, não permite que se contabilize o direito ou a obrigação, esses entram nas contas compensadas pra que fique evidenciado que o patrimônio pode ser afetado futuramente.
    O Ativo Compensado compreende as contas que registram os atos praticados pela administração pública, ou mesmo alheios à administração, os quais não modificam de imediato o Patrimônio do Estado, ou seja, os atos administrativos geram um dever de pagar para a Administração e seus débitos serão extraídos da conta de ativos no futuro.
     O Passivo Compensado representa a contrapartida dos valores registrados no Ativo Compensado, com a finalidade de não afetar a aquisição fundamental do patrimônio.
    Para clarear a ideia pense no seguinte: "REGISTRO DE ATO ADM. GERANDO DÉBITO EM CONTA DE ATIVO COMPENSADO"
    ...Ano de 2013, você tem uma quantia "x" guardada e ainda não sabe exatamente como gastá-la, mas está convicto que esta quantia faz parte da sua conta de "ativos". Vamos supor que você tenha decidido reservar parte dessa quantia para comprar um imóvel no ano de 2014, mas para que não haja esquecimento, por precaução, você decide criar outra conta de nome "compensação" para registrar o valor exato do seu imóvel. Nessa situação, você sabe que essa operação irá gerar um débito na sua conta de ativo compensado em 2014, ou seja, você irá perder parte de seu patrimônio no futuro
    REGISTRO DE ATO ADM. GERANDO "CRÉDITO EM CONTA DE PASSIVO COMPENSADO"
    ...Você é um vendedor da área imobiliária de boa lábia e acabou me convencendo a comprar um apartamento. Como todo concurseiro sem dinheiro acabei dando uma entrada e financiando o restante em 60 parcelas de um valor "x". 
    Nessa questão, você tinha um bem e me vendeu, ou seja, você é o credor da vez. Desta forma, você irá registrar em sua conta de passivo compensado o valor que irá receber futuramente. E no futuro distante esse mesmo valor acrecido de juros, muitos juros, recairá na sua conta de ativos.
    Espero ter ajudado!
  • vamos lá:
          nas contas de ativo gera débito
          nas de passivo exigivel gera crédito
  • Sinceramente, questão errada. Atos administrativo sim, mas FATOS em Ativo Compensado?

  • CERTO

    Os atos administrativos são os que não provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado, portanto, não são registrados pela contabilidade.

    Fato administrativo é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.

    No Ativo Compensado apresentam-se os valores que, direta ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio. O Passivo Compensado representa a contrapartida do Ativo Compensado. O Ativo e Passivo Compensados devem ser iguais, de forma que a Situação Liquida Patrimonial não seja afetada.


ID
276880
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Se ao examinarmos os registros contábeis de determinada operação e observarmos que ocorreram somente variações passivas, então é correto afirmar sobre o patrimônio da entidade:

Alternativas
Comentários
  • São variações patrimoniais passivas (negativas ou diminutivas) as que resultarem numa redução do PL, ou seja, as provenientes de fatos modificativos diminutivos. Essa redução pode ocorrer em razão de diminuições do ativo (bens e direitos) ou aumentos no passivo (obrigações).
  • RESPOSTA E

    >>[...] ocorreram somente variações passivas [...] ou seja, só houve movimentação entre Passivo e PL

    >> Assinale a alternativa que apresenta uma variação passiva. B) Desincorporação de ativos.

    #SEFAZ-AL #UFAL2019


ID
276892
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No plano de contas vigente, e em uso na adminis- tração federal, o registro do recebimento da receita ocorre da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Registro da previsão da receita no momento da aprovação da Lei Orçamentária:

    Título da Conta                                   Subsistema de Contas
    D Receita a Realizar Orçamentário          Orçamentário
    C Previsão Inicial da Receita

    Registro da arrecadação da receita durante a execução do orçamento:

    Título da Conta                                    Subsistema de Contas
    D Receita Realizada Orçamentário          Orçamentário
    C Receita a Realizar

    FATO GERADOR PATRIMONIAL ANTERIOR AO ORÇAMENTÁRIO

    Um exemplo típico corresponde à arrecadação de tributos. A legislação que regulamenta o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, estabelece, de modo geral, que o fato gerador deste tributo ocorrerá no dia 1º de janeiro de cada ano. Os registros contábeis para casos como esses são os seguintes: Lançamento no Subsistema Patrimonial:

    D Ativo Circulante – IPTU a Receber Patrimonial
    C Variação patrimonial aumentativa Extra-Orçamentária

    Esse registro provoca o aumento do ativo e do resultado do exercício, atendendo ao disposto nos artigos 100 e 104 da Lei nº 4.320/1964. Na arrecadação, registra-se a receita orçamentária e procede-se à baixa do ativo registrado.
    D Receita Realizada Orçamentário
    C Receita a Realizar

    D Banco Conta Movimento Financeiro
    C Receita Orçamentária Corrente

    D Variação Passiva Orçamentária Patrimonial
    C Ativo Circulante – IPTU a Receber

    Esses registros não impactam o resultado do exercício, pois ocorre, simultaneamente, um lançamento a crédito (2º lançamento) e um a débito (3º lançamento) em contas de resultado.
  • a) o reconhecimento patrimonial da entrada dos recursos é feita em conta do ativo tendo como contrapartida conta(s) de passivo compensado.

    A contrapartida é feita na conta de resultado

    b) o registro patrimonial das receitas somente ocorre se estas forem efetivas.

    As receitas efetivas provocam alteração do PL, já as receitas não efetivas alteram a composição patrimonial, portanto pode sim haver o registro patrimonial

    c) a receita orçamentária, por ser reconhecida pelo regime de caixa, tem seu registro efetuado somente em contas do ativo em contrapartida com as contas de variação patrimonial.

    Essa operação também tem seu registro efetuado no subsistema orçamentário e de compensação no novo plano de contas. No plano de contas antigo teríamos débito e crédito no ativo compensado (sistema orçamentário)

    d) a conta de contrapartida da entrada de recursos no caixa é da classe 4(quatro) e o controle contábil detalhado da execução orçamentária é feito em contas do ativo compensado.

    CERTO

    e) o controle contábil da execução da receita está adstrito às contas do sistema compensado.

    A execução da receita será controlada dentro do ativo compensado, mas no sistema orçamentário


  • Diferença entre regime de caixa e de competência (obs. ler abaixo somente quem não sabe a diferença)
    Em questões como essa, muita gente se dá mal por não lembrar a diferença entre tais conceitos. Por isso o melhor jeito de explicar esse assunto é dando exemplo.
    Suponhamos que dia 24 de dezembro de 2013 vc vai no supermercado comprar os produtos da ceia de natal e use para isso seu cartão de crédito, cuja fatura só será paga um mês depois, já em 2014.
    Na contabilidade do supermercado, se eles adotarem o regime de competência, considerarão que o valor da sua compra deve ser contabilizada em 24/12 (2013), que é quando vc fez a despesa. Mas se eles adotarem o regime de caixa, só vão contabilizar a compra quando o dinheiro "entrar" pra eles, o que só ocorrerá em 2014.
    O legal pra decorar isso e não confundir é lembrar desse exemplo. Lembre de associar "competência" com o fato da dona de casa ser "competente" pra fazer as compras de casa e trazer os produtos comprados - o que se dá na hora da compra. E associe "caixa" ao caixa do supermercado, que só vai "ver" o dinheiro da dona de casa quando ela efetivamente pagar a fatura - só então é que o dinheiro entrará no "caixa" do supermercado.
    Trazendo agora o conceito mais “técnico”:
    Regime de Competência: o registro do documento se dá na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, da compra, não importando quando vou pagar ou receber).
    Regime de Caixa: diferente do regime de competência, o Regime de Caixa considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária. Ou seja, importa aqui apenas o momento que o dinheiro "entra no caixa".
    É isso, espero ter ajudado alguns colegas que como eu já "apanharam" muito pra aprender a diferença!

ID
276901
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção verdadeira a respeito do registro contábil das operações de descentralização de créditos resultantes da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • alguém saberia explicar? 

  • A) Os créditos são inicialmente contabilizados na Setorial Orçamentária, que após os detalhamentos necessários, os movimenta entre as unidades gestoras da entidade. Acredito que setorial orçamentária é o que chamamos, hoje, de órgão setorial (que no caso pode ser um Ministério ou Secretaria da educação, por exemplo). A questão está certa. Primeiramente, por meio de dotação o órgão central (como a secretaria de orçamento federal, no caso da União) abastece os órgãos setoriais, os quais, por sua vez, irão abastecer uma unidade gestora (que lhe pertence, como o INEP) por meio de um movimentação que chamamos de provisão (descentralização interna) ou uma entidade supervisionada (que também é unidade gestora) mediante movimentação que denominamos destaque (descentralização externa, já que não compõe a sua estrutura - como a UFMG). É a resposta da questão.

    B) Os créditos recebidos por meio de descentralização são registrados no passivo como obrigação da unidade recebedora para com a descentralizadora. O reconhecimento do passivo deverá ocorrer na Unidade Gestora responsável pela execução da despesa, independente de quem for o responsável pelo orçamento. Assim, mesmo que tenha ocorrido uma descentralização de crédito, o responsável por reconhecer o passivo será a unidade em que efetivamente ocorreu a despesa. Fonte: https://conteudo.tesouro.gov.br/manuais/index.php?option=com_content&view=article&id=1631:021140-reconhecimento-de-passivos&catid=755&Itemid=376. O que me faz entender que se, por exemplo, o Ministério da Educação (órgão setorial) faz descentralização de crédito interna para o INEP, mas o INEP faz uma descentralização de crédito interna para outra unidade gestora como a CAPES e a CAPES efetua a despesa, é ela que terá que registrar o passivo, e não o INEP (que recebeu o crédito do MEC). Logo, errada a alternativa.


ID
276904
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o registro contábil da movimentação ?nanceira entre as unidades em razão da execução orçamentária e ?nanceira, é correto a? rmar:

Alternativas

ID
276907
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que indica um lançamento que não ocorre na liquidação da despesa para a aquisição de material permanente.

Alternativas

ID
278977
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em geral, a caracterização do fato gerador da despesa patrimonial coincide com a sua liquidação. Mas isso pode não ocorrer, como, por exemplo, nos contratos de seguros que a Administração firma com uma seguradora. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correspondente à correta associação entre o lançamento contábil e o respectivo sistema de contas, quando ocorre o fato gerador preexistindo a dotação orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Então seria:

    a) sistema orçamentário;

    b) sistema patrimonial;

    c) sistema financeiro;

    d) sistema financeiro;

    e) sistema patrimonial.

    ????????????????


ID
285814
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os lançamentos a serem realizados no Sistema Orçamentário pelo pagamento de uma dívida fundada ou consolidada no valor de R$ 50.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Dívida Fundada Pública Compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos. Dívida Interna Pública Compromissos assumidos por entidade pública dentro do país, portanto, em moeda nacional.

    RESPOSTA: A
  • A única alternativa que contém apenas contas do sistema orçamentário é a letra A, gabarito da questão. 


ID
290689
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Observe o registro contábil a seguir:

D - Crédito Disponível

C - Crédito Empenhado a Liquidar

O registro representa

Alternativas
Comentários
  • Principais lançamentos relacionados à despesa:

    Fixação da despesa ; (Subsistema Orçamentário)

    D - Dotação Inicial
    C - Crédito Disponível

    Empenho da Despesa (Subsistema Orçamentário)

    D - Crédito Disponível
    C - Crédito Empenhado a Liquidar

ID
311128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando os registros contábeis em operações típicas em
unidades orçamentárias e administrativas, e seus relacionamentos
com os sistemas de contas, julgue os itens que se seguem.

