SóProvas


ID
1049764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do perfil demográfico brasileiro, julgue os seguintes itens.

As taxas de natalidade começaram a cair a partir 1940; e as de mortalidade, somente depois de 1950.

Alternativas
Comentários
  • As taxas de natalidade ultrapassam as taxas de mortalidade já na década de 1930, o que dá início a uma explosão do crescimento natural no Brasil. 

  • Na transição demográfica de Thompson a taxa de mortalidade cai antes da taxa de natalidade, o que leva a um momento de explosão demográfica, que antecede o período de "bônus demográfico".

  • É só lembrar que nossas avós e tias tinham, geralmente, mais de 4 filhos, q já se mata a questão. ;)

  • ERRADO.

    As taxas de natalidade começaram a cair a partir 1960 ( DÉCADA DE 60) - CORREÇÃO 

    As taxas de mortalidade caem, somente depois de 1950 - CORRETO

  • ERRADA

    No ano de 1940, a mortalidade no Brasil começou a declinar, em decorrência dos progressos tecnológicos nos cuidados com a saúde, da melhoria do saneamento básico e novas estratégias de saúde. A taxa de mortalidade infantil era de aproximadamente 140 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada 1.000 nascidos vivos.

    O período que houve maior crescimento populacional no Brasil foi no decorrer do século 20. Na década de 1950, a taxa de natalidade no país era de aproximadamente 44 nascimentos para cada mil habitantes. 

    Com o surgimento de vacinas e métodos de tratamento de enfermidades, ocorreu um maior acesso aos serviços sanitários e médicos, o que gerou uma melhora na qualidade de vida da população. Com a implantação de determinadas medidas, os índices de mortalidade diminuíram e as taxas de natalidade aumentaram, causando um crescimento acelerado da população brasileira.