SóProvas


ID
1046629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere a demonstrações contábeis e receitas e despesas públicas, julgue os itens seguintes.

No balanço orçamentário, com o objetivo de equilibrar o demonstrativo, o déficit será informado do lado da receita e o superávit será informado do lado da despesa

Alternativas
Comentários
  • Só decorar a questão para acertar outras na mesma linha (diretriz).

  • O déficit orçamentário é representado pela diferença a menor entre a execução da receita e da despesa orçamentárias e deverá ser adicionado à coluna das receitas realizadas para igualar a execução da receita orçamentária com execução da despesa orçamentária. 

    (MPCASP PARTE V – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO)

  • Superávit 


    Demonstra a diferença positiva entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o caso. Equivale à diferença entre a linha Subtotal com Refinanciamento (VI) das receitas e a linha Subtotal com Refinanciamento (XV) das despesas. Se as despesas empenhadas forem superiores às receitas realizadas, essa diferença será lançada na linha Déficit (VII). Nesse caso, a linha Superávit (XVI) deverá ser preenchida com um traço (-), indicando valor inexistente ou nulo. 


    O superávit é apresentado junto às despesas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário



    Déficit 


    Demonstra a diferença negativa entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o caso. Equivale à diferença entre a linha Subtotal com Refinanciamento (VI) das receitas e a linha Subtotal com Refinanciamento (XV) das despesas. Se as receitas realizadas forem superiores às despesas empenhadas, essa diferença será lançada na linha Superávit (XVI). Nesse caso, a linha Déficit (VII) deverá ser preenchida com um traço (-), indicando valor inexistente ou nulo. 


    O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.



    Fonte: MCASP, 6ª edição, p.309 e 311.

  • Exatamente! Vamos recordar o conceito de superávit e déficit orçamentário:

    Superavit: diferença positiva entre receitas e despesas realizadas. Ou seja, sob a ótica do regime misto, há superávit orçamentário quando as receitas arrecadadas são maiores que as despesas empenhadas

    O superávit é apresentado junto às despesas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.

    Deficit: diferença negativa entre receitas e despesas realizadas, sob a ótica do regime misto. Ou seja, sob a ótica do regime misto, há déficit orçamentário quando as receitas arrecadadas são menores que as despesas empenhadas.

    Igualmente o déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário

    GABARITO: CERTO

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

    É isso mesmo! Com o objetivo de equilibrar a demonstração, o déficit será informado do lado da receita e o superávit será informado do lado da despesa. Nesse sentido, na última linha do balanço o total do lado esquerdo do balanço (receitas) será igual ao total do lado direito do balanço (despesas)