A anulação de empenho referente a suprimento de fundos deve ser contabilizada no sistema de contas orçamentário, debitando-se a conta de crédito empenhado a liquidar e creditando-se a conta de crédito disponível.

Alternativas
Comentários
  • Empenho:
     
    S.O.
    D- CRÉDITO DISPONIVEL OU DOTAÇÃO INICIAL
    C- EMPENHOS A LIQUIDAR

    Anulação de empenho:

    S.O.
    D- EMPENHOS A LIQUIDAR
    C- CRÉDITO DISPONIVEL OU DOTAÇÃO INICIAL
     

ID
311131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando os registros contábeis em operações típicas em
unidades orçamentárias e administrativas, e seus relacionamentos
com os sistemas de contas, julgue os itens que se seguem.

A liquidação de despesa relativa à folha de pagamento deve ser contabilizada no sistema de contas financeiro, debitando-se uma conta de despesa e creditando-se uma conta de obrigação (passivo).

Alternativas
Comentários
  • A despesa orçamentária deve ser liquidada para posterior pagamento aos beneficiários. Nesta contabilização são utilizados lançamentos de quarta fórmula, tal como:
    D- despesa de pessoal
    D- despesa de encargos sociais
    C- pessoal a pagar
    C- encargos sociais a recolher
    C- consignações a recolher
    C- retenções a recolher
    Para o subsistema financeiro, para a liquidação de despesa relativa à folha de pagamento, não se debita e credita apenas uma conta, são mais de uma conforme mostrado acima. Corrijam-me se eu estiver errado.
  • Deve ser utilizado o sistema orçamentário também com o seguinte lançamento:

    D - Crédito empenhado a liquidar
    C - Crédito liquidado a Pagar
  • Pessoal,

    Conforme o MCASP parte VII, pg. 19, na fase LIQUIDAÇÃO de despesa com pessoal não há lançamento no sistema financeiro (atualmente chamado de Patrimonial).

    Contudo, tais lçtos se dão:

    No Empenho:
    D - Remuneração a pessoal - RPPS
    C - Pessoal a Pagar (F)

    No Pagamento:
    D - Pessoal a Pagar (F)
    C - Caixa ou equivalentes de caixa em moeda nacional (F)

    Na liquidação, os lançamentos são nos sistemas Orçamentário e de Controle, a saber:

    Liquidação de Despesa com Pessoal

    Sistema orçamentário:
    D - Crédito empenhado a liquidar
    C - Crédito empenhado liquidado a pagar

    Sistema de Controle:
    D - Execução da Disponibilidade de Recursos - Disponiblidade por Destinação de Recursos comprometida por empenho
    C - Execução da Disponibilidade de Recursos - Disponiblidade por Destinação de Recursos comprometida por liquidação e entradas compensatórias.

    Se ficou alguma dúvida, vamos nos falando. sergio.harger@gmail.com

    Abs,

    SH.
  • Pessoal, vcs estão tentando justificar um gabarito que está errado. Não erro algum na afirmativa.

    Na liquidação, nós teremos lançamentos tanto no sistema financeiroo como no roçamentário. Esse é um ponto!!
    Agora, imagine se vc trabalhasse em algum orgão público e seu chefe pedisse para vc liquidar a folha de pagamento de um determinado mês...
    Vc, como é novato no trabalho, fica na dúvida no momento dos lançamentos e pergunta ao chefe: eu devo fazer lançamento no sistema financeiro?
    E aí, vcs responderiam o que no lugar do chefe? Lógico que sim!!!
    Conclusão: eu afirmar que é feito lançamento no sistema financeiro no momento da liquidação da folha de pagamento, não exclui o lançamento no sistema orçamentário. 
  • Conforme NBC T 16.2 - Patrimônio e Sistema Contábeis, desde de 2009, o sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a)   Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;
    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09)
    (d)  Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;
    (e)   Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    Não há mais que se falar em Subsistema Financeiro. Este foi extinto pela Resolução CFC nº 1.268/09.

    Com o novo Plano de Contas que entraria em vigor em 2012, mas foi prorrogado para 2013, isto certamente ficará mais evidente. Como exemplo, caso se adquira um veículo, um dos lançamentos será da seguinte forma:

    D - Veículos
    C - Disponibilidades

    Ou seja, não haverá mais lançamento de mutação para compensar a "receita" registrada!

    Espero ter ajudado!

  • Prezado  Amauri Tavares Cavalcante,

    Pensei igual a vc. A questão fala "A liquidação de despesa relativa à folha de pagamento deve ser contabilizada no sistema de contas financeiro, debitando-se uma conta de despesa e creditando-se uma conta de obrigação (passivo).", o que é verdade. O fato de haver outros subsistemas envolvidos não torna a questão errada, pois a liquidação de folha DEVE ser contabilizada no subsistema financeiro e orçamentário.

ID
311134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando os registros contábeis em operações típicas em
unidades orçamentárias e administrativas, e seus relacionamentos
com os sistemas de contas, julgue os itens que se seguem.

A desincorporação de uma dívida de longo prazo pelo seu pagamento deve ser contabilizada no sistema de contas patrimonial, debitando-se a respectiva conta de passivo e creditando-se uma conta de variação ativa (resultado aumentativo do exercício).

Alternativas
Comentários
  • D - dívida fundada
    C - variação ativa
  • Acredito que os lançamentos sejam os seguintes:

    Sistema Patrimonial
    D - Passivo Permanente - Dívida fundada  -->> Consta no BALANÇO PATRIMONIAL (BP)
    C - Variação Ativa - MUTAÇÃO ATIVA DA DESPESA - Amortização da dívida interna e externa --> Consta na DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS (DVP)


    Sistema Financeiro
    C - Banco Conta Movimento
    D - Despesa de Capital - Amortização da dívida
  • MCASP 7a Edição

    a. Amortização de operação de crédito
    O pagamento da dívida é um fato permutativo sob a ótica patrimonial. No entanto, o pagamento só poderá ser efetuado se o passivo estiver marcado com o atributo Financeiro (F). Para tanto, faz-se necessário um lançamento de troca do passivo permanente (P) para passivo financeiro (F), concomitante à execução orçamentária.

     

    Lançamentos

    i. No empenho:

    Natureza da informação: patrimonial
    D 2.1.2.x.x.xx.xx Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (P)
    C 2.1.2.x.x.xx.xx Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (F)

    Natureza da informação: orçamentária
    D 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito Disponível
    C 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar

    Natureza da informação: orçamentária
    D 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar
    C 6.2.2.1.3.02.xx Crédito Empenhado em Liquidação

    Natureza da informação: controle
    D 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)
    C 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho


    ii. Na liquidação:

    Natureza da informação: orçamentária
    D 6.2.2.1.3.02.xx Crédito Empenhado em Liquidação
    C 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar

    Natureza da informação: controle
    D 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho
    C 8.2.1.1.3.xx.xx DDR Comprometida por Liquidação e Entradas Compensatórias

    iii. No pagamento:

    Natureza da informação: patrimonial
    D 2.1.2.x.x.xx.xx Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (F)
    C 1.1.1.1.x.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)

    Natureza da informação: orçamentária
    D 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar
    C 6.2.2.1.3.04.xx Crédito Empenhado Liquidado Pago

    Natureza da informação: controle
    D 8.2.1.1.3.xx.xx DDR Comprometida por Liquidação e Entradas Compensatórias
    C 8.2.1.1.4.xx.xx DDR Utilizada


    Como visto, hoje, a questão estaria desatualizada. Pois não há lançamento referente à "variação ativa (resultado aumentativo do exercício)". Este fato é na verdade uma variação qualitativa.

  • Comentário do Edson está perfeito!


ID
312802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos registros contábeis de operações típicas em
unidades orçamentárias ou administrativas da administração direta
do setor público, julgue os itens subsecutivos.

Quando a execução orçamentária da receita envolver despesa de alienação de bens, deve haver, além do lançamento do valor da despesa no sistema financeiro, registro desse valor em conta do sistema patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Na alienação de bens ocorre receita de capital, o que não se relaciona com despesa.(justificativa da banca)

  • O lançamento correto é o seguinte:

    D - Caixa                                                                                  Sistema Financeiro
    C - Receita Orçamentária de Capital

    D - Mutação Passiva                                                             Sistema Patrimonial
    C - Bens
  • ERRADO,

    lembrar, NÃO EXISTE SISTEMA FINANCEIRO.

  • Questão similar:

    Q280348

    Considerando-se as regras estabelecidas nessa lei, a contabilização de um evento de arrecadação de receita de capital em função da alienação de bem imóvel envolve contas dos sistemas Financeiro, Patrimonial e Orçamentário.

    CERTO


ID
312805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos registros contábeis de operações típicas em
unidades orçamentárias ou administrativas da administração direta
do setor público, julgue os itens subsecutivos.

O registro contábil da liquidação da despesa afeta o saldo da conta de crédito empenhado a liquidar.

Alternativas
Comentários
  • LANÇAMENTO DE LIQUIDAÇÃO DA DESPESA

    D - CREDITO EMPENHADO A LIQUIDAR
    C - CREDITO EMPENHADO A PAGAR
  • Questão Correta :))
  • Quando são apresentados os documentos pelo fornecedor que comprovem a efetiva prestação de serviços ou entrega dos bens, mas o processo de liquidação ainda não foi iniciado/concluído:

    D - Crédito Empenhado a Liquidado

    C - Crédito Empenhado em Liquidação

    Quando ocorre a efetiva liquidação:

    D - Crédito Empenhado em Liquidação

    C - Crédito Empenhado Liquidado a Pagar


ID
312808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos registros contábeis de operações típicas em
unidades orçamentárias ou administrativas da administração direta
do setor público, julgue os itens subsecutivos.

O pagamento da despesa afeta a situação líquida patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente, pois podemos estar diante de uma simples permutação!

    Obs: NÃO EXISTE VARIAÇÃO PATRIMONIAL para as permutações independentes da execução orçamentária.

    Prof. Alexandre Américo - EVP

  • Não se trata da possibilidade de ser uma permutação, pois sendo pagamento de despesa, se tratará, mais provavelmente, de "Fato Modificativo Diminutivo".

    O erro da questão é alegar que o "pagamento da despesa afeta", pois o simples rapasse não tem esta competência, visto que na Contabilidade Pública impera o Regime de Competência para as despesas, portanto o que altera a situação líquida é o "reconhecimento" da despesa, a liquidação, e não o seu pagamento.

    Bons estudos.

  • Em suma... o reconhecimento a despesa, pela a STN, dá-se no recolhimento, portanto quando houver o pagamento não haverá nenhum impacto, pois já houve o lançamento na fase anterior.
  • Recolhimento é fase da receita.

ID
312811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos registros contábeis de operações típicas em
unidades orçamentárias ou administrativas da administração direta
do setor público, julgue os itens subsecutivos.

O registro do recebimento da receita de dívida ativa representa um fato contábil modificativo-aumentativo, o que resulta em acréscimo na situação líquida patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Só relembrando, o órgão responsável pela inscrição é obrigatoriamente dissociado do órgão origem do crédito. Quando o órgão de origem verifica que há créditos a receber ele faz o seguinte lançamento:
     
    D – Ativo (Créditos a Receber)                                                 Sistema Patrimonial
    C – Variação Ativa (Créditos a Receber)
     
    Ou seja, reconheceu um direito em contrapartida a uma VA. Nesse momento ainda não há registros no órgão competente pela inscrição.
     
