SóProvas


ID
1048159
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

No começo da década de 1980, a Vigilância Sanitária tomou o rumo em direção à sua situação atual e, com a participação popular, passou a administrar as atividades atribuídas ao Estado, como papel de guardião dos direitos do consumidor e provedor das condições de saúde da população. É correto afirmar que se entende por Vigilância Sanitária o conjunto de ações

Alternativas
Comentários
  • ALT. B


    Art. 6, § 1º Lei 8.080/90. Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    bons estudos
    a luta continua
  • Para não confundir:

    Vigilância Sanitária: "PEDI" 
    * PREVINIR
    * ELIMINAR
    * DIMINUIR

    São palavras obrigatórias, no conceito de Vigilância Sanitária!! Cuidado, pois as bancas gostam de misturar os conceitos de Vigilância Sanitária com a Epidemiológica!! 

    Vigilância Epidemiológica são 3, também, as palavras chaves: Conhecimento, Prevenção e Detecção.

    Bons estudos!!
    Espero ter ajudado!!  
  •  a) (VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA)

    que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

     b)(VIGILÂNCIA SANITÁRIA)

    capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

  • A - Trata de vigilância epidemiológica

    B - CERTA

    C - Trata da saúde do trabalhador

    D - Trata do dever do Estado

    E - Trata de ações de saúde

  • a) VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA.

     

     b) VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

     

     c) Lei 8080, Art. 6º, § 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:
    III - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), da normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador;

     

     d) Lei 8080, Art. 2º § 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

     

     e)  Lei 8080, Art. 3o Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Parágrafo único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.