SóProvas


ID
1049854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de processos.

A estatística aplicada ao controle da qualidade e à melhoria de processos teve seu auge na década de 70 do século passado, em função da produção bélica no mundo.

Alternativas
Comentários
  • Era da INSPEÇÃO - de 1900 a 1930 

    O controle da Qualidade limitava-se à inspeção e às atividades restritas, como a contagem, a classificação pelaqualidade e os reparos. A solução dos problemas era considerada como sendo externo e não de responsabilidade daárea de inspeção. 


    Era do CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE – de 1931 a 1950 

    Surgiu com as pesquisas realizadas nos laboratórios BellTelephone. O resultado foi o que hoje é denominado CEP - Controle Estatístico de Processo para a melhoria daQualidade. Desse grupo fizeram parte grandes nomes da Qualidade, que criaram a disciplina conhecida como ControleEstatístico da Qualidade: Walter Shewhart, Harold Dodge, Harry Romig, William Edwards Deming. 


    Era da GARANTIA DA QUALIDADE – de 1951 a 1980 

    No ano de 1950, William Edwards Deming, estatístico especialista em Qualidade, foi ao Japão, a convite daJUSE, proferir palestras para lideres industriais, considerando o foco em reconstruir aquele país, conquistar novosmercados e melhorar a reputação dos produtos japoneses. A contribuição de Deming, para os esforços de agregarQualidade ao sistema fabril japonês foi tão significativa que em 1951 foi criado o prêmio Deming, em sua homenagem. 


    Era da GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE – de 1981 até o presente momento .

    Qualidade passou efetivamente a ser percebida comouma disciplina de cunho estratégico, além do seu viés técnico.  


  • Errada

     

    Forma Correta > A estatística aplicada ao controle da qualidade e à melhoria de processos teve seu auge 1939 a 1945 (Tempo q durou a 2º guerra mundial ) , em função da produção bélica no mundo.

     

    A era do Controle Estatístico da Qualidade (1930 a 1950 ) surgiu no contexto da Segunda Guerra Mundial com a ascensão da revolução industrial e da produção massificada, que tornou impraticável inspecionar os milhares de produtos que saiam da linha de produção. Assim, com o controle estatístico, seria possível selecionar certa quantidade para inspeção, onde as propriedades dessa amostra seriam estendidas a todo o lote.

     

  • ERA DA INSPEÇÃO - de 1900 a 1930 

    A produção era vistoriada somente após o produto estar “pronto”. Ou seja, a qualidade do produto somente era checada após o processo produtivo daquele produto ter sido encerrado.

             

    ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE – de 1931 a 1950 

    A estatística possibilitoru o uso da amostragem e da geração dos limites aceiáveis de defeitos em um processo. Esse processo estatístico barateour a gestão da qualidade e possibilitou um maior conhecimento dos aspectos que influenciavam mais na qualidade.

                   

    ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE – de 1951 a 1980 

    O foco passou para a prevenção. A gestão da qualidade passou a ser vista como um processo sistêmico, global e holístico, englobando todos os fatores do funcionamento de uma instituição.

               

    ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE – de 1981 até o presente momento .

    A tema da qualidade passou a ser visto como um fator estratégico para o sucesso das organizações. Todas as tarefas e atividades devem ser vistas como importantes para que a organização tenha qualidade. É necessário que a gestão da qualidade englobe, além do processo produtivo da própria organização, os seus fornecedores e parceiros principais.

              

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Prezados, questão errada. Em resumo:

    A questão quando traz a "estatística aplicada ao controle da qualidade", está se referindo ao controle estatístico de processo. Porém a questão erra ao dizer que "teve seu auge na década de 70 do século passado, em função da produção bélica no mundo." Pois, na década de 70, o mundo estava diante da era da Gestão Estratégica da Qualidade, a qual incluiu os aspectos anteriores, mas com maior abrangência e preocupação com a qualidade em todos os níveis da empresa.

    Maximiano (2000) descreve que, entre as décadas de 50 e 70, Eiji Toyoda e Taiichi Ohno concluíram que o sistema Ford não poderia funcionar na Toyota. Nesse período, foram aplicadas práticas e princípios que formaram a base do Sistema Toyota de Produção, entre eles, estão a eliminação de desperdícios e a produção de veículos com qualidade.

    Bons estudos.