    Depois, o órgão de origem viu que está em vias de tomar um calote do devedor. Então vai reclassificar seu ativo a receber para ativo inadimplente e preparar seus créditos para serem inscritos em Dívida Ativa no órgão competente.
     
    D – Ativo (Créditos a Encaminhar para Inscrição em DA)             Sistema Patrimonial
    C – Ativo (Créditos a Receber)
     
    A seguir, o órgão de origem manda estes créditos já preparados para o órgão competente para inscrição
     
    Órgão de Origem
     
    D – Ativo (Créditos Encaminhados para Inscrição em DA)           Sistema Patrimonial
    C – Ativo (Créditos a Encaminhar para Inscrição em DA)
     
    Órgão Competente para Inscrição
     
    D – Ativo Compensado (Créditos a Inscrever em DA)                     Sistema de Compensação
    C – Passivo Compensado (Créditos da DA)
     
    Perceba que no órgão responsável pela inscrição, no momento do encaminhamento dos créditos, o registro ocorre apenas no sistema compensado. Somente após a apuração da certeza e liquidez do crédito é que haverá o registro ou rejeição dos créditos a inscrever em DA no sistema patrimonial do órgão responsável pela inscrição.
     
    No momento da inscrição ocorre a baixa dos créditos no órgão de origem:
     
    Órgão de Origem
     
    D – Variação Passiva (Créditos Inscritos em DA)                              Sistema Patrimonial
    C – Ativo (Créditos Encaminhados para Inscrição em DA)
     
    Veja que nesse momento há o aumento da situação líquida do órgão responsável pela inscrição da dívida ativa.


  • Órgão Competente para Inscrição
     
    D – Ativo (Créditos Inscritos em DA)                                                     Sistema Patrimonial
    C – Variação Ativa (Créditos Inscritos em DA)
     
    D – Ativo Compensado (Créditos Inscritos em DA)                          Sistema de Compensação
    C – Ativo Compensado (Créditos a Inscrever em DA)
     
    A inscrição não afeta o balanço do Ente, pois há uma VA em um órgão e uma VP em outro, dentro da mesma esfera.
     
    O recebimento da dívida ativa é uma receita corrente não-efetiva. Não afetando  a situação líquida do ente, pois ao mesmo tempo em que se registra a receita há, também, a baixa do direito anteriormente registrado.

    O registro do recebimento no órgão competente para inscrição fica assim:
     
    D – Bancos                                                                                                       Sistema Financeiro
    C – Receita Corrente
     
    D – Mutação Passiva                                                                                    Sistema Patrimonial     
    C – Ativo (Créditos Inscritos em DA)
     
    D – Receita Realizada                                                                                  Sistema Orçamentário
    C – Receita a Realizar


     
  • Item ERRADO.
    Sempre há considerações muito importantes a fazer sobre a dívida ativa.
    Vamos lá:
    A dívida ativa tem um detalhe interessante:
    Na inscrição:é receita extraorçamentária, pois é uma exceção ao regime de caixa para e receita. Note que houve  a inscrição, mesmo não havendo o efetivo pagamento ( regime de competência)
    No recebimento:é receita corrente, mas é não efetiva e por isso não afeta a situação líquida, pois se trata de fato permutativo.
    Dessa forma o item está errado pelas seguintes razões:
    I - O registro do recebimento da receita de dívida ativa representa um fato contábil modificativo-aumentativo,...
    ERRADO. No recebimento, é receita corrente não efetiva e portanto não pode ser modificativo aumentativo.
    II- ... o que resulta em acréscimo na situação líquida patrimonial.
    ERRADO. Não resulta em acréscimo da SLP.
    Espero ter ajudado.
    Alexandre Marques Bento

ID
312814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos registros contábeis de operações típicas em
unidades orçamentárias ou administrativas da administração direta
do setor público, julgue os itens subsecutivos.

O registro da concessão de repasse e sub-repasse é efetuado em contas do sistema orçamentário e a descentralização de destaque e provisão, contabilizada no sistema financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Complementando o colega Ivan com sua ótima tabela, quando falar em orçamento falou em provisão e destaque e quando falar em recursos financeiros falou em conta, repasse e su-brepasse
  • Está ao contrário :O

  • ERRADA!!! Os conceitos estão invertidos....

    De acordo com SÉRGIO MENDES, o CRÉDITO é ORÇAMENTÁRIO, possuidor de uma DOTAÇÃO ou autorização de gasto ou sua DESCENTRALIZAÇÃO. RECURSO, por sua vez, É FINANCEIRO, dinheiro ou saldo de disponibilidade bancária. 


    CRÉDITO>ORÇAMENTÁRIO
    RECURSO>FINANCEIRO

  • Contrário

    dotação, provisão (descentraliz. interna) e destaque (descentraliz. ext) = Orçamentário

    cota, repasse e sub.repasse = Financeiro. ($$$)

    Bons estudos.


ID
312817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos registros contábeis de operações típicas em
unidades orçamentárias ou administrativas da administração direta
do setor público, julgue os itens subsecutivos.

O registro de uma doação recebida deve afetar conta do sistema patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão!

    Como o lançamento é o abaixo demonstrado, há afetação do sistema patrimonial.

    D - Bens Imóveis
    C - Acréscimo Patrimonial (Superveniência Ativa).
  • antes das NBC T 16 e do MCASP da STN, existia a subdivisão entre sistemas financeiro e patrimonial.
    Após essas normas, existe apenas o SUB-sistema patrimonial.

    Fica a dica para diferenciar: quando falar em sistema é contabilidade "antiga" e quando falar em sub-sistema é a "nova".
  • Também não entendi!  Bens recebidos de terceiros em doação, devem ser registrados como variação ativa extra-orçamentária, o que gera um acrescimo patrimonial!
  • O registro de uma doação recebida deve afetar conta do sistema patrimonial. (Balanço)
  • Tendo em vista as constantes mudanças que estão ocorrendo na Contabilidade Pública, antes de tentar analisar qualquer questão deve-se antes ler o Edital.
    Segundo o Edital temos:
    "II NOÇÕES DE CONTABILIDADE PÚBLICA: Plano de contas único para os órgãos da 
    Administração Direta. Registros contábeis de operações típicas em Unidades Orçamentárias ou 
    Administrativas (sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). Inventário: material 
    permanente e de consumo. Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei nº 
    4.320/1964 e alterações."

    Portanto, como podemos perceber, embora a prova seja de 2011, a mesma ainda exige conhecimentos anteriores à publicação das NBCASP.

    Resolvido este primeiro problema, já podemos analisar a questão.
    A casquinha de banana está na palavra "DEVE".

    As doações não são NECESSARIAMENTE registradas no sistema patrimonial pois nem sempre se referem a bens físicos.
    Por exemplo: Uma doação em dinheiro.
    Uma doação em dinheiro seria uma operação modificativa que afetaria exclusivamente o sistema financeiro, ou seja, não haveria nenhuma contrapartida no sistema patrimonial.


    E se fosse de acordo com as novas normas?
    Aí sem o gabarito estaria CORRETO pois atualmente o SUBSISTEMA PATRIMONIAL engloba tanto os fatos financeiros como não financeiros!!!

    Ficamos entendidos?
    Abraço a todos
  • Questão desatualizada. Nos dias de hoje esta correta.


ID
312820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos registros contábeis de operações típicas em
unidades orçamentárias ou administrativas da administração direta
do setor público, julgue os itens subsecutivos.

Os registros contábeis de previsão da receita e da fixação da despesa envolvem contas do sistema orçamentário.

Alternativas
Comentários
  • O subsistema orçamentário registra a receita prevista e as autorizações legais da despesa constantes na Lei Orçamentária Anual e dos créditos
    adicionais, demonstrando a despesa fixada e a realizada no exercício, comparando, ainda, a receita prevista com a arrecadada. 
  • Certo.

     

     

    Sim, são as contas 5.2 (aprovação) e 6.2 (execução)


ID
319462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos registros contábeis realizados no âmbito da contabilidade pública e aos sistemas de contas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O sistema patrimonial registra todos os bens patrimoniais, assim como os direitos de curto e longo prazo. ERRADA O sistema patrimonial não registrará todos os bens e direitos, somente os eventos não financeiros independente de ser curto ou longo prazo.

    b) Os restos a pagar podem ser registrados em conta do sistema financeiro ou patrimonial, conforme sejam processados ou não processados. ERRADA. Os restos a pagar serão registrados no sistema financeiro e serão distinguidos em processados ou nao processados. 
    Obs.: O sistema orçamentário efetuará a apuração no final do exercicio dos restos a pagar a serem inscritos. 


     c) Todas as receitas e despesas correntes e de capital são registradas no sistema financeiro. CORRETA. O sistema financeiro é o balanço financeiro e dentro do balanço financeiro são registradas as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercicio anterior e os que se transferem para o inicio do exercicio seguinte.

     d) Na aquisição de material de consumo ou permanente é registrada uma despesa, o que reduz a situação patrimonial. ERRADA. As despesas com material de consumo são consideradas despesas correntes (de custeio) o gasto não corresponde a um crescimento patrimonial . Já as despesas com material permanente são despesas de capital (investimento) e produzem uma aumento patrimonial equivalente ao gasto.

    e) A variação cambial ou monetária da dívida deve ser registrada como variação passiva orçamentária. ERRADA. Deverá ser registrada como passiva patrimonial. 

    Bons estudos!

  • Só uma observação em relação ao comentário anterior:

    Na letra E,  a variação cambial ou monetária da dívida deve ser registrada como variação passiva EXTRA ORÇAMENTÁRIA, já que tal fato independe da execução do orçamento. 

    Portanto o erro está em dizer que seria uma 
    variação passiva orçamentária, quando na verdade é uma variação passiva independente da execução orçamentária.
  • Complementando...

    a) O balanço patrimonial, no enfoque orçamentário (o enfoque anterior pela Lei 4.320), não tem como atributo o prazo de realização, mas, sim, a Autorização Legislativa. Então, a alternativa está incorreta por mudar o atributo (Na época da questão, 2010, ainda estava em trânsito o enfoque patrimonial/contábil, que já é utilizado sem deixar de lado o enfoque orçamentário) Apresento as principais diferenças entre os dois enfoques:

    Balanço Patrimonial (Enfoque Orçamentário)

    Atributos: Autorização Legislativa

    Ativo Financeiro e Passivo Financeiro: Independem de autorização legislativa.

    Ativo Permanente e Passivo Permanente: Dependem de autorização legislativa.

    Balanço Patrimonial (Enfoque Patrimonial):

    Atributos: Conversibilidade e Exigibilidade

    Ativo Circulante: Estiverem disponíveis para realização imediata ou tiverem a expectativa de realização até o término do exercício seguinte.

    Passivo Circulante: Corresponderem a valores exigíveis até o término do exercício seguinte ou Corresponderem a valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a entidade do setor público for fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilidade.

    Ativo Não Circulante: São registrados os direitos que serão realizados (transformados em dinheiro) após o final do exercício seguinte (longo prazo), assim como os bens de uso (veículos, máquinas, etc.) e de renda da empresa (aluguéis, imóveis para vendas, etc.). O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

    Passivo Não Circulante: obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte.


    b) O erro dessa alternativa é dizer que "podem ser registrados em conta do sistema financeiro ou patrimonial". Na verdade balanço financeiro ao final do exercício irá compor o Ativo e Passivo Financeiro do Balanço Patrimonial:

    Ativo Financeiro: Saldos disponíveis e realizáveis independentes de autorização orçamentária. Disponível: Caixa e Bancos. Créditos em Circulação: Junto a terceiros.

