SóProvas


ID
1048447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos critérios de avaliação de ativos e seus efeitos no patrimônio de uma companhia aberta, julgue os itens a seguir.


Um ativo financeiro classificado como empréstimos ou contas a receber deve ser mensurado pelo seu custo histórico amortizado, que será atualizado pela taxa de juros efetiva da operação, devendo- se reconhecer o efeito dessa atualização em contas de resultado.

Alternativas
Comentários
  • "A classificação dos instrumentos financeiros supramencionada – por refletir a intenção dos seus detentores – possui impacto significativo na mensuração subsequente dos instrumentos financeiros. No reconhecimento inicial, os instrumentos financeiros devem ser mensurados pelo seu valor justo – o que normalmente coincide com seu valor de aquisição – mais os custos incorridos para sua obtenção (caso dos instrumentos mantidos até o vencimento). No entanto, a mensuração subsequente dos instrumentos financeiros irá depender de sua classificação, da seguinte forma:

    empréstimos e recebíveis: deverão ser mensurados pelo custo histórico amortizado com a utilização da taxa de juros efetiva (pela “curva” do título, considerando a taxa efetiva de juros). A contrapartida do reconhecimento da taxa de juros efetiva ocorre em conta de resultado (receita ou despesa financeira);

    Fonte:

    (FIPECAFI pag 133)

    FIPECAFI. Manual de contabilidade societária, 2ª edição. Editora Atlas, 2013-05-01. VitalBook file.

  • Por mim o emprestimo e feito através dos seguintes lançamentos:

    D- Banco - 100.000

    C- Emprestimo (Passivo) - 100.000

    D- Juros (Retificadora do Passivo) - 20.000

    C- Empréstimos (Passivo) - 20.000

    A questao nao falou o momento do reconhecimento da despesa, deveria falar, pois a despesa é reconhecida com o passar do tempo e nao de imediato.

  • CORRETO.

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo: 

    b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito; (Incluída pela Lei nº 11.638,de 2007)


  • Ponto central • empréstimos e recebíveis: deverão ser mensurados pelo custo histórico amortizado com a utilização da taxa de juros efetiva (pela “curva” do título, considerando a taxa efetiva de juros). A contrapartida do reconhecimento da taxa de juros efetiva ocorre em conta de resultado (receita ou despesa financeira);

  • CERTO

    Entendi que seria um empréstimo concedido:

    D - Empréstimos 

    (-) C - Receita de juros a transcorrer

    C - Banco

     

    Apropriando -> Resultado

    D - Receitas de Juros a transcorrer

    C - Receita de juros (resultado)