SóProvas


ID
1049701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o financiamento da dívida pública e os seus principais conceitos e metodologias de cálculo, julgue os itens seguintes.

As operações compromissadas efetuadas pelos bancos públicos junto ao Banco Central são computadas para fins da apuração da dívida bruta do governo geral.

Alternativas
Comentários
  • Os negócios denominados “compromissados” no sistema financeiro são assim chamados quando há, por uma das partes, o compromisso de realizar uma operação contrária àquela que realizou. Isto é, se o banco vendeu ele se compromete a comprar de volta e se comprou ele se compromete a vender. Traduzo: vamos supor que o banco tenha um título (um documento que represente uma dívida). Pode ser um título público, um certificado de depósito bancário ou uma debênture. Recapitulando, o banco tem este título. Aí, ele propõe vender para você com o compromisso de recomprá-lo em 30 dias, por exemplo. Nesse caso, o banco está agindo como se estivesse pedindo dinheiro emprestado a você e dando como garantia de que irá pagar, este título. Veja que ele não quer se “desfazer” do título ou, por outro lado, você não quer “adquirir” esse título. Caso contrário a negociação seria “definitiva” (ele vende você compra e pronto).


  • Existem atualmente duas séries de dívida bruta do governo geral (doravante DBGG) divulgadas pelo Banco Central seguindo duas diferentes metodologias. A  primeira e mais antiga metodologia segue exatamente os padrões internacionais, considerando na DBGG todos os títulos emitidos pelo Tesouro, inclusive  aqueles que ficam parados na carteira do BC sem ser utilizados na administração da  política monetária. A segunda e mais recente metodologia, introduzida em 2008, considera no cálculo apenas os títulos do Tesouro que efetivamente lastreiam  operações compromissadas.

    Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/XVPremio/divida/1afdpXV_PTN/Tema_1_1.pdf

  • (CESPE/2018/FUB) No cálculo da dívida líquida do governo geral, os créditos internos incluem os créditos concedidos a instituições financeiras oficiais, como o BNDES, por exemplo. Gabarito: certo