SóProvas


ID
1049899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito de orçamento público, julgue os itens que se seguem.

A lei orçamentária anual não obedece ao princípio de revogação tácita de lei anterior de igual hierarquia, quando se trata da lei de diretrizes orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    O PPA, a LDO e a LOA são leis que DEVEM coexistir. Dessa forma, seria inimaginável a aplicação de uma revogação tácita de uma contra a outra.

  • Princípio da Simetria 

    A LOA é uma lei posterior à LDO e de mesma hierarquia. Apesar disso, a LOA não pode revogar dispositivo da LDO.

  • Respondi Certo, porque imaginei que a LDO, bem como a LOA e o PPA existem simultaneamente, com lei anterior, não havendo de se falar em confronto ou mesmo choque de interesses!!! cada uma irá realizar aquilo que foi planejada...

  • Importante, por oportuno, é lembrar a existência de dois modos de revogação: tácita e expressa.

    revogação expressa se dá no momento em que a lei revogada aduz, inequivocamente, sua própria condição de revogada, podendo citar por qual outra o tenha sido. Serve-nos o mesmo exemplo alhures mencionado sobre o Código Civil, no qual os artigos 1.620 a 1.629 estão sob a inscrição “(Revogados pela Lei n. 12.010, de 3-8-2009.)”.

    Já na revogação tácita, a lei ou artigo de lei continua presente nesta, sem guardar, todavia, aplicabilidade.

    É o que ocorre com o art. 34 do Código de Processo Penal. Referido dispositivo reza que “Se o ofendido for menor de 21 (vinte e um) e maior de 18 (dezoito) anos, o direito de queixa poderá ser exercido por ele ou por seu representante legal.”

    Entretanto, com o advento do novo código civil, quando a maioridade diminuiu para os 18 (dezoito) anos de idade, aquele dispositivo foi tacitamente revogado, porquanto, agora, a única forma de exercer o direito de queixa após os 18 anos, além da própria vítima, é por meio da representação convencional (por meio de mandato) e não mais através da representação legal (aquela decorrente da lei, v.g., a representação dos pais para com os filhos menores).

  • texto bonito pra falar da simultaneidade das leis orçamentárias