    Passivo Financeiro: Compromissos exigíveis a curto prazo independentes de autorização Legislativa. Dívida Flutuante: RP excluídos os serviços da dívida, os serviços da dívida a pagar, depósitos e débitos de tesouraria. (Processadas e Não Processadas).


  • A aquisição de material de consumo ou permanente não gera redução da situação patrimonial – trocamos dinheiro por materiais. O seu consumo sim (uma VPD).


ID
319483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o registro correto de uma despesa orçamentária efetiva no patrimônio, nas contas financeiras e patrimoniais, consoante as definições da Lei n. º 4.320/1964 e a técnica contábil vigente.

Alternativas

ID
325507
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo o Professor Lino Martins da Silva, os estudos de Contabilidade aplicada ao setor público têm se limitado à Contabilidade orçamentária em face da ênfase no fuxo de caixa e nas necessidades de fnanciamento, que constituem características das entidades estatais. Tal ênfase fez com que os sistemas contábeis limitassem os registros patrimoniais aos fatos originários da execução orçamentária. Na prática essa ênfase excluiu das preocupações da Contabilidade Pública o acompanhamento pleno da composição patrimonial, que pode ser exemplifcado pelas práticas a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • a) o reconhecimento da receita não se dá após a arrecadação?


  • Pois é coloquei Letra A, para mim o reconhecimento se dá depois
    da arrecadação e não lançamento.

  • Acho que pela precipitação na leitura da questão acabei errando e marcando a assertiva A.

    Mas a resposta é simples e é a LETRA B:

    a) reconhecimento de valores a receber a partir do lançamento da receita; (Decorrência do princípio da oportunidade e do regime de competência pelo qual as receitas devem ser reconhecidas no momento do fato gerador)

    b) controle dos tributos lançados e não pagos; (pegadinha pois o controle dos tributos além de dever ser realizado antes mesmo de seu lançamento, deve levar em conta o RECEBIMENTO dos mesmo e não seu PAGAMENTO).

    c) provisões e registro de valores a pagar a partir do comprometimento, independentemente da apropriação orçamentária (princípios da prudência, oportunidade e competência)

    d) registro da depreciação dos bens móveis e imóveis (medida de acompanhamento do patrimônio e adequada avaliação e mensuração)

    e) apuração de custos dos serviços (eficiência e efetividade do gasto público)

ID
327640
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das regras gerais estabelecidas pela Lei n. 4.320/64 para a estruturação e realização da contabilidade dos entes públicos, é correto a? rmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D
     

            Art. 86. A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas.

    • a) é obrigatório o registro dos bens móveis e imóveis, mesmo que de forma sintética. 
    •   Art. 95 A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis.
    • b) os entes públicos que exercem atividade industrial, independentemente da sua forma de organização, deverão manter registros contábeis que permita a apuração dos custos.
    •  Art. 85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.
    • Art. 89. A contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira patrimonial e industrial.
    • c) a contabilização da receita e da despesa deverá seguir as especificações da lei orçamentária.
    •   Art. 91. O registro contábil da receita e da despesa far-se-á de acôrdo com as especificações constantes da Lei de Orçamento e dos créditos adicionais.
    • d) é permitido o uso do método das partidas simples para a contabilidade patrimonial desde que esta seja realizada de forma sintética. 
    •   Art. 86. A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas.
    • e) no registro dos restos a pagar, é obrigatória a identificação do credor.       
    • Art. 92 - Parágrafo único. O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.
  • Art. 86. A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas.

    NÃO É PERMITIDO PARTIDAS SIMPLES.


ID
327646
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção verdadeira a respeito da contabilização da fição da despesa.

Alternativas
Comentários
    • a) Os lançamentos contábeis relacionados à fixação da despesa são realizados à medida que esta vai sendo empenhada. Errada. A Despesa deve ser fixada no momento da previsão da LOA.
    • b) Os valores fixados na lei orçamentária anual figuram na contabilidade pelos seus valores consolidados, ou seja, no nível de subgrupo de despesas. Errada.   Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.
    • c) A contabilidade pública, do ponto de vista orçamentário, somente reconhece a receita fixada quando esta é de fato despesa efetiva. Errada. A receita é fixada no momento da elaboração da LOA, nada tem a ver com a despesa ser ou não efetiva (Despesa efetiva = aquela que afeta o PL)
    • d) As despesas fixadas, em razão de créditos adicionais, são adicionadas àquelas fixadas na lei orçamentária anual e não são registradas separadamente. Errada - Art. 46. O ato que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa, até onde fôr possível.
    • e) A fixação da despesa implica lançamento a débito em conta do ativo compensado e crédito em grupo correspondente do passivo compensado. Correta - A receita prevista e a despesa fixada serão registradas no Ativo e Passivo Compensado para que o controle orçamentário seja efetuado no momento da arrecadação da receita e execução da despesa.
  • Só corrigindo uma pequena terminologia do item "c": a receita não é fixada, mas sim prevista. A despesa é fixada :-)
  • Os lançamentos contábeis relacionados à fixação da despesa são realizados à medida que esta vai sendo empenhada. Errada. A Despesa deve ser fixada no momento da previsão da LOA - PLOA

    A fixação da despesa implica lançamento a débito em conta do ativo compensado e crédito em grupo correspondente do passivo compensado. Correta - A receita prevista e a despesa fixada serão registradas no Ativo e Passivo Compensado para que o controle orçamentário seja efetuado no momento da arrecadação da receita e execução da despesa. 

    ATIVO COMPENSADO E PASSIVO COMPENSADO. MOMENTO DA ARRECADAÇÃO.


ID
327652
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o registro contábil da movimentação financeira entre as unidades em razão da execução orçamentária e financeira, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • d) a transferência das cotas financeiras da unidade central para as unidades setoriais de programação financeira é registrada contabilmente como baixa de obrigação na transferidora e baixa de direitos na recebedora. (certo)


    Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

            § 1º As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa (baixa de obrigação) , no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita (baixa de direito), no orçamento da que as deva receber.


ID
328567
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na descentralização de créditos, o registro contábil correspondente a essa transferência, entre órgãos sob diferentes jurisdições ou supervisões, na unidade gestora recebedora, é

Alternativas

ID
328582
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Conselho Federal de Contabilidade, ao tratar do registro contábil, estabeleceu normas específicas para o setor público. A propósito do reconhecimento e das bases de mensuração ou avaliação aplicáveis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) As transações devem ser reconhecidas no momento em que ocorrerem e registradas quando for oportuno. (ERRADO). NBC T 16.5 -  As transações no setor público devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem.

    b) Os registros só podem ser efetuados se houver certeza de sua ocorrência e do valor a ser considerado. (ERRADO). NBC T 16.5 - Os registros da entidade, desde que estimáveis  tecnicamente, devem ser efetuados, mesmo na hipótese de existir razoável certeza de sua ocorrência.

    c) Os registros devem levar em conta a ocorrência dos fatos geradores, concomitantemente com o momento da execução orçamentária. (ERRADO). NBC T 16.5 - Os registros contábeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstrações contábeis do período com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execução orçamentária.

    d) Os erros e as omissões em registros de exercícios anteriores devem ser consignados no resultado do exercício de sua identificação. (ERRADO). NBC T 16.5 - O reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.

    e) À ausência de norma contábil, devem-se utilizar, pela ordem, as normas nacionais e internacionais a respeito de temas similares, mencionando-se o procedimento e os impactos em notas explicativas. (CORRETA). NBC T 16.5 - Na ausência de norma contábil  aplicado ao setor púbico, o profissional da contabilidade deve utilizar, subsidiariamente, e nesta ordem, as normas nacionais e internacionais que tratem de temas similares, evidenciando o procedimento e os impactos em notas explicativas.

ID
359554
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os registros contábeis referentes à realização da receita de prestação de serviços seguida de arrecadação, conforme o plano de contas da administração federal, correspondem a

Alternativas
Comentários
  • Daria para reorganizar as alternativas?????
  • A letra "D" (gabarito) é:

    D - Receita Realizada
    C - Receita a Realizar                                     Orçamentário

    D - Mutação Passiva - Baixa de crédito
    C - Créditos a Receber                                   Patrimonial

    O lançamento no subsistema orçamentário, ok. Entendido!
    Mas, o lançamento no subsistema patrimonial eu não entendi. Como que uma receita de serviços, que é uma receita efetiva, seria uma mutação passiva???

    Se alguém puder elucidar, ficarei mto agradecido!
  • Olá colega Tuka, gostaria de inicialmente, corrigir um erro na digitação da questão:
    o gabarito correto da letra "D" é:
    D - Créditos a receber
    C - Var. ativa extraorçamentária - acrésc. patr. -------------patrimonial

    D - Disponível
    C - Receita de serviços----------------------------------------Financeiro

    D - Receita Realizada
    C - Receita a Realizar-----------------------------------------Orçamentário

    D - Mutação Passiva - Baixa de crédito
    C - Créditos a Receber----------------------------------------Patrimonial

    Para resolução seguiremos os seguintes passos:
    Primeiro: Na prestação do serviço é o momento de reconhecer a receita para efeito de apuração do resultado patrimonial (ocorre o primeiro lançamento)
    D - Créditos a receber
    C - Var. ativa extraorçamentária - acrésc. patr. ----------------No patrimonial

    Segundo: na arrecadação da receita de prestação do serviço devemos reconhecer a receita para efeito de apuração do resultado orçamentário (quando ocorre os demais lançamentos):
    D - Disponível
    C - Receita de serviços----------------------------------------Financeiro

    D - Receita Realizada
    C - Receita a Realizar-----------------------------------------Orçamentário

    D - Mutação Passiva - Baixa de crédito
    C - Créditos a Receber----------------------------------------Patrimonial

    Percebamos que o segundo lançamento patrimonial objetiva baixar a conta de direitos (créditos a receber).

    Espero ter ajudado. Caso fique ainda alguma dúvida é só me mandar um recado.
    Abraço e bons estudos

  • Prezado Gabriel!

     Eu havia "cantado a pedra"!!!

    Realmente essa questão é passiva de anulação, pois o gabarito está ERRADO.

    Enviei essa questão para o Profº Giovanni Pacelli e ele me respondeu o seguinte:

    "Não existe, não existe no mesmo lançamento acréscimo patrimonal/decréscimo patrimonal e mutações.
     
    A meu ver o examinador queria se referir a venda a termo (receita antecipada de serviços e misturou tudo). Na arrecadação seria fato permutativo (mutações).
     
    Na prestação do serviço, no momento posterior, registra o acréscimo patrimonial.

    Os lançamentos corretos seriam:

    Subsistema Orçamentário:

    D-receita realizada
    C-receita a realizar

    Subsistema Financeiro:

    D-Caixa
    C-Receita

    Subsistema Patrimonial:

    D-Mutação Passiva
    C-Adiantamento de Clientes

    Quando da prestação do serviço (fato modificativo):

    D-Adiantamento de clientes
    C-Acréscimo patrimonial
    "


    Vlw! Abç e bons estudos...

    TUKA
  • E outra, o valor não é orçamentário?! Não dá para enquadrar como extraorçamentário, pois é uma receita efetivo.
  • Vamos partir para um desdobramento lógico.

