SóProvas


ID
1049710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O debate sobre a sustentabilidade da dívida pública ganhou ainda mais notoriedade em decorrência da crise fiscal nos países da Europa Ocidental. Considerando as principais teorias acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Se a taxa de juros incidente sobre a dívida é menor que a taxa de crescimento do PIB, e o governo possui superávit primário, então a autoridade fiscal pode continuamente pagar a dívida antiga emitindo novas dívidas, sem elevar a razão dívida/PIB.

Alternativas
Comentários
  • Questão absurdamente errada ao meu ver, primeiro que crescimento do PIB não quer dizer que houve superávit, segundo que pode ter uma dívida maior que o PIB, logo mesmo com um percentual menor, os juros podem ser maiores que o crescimento do PIB. Então, pela lógica, a proposição não é condição suficiente para a conclusão.

  • Na verdade a variação da divida é a taxa de juros e a variação do PIB é o crescimento. Falando que há superavit primario quer dizer que o orçamento está equilibrado então se a dívida aumentar será apenas por conta da taxa de juros...


    Então se o PIB cresce mais que a dívida, a razão DIVIDA/PIB realmente não se eleva, na verdade tende a cair...

  • (CESPE/2013/BACEN) O superávit primário, como proporção do PIB requerida para estabilizar a relação entre a dívida pública e o PIB, é uma função direta da relação entre a dívida pública/PIB e a taxa de juros e, ainda, uma função inversa do crescimento real da economia, para certa taxa de inflação e de senhoriagem. (Gabarito: Certo)