-
Cpc 08
A aquisição de ações de emissão
própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e
igualmente não devem afetar o resultado da entidade, bem como os custos de sua
emissão.
-
São conhecida como "Ações em Tesouraria" e tem ação retificadora do PL(-).
-
Os custos de transação incorridos na aquisição de ações em
tesouraria devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais
ações. Por exemplo, houve uma aquisição de ações da própria entidade, no valor
nominal de 10.000, com custos de corretagem de 500::
D – Ações em Tesouraria (10.000+500)----------------------------10.500
C – Caixa ou Bancos conta
movimento-----------------------------10.500
As ações em tesouraria devem ser destacadas no balanço como
dedução da conta de patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos
aplicados na sua aquisição.
Obs: Aquisição de ações de emissão própria e sua alienação não devem afetar o resultado da entidade.
Fonte: Prof. Ricardo J Ferreira, Contabilidade Básica, p.
1.180
-
Poxa, não sabia que os custos da transação entravam na parada.
-
Lei 6.404 - Art. 182. A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada.
(...)
§ 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.
-
A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade.
Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações. São contabilizados, portanto, na conta ações em tesouraria dentro do patrimônio líquido da entidade.
Com isso, correta a afirmativa.
-
Gaba: CERTO
Comentários: Aquisição de ações de emissão própria e sua alienação não devem afetar o resultado da entidade.
Lei 6.404 - Art. 182. A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada.
§ 5º As ações em tesouraria (Retificadora PL) deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.
-
CPC 08 item 9. Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações.
-
Certo.
Os custos de transação incorridos na aquisição de ações para tesouraria devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações e, assim, compõem o montante que será apresentado como conta redutora do PL.
Não esquecer que a aquisição de ações de emissão própria (ações em tesouraria) bem como os custos de sua compra são transações de capital da entidade com seus sócios e, assim, não devem afetar o resultado da entidade.
-
Gente, podem me tirar uma dúvida? Quando eu compro ações da própria empresa esse custo das ações gera redução do PL né... E quando vende por valor superior ao que comprou ? Esse "lucro" vai pra onde e como é chamado ?
-
Respondendo à Williane Pâmela:
No caso de lucro na compra de ações da própria empresa (ações em tesouraria), esta será dividida em dois lançamentos. O primeiro diz respeito à compra efetivamente feita e ainda não mensurada:
D - Ações de Tesouraria (redutora do PL)
C - Caixa (- Ativo Circulante)
Se houver eventual lucro, este é vindo à posteriori e deve ser contabilizado em conta do PL como RESERVA DE CAPITAL.
D - Caixa (+A)
C - Reserva de Capital (+ PL)
Uma observação importante: compra de ações em empresas coligadas ou controladas é vedada.
-
Ações em tesouraria (resultado da compra de ações da empresa pela própria empresa) + gastos na emissão de ações (honorários profissionais, relatórios, prospectos relacionados com a emissão das ações) NÃO transitam pelo resultado, devem ser deduzidas no PL.
Gab. Certo.
-
CPC 08
Contabilização da aquisição de ações de emissão própria (Ações em tesouraria)
8. A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade.
9. Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações.
,
10. Os custos de transação incorridos na alienação de ações em tesouraria devem ser tratados como redução do lucro ou acréscimo do prejuízo dessa transação, resultados esses contabilizados diretamente no patrimônio líquido, na conta que houve