    01) Maria é sequestrada. Em um determinado momento de diminuição de vigilância dos sequestradores, ela liga para um amigo e informa sua situação, pedindo ajuda, inclusive, dizendo referências do local em que encontra-se.

    Se esse amigo, sem risco pessoal, não comunicar os fatos a autoridade competente, com certeza, sua conduta poderá ser penalizada. Sendo o melhor tipificação, o crime de Omissão de Socorro (Artigo 135, caput do CPB)

  • Excelente, Domingos. Não tinha pensado por esse viés. Errei a questão por saber das duas correntes. Sigamos!!


ID
359557
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à sistemática de registro e evidenciação contábil na Contabilidade Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • COMENTÁRIO OBJETIVO:
    • a) A contabilidade aplicada ao setor público estrutura-se no subsistema de informações orçamentário, no financeiro e no patrimonial, que possibilitam o registro de todos os atos e fatos que tenham reflexos presentes ou futuros no patrimônio da entidade. ERRADO. Conforme a NBC T 16.2 (a partir de 2008) os subsistemas são: orçamentário, patrimonial, custos e compensação (o financeiro foi revogado e suas contas passaram a integrar o patrimonial)
    • b) As mutações patrimoniais decorrem de fatos modificativos e dividem-se em ativas, quando decorrentes de aumentos de ativos ou de diminuições de passivos, ou passivas, quando decorrentes de aumentos de passivos ou diminuições de ativos. ERRADO. Mutações são entradas ou saídas de elementos patrimoniais, compensadas por outras do mesmo valor, não alterando, portanto, o patrimônio líquido.
    • c) Os efeitos no patrimônio decorrentes das transações intragovernamentais devem ser excluídos das demonstrações conjuntas. CORRETA. Nas demonstrações consolidadas as transações intragovernamentais devem ser excluídas, naturalmente por se anularem.
    • d) As superveniências ativas, por decorrerem de fenômenos permutativos, não geram alterações na situação líquida patrimonial do ente. ERRADO. Tanto as superveniências como as insubsistências são eventuais alterações positivas ou negativas da Situação Líquida, independentes de intervenção da gestão. Portanto, alteram o PL.
    • e) O subsistema orçamentário corresponde àquele que registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. ERRADO. No subsistema orçamentário há o registro, processamento e evidenciação dos atos e fatos relacionados ao planejamento e a execução orçamentária.

ID
378571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do registro contábil, julgue os itens subsequentes segundo
o disposto nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao
setor público.

O livro diário e o livro razão constituem fontes de informações contábeis permanentes em que são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    A resposta é exatamentre essa!

    NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

    Formalidades do registro contábil 

    8. O Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes

    neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial. 

  • Gabarito: CERTO

    A resposta é exatamentre essa!

    NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

    Formalidades do registro contábil 

    8. O Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e 

    neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

  • Gabarito: CERTO

    A resposta é exatamentre essa!

    NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

    Formalidades do registro contábil 

    8. O Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e 

    neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

    1. Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Prova: CESPE / CEBRASPE - 2010 - ABIN - Agente Técnico de Inteligência -

    Com relação a livros de escrituração na perspectiva do setor

    público, julgue o próximo item.

     

    O livro diário e o livro razão constituem fontes de informações contábeis permanentes no setor público, sendo neles registradas as transações que afetem a situação líquida patrimonial. errado

    8. O Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

    .

    ===========================================================

    1. Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: - Técnico de Contabilidade

    O livro diário e o livro razão constituem fontes de informações contábeis permanentes em que são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial. Certo.

    ===========================================================

    • Ano: 2016 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Analise as afirmativas abaixo.

    (certo) O Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

    (certo) O Livro Diário e o Livro Razão devem ficar à disposição dos usuários e dos órgãos de controle, na unidade contábil, no prazo estabelecido em legislação específica.


ID
391249
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O consumo de bens do almoxarifado será registrado no sistema patrimonial do ente público por um lançamento a débito de

Alternativas
Comentários
  • O consumo de bens do almoxarifado é um DECRÉSCIMO PATRIMONIAL, fato este que independe da Execução Orçamentária.

    Na AQUISIÇÃO, é feito um lançamento no SISTEMA PATRIMONIAL:
    D - ALMOXARIFADO
    C - MUTAÇÃO ATIVA

  • O lançamento a débito será de Variações passivas independentes de execução orçamentária  (não está prevista no orçamento), referente a uma insubistencia ativa, onde o ativo deixa de existir. E a conta almoxarifados de natureza devedora sofre uma diminuição (a crédito), ficando o lançamento:

    D - Variações passivas
    C - Almoxarifado

    Espero ter contribuído.
    Abraços

ID
401860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação aos sistemas de contas, julgue os itens subsequentes.

No sistema orçamentário, o registro da anulação do empenho de uma despesa aumenta o saldo da conta crédito disponível da respectiva dotação de origem do empenho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO.

    Toda vez que ocorre a redução de DESPESA, haverá um acréscimo de CRÉDITO nas origens, já que o valor ora empenhado agora será retornará como novo crédito. Por outro lado, o aumento da despesa diminui o crédito das origens, logo é um DÉBITO. Observe o esquema abaixo que evidencia o saldo após um aumento ou diminuição:

    Natureza vs Aumentos vs Diminuições
    Ativo: natureza devedora; aumento - débito; diminuição - crédito;
    Passivo: natureza credora; aumento - crédito; diminuição - débito;
    Despesas: natureza devedora; aumento - débito; diminuição - crédito;
    Receitas: natureza credora; > crédito; < débito;
    Situação Líquida: natureza credora; > crédito; < débito.

    Obs.: maior risco que o candidato corre em uma prova é justamente quanto à confusão em torno da terminologia dos termos "crédito" e "débito" aplicados à Contabilidade, que se diferem do uso habitual no dia a dia.
  • A conta 'Crédito Disponível" tem o seu saldo aumentado com o crédito por se tratar de conta credora. Seguem lançamentos da despesa:

    Pela Fixação da Despesa:
    D - Crédito Inicial
    C - Crédito Disponível

    Pelo Empenho da Despesa:
    D - Crédito Disponível
    C - Despesa Empenhada a Liquidar

    Pelo Cancelamento da Despesa:
    D - Cancelamento de Empenho / Empenho Cancelado / Despesa Empenhada Cancelada
    C - Crédito Disponível
  • CORRETA!

     A redução ou cancelamento, no exercício financeiro, de compromisso que caracterizou o empenho, implicará sua anulação parcial ou total. A
    importância correspondente será revertida à respectiva dotação orçamentária
    . Quando a anulação ocorrer após o encerramento do exercício,
    considerar-se-á receita orçamentária do ano em que se efetivar.
     


ID
401863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação aos sistemas de contas, julgue os itens subsequentes.

Na Secretaria do Tesouro Nacional, por ocasião da contabilização da aprovação de recursos financeiros a liberar, as contas contábeis Cota Financeira a Liberar e Cota Financeira Solicitada sofrerão registros no sistema de compensação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

    No sistema de compensação, os lançamento efetuados visam o atendimento à determinação da Lei 4.320/64, Art. 105, § 5º, que obriga ao controle contábil, os direitos e obrigações que possam vir a afetar o patrimonio da entidade, ainda que isto não ocorra de imediato, mas possa haver modificação futura.

    Bons estudos!

ID
495028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para que os lançamentos efetuados no âmbito da administração pública pudessem permitir a interpretação dos resultados econômicos e financeiros, foi concebida uma lógica contábil por meio de sistemas de contas. Acerca dos registros contábeis a serem efetuados nos sistemas de contas da contabilidade pública e seus relacionamentos com os atos e fatos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Eu acertei a questão porque tive que escolher a mais correta... Mas não identifiquei propriamente o erro da C. Alguém se habilita?

  • erro da C: O pagamento consiste na entrega do numerário ao credor por meio de cheque normativo, ordens de pagamento ou créd em conta, ou seja, não há nesse estágio o registro de atos/fatos

  • o erro da C é que o registro é realizado no primeiro estágio


ID
520012
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Indique o registro contábil CORRETO, considerando as informações disponíveis, para registrar a Previsão Inicial da Receita Orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Registro da previsão inicial da receita no momento da aprovação da LOA conforme MCASP
     
    D 5.2.2.1 Previsão inicial da receita
    C 6.2.1.1 Receita a realizar
  • Gabarito A:

    A previsão inicial da receita é realizada no subsitema orçamentário classes 5 - Controle de Aprovação do Planejamento e Orçamento (CAPO) de natureza devedora e 6 - Controle da Execução do Planejamento e Orçamento (CEPO) de natureza credora, quando ocorre a aprovação da Lei Orçamentária. 

     

    D - 5.2.1.10.00.00 - Previsão Inicial da Receita

    C - 6.2.1.1.0.00.00 - Receita a Realizar

     

    OBS.: A previsão da Receita não influência nas VPD e VPA que são alterações dos elementos do patrimônio público, além do débito ser realizado na previsão e não na receita a realizar. O que torna a alternativa C e D incorretas.


ID
531283
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As contas Receita a Realizar e Créditos Disponíveis apresentaram saldo de R$ 100.000 no início do exercício, correspondente aos valores aprovados no orçamento. No decorrer do mês de janeiro, foram registrados os seguintes fatos:

Em 10/01 – Recebimento de receitas no valor de R$12.000
Em 15/01 – Empenho de diversas despesas no valor de R$ 9.000
Em 20/01 – Recebimento de outras receitas no valor de R$ 6.000
Em 25/01 – Liquidação de parte das despesas no valor de R$ 5.000
Em 30/01 – Empenho de diversas despesas no valor de R$ 6.000
Em 30/01 – Devolução de receita recebida indevidamente no valor de R$ 2.000
Em 30/01 – Cancelamento de parte do empenho no valor de R$ 1.000

Após essas operações, o saldo das contas será respectivamente de:

Alternativas
Comentários
  • CÁLCULO DA RECEITA A REALIZAR:

    Receitas a Realizar...................................................................................100.000
    Recebimento de receitas .......................................................................(12.000)
    Recebimento de outras receita..............................................................(6.000)
    Devolução de receita recebida indevidamente...................................2.000
    TOTAL..........................................................................................................84.000

    CÁLCULO DOS CRÉDITOS DISPONÍVEIS:

    Créditos Disponíveis................................................................................100.000
    Empenho de diversas despesas..........................................................(9.000)
        Liquidação de parte das despesas...................................................5.000*
    Empenho de diversas despesas..........................................................(6.000)
    Cancelamento de parte do empenho....................................................1.000
    TOTAL...........................................................................................................86.000

    * Pelo regime da competência, deduz somente os valores empenhados, visto que os valores liquidados estão inclusos no empenho da despesa.

    Gabarito letra "D"
  • Por favor, dá pra alguem explicar melhor essa questão. O problema maiaor está na devolução de R$2000,00 sendo somado na receita a realizar.

ID
597592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a registros contábeis, julgue os itens a seguir.

O registro contábil da assinatura de um contrato de serviço deve ser realizado em contas contábeis do subsistema de compensação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

                 O registro contábil da assinatura de um contrato de serviço levará em consideração o fato de que esse contrato poderá vir a afetar o patrimônio público. Por isso, deverá ser registrado no subsistema de compensação.
  • Os subsistemas de compensação abrangem o registro de atos praticados pela administração pública que,num primeiro momento,não afetam o patrimônio da entidade,mas que possam a vir afetá-lo posteriormente,direta ou indiretamente.A obrigatoriedade do reconhecimento de tais atos deriva do preceito disposto no art. 67 da Lei nº 4.320/64,qu estabelece que haverá controle contábil dos direitos e obrigações derivados de ajustes ou contratos que a administração fizer parte.A assinatura de um contrato de serviço não gera,de imediato,alteração patrimonial,devendo tal ato ser registrado em conta do sistema compensado,nos grupos ativo compensado a passivo compensado,estando a assertiva CORRETA.

