SóProvas


ID
1049731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à economia do setor público, julgue os próximos itens.

A curva de Lorenz, geralmente apresentada por uma curva em forma de parábola, representa a relação entre a receita do governo com o imposto a distintas alíquotas.

Alternativas
Comentários
  • Esta curva foi desenvolvida pelo economista estadonidense Max O. Lorenz em 1905 para representar a distribuição de renda.

    Cada ponto da curva é lido como percentagem cumulativa das pessoas. A curva parte da origem (0,0) e termina no ponto (100,100). Se a renda estivesse distribuída de forma perfeitamente equitativa, a curva coincidiria com a linha de 45 graus que passa pela origem (por exemplo, 30% da população recebe 30% da renda). Se existisse desigualdade perfeita, ou seja, se uma pessoa detivesse toda a renda, a curva coincidiria com o eixo das abscissas até ao ponto (100,00), donde iria até o ponto (100,100). Em geral, a curva se encontra numa situação intermediária entre esses dois extremos. Se uma curva de Lorenz se sobrepõe a outra (e, por conseguinte, mais próxima da linha de 45 graus), pode-se dizer que a primeira exibe menor desigualdade que a segunda. Esta comparação gráfica entre distribuições de domínios geográficos distintos ou temporais é o principal emprego das curvas de Lorenz



  • Quanto mais próximo da diagonal (reta de 45º), mais igualitária é a distribuição de renda.

  • ERRADA.


    Essa é a definição da curva de Laffer.

  • curva de Laffer é uma representação teórica da relação entre o valor arrecadado com um imposto às diferentes taxas. É usada para ilustrar o conceito de "elasticidade da receita taxável". Para se construir a curva, considera-se o valor obtido com as alíquotas de 0% e 100%. Questão ERRADA.

  • Errado!

    Note que a questão traz o conceito da Curva de Laffer, na verdade.

    É a curva que mostra a relação entre receita com um imposto e alíquota deste:

    A Curva de Lorenz é outra coisa bem diferente: trata-se de uma construção gráfica para analisar a distribuição de renda numa sociedade, mostrando a renda acumula para cada percentual acumulado da população. Não tem nada a ver com Tributação.

    Resposta: E