SóProvas


ID
1049737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à contabilidade fiscal, endividamento e financiamento do déficit público, julgue os itens que se seguem.

As necessidades de financiamento do setor público não financeiro (NFSP) apuram o resultado pelo regime de caixa, de maneira que as despesas públicas, com exceção dos juros, são computadas como déficit no momento em que são pagas, e as receitas não são consideradas quando ocorre o fato gerador, mas no momento do recebimento dessas.

Alternativas
Comentários
  •  O déficit público pode ser apurado por dois tipos de regimes: o de competência e o de caixa.


    #FicaDica

  • CERTO

    Regimes de Contabilização:

     Resultado Primário: Contabilizado pelo Regime de caixa (Efetivo pagamento)

     Resultado Nominal: Regime Híbrido (Juros por competência e demais receitas/despesas pelo regime de caixa).

    Bons estudos!


  • 6. Qual a diferença entre os regimes de caixa e de competência?

     

    As receitas e despesas fiscais podem ser contabilizadas pelo regime de caixa ou de competência. Pelo regime de caixa, são computadas no mês do efetivo recebimento/desembolso de recursos; no regime de competência, no mês do fato gerador da receita/despesa. Por exemplo, os salários dos funcionários públicos referentes a novembro de 2014 e pagos em dezembro sensibilizam as estatísticas de gastos em novembro, se apurados pelo regime de competência, ou em dezembro, se apurados pelo regime de caixa.

     

    No Brasil, os resultados primários, tanto do Governo Central como do setor público consolidado, são contabilizados pelo regime de caixa. Já as despesas financeiras líquidas são apuradas pelo BCB pelo regime de competência, e com isso as NFSP no conceito nominal, formadas pela soma do resultado primário e dos juros nominais (despesas financeiras líquidas), são computadas de forma híbrida.

     

     

     

     

    http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/faq%204-indicadores%20fiscais.pdf

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    No Brasil, As NFSP são apuradas pelo regime de caixa, à exceção dos resultados de juros, que  são  apurados  pelo regime  de  competência.  Isso  significa  que  as  despesas  públicas (exceto  os  juros)  são  consideradas  como  deficit  no  momento  em  que  são  pagas,  e  não quando são geradas. O mesmo vale para as receitas, que são computadas no momento em que entram no caixa do governo, e não no momento em que ocorre o fato gerador. 

    ======

    TOME NOTA (!)

    Regime de contabilização  

    Existem dois tipos de regimes para contabilização do déficit público: 

    • ➤ Regime de competência: os fatos contábeis são registrados de acordo com o período em que ocorreu o fato gerador (despesa ou receita). Por exemplo, imagine que o governo brasileiro faça a compra de 10 aviões caça da França, no valor de US$ 150 bilhões. No regime  de  competência,  a  despesa  será  contabilizada  no  momento  do  fato  gerador (momento da compra) e não quando o governo brasileiro efetua o pagamento ao governo francês. 

     

    • ➤ Regime de caixa: os fatos são registrados quando se dá o pagamento ou o recebimento. No exemplo acima, segundo o regime de caixa, a compra dos aviões só seria contabilizada quando houvesse o pagamento ao governo francês. De acordo com o regime utilizado, pode-se chegar a diferentes valores de déficit/superávit.