ID
597604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a registros contábeis, julgue os itens a seguir.

Para o registro da receita prevista na lei orçamentária anual (LOA), devem ser utilizadas contas contábeis do subsistema de contas orçamentário.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

              Os registros contábeis são efetuados de acordo com a classificação da receita. Assim, tanto no momento de registro da receita prevista na LOA quanto  no momento de registrar contabilmente a arrecadação da receita (sua realização) durante a execução do orçamento é utilizado o subsistema de Contas Orçamentário.

ID
601180
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base nos dados a seguir informados, marque a resposta correta, respectivamente, para as questões nº 55, 56 e 57.

A Prefeitura de Serra Verde, no exercício de 2010, realizou as seguintes operações financeiras com o Banco Mondialato:

a- Empréstimo por conta da Antecipação da Receita Orçamentária do Exercício, contraído em fevereiro 2010, no valor de R$ 500.000,00 e pago integralmente em novembro de 2010, inclusive os respectivos juros e encargos do período no valor de R$ 50.000,00.

b- Empréstimo realizado em março de 2010, para a execução de obras e outros investimentos previstos no Plano Plurianual, sendo a amortização em longo prazo, iniciando-se a amortização em junho de 2010. O valor recebido da operação foi de R$ 100.000.000,00 em março de 2010. Os juros e encargos dessa operação, para o exercício de 2010, foram de R$ 155.000,00.

A contabilização do ingresso financeiro da importância correspondente à operação de Débito de Tesouraria citada na letra “a”, na Contabilidade dessa Prefeitura, deverá ser como

Alternativas
Comentários
  • E aí galera, beleza! Antecipação de receita orçamentária - ARO - é classificada como Receita extraorçamentária.Errei essa questão por dar atenção aos juros e encargos de tal adiantamento, que, como é sabido, são DESPESAS CORRENTES. Estudando...... 

ID
601183
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base nos dados a seguir informados, marque a resposta correta, respectivamente, para as questões nº 55, 56 e 57.

A Prefeitura de Serra Verde, no exercício de 2010, realizou as seguintes operações financeiras com o Banco Mondialato:

a- Empréstimo por conta da Antecipação da Receita Orçamentária do Exercício, contraído em fevereiro 2010, no valor de R$ 500.000,00 e pago integralmente em novembro de 2010, inclusive os respectivos juros e encargos do período no valor de R$ 50.000,00.

b- Empréstimo realizado em março de 2010, para a execução de obras e outros investimentos previstos no Plano Plurianual, sendo a amortização em longo prazo, iniciando-se a amortização em junho de 2010. O valor recebido da operação foi de R$ 100.000.000,00 em março de 2010. Os juros e encargos dessa operação, para o exercício de 2010, foram de R$ 155.000,00.

A contabilização dos juros e encargos incidentes sobre a correspondente operação de Débito de Tesouraria citada na letra “a”, na Contabilidade dessa Prefeitura, será como

Alternativas
Comentários
  • Bizurallll

    Amortização do Principal da A.R.O ---> Despesa Extra-orçamentária

    Pagamentos dos Juros e encargos da A.R.O ----> Despesa orçamentária (Corrente)

ID
601186
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base nos dados a seguir informados, marque a resposta correta, respectivamente, para as questões nº 55, 56 e 57.

A Prefeitura de Serra Verde, no exercício de 2010, realizou as seguintes operações financeiras com o Banco Mondialato:

a- Empréstimo por conta da Antecipação da Receita Orçamentária do Exercício, contraído em fevereiro 2010, no valor de R$ 500.000,00 e pago integralmente em novembro de 2010, inclusive os respectivos juros e encargos do período no valor de R$ 50.000,00.

b- Empréstimo realizado em março de 2010, para a execução de obras e outros investimentos previstos no Plano Plurianual, sendo a amortização em longo prazo, iniciando-se a amortização em junho de 2010. O valor recebido da operação foi de R$ 100.000.000,00 em março de 2010. Os juros e encargos dessa operação, para o exercício de 2010, foram de R$ 155.000,00.

Quanto ao ingresso financeiro na Contabilidade da Prefeitura Pontão da Serra da importância correspondente à operação de longo prazo realizada no exercício de 2010 (letra “b”), e dos juros e encargos decorrentes, serão contabilizados como

Alternativas
Comentários
  • Bizurallll

    Operação de Crédito  ---> Receita  de Capital

    Pagamentos dos Juros e encargos da A.R.O  ----> Despesa orçamentária (Corrente)


    letra DLetra Letra D
  • Só uma correção... nesta questão ele está tratando de Juros de operação de crédito normal, e não ARO.

    Mas tá valendo o coment!

    Abs,

    SH.
  • O que cabe nessa questão, é lembrar que, neste caso os juros e encargos decorrentes do empréstimos são despesas correntes pelo conceito: Representam encargos que não produzem acréscimos no patrimônio, respondendo assim, pela manutenção das atividades de cada órgão/atividade!

ID
601192
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base no enunciado a seguir e de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais Aplicados à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, válido para o exercício de 2011, responda às questões nº 58 e 61.

As variações patrimoniais são transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não, o seu resultado.
O lançamento contábil da receita orçamentária decorrente da cobrança de IPTU, pela Prefeitura de Pinheiro da Serra, tendo ocorrido o necessário registro da competência no corrente exercício do município, sob o enfoque patrimonial resultará em

Alternativas
Comentários
  • Receita de Impostos
    =>
    Receita Corrente
    =>

    VARIAÇÃO QUANTITATIVA AUMENTATIVA


    LETRA E

  • Se a questão diz que "tendo ocorrido o necessário registro da competência no corrente exercício", quer dizer que o registro do direito a receber tinha sido lançado, ou seja, no dia 1º de janeiro, data do fato gerador do IPTU, foi lançado um valor a receber no ativo da prefeitura referente ao IPTU. No momento do efetivo recebimento desse valor, como esse direito já estava escriturado, ocorrerá apenas um fato permutativo. Para o caso específico do recebimento do valor, seria gerada uma variação qualitativa aumentativa.

    Não concordo com o gabarito da banca, mas enfim ...
  • Cláudio,

    eu concordo com o seu pensamento de que houve uma permutação.
    No entanto eu acredito que não há uma variação modificativa.


     

  • Olá!!! O fato é que resposta certa é "nenhuma das respostas anteriores", pois no momento arrecadação da receita orçamentária tributária ocorre apenas um fato permutativo, ou seja, uma VARIAÇÃO PATRIMONIAL QUALITATIVA, a qual não recebe nenhum adjetivo, como pode ser observado no item 02.04.00 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS da PARTE II – PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS do MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 4ª edição.

    Logo, falou em VARIAÇÃO PATRIMONIAL QUALITATIVA AUMENTATIVA OU DIMINUTIVA O ITEM ESTÁ ERRADO!!!


    ABRAÇO 
  • Bruno, tu tens razão. Errei quando escrevi isto: "Para o caso específico do recebimento do valor, seria gerada uma variação qualitativa aumentativa."
    A resposta deveria ser letra E mesmo.
  • Cláudio e Bruno, 

    O que vocês argumentaram tem todo o sentido. No entanto, atentei para o fato de que a questão fala sobre o momento do lançamento e não da arrecadação.

    "O lançamento contábil da receita orçamentária..."

    Nesse caso, concordo com o colega de cima que citou que seria Variação Quantitativa Aumentativa.

    Abraços
  • Dicsrj 
    Veja que a questão fala em lançamento "contábil" da receita orçamentária, o que não se confunde com o lançamento (estágio de execução da receita). Todos os estágios de execução da receita (inclusive o lançamento) irão gerar "lançamentos contábeis". Como a questão fala em "lançamento contábil da receita orçamentária", devemos presumir que a questão refere-se ao lançamento "contábil" da "arrecadação" da receita de IPTU, que, como foi dito acima irá gerar apenas uma variação qualitativa, pois o valor a receber já tinha sido contabilizado em 1º de janeiro (pelo regime de competência).
    Acho que é isso ...
  • A questão fala " O lançamento contábil da receita orçamentária decorrente da cobrança de IPTU...", entendi como se a receita lançada virasse uma dívida ativa. Assim, não há o que se falar em variação, ocorrendo apenas um fato permutativo.

  • Galera,

    Entendo ser permutação tb, pois o texto fala na "cobrança" - ou seja - há uma mutação passiva...não alterando a situação líquida,,,bem, acho que é isso!!!..caso não, favor apontar o suposto equívoco...obrigado!!!

    bons estudos a todos!!!!

  • O lançamento da receita, subentende-se "o lançamento do recebimento da receita " haja vista já ter ocorrido o lançamento do direito a receber pelo regime de competência.

    Receita de impostos  gera uma VARIAÇÃO QUANTITATIVA AUMENTATIVA.

    LETRA: E

  • Carlos rocha, disse tudo em poucas palavras rs 

     

  • Se ocorreu o lançamento, (na CASP), o lançamento é o fato gerador da receita, logo quando da arrecadação do tributo, ocorrerá apenas uma variação qualitativa, porém não falamos em variação qualitativa (aumentativa ou diminutiva), por isso a questão tem como assertiva a letra E - nenhuma das respostas anteriores.

     

    espero ter ajudado.

     

    Abs

  • VPA, gabarito E-R-R-A-D-O !!!!!!!!!!!


ID
601195
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base no enunciado a seguir e de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais Aplicados à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, válido para o exercício de 2011, responda às questões nº 58 e 61.

Em janeiro de 2011, a Prefeitura de Monte Azul tomou um empréstimo em dólares no Banco Financeiro Monobloco, a ser amortizado em longo prazo, para a realização de obras de infraestrutura. No primeiro semestre de 2011, ocorreu variação cambial positiva, em favor da tomadora do empréstimo. O registro do reconhecimento dessa variação na contabilidade da citada prefeitura deverá ser procedido da seguinte maneira:

Alternativas
Comentários
  • Por analogia, segue orientação constante na parte VI do MCASP : 

    12 – Como contabilizar a apropriação de variação cambial positiva de empréstimos concedidos?

    A apropriação da variação cambial positiva de empréstimos concedidos constitui-se em um ingresso extraorçamentário, pois se trata de valores que afetam o patrimônio, mas ainda não foram realizados financeiramente. Assim, o reconhecimento dessa variação cambial positiva constitui uma variação patrimonial aumentativa. Somente quando da realização financeira desse acréscimo ocorre a receita orçamentária (receita de capital). Abaixo, o tratamento contábil adequado:

    Reconhecimento da variação cambial positiva

    Código da Conta

    Título da Conta

    1.1.3.3.x.xx.xx

    Empréstimos e financiamentos concedidos

    4.x.x.x.x.xx.xx

    Variação patrimonial aumentativa



ID
601198
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base no enunciado a seguir e de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais Aplicados à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, válido para o exercício de 2011, responda às questões nº 58 e 61.

O Município de Rio Azul da Montanha, para cumprimento de disposições constitucionais, deverá efetuar, mensalmente, o repasse financeiro de cada parcela do duodécimo de 2011, a que o Poder Legislativo Municipal tem direito, para a sua manutenção. Ressalte-se que a Lei de Meios desse exercício consigna dotação orçamentária própria para o Poder Legislativo Municipal. O registro dessa operação, pela Contabilidade do citado município deverá ser efetuada da seguinte maneira:

Alternativas

ID
601201
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A NBC T 16.5 – Registros Contábeis estabelece critérios para o registro contábil dos atos e fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio público. Assim, logo se conclui que:

I - Evento é o lançamento ou conjunto de lançamentos dos atos ou fatos que afetam ou que possam vir a afetar o patrimônio público para efeito de registros contábeis em forma eletrônica.

II - A escrituração deve ser executada em idioma e moeda corrente nacionais, em livros ou meios magnéticos que permitam a identificação e o seu arquivamento de forma segura e responsável.

III - O Diário e o Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e neles devem estar registrados os fatos e atos da gestão pública, objeto da contabilidade.

IV - Os registros contábeis devem ser efetuados de forma analítica, refletindo a discriminação constante em documento hábil, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

V - Os registros realizados extemporaneamente não devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso.

Com base no texto da citada norma, assinale alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • V - Os registros realizados extemporaneamente não devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso. (ERRADO). NBC T 16.5 - Os registros extemporâneos devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso.

    R: b) Apenas I, II, III e IV são corretas.
  • III - O Diário e o Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e neles devem estar registrados os fatos e atos da gestão pública, objeto da contabilidade. (Errado)

    O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público. (NBC T 16.1 – CONCEITUAÇÃO, OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO)
  • NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

    6. O registro deve ser efetuado em idioma e moeda corrente nacionais, em livros ou meios eletrônicos que permitam a identificação e o seu arquivamento de forma segura. (Item II)

    8.  O Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial. (Item III)

    10.  Os registros contábeis devem ser efetuados de forma analítica, refletindo a transaçãoconstante em documento hábil, em consonância com os Princípios de Contabilidade. (Redação dada pela Resolução CFC n.º1.437/13) (Item IV)

    12.  Os registros extemporâneos devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso. (Item V)



ID
601870
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a contabilidade e os demonstrativos da Administração Pública, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O relatório referido na Constituição é o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, regulado na LRF:

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

            I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

            b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

            II - demonstrativos da execução das:

            a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

            b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

            c) despesas, por função e subfunção.

            § 1o Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

            § 2o O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2o do art. 51.

  • Complementando.
    [CF/88 _ Art.165 § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.]
  • LRF:
     Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal
  • Letra E
    A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, concernente às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, estabelece que, ao final de cada quadrimestre, será emitido Relatório de Gestão Fiscal  pelos titulares dos Poderes e órgãos.
    Estão obrigados a emitir o Relatório de Gestão Fiscal a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


     O Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO é exigido pela Constituição da República Federativa do Brasil,  que estabelece em seu artigo 165, parágrafo 3º, que o Poder Executivo o publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.  O objetivo dessa periodicidade é permitir que, cada vez mais, a sociedade, por meio dos diversos órgãos de controle, conheça, acompanhe e analise o desempenho da execução orçamentária do Governo Federal.


     

  • Relatório resumido de execução orçamentária- BIMESTRE!!!

    Relatório de Gestão fiscal- QUADRIMESTRE!!!!!
  • a) A contabilidade evidenciará, perante a Fazenda Pública, a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.
    Art. 83 da Lei 4.320

    b) A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas.
    Art. 86 da Lei 4.320


    c) A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e às dotações disponíveis.
    Art. 90 da Lei 4.320


    d) A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis. O levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade.
    Art. 95 e 96 da Lei 4.320


    e) O relatório de Gestão Fiscal, que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição Federal, abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público e será publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre.

    Lei 101/2000

    Do Relatório de Gestão Fiscal

    Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo:

    § 2o O relatório será publicado até trinta dias após o encerramento do período a que corresponder, com amplo acesso ao público, inclusive por meio eletrônico.



ID
601876
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a escrituração das contas públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  A letra E refere-se à disposição do art. 50, §3º da LRF, por isso é o gabarito:

     § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

  • letra A)Art. 50.Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:
    I - a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada; Ou seja não é de forma consolidada e sim individualizada.
    letra b) III - as demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente;   A questão fala que somente serão apresentadas em conjunto, no entanto deverão ser apresantadas também, isoladamente.
    Letra c)IV - as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos;
    Letra d) V - as operações de crédito, as inscrições em Restos a Pagar e as demais formas de financiamento ou assunção de compromissos junto a terceiros, deverão ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variação da dívida pública no período,detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor; a questão está falando que não deve evidenciar oelemento da dívida pública.
  • Da Escrituração e Consolidação das Contas

     Art. 50.Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

  • e)

    A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

  • Fazendo uma leitura bem atenta nas alternativas, chega-se á resposta correta. Marquei a letra E pelo fato de já ter lido este parágrafo na LRF. Portanto, além de estudar bem a matéria, o aluno precisa saber fazer prova e utilizar os mais variados recursos para se chegar a resposta correta. Usei a famosa "decoreba" e deu certo. Mas volto a dizer: precisamos estudar bem a matéria.

    Bons estudos a todos.

  • Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    I - a disponibilidade de caixa constará de registro

    próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa

    obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada;

    II - a despesa e a assunção de

    compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em

    caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa;

    III - as demonstrações contábeis

    compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada

    órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional,

    inclusive empresa estatal dependente;

    IV - as receitas e despesas

    previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e

    orçamentários específicos;

    V - as operações de crédito, as inscrições em Restos

    a Pagar e as demais formas de financiamento ou assunção de compromissos junto a

    terceiros, deverão ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a

    variação da dívida pública no período, detalhando, pelo menos, a natureza e o

    tipo de credor;

    VI - a demonstração das variações

    patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da

    alienação de ativos.

    § 1º No caso das demonstrações

    conjuntas, excluir-se-ão as operações intragovernamentais.

    § 2º A edição de normas gerais para

    consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da

    União, enquanto não implantado o conselho de que trata o art. 67.

    § 3º A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a

    avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.


ID
630595
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A inscrição da Dívida Ativa Tributária é realizada pela seguinte contabilização:

Alternativas
Comentários
  • A dívida ativa representa um direito a receber do governo junto a terceiros (contribuintes). A sua inscrição implica reconhecer um valor a ser recebido pelo órgão no futuro, em decorrência do não pagamento por parte de devedores e contribuintes do débito para com o tesouro público de origem tributária ou não.
    Sendo assim, deverá repercutir positivamente no patrimônio líquido. Então, uma conta de ativo deverá ser acionada, juntamente com uma conta de resultado aumentativo (variação ativa extraorçamentária), refletindo no aumento do PL do órgão competente (PGF). Esse é um fato modificativo aumentativo.
    A questão apresenta como correta a letra "E", porém de acordo com o manual da STN a inscrição ocorreria da seguinte forma:

    D - Ativo Realizavel a LP
    C - Acréscimos patrimoniais - Inscrição da dívida ativa


    Portanto, a mais correta seria a letra "B".
  • Mas Sandra, vc mesma disse que DA é um direito, e direito aumenta com o débito... Fiquei na dúvida entre a letra A e a E, para mim ambas estão corretas...
  • Sandra, se me permite, irei tentar ajudar a Julianita:

    A movimentação da conta Dívida Ativa  apresenta as seguintes características:

    INSCRIÇAO:

    1.Será uma receita extraorçamentária, pois independe de autorização legal (lei específica - Ex.:Lei Orçamentária) para sua realização;
    2.Provocará um aumento da Situação Líquida Patrimonial, ocorrendo assim um fato contábil Modificativo Aumentativo;
    3.Todo o fato modificativo aumentativo incorre em uma Variação Ativa - ou também classificado como Variação Patrimonial Aumentativa;

    RECEBIMENTO:

    1.Será uma receita corrente, não efetiva pois não altera a situação líquida - já tinha alterada quando de sua inscrição;
    2.Não provocará alteração da Situação Líquida Patrimonial, ocorrendo assim um fato contábil Permutativo;
    3.Todo o fato contábil Permutativo incorre em uma Mutação Passiva;

    Como a questão orienta que ocorreu uma inscrição em Dívida Ativa, teremos como resposta a Letra E
    Caso fosse um recebimento, aí sim, teríamos como resposta a Letra A
  • Superveniência do Ativo → Aumento do Ativo → Superveniência Ativa → Receita

  •  - BAIXA DO DIREITO  RECEBER:

    - D: VPD

    A CRÉD A RECEBER 

    - INSCRIÇÃO DA DA:

    - D: DIVIDA ATIVA

    A VPA

     

     

  • A Letra E é a menos errada.

     

    Acredito que o lançamento correto seria algo do tipo:

     

    C - Receitas tributárias a realizar (Ativo)

    D - Dívida ativa tributária (Ativo)


ID
639685
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do atendimento às determinações da Lei n° 4.320/64 e às Normas de Contabilidade, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    MCASP:
    "

    Portanto, com o objetivo de evidenciar o impacto dos fatos modificativos no patrimônio, deve haver o registro da receita sob o enfoque patrimonial (variação patrimonial aumentativa) em função do fato gerador, em obediência aos princípios da competência e da oportunidade. Ainda, no momento da arrecadação, deve haver o registro em contas específicas, demonstrando a visão orçamentária exigida no artigo 35 da Lei nº 4.320/64. Assim, é possível compatibilizar e evidenciar, de maneira harmônica, as variações patrimoniais e a execução orçamentária ocorridas na entidade.

    ".
  • REGIMES DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
    • Regime Orçamentário, conforme a Legislação de Direito Financeiro: para receita e despesa no que diz respeito a execução orçamentária.

    • Lei nº 4.320/64, Art. 35: Pertencem ao exercício financeiro:                --> pressupõe um regime misto
    – I - as receitas nele arrecadadas; regime de caixa
    – II - as despesas nele legalmente empenhadas. Regime de competência
     
    • Regime Contábil, conforme o CFC à  Regime de competência
    • NBC T 16.5 – Registro Contábil: para receita e despesa no que diz respeito ao patrimônio
    – 19. As transações no setor público devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem. Regime de competência
    – 23. A entidade do setor público deve aplicar métodos de mensuração ou avaliação dos ativos e dos passivos que possibilitem o reconhecimento dos ganhos e das perdas patrimoniais. Orçamento – fluxo de caixa
    • Regime Contábil, conforme a Legislação de Direito Financeiro
    • Lei Complementar nº 101/2000, art. 50:
    – II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa;

    Fonte:Professor Garrido Neto, Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,2013
  •  a) para se evidenciar o impacto dos fatos modificativos no patrimônio, deve haver o registro da receita sob o enfoque patrimonial (variação patrimonial aumentativa) em função do fato gerador, em obediência aos princípios da competência e da oportunidade; entretanto, quando da arrecadação, deve haver o registro em contas específicas, demonstrando a visão orçamentária exigida no Artigo 35 da Lei nº 4.320/64.

    CORRETO...........


ID
639703
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No fim do exercício de 2011, a Contabilidade foi informada de que do montante inscrito na Dívida Ativa, 5% não serão convertidos em moeda, em função da negociação para pagamentos parcelados. Quais serão as contas Devedora e Credora do devido lançamento contábil relacionado a esse fato?

Alternativas
Comentários
  • PARCELAMENTO DE DÍVIDA ATIVA
    A inclusão de valores inscritos em Dívida Ativa em Programas de Recuperação de Dívidas legalmente instituídos ou renegociações administrativas, efetuadas pelo órgão ou entidade competente, que possibilitem a fixação de datas e valores de recebimentos futuros deverá ser expresso em termos contábeis. A parcela com vencimento determinado para datas até o encerramento do exercício subsequente deverá ser reclassificada para a Dívida Ativa de curto prazo, permanecendo a parcela restante no longo prazo.
    A concessão de abatimentos, reduções e anistias sobre os valores da Dívida Ativa – principal, atualização monetária, juros, multas e outros encargos – deverá ser registrada como baixa de Dívida Ativa, em conta de Variação Patrimonial Diminutiva específica para o tipo de baixa.
  • COMPLEMENTADO

    De acordo com a NBC T 16.10, que versa sobre avaliação e mensuração dos Ativos/Passivos paras Entidades do Setor Público, ressalta no seu item 40 a seguinte redação:

    Os acre?scimos ou os decre?scimos do valor do ativo em decorre?ncia, respectivamente, de reavaliac?a?o ou reduc?a?o ao valor recupera?vel (impairment) devem ser registrados em contas de resultado.

    Logo ocorrerá o lançamento:

    D - VPP (ou VPD - Variação Patrimonial Diminutiva) - conta de classe 3 - PCASP
    C - Provisão para ajuste da Dívida Ativa a valor recuperável - conta de classe 1 - PCASP

ID
640270
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma determinada prefeitura realizou uma parceria com uma empresa privada no ano de 2009, com o objetivo de construir e operar um hospital. Aprefeitura investiu R$ 2.000.000,00 e a empresa privada investiu outros R$ 2.000.000,00. O hospital, que atende tanto pelo SUS quanto através de convênios complanos de saúde, iniciou suas atividades no início de 2010 e, para garantir o interesse público, a Secretaria Municipal de Saúde mantém um representante na direção do hospital. A atividade hospitalar vem sendo rentável e o Patrimônio Líquido do hospital, iniciado com os R$ 4.000.000,00 da implantação, já passou para R$ 4.300.000,00 no final de 2010, com a incorporação do lucro obtido. Estima- se que nos próximos oito anos, até a extinção da parceria, o hospital seja capaz de gerar um fluxo de caixa (entradas descontadas as saídas) ajustado a valor presente na importância de R$ 4.250.000,00 – descontado a uma taxa de juros compatível com as praticadas na emissão de títulos da prefeitura. Assinale a alternativa que demonstra o correto registro contábil na prefeitura, no final de 2010, dos valores relacionados com o hospital, conforme determina a norma aprovada pela Resolução CFC nº 1.137/2008.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Também no MCASP

    As participações em empresas e em consórcios públicos ou público-privados em que a administração tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. O método da equivalência patrimonial será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum1.

    Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento é inicialmente registrado a preço de custo e o valor contábil é aumentado ou reduzido conforme o Patrimônio Líquido da investida aumente ou diminua.



    Portanto, ao final de 2010, se o PL era R$ 4.300.000,00, o valor do investimento a ser registrado será de R$ 2.150.000,00, já que a Prefeitura tem metade do capital social do hospital.
  • Só corrigindo, frente ao próprio comentário,  acho que o colega quiz dizer "E", como gabarito da questão, e não "C"
  • Bela questão!

    Apenas complementando as explanações do colega cyro garcez:

    É importante ressaltar que o hospital descrito no enunciado da questão se caracteriza como uma sociedade de economia mista, visto que a prefeitura do município e uma empresa privada detém 50% do capital cada uma. No entanto, o que pode confundir mtos candidatos é o fato de que essa S.E.M. explora atividades econômicas e NÃO tão somente presta serviços públicos. Isto é notado pq no enunciado consta que o hospital atende tbm através de convênios com planos de saúde. Se o hospital atendesse exclusivamente pelo SUS, a entidade seria somente prestadora de serviços públicos e suas atividades NÃO poderiam ser rentáveis e, consequentemente, avaliadas pelo MEP. Nessa situação, o gabarito seria letra "C" pelo fato do hospital ser tão somente um bem público especial. Mas, como explora atividade econômica, é avaliado pelo MEP.

    Vlw!
  • Completar mais um pouco.

    A equivalência patrimonial é um método contábil de avaliação de investimento que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária de uma empresa, chamada sociedade investidora no patrimônio líquido de outra, denominada sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício (Contas possíveis: Outras Receitas Operacionais, Outras Despesas Operacionais).


ID
642109
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A  questão  refere - se a Ciência da Contabilidade. 

O orçamento de determinada Entidade Pública foi aprovado com os seguintes valores referentes as receitas e despesas orçamentárias:

                         Receitas Previstas:                     Despesas Fixadas:
                         Correntes    R$ 15.000,00            Correntes R$ 12.000,00
                         Capital        R$ 10.000,00             Capital     R$ 13.000,00


Sob a ótica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, o registro contábil da previsão das receitas deve ser realizado mediante débito e crédito, respectivamente, nas contas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


    a. Registro da previsão da receita no momento da aprovação da Lei Orçamentária:

    Natureza da informação: orçamentária

    D 5.2.1.1.x.xx.xx Previsão Inicial da Receita

    C 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar


    b. Registro da arrecadação da receita durante a execução do orçamento:

    Natureza da informação: orçamentária

    D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar

    C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita Realizada


    Natureza da informação: controle

    D 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da Disponibilidade de Recursos

    C 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)


    Mcasp, p. 52, 6ª ed.


ID
647473
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na contabilidade aplicada ao setor público, o registro de anulação de uma receita prevista em orçamento deve ser efetuado no subsistema orçamentário como Débito (D) e Crédito (C), respectivamente, em

Alternativas
Comentários
  • Podia realmente não ter escrito nada. o gabarito o próprio sistema já mostra.
    Acho que tá sobrando tempo...

  • O lançamento da previsão da receita é o seguinte: Sistema orçamentário

    Receita a realizar 

    a Previsão da receita


    Lançamento da arrecadação da Receita: Sistema orçamentário

    Execução da Receita

    a Receita a realizar,,,

    Tendo em vista que a receita foi anulada debita-se Anulação da Receita e credita-se Receita a realizar.
  • Permita-me discordar do colega e da Banca:
    De acordo com  o MCASP, volume IV, página 114, o lançamento previsão da receita é:
    04.07.06.01 PREVISÃO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA
    D 5.2.1.1.x.xx.xx Previsão inicial da receita 
    C 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a realizar 
    Código do LCP: 56.003.N
    Código do CLP para Receita Orçamentária – Previsão: ORP.01
    Assim, não vejo como a resposta ser a letra B. No manual não encontrei o lançamento da anulação, mas sim a conta 5.2.1.2.9.00.0 ANULAÇÃO DA PREVISÃO DA RECEITA que é retificadora da previsão inicial, ou seja possui natureza credora. Assim, o lançamento seria:
    D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a realizar 
    C 5.2.1.2.9.00.0 Anulação da Previsão da Receita 

    Para ajudar abaixo o lançamento da fixação da despesa.
    04.07.06.02 FIXAÇÃO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA
    D 5.2.2.1.x.xx.xx Dotação inicial 
    C 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito disponível 
    Código do LCP: 56.004.N
    Código do CLP para Despesa Orçamentária – Fixação: ODF.01
     
  • Eti... veja bem, eu tbm fico indignado com isso... maaaas...

    O sistema antigo de lçto da receita pública trazia o lançamento invertido!!! ok? 

    eu estudo direto pelo MCASP, mas tenho a decepção de encontrar qsts em pleno 2012 ainda trazendo o lçto antigo - contudo ainda válido (na prática).

    Como nao estamos falando de prática... acho q, no mínimo, deveriam considerar as duas formas (assim como o Acordo Ortográfico, por exemplo).

    O correto hj seria a letra A.... mas - reforço - foi prorrogada a co-validade do plano antigo... a partir de 2013, finalmente, será obrigatório!!!

    Qqr dúvida, fico à disposição.

    Abs,

    SH.
  • Alguém saberia dizer o que estava previsto nesse edital? É inacreditável que em um concurso de 2012 a resposta esteja desatualizada.
    Mais uma pergunta: no MCASP IV constam as duas formas de contabilização (antiga e nova) ou apenas a nova?
    Se for apenas a nova e, no manual, constar esse manual como bibliografia, esta questão deve ser anulada.
    Não acho uma questão atualizada ...

ID
647476
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na contabilidade aplicada ao setor público, o registro contábil de apropriação de despesas de aquisição de material de consumo vinculada a contrato, no subsistema patrimonial, deve ser efetuado como Débito (D) e Crédito (C), respectivamente, em

Alternativas
Comentários
  • Apropriação de despesas e aquisição de mateiral de consumo
  • Questão desatualizada.
    Segundo o novo manual de contabilidade aplicado ao setor público (http://www.stn.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ParteIV_PCASP2011.pdf), válido para o exercício de 2012, os lançamentos seriam:

    1-Pela aquisição, no momento da liquidação (sem considerar os outros subsistemas):
    D – 1.1.3.6.X.XX.XX – ALMOXARIFADO (P)
    C – 2.1.3.1.X.XX.XX – FORNECEDORES E CONTAS A PAGAR NACIONAIS A CURTO PRAZO (F)

    2-Pela distribuição (uso efetivo):
    D – 3.3.1.1.X.XX.XX – CONSUMO DE MATERIAL
    C – 1.1.3.6.X.XX.XX – ALMOXARIFADO (P)

    Bons estudos!

  • pra mim tambem a questão está desatualizada, apartir de quando as bancas vão começar a cobrar, o que é atual? a gente vai atras de material atualizado, e as bancas ficam cobrando um pouco do antigo, um pouco do novo!.."vô dizer é pra matar" (desculpem o desabafo)
  • PQP!!! Parece que o MCASP foi elaborado somente para os concurseiros. Será que os examinadores não leem essa p... 


  • Na aquisição de material de consumo que será estocado em almoxarifado para uso em momento posterior, no qual será reconhecida a despesa orçamentária:

     

    a. No momento do empenho:
    Natureza da informação: orçamentária
    D 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito Disponível
    C 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar
    Natureza da informação: controle
    D 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)
    C 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho

     

    b. No momento do recebimento e incorporação ao estoque:
    Natureza da informação: patrimonial
    D 1.1.5.6.x.xx.xx Estoque - Almoxarifado
    C 2.1.3.x.x.xx.xx Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo (F)

    Natureza da informação: orçamentária
    D 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar
    C 6.2.2.1.3.02.xx Crédito Empenhado em liquidação

     

    c. No momento da liquidação e incorporação ao estoque:

    Natureza da informação: orçamentária
    D 6.2.2.1.3.02.xx Crédito Empenhado em Liquidação
    C 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar
    Natureza da informação: controle
    D 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho
    C 8.2.1.1.3.xx.xx DDR Comprometida por Liquidação e Entradas Compensatórias

     

    d. No momento do pagamento:
    Natureza da informação: patrimonial
    D 2.1.3.x.x.xx.xx Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo (F)
    C 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)
    Natureza da informação: orçamentária
    D 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar
    C 6.2.2.1.3.04.xx Crédito Empenhado Pago
    Natureza da informação: controle
    D 8.2.1.1.3.xx.xx DDR Comprometida por Liquidação e Entradas Compensatórias
    C 8.2.1.1.4.xx.xx DDR Utilizada

     

    e. No momento do reconhecimento da variação patrimonial diminutiva por competência (no momento da saída do estoque):
    Natureza da informação: patrimonial
    D 3.3.1.1.1.xx.xx Consumo de Material – Consolidação
    C 1.1.5.6.x.xx.xx Estoques – Almoxarifado (P)