SóProvas


ID
1048441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos critérios de avaliação de ativos e seus efeitos no patrimônio de uma companhia aberta, julgue os itens a seguir.


Um investimento que garanta à sociedade investidora uma influência significativa sobre a sociedade investida deve ser avaliado pelo método da equivalência patrimonial, o qual exige que eventuais lucros gerados pela investida sejam reconhecidos no patrimônio da investidora, independentemente de ter havido a distribuição desses lucros sob a forma de dividendos.

Alternativas
Comentários
  • Influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.
    O Método da Equivalência Patrimonial (MEP) consiste em reconhecer o resultado auferido pela investida na medida em que ocorre, e não apenas quando há distribuição de dividendos.

    HÁ INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA: trata-se de coligada e deve ser usado o método da equivalência patrimonial.
    NÃO HÁ INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA e se trata de investimento permanente: deve ser avaliado pelo método de custo.




  • A título de exemplificação, veja-se o lançamento contábil quando do reconhecimento do lucro auferido pela investida:

    D- Investimentos (participação societária)

    C- Receita de Equivalência Patrimonial (causa impacto no PL)


  • Gabarito Correto 

    O art. 248 da Lei 6404/76 dispões que os investimento permanentes em participação social de sociedade coligadas, sociedades controladas, sociedade controladas em conjunto e sociedades que estejam sob controle comum serão avaliados pelo métodos de equivalência patrimonial.

    Coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem uma influência significativa seja pela sua presunção seja pela sua real existência.
  • E em caso de dividendos a serem pagos pela investida, teremos:

    D - Dividendos a receber

    C - Investimentos

    Observem que, no MEP, os dividendos não afetam as contas de resultado.

  • Eu marquei errado por essa parte "independentemente de ter havido a distribuição desses lucros sob a forma de dividendos."

    Alguem pode explicar?

  • "Um investimento que garanta à sociedade investidora uma influência significativa sobre a sociedade investida deve ser avaliado pelo método da equivalência patrimonial, o qual exige que eventuais lucros gerados pela investida sejam reconhecidos no patrimônio da investidora, independentemente de ter havido a distribuição desses lucros sob a forma de dividendos".

     

    Caso haja influência significativa da investidora na investida, o investimento deve ser avaliado pelo MEP. 

     

    O segundo período do enunciado, que diz "o qual exige que eventuais lucros gerados pela investida sejam reconhecidos no patrimônio da investidora", é apenas exemplificativo, já que menciona os ajustes nas contas "Participações Societárias" e "Receita de Equivalência Patrimonial" da investidora decorrentes do lucro apurado na investida, consequência da avaliação pelo MEP.

  • O valor do investimento pelo método da equivalência patrimonial é determinado pela aplicação sobre o patrimônio líquido da investida, da porcentagem de participação sobre seu capital social.

    Assim os lucros obtidos pela investida terão como efeito a elevação do seu patrimônio líquido, provocando, de forma reflexa, o reconhecimento do aumento do investimento na investidora. 

    A eventual distribuição de lucros pela investida, por sua vez, fará o seu patrimônio líquido diminuir, refletindo na redução do investimento reconhecido pela investidora.

    fonte: alfa

  • Em um primeiro momento os lucros gerados pela investida vão ser reconhecidos no resultado da investidora (DRE) certo? Apenas no fechamento do exercício esse resultado aparecera no PL.

    Errei porque pensei que a escrituração correta seria: (Débito) em Investimentos e (Crédito) em Receita com equivalência patrimonial.

    Estou errado?

  • Investimentos coligadas/controladas e sob controle comum

    → Avaliados pelo MEP

    Outros investimentos (não coligadas/controladas)

    Avaliados pelo método de custo

    O que é MEP? Avaliação pelo valor patrimonial ou método de equivalência patrimonial,

    • atualiza o valor da participação que ocorre quando uma sociedade investe em outra
    • Em regra, é facultativo
    • É obrigatório quando as sociedades investidas é controlada ou coligada. Para ser coligada, é necessário ter mais de 20% do capital social ou influência nas atividades

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

    A questão se refere a investimento em sociedade coligada, pois há influência significativa. Logo, esse investimento deve ser avaliado pelo MEP. Ademais, segundo esse método, os lucros gerados pela investida são reconhecidos no patrimônio da investidora, independentemente de ter havido a distribuição desses lucros sob a forma de